Marc Escreveu:
Posso estar senil, mas não me recordo de nenhum período em que o Benfica tenha vendido tantos jogadores, e por valores tão elevados, como na era Jesus.
Eu escrevo de forma extensa, e mesmo assim restam duvidas quanto ao que eu escrevo.
Eu pensava que que tinha sido bem explicito quando escrevi:
"
Neste momento o Benfica só estava a jogar com 4 jogadores com possibilidade de ainda valorizar: Samaris, Pizzi, Gaitan e Sálvio. "
Onde é que está a dúvida?
Tu estás a falar dos ultimos 6 anos!
Eu estou a falar da actualidade. Deste preciso momento e da época que passou!
Por isso é que eu escrevi "
Neste momento ".
Não escrevi "nos ultimos 6 anos" ou "na era Jesus"
Quando deixou de se poder recorrer a fundos, e como o Benfica comprou o seu fundo, deixou de haver dinheiro para comprar putos de 6, 7 ou 10 Milhões!
Os di marias e afins...
Por isso comprou-se ou contratou-se jogadores com qualidade, experientes, mas que foram baratos devido à idade. Jonas, Eliseu, Julio César.
E putos de 2, 3 ou 5 Milhões. Jonathan, Mukhtar, César, Cristante, Talisca...
Jesus gostava de
muito talento jovem (obviamente sem experiência) ou de
algum talento bem mais velho (com muita experiência).
Os primeiros são caros e os segundos são baratos.
Os jovens com menos experiência e só algum talento (os tais de 3 ou 5 Milhões) com Jesus eram sempre 2ª opção em relação a jogadores com mais experiência, mesmo que o talento fosse equivalente.
Depois de se vender André Gomes, Rodrigo, Markovic, Oblak... só contando os mais novitos, o Benfica ficou com a equipa envelhecida!
Se os titulares
Neste momento eram Julio César, Maxi, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Pizzi, Sálvio, Gaitan, Lima e Jonas, os mais novos são Sálvio com 24, Pizzi com 25, e Samaris com 26. Não fui confirmar, mas acho que é isto. A partir daí são todos jogadores mais velhos.
Portanto... na era Jesus pode-se ter vendido muitos jogadores e por valores elevados, mas parece-me que é óbvio que com estes 11 titulares isso
Neste momento já não iria acontecer. Tal como não está a acontecer ate´agora.
E no entanto, foi com estes que Jesus trabalhou.
Não com outros, mas sim com estes. No entanto outros estavam lá, mas Jesus optou por não lhes dar a titularidade ou muitas hipóteses. O exemplo mais flagrante é o Bernardo Silva. Repito... é o mais flagrante... não disse que era o único. Talisca foi encostado, Djavan foi logo mandado embora e veio Eliseu, e Bernardo Silva na opinião de Jesus estava atrás de 3 ou 4 jogadores (inclusivé Bébé

). Até André Almeida podia ter jogado mais como ala esquerdo, por exemplo.
Isto tudo partindo do princípio que acho que deve ser óbvio para todos de que os jogadores valorizam muito quando são habitualmente titulares. Ficando muitas vezes no banco não costumam valorizar muito, ou pelo menos não valorizam tanto como se fossem habitualmente titulares.
Não estou a dizer que as opções de Jesus foram más. Até porque permitiram ganhar o campeonato. Mas que a equipa envelheceu muito, acho que é um facto.
E nem digo que isso seja só culpa de Jesus. Os factores financeiros foram bem mais importantes.
O que acho é que com Rui Vitória vai existir mais disponibilidade para apostar em alguns jogadores mais jovens, mesmo que não sejam tão talentosos como eram Coentrão, Rodrigo, Di Maria, Javi Garcia, Oblak, Matic, Witsel, Ramires, Markovic, etc.
Basicamente... acho que Rui Vitória é capaz de arriscar mais na juventude do que Jesus.
Jesus quando não tinha uma opção com grande quantidade de talento, optava sempre pelo elemento de maior experiência. Isto é, acho que arriscava menos do que Rui Vitoria vai arriscar!
Ainda há duvidas do que eu pretendi dizer?