Data/Hora: 20 Ago 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21666 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 514, 515, 516, 517, 518, 519, 520 ... 1445  Próximo
 O Reduto da Águia 
Autor Mensagem
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
Mensagem O Reduto da Águia
tigrão Escreveu:
O mais notável é conseguir lucros e ao mesmo tempo ter o passivo a aumentar todos os anos

Mais uma vez se demonstra que só se lê o que se quer.

O importante é o lucro e por conseguinte a variação dos capitais próprios. O Passivo é apenas uma parte da equação. É muito normal aumentar o passivo e ter lucro. Funciona assim na maioria das empresas. Porque seria diferente no futebol?

25 Set 2014

Diamante

Registado: 29 Mai 2007
Mensagem Re: O Reduto da Águia
Matic Escreveu:
...É muito normal aumentar o passivo e ter lucro. Funciona assim na maioria das empresas....

O Grupo Espirito Santo que o diga! :lol:

25 Set 2014
Diamante

Comparação com pouco sentido como sabes.

Que eu saiba o Benfica não tem nenhum problema com devedores que não lhe vão pagar. O BES teve esse problema, daí o buraco.

25 Set 2014
Diamante

Tal como não faz sentido ter lucro com aumento de passivo, como bem sabes. E o ser normal é uma verdade, o ser saudável é que já é uma história completamente diferente.

Enfim, engenharias financeiras!

25 Set 2014
Diamante

Marc,

Não me vou colocar aqui com uma tremenda explicação contabilistica ou de gestão, mas é normal e saudável ter lucro e aumento de passivo.

Imagina que eu vendo escovas de dentes. Quanto mais vendo maior o meu lucro e quanto mais vendo mais devo ao meu fornecedor de escovas. Esta empresa teve lucro e aumentou o passivo. Esteve mal? Não é normal? Não é saudável?

Imagina um hipermercado que paga a 90 dias aos fornecedores. Quanto mais vende, maior o lucro. Quanto mais vende mais deve aos fornecedores, logo maior o passivo, ou seja, quanto maior o lucro, maior o passivo.

É bem comum que na maioria das empresas quanto maior o lucro, maior o passivo, o que é bem saudável. Diferente disso das engenharias financeiras que falas.

25 Set 2014
Diamante

E isso é sustentável, ou pode acabar com uma qualquer empresa, num ápice, em períodos menos bons?

Para a questão é favor não considerar o meio futebolístico que, neste campo, tem sido sempre estupidamente abonado pelos bancos.

25 Set 2014
Administrador

Registado: 15 Nov 2006
Marc isso é normal em todas as empresas, principalmente em empresas que trabalham com períodos de alta...

Um exemplo uma gráfica que se dedique a fazer calendários em alta escala tem sempre o final do ano o seu período de vendas mais alto... e ai a facturação dispara mas também o passivo dela pois tem que adquirir mais matéria prima para fazer mais calendários...

Hoteis e restaurantes no Algarve, o passivo deles é muito maior no verão, pois estão lotados e as compras são em consonância com as vendas...

Quase em todas as actividades isso acontece... é saudável aumento do passivo e da facturação, até tem ditado que diz:

Quanto maior é o barco maior é a tormenta... pois esta tudo associado... crescimento com aumento de passivo/dividas a fornecedores/bancos...

De momento que a facturação aumenta o passivo aumenta também e havendo lugar a lucros isso é a única forma de crescimento de uma empresa... é impossível crescimento de facturação sem crescimento de passivo...

25 Set 2014
Diamante

Nos 2 exemplos que falei. Recebes dos clientes antes de pagares aos fornecedores, logo, no final do exercício económico, se houver lucros, terás em activo valores em caixa e bancos e em passivo um valor de dívida aos fornecedores (inferior às disponibilidades de tesouraria pelo valor do lucro). Por este facto um aumento de passivo significa saúde financeira.

Em qualquer negócio com lucros e recebimentos a pronto pagamento, o aumento de passivo é óptimo, pois significa disponibilidades de tesouraria elevadas. Isto salvaguardado que me refiro a negócios honestos, em que o sócio da empresa não faz retiradas não declaradas. Nesse caso, não há lucros que aguentem.

25 Set 2014
Diamante

Dasse, Radar!

Mas tu não és, agora, dos azuis e brancos? Deixa-me fazer o cego e louco defender a dama dele.

Além disso, sou tipo merceeiro, despesa maior que facturação é igual a prejuízo. Ou seja, não percebo puto de economia.

26 Set 2014
Administrador

Registado: 15 Nov 2006
Claro que sou... em todo lado é assim não só no Benfica, alias em todo lado não, teremos que fazer uma excepção aqui para confirmação da regra... o Sporting aumenta o passivo, mas o activo dele e a facturação estão no ralo... escoando não se sabe bem pra onde.... :lol: :lol: :lol:

26 Set 2014
Diamante

É, o Sporting é o unico dos três grandes que está realmente falido. :lol:

26 Set 2014
Diamante

Despesa é diferente de passivo, tal como proveito é diferente de recebimento. Mas mesmo que fosse igual. Se aumentares a despesa para obter um recebimento superior ficas feliz.

De todo o modo neste caso o proveito foi superior à facturação, por isso houve lucros.

PS: eu não estou a defender os resultados do Benfica, estou apenas a referir-me a factos contabilisticos e de gestão.

26 Set 2014
Diamante

Já tinha percebido isso, até porque as finanças do benfica, e restantes, são indefensáveis. :lol:

26 Set 2014
Diamante

Nesse ponto sou obrigado a dar-te razão.

As contas dos clubes são menos transparentes que na mercearia. É que ali é apenas despesas, receitas e tenho este dinheiro para pagar áqueles fornecedores.

Nas contas dos clubes aquela porcaria é só diferimentos, imparidades, amortizações, etc. Tanto que o recebimento e pagamento desse ano económico pouca importância tem. É que por exemplo compras um jogador, mas contabilizas o valor do investimento nos 4/5 anos seguintes.

26 Set 2014
Moderador

Registado: 16 Fev 2012
Eu não quero ser chato, até porque este canto do Carnide não é o meu, mas não deixo de achar graça ás piruetas que se dão para justificar o injustificável.
Se o exercício teve resultado positivo, lucro, e mesmo assim aumentou o passivo, para onde foi o lucro? E mesmo que se diga que pode haver investimento e que, portanto, o passivo aumentou por uma razão virtuosa, temos dois problemas: está por provar que o aumento do passivo do Carnide foi devido a investimento, pelo menos nos últimos 3 anos e por outro lado isso era sempre uma razão de curto prazo - mais tarde ou mais cedo o retorno do tal investimento tem de entrar nas contas e, portanto, reduzir o passivo. Ter uma situação de longo prazo com lucros e aumento de passivo ao mesmo tempo é um feio notável, só ao alcance de grandes instituições. Aliás, se bem me recordo, a última com performance a esse nível foi um clube simpático chamado Alverca.

26 Set 2014
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21666 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 514, 515, 516, 517, 518, 519, 520 ... 1445  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: