Há muitas opções possíveis. Acho bem dificil decidir quais as melhores, e ainda mais qual a melhor.
O problema destas equipas é que são fortes em todas as posições. Se se puxa a manta para aqui, destapa dali. Inevitavelmente. No ultimo jogo tentou-se anular o Weigl. Então o gajo ficava, e era ver um dos centrais a subir com a bola controlada. Qualquer um dos 3 parecia o David Luiz quando estava no Benfica. De vez em quando lá vinha um deles por ali fora.
Das poucas convicções que teria como treinador para este jogo, uma delas seria... eu voltava a apostar no Carrillo. Neste momento é o melhor gajo a conseguir roubar bolas sem o adversário esperar. Fruto da velocidade que tem.
E uma vez que haja 3 homens no meio campo, já não vejo necessidade de 2 trincos.
É quase estar a ser duplamente mais defensivo.
2 trincos talvez só se jogasse Jonas. 3 homens à frente dos 2 trincos, 1 um sozinho na frente.
Sem Jonas, 1 trinco. Seriam 3 no meio campo, mas só 1 trinco.
Gostei de ver o Filipe Augusto na 2ª parte contra o Dortmund. Não me pareceu uma barata tonta, perdido e assustado por estar na Liga dos Campeões.
No ultimo jogo não acho que o Dortmund tenha massacrado por ser mais forte fisicamente. Massacrou tacticamente. Desposicionou o Benfica vezes sem conta. Fazia os 2 dois do meio campo andarem da esquerda para a direita, e vice-versa, até ao ponto em que dada altura já não estavam no lance. Estavam a meio caminho de lá chegar. Com 3 no meio campo isso já será mais difícil. A largura aumenta. A partir do momento em que esteja lá alguém já tudo o resto encaixa. As linhas próximas, e as compensações já funcionam melhor. Não acho que seja necessário estar ali mais um jogador de caracteristicas defensivas. Basta estar mais um jogador. E quanto mais rápido melhor.
Se esse jogador conseguir ajudar na posse de bola, ainda melhor. A equipa não pode estar sufocada os 90 minutos. Isso não é solução. Saber sofrer sim, mas não se pode ir para lá com a ideia de ficar só a apanhar. Por muito que o queixo seja rijo, não se pode ficar nas cordas sempre a apanhar. E não basta 5 ou 6 contra-ataques, de 30 segundos cada, para resolver isso. A equipa vai ter de arranjar forma de conseguir ter alguma posse de bola. Não só para poder descansar, para poder respirar, e como forma de evitar o numero da ataques do adversário, mas também porque a posse de bola irá enervar o adversário. Cada minuto que o Benfica tenha a bola será um tormento para eles. Eles vão querer bola, o mais puderem, a todo o custo. Sem bola vão-se enervar. Sem bola poderão perder o controlo, e fazer faltas que os carregue de amarelos. Faltas que podem também criar situações de bola parada, ou mais uns segundos de jogo perdidos que os poderão enervar ainda mais. Eles com amarelos, por forçarem a recuperação de bola, seria muito bom. Um gajo com amarelo já não pode agarrar um velocista do Benfica numa situação de contra-ataque. Poder pode, mas arrisca-se a ir para rua.
Além do mais, no Dortmund, os defesas ajudam muito mais a atacar, do que os avançados ajudam a defender. Há uns 3 ou 4 gajos deles que não gostam assim tanto de correr atrás da bola. Manter posse de bola atrás não é a coisa mais difícil de fazer contra o Dortmund. Se os colegas subirem para vir ajudar a recuperar bola, vão criar espaço nas costas para os ataques do Benfica.
Os jogadores escolhidos não podem ser somente os mais rapidos e os mais altos. Tem de se encontrar um equilibrio qualquer que também ajude a ter alguma posse de bola.
Só sei que o dia hoje vai ser um acumular de stress brutal.