O Meu TOP 10 de cidades preferidas pelo Mundo (ordenadas por gosto, excluindo cidades portuguesas):
1. Nova Iorque (EUA) - É a minha cidade preferida de visitar.

O que já o fiz mais de uma dezena de vezes.

Vim de lá à dias (pela 1ª vez visitei-a em Dezembro... urrrr que frio...

mas que bonita fica a "big apple" com motivos natalícios

) mas não foi esta recente visita que me fez colocar no 1º lugar de preferências.

Já lá estava.

E eu nem sei bem explicar porquê...

Quer dizer é tanta coisa junta que me faz adorar viajar para aqui...
2. Roma (Itália) - Praticamente não existe cidade tão encantadoramente atraente

como a cidade eterna!

Tive a sorte de no início deste ano ter passado 2 semanas em trabalho nesta urbe

(e com Apartamento alugado mesmo em frente ao Coliseu!

), e se já adorava a capital italiana, mais passei a o fazer!

Poucas cidades "sabem viver a vida" como esta!

Muito poucas oferecem o que esta oferece para nós próprios podermos viver a vida nela!
3. Sidney (Austrália) - Caso de "amor à primeira vista"!

Não foi difícil Sidney conquistar-me.

Senão fosse tão longe, talvez fosse a cidade que mais ponderaria como escolha de ali viver (isto se quisesse sair do meu país)!

É tão bonita, tão aberta, tão natural e tão cosmopolita (e não excessivamente grande

) que a considero como uma das cidades que conheço, que estaria mais perto de uma eventual perfeição (algo que não existe, claro).
4. Barcelona (Espanha) - Eu simplesmente adoro BCN!

Provavelmente seria a cidade que escolheria em 1º lugar se tivesse de optar por residir fora do país (pesando todos os prós e contras).

Trata-se também de uma das cidades que melhor conheço e na qual me oriento melhor (malha ortogonal facilita).

Tem uma cultura e um "pedigree" muito próprios

(tanto que agora até querem independência), mas isso também faz parte do charme desta tão atraente cidade situada ainda na nossa Ibéria.
5. Londres (Inglaterra) - 6 meses a viver lá já deu para aquilatar alguma coisa da grande urbe londrina.

Dezenas de viagens para lá (em termos laborais não haverá cidade para a qual tenha de tantas vezes ter de viajar

) serviu para aprimorar este meu particular gosto pela cidade mais cosmopolita da Europa.

E acho que já perceberam que eu gosto de "melting pots" assim...
6. Tóquio (Japão) - É impossível não ficarmos estarrecidos com uma cidade assim.

Tão diferente.

Tão "à frente" em tanta coisa

(sempre na vanguarda de tudo o que é tecnológico), tão simpaticamente "atrás" noutros aspectos

(o respeito, o gosto por manter as tradições e espaços a elas subjacentes, a cordialidade do seu povo)! Em cada visita a Tóquio encanto-me sempre por uma coisa diferente

(e não é gajas necessariamente

) que por vezes é tão parecida com a anterior!
7. Viena (Áustria) - Haverá cidade europeia (ou até mundial) com tão bom gosto como a capital austríaca?!

Onde dará tanto gosto viver (porque a qualidade do nosso viver é potenciada por esta)?!

Hummm... difícil dizer.

Conheço muita gente que já passou por aqui

, não conheço ninguém que não tenha gostado.

Que cidade mais completa e cheia é Viena!
8. Florença (Itália) - Não podia faltar a graciosa Florença no meu Top10!

Talvez até a pudesse ter colocado mais a cima nesta espécie de ranking.

Mas ok!

Uma das partes da minha vida que guardo com especial carinho são os 6 meses de "Erasmus" que por ali vivi

(e às vezes por ali estudei...
![hehehe [bigsmile]](./images/smilies/snork_lach.gif)
)! Andar todos os dias "perdido" na capital da Renascença é uma verdadeira sorte.

E eu tive-a de facto!
9. Rio de Janeiro (Brasil) - A cidade que mais me fez pensar em colocar aqui ou não!

Há tanta coisa de ruim associada ao Rio!

Mas não deixa de ser a "cidade maravilhosa" com "encantos mil"

(ou mais...

), com uma silhueta virada para o mar (beleza natural impagável

) que apenas se pode encontrar de igual beleza na Cidade do Cabo!

E aquele clima, aquelas praias, aquele "ambiente"...

o português adocicado!

Rogo

por melhorias sociais (ali e no restante país), o Rio (e todos nós, quem lá for) só teria a ganhar com isso.
10. Amesterdão (Holanda) - Para concluir esta lista, nada melhor que uma das mais belas e interessantes cidades europeias: Amesterdão!

Como também estudei um semestre em Utrecht

(cidade tb relativamente interessante sita a meia centena de kms da "Veneza do Norte"), passei muito tempo (talvez demais...

) a ir a (e lá mesmo, claro
![hehehe [bigsmile]](./images/smilies/snork_lach.gif)
) Amesterdão! Poucas cidades têm "mente tão aberta"

e são tão progressistas como esta! Poucas cidades valem a pena visitar e revisitar!
Obs: Algumas cidades podiam estar aqui mas não estão talvez pela escassez de passagens ou de tempo por ali despendido

(exs: Vancouver, Buenos Aires, San Francisco, Chicago ou Cidade do Cabo); outras podiam estar mas não estão

(estão "logo ali à porta do top ten", exs: Praga, Budapeste, Munique, Istambul, Shanghai, Hong Kong, Singapura, Melbourne, Montreal ou Miami, entre outras)! Mas só podiam ser 10...