Obrigado confrade dicksteel, mas olhe que eu quase não fiz uma análise sobre o Renato Sanches.
Praticamente só falei da análise estatística que um site fez sobre ele, e copiei os comentários.
Se tivesse feito uma análise provavelmente até não seria muito do seu agrado.
É que eu acho que o Renato Sanches por enquanto quase que só revela muito potencial. Enorme, aliás. É isso que indicam os numeros.
Faz muita coisa bem feita do ponto vista técnico (recepção, passe, finta, desarme, etc.), demonstra ter uma enorme capacidade física, e tem muita garra e vontade de "pegar" no jogo, e aparente já grande maturidade competitiva.
Mas ainda lhe falta muita inteligência táctica. Saber ler o jogo, saber escolher o que fazer em cada momento, como acelerar, pausar, etc.
Mais uma vez, aquilo que os adeptos por vezes mais gostam, nem sempre é o melhor para a equipa.
Quando ele tenta enfrentar tudo e todos sozinho, correndo e fintando até perder a bola, os adeptos gostam muito, mas na maior parte das vezes não é a melhor opção.
Ele já tem praticamente todas as capacidades necessárias para ser um bom jogador. Agora precisa aprender a ser realmente um bom jogador. Precisa de ser mais inteligente, mais cerebral, mais paciente. Precisa de jogar mais com a equipa, e aprender a ultrapassar mais as dificuldades que os adversários lhe apresentam em conjunto com os seus colegas, e menos sozinho. Porque as suas capacidade técnicas e atléticas ajudavam a resolver de forma individual muitos jogos nos juniores e na equipa B, mas não chegam para a equipa principal do Benfica. Chegam perfeitamente para "dar nas vistas", mas ainda não chegam para ser realmente muito consequente, pelo menos de forma constante.
Apesar de jogarem em posições diferentes, acho que tem de aprender a ser menos Quaresma. Não é à toa que uma das alcunhas do Quaresma é o Mustang. Selvagem, endiabrado, poderoso, mas incontrolável. Tem tudo o que é necessário para ter atingindo outros níveis, mas no entanto não atingiu. Devido sobretudo a falta de inteligência táctica. Procura demasiado as soluções individuais em detrimento das colectivas. É verdade que isso de vez em quando faz ele brilhar muito, com grandes golos, etc, mas muitas mais vezes isso acaba por prejudicar a equipa.
Mas o Renato Sanches ainda está em fase e idade de aprendizagem. Tem tempo mais do que suficiente para corrigir erros e aprender. Para isso tem de se lhe dar tempo. E para isso os adeptos também ainda não lhe podem exigir o que ele ainda não pode dar. Todos têm de ter calma. Ele próprio, a direcção, os treinadores e os adeptos. Não digo que ele tenha de ir obrigatoriamente para o banco nem nada disso. Mas não se pode esperar já demasiado dele. Isso será mau para ele... e consequentemente também para o clube e seus adeptos.
Além do mais, o Renato Sanches parece ter ter enorme vontade de aprender, e sabe-se que uma das preocupações da equipa técnica já tem sido de o amarrar mais tacticamente. E de o acompanhar, fazendo até em conjunto avaliações regulares.
Mas por enquanto, quando ele se entusiasma ele volta quase logo imediatamente aos seus velhos hábitos, que ainda são muito recentes.
E é isto que eu acho que falta ao Renato Sanches... maior auto-controle, maior "inteligência" táctica, e maior predisposição para resolver os problemas através de jogadas colectivas em vez de iniciativas individuais.
Isso é perfeitamente possível, desde que lhe seja dado o tempo necessário para ele adquirir maior experiência e maturidade, e lhe seja dado o devido treino e acompanhamento.