Falam do Guzzo porque é do Benfica, e Benfica vende.
Falam do Guzzo porque ele teceu considerações sobre o Mukhtar, talvez inapropriadas, e os jornalistas gostam de meter "ferro" e arranjar polémicas.
Como falam do Dolly Menga, que dizem que é muito grande e forte. E é... mas eu conheço muitos seguranças de discoteca que também o são e não sabem dar um chuto na bola. Nem todos os jogadores fortes fisicamente vão dar em Hulks.
Como falam do Baldé que falhou o penalty com a sua panenkada.
Como falam do Nelson Oliveira que coitadinho não é aproveitado pelo Jesus.
Como falam do Bernardo Silva... do Rui Fonte... do Benito... do Victor Andrade... do Lystov... do Nelson Semedo... do André Gomes... do Cavaleiro... do Rochinha... do Cancelo... do João Teixeira... do Ruben Pinto... e de sei lá quem mais.
E até consigo descrever facilmente o que é dito habitualmente sobre cada um deles. E não só por benfiquistas.
Há uns 2 meses eu estava a falar com um amigo meu que diz que é portista, e ele falou sobre muitos dos jovens não serem aproveitados pelo Jesus.
Eu perguntei-lhe quantos jogadores conhecia ele da equipa B do Porto... ele respondeu Gonçalo Paciência e Ruben Neves. E eu acho que o Ruben Neves já nem vai à B.
Dois... só 2, e um deles estava errado (acho eu).
Do Benfica conhecia mais de 10...
Se todos os anos saísse da B, quer fosse para a formação principal quer fosse imediatamente para uma transferência, 1 jogador bom e 1 jogador interessante, eu já me dava por muito, mas mesmo muito, contente.
Um ano em que surgissem mais que isso acho que já seria ano de festa!
O resto normalmente são jogadores que rendem pouco ou nada para o Benfica.
Esses podem fazer uns jogos aqui e ali na equipa principal, para desenrascar, mas sem nunca serem habituais titulares... e isso por si só já seria util... sempre se poupava uns trocos nos habituais suplentes!
Podem até render valores mínimos ao serem transferidos.
Mas na maioria são jogadores que apesar de terem sido formados no Benfica, quase só servem para jogarem em equipas mais pequenas, quer da 1ª ou da 2ª Liga, quer do estrangeiro!
Faz parte do trabalho e da responsabilidade de formar jogadores... não é possível formar só estrelas, nem é esse o objectivo realista do clube.
Se um ou outro desses, depois por volta dos 26 ou 27 anos, voltar a aparecer numa equipa mais forte, também é normal. Existindo uma boa formação, e adicionando depois uns anos de experiência competitiva, há jogadores que dão um salto qualitativo interessante já depois dos 25 anos de idade.
Isto nem sequer é muito diferente do que já acontece no Sporting... eles têm vários jogadores que foram formados no Sporting, mas não apareceram propriamente todos este ano...
Nani -
28 anos, Patrício -
27 anos, Adrien -
26 anos, André Martins -
25 anos, William Carvalho -
23 anos, Cedric -
23 anos, João Mário -
22 anos, Carlos Mané -
21 anos, Tobias Figueiredo -
21 anos!
É mais ou menos 1 por ano... e acho que há alturas que muita gente se esquece que já não são todos propriamente uns "putos".
O "puto" André Martins tem 25 anos e há gente que fala dele como se ainda tivesse 20.
Se for possível continuar a comprar e a vender bem, e se a isso se adicionar todos os anos 1 jogador que venha das camadas jovens para entrar na formação principal, já é melhor que somente comprar e vender bem.
Se fossem 2 já daria para poupar/amealhar uns "trocos" valentes.
A malta fala de 1 e 2 milhões de euros como se fossem valores baixos! Trocos...
Quem não souber mesmo nada de futebol, e ouvir atentamente os adeptos portugueses a falarem destas coisas, deve ficar a pensar que em Portugal é tudo milionário.
Se todos os anos se desperdiçar um milhão aqui, dois milhões ali, e outro milhão acolá, tudo acumulado dez anos depois isso significa facilmente uns 40 ou 50 milhões que se gastaram!
Se a formação servir só para poupar esse valor por si só acho que já é muito util.
O que vier a mais do que isso... é um belo bónus!