Autor |
Mensagem |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Formula 1
o meu primeiro grande prémio de F1 ao vivo http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_da_%C3%81frica_do_Sul_de_1972_(F%C3%B3rmula_1)
o meu primeiro ídolo na F1 (James Hunt) http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Hunt
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
09 Abr 2014 |
|
|
 |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10284
|
 Re: Formula 1
Assisti àquela que foi a penúltima corrida de James Hunt, ao volante do Wolf, em Jarama (1979). Não me recordo em que posição estava quando abandonou; retenho apenas que pilotava de uma forma fluida, com uma enorme naturalidade (e à-vontade). Um daqueles casos em que o piloto está muito acima do material. E tinha aquele ar desalinhado e bon-vivant, que lhe dava um charme muito próprio.
|
09 Abr 2014 |
|
 |
Filipe C Pinto
Registado: 28 Out 2010 Mensagens: 5696
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Formula 1
O Recente filme "Rush" - http://www.imdb.com/title/tt1979320/ - acaba por ser uma bonita e justa homenagem a 2 grandes Campeões marcados tb pela tragédia (ainda que de forma diferente): Niki Lauda e James Hunt!  Tb eles eram bem diferentes dentro e fora da pista (Hunt mais extrovertido e reactivo, Lauda mais reservado e minucioso) mas igualmente grandes!  Aquele final do Campeonato de 1976, marcado pela chuva diluviana que atingiu o circuito localizado no sopé do Monte Fuji no Japão, tornou-se num dos momentos mais icónicos e míticos da História da F1!  Aqui está: http://www.youtube.com/watch?v=f1muVw1h2UEÓ Kwacha viste essa corrida no "velhinho" Kyalami!  Os "mais velhos" gostavam muito (e de lá voltar tb)! Parece que aquilo ficava situado numa belíssima zona rural! E que até Safaris faziam... Talvez um dia, quem sabe (de facto do Magrebe para baixo - Marrocos, Tunísia e Egipto - nunca estive)! 
_________________ Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!
|
10 Abr 2014 |
|
 |
pirolex
Registado: 10 Nov 2008 Mensagens: 140
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Formula 1
Fui ver o filme "Rush" com elevadas expectativas. Afinal Niki Lauda foi um dos meus ídolos e aqueles duelos com o James Hunt foram épicos para quem a eles assistiu. No entanto saí do filme muito desiludido. Pode ser bom para não entendidos mas para especialistas e apaixonados deixou muito a desejar. Le Mans, com Steve McQueen, ainda é o filme a bater.
|
10 Abr 2014 |
|
 |
Filipe C Pinto
Registado: 28 Out 2010 Mensagens: 5696
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Formula 1
O problema com o "Rush", julgo eu que não sou crítico de cinema,  foi que se quis fazer um filme que as massas pudessem acompanhar com facilidade e gostar.  Ou seja, um filme tb para o "box-office" e não só "de culto"!  É claro que quem foi ver o filme à espera de muitas revelações/infos/confirmações "técnico-tácticas"...  pode ter saído da "sala de cinema" defraudado (pelo menos um pouco)! Eu posso dizer que já sabia que o filme ia versar mais na relação/competitividade entre essas 2 Lendas e de uma forma mais centrada nas suas personalidades (não tanto ao volante) e por isso já "sabia ao que ia"! O "Le Mans" é iconográfico para os amantes do género!  E eu incluo-me neles! 
_________________ Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!
|
10 Abr 2014 |
|
 |
pirolex
Registado: 10 Nov 2008 Mensagens: 140
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Formula 1
Totalmente de acordo.
|
10 Abr 2014 |
|
 |
Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
|
 Re: Formula 1
O filme Rush, apesar do sucesso de bilheteira, para mim falhou redondamente em retratar a F1 da epoca e dos caracteres de Lauda e Hunt.
Hunt, deve ter sido um dos pilotos a passar pelo circo da F1 com mais talento natural... infelizmente tendo com certeza uma capacidade sobrehumana de equilibrismo (a historia da bicicleta é verídica e quase uma lenda no meio) era uma personagem desprovida de um equilíbrio de vida e também do instinto básico de preservação (tal como Senna e Villeneuve-filho) que funcionava com o factor X que o favorecia naquela altura tao amadora da F1.
Hoje uma pessoa como Hunt, não teria qualquer hipótese de chegar à F1, não tao pouco de guiar um F1 de forma competitiva pois o deporto tem um grau de exigência brutal e um monolugar devido à evolução das regras tem uma janela muito pequena da forma como "pode ser conduzido competitivamente", ou seja, o completo oposto F1 até ao inicio dos anos 90 onde havia uma grande margem de "liberdade criativa" que permitiam que um piloto genial pudesse brilhar um pouco mais do que o restante pelotão de piloto já excepcionais.
_________________ If it flies, floats, or fucks... rent it!
|
10 Abr 2014 |
|
 |
Filipe C Pinto
Registado: 28 Out 2010 Mensagens: 5696
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Formula 1
Sim, concordo que falhou um pouco no retrato pessoal das pessoas por detrás dos génios (ou será dos génios por detrás das pessoas...  )! E sim, um pouco mais até no caso do Hunt!  No entanto todas as estórias retratadas no filme são mais ou menos verdadeiras, ou seja, no mínimo aproximam-se muito da forma como realmente se passaram!  A forma como o Niki Lauda conhece a Marlene por ex é aquilo! Onde acho que o filme falhou mais, foi precisamente no retrato da F1 da época!  E essa foi a maior decepção para mim... O talento natural do Hunt é muitas vezes eclipsado/ocultado pela sua personalidade. Injustamente diga-se! De completo acordo que aquele "pouco profissionalismo" não cabe/cabia na F1 actual!  Mas até tenho uma certa pena em que assim seja... Ó Safado, mas é essa falta de capacidade de auto-preservação que entre outras coisas nos levam a gostar mais de uns do que de outros, ou pelo menos a nos entrar mais no imaginário.  Hunt, Gilles Villeneuve e Senna estão entre esses...  Ou diz lá de tua justiça, quem deixou uma pegada maior e mais profunda na modalidade: o Villeneuve pai (que nunca foi campeão...) ou o Villeneuve filho (campeão em 1997)? Pergunta retórica diria eu... 
_________________ Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!
|
10 Abr 2014 |
|
 |
Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
|
 Re: Formula 1
Foram epocas diferente e é extremamente injusto comparar... O filho é um bom (excelente) piloto, contudo falta-lhe massa de campeão e deve ao sobrenome a abertura das portas que o levaram à F1 e imediatamente para uma equipa que possuía um carro que era o carro ganhador daquela época (A Williams por esta altura contava com os favores de certo Adrian Newey, e o Patrick Head ainda geria a equipa com o punho muito fechado...  ) O JV entrou na F1 de forma fácil e tomou conta da equipa pois o seu companheiro era o Damon Hill, que era um piloto que estava a cair um pouco em descredito dentro da equipa devido à dificuldade que tinha em manter o Schumacher à distancia que a superioridade técnica do Williams faria prever. Quando acabou a "mama" Renault, o JV tem o privilegio de ser construída um equipa para si onde não existiam quaisquer problemas financeiros, talvez o grande sonho de um piloto de topo, mas nunca conseguir liderar o projeto nem conseguir fazer desenvolver o carro para o tornar competitivo o que foi quase um sacrilégio face aos orçamentos que dispunha e qualidade indiscutível dos parceiros tecnicos O pai Gilles era um caso completamente diferente, em primeiro lugar por que tinha um carisma brutal... pois guiava com o coração, tendo tido momentos em pista de "puro bravado" e "total loucura" que o fizeram ser idolatrado fanaticamente... era o tipo de piloto muito rápido mas inconsistente e que geralmente provoca longas noites aos mecânicos  Nunca teve carro, nem oportunidade para brilhar ou para realmente gravar o seu nome na galeria dos campeões da F1
_________________ If it flies, floats, or fucks... rent it!
|
10 Abr 2014 |
|
 |
Filipe C Pinto
Registado: 28 Out 2010 Mensagens: 5696
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Formula 1
Sim, mas volto a dizer que Villeneuve entrou para o imaginário dos adeptos?  O que passava pela trajectória mais curta possível acontecesse o que acontecesse  , o que imortalizou o nº27 pintado a vermelho  , o que deu o nome a um Circuito  , o que fez chorar o velho "Commendatore" quando perdeu a vida em Zolder...  ou o que foi Campeão Mundial  (não me parece injusta a comparação porque nem sequer estou a fazer juízos de valor sobre quem foi melhor, quem tinha mais talento, etc...  embora aí tb tenha uma opinião formadíssima...  )! Já agora por curiosidade, digo que conheço quem tenha tido o "privilégio" de andar em "carro de estrada" de pendura dele...  e que diga que ele era absolutamente igual no comportamento  (a maior parte dos pilotos, daquilo que se diz e ouve...  até são razoavelmente "bem comportados" na "estrada civil"...  ), tentando chegar mais rápido que tudo e todos e tentando tirar partido do máximo que o carro tinha para oferecer em qq situação.  E o pior é que parece que ignorava os semáforos e restantes sinais de trânsito, etc...  parece que muitas vezes quem ia de pendura dele acabava escondido a rezar pela própria vida a todos os "santinhos"... Ah, e parece que o comportamento dele a pilotar um helicóptero tb não era muito diferente! Ora isto sim, é que é ter um par de "big balls" do caraças!  Ou então é inconsciência...  Ou, vá lá, um pouco de ambos!  Obs: Em 1982, o melhor carro era indiscutivelmente o da Ferrari.  Só não ganhou o título porque Villeneuve perdeu a vida na Bélgica, e o Didier Pironi acabou com a sua carreira em Hockenheim!  Aproveitou o Keke Rosberg e a Mclaren! 
_________________ Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!
|
10 Abr 2014 |
|
 |
Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
|
 Re: Formula 1
_________________ If it flies, floats, or fucks... rent it!
|
10 Abr 2014 |
|
 |
Filipe C Pinto
Registado: 28 Out 2010 Mensagens: 5696
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Formula 1
Ó Safado, sim em Itália e principalmente no Mezzogiorno até que é fácil, principalmente naquela época...  mas não em Montreal...  (bem, a verdade é que ele ali tb era intocável...  )! Mas parece que era em todo o lado, não importava o Código de Estrada que fosse, ele "atropelava-o" autenticamente! 
_________________ Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!
|
10 Abr 2014 |
|
 |
Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
|
 Re: Formula 1
 Vitoria do Hamilton no GP da China "vettel style", durante a corrida toda a unica coisa que nao foi preciso controlar foi os espelhos... Interessante o regresso do Alonso ao pódio, no GP a seguir ao despedimento do Domenicali à excepção do GP passado, a época está ser "um pouco" desinteressante 
_________________ If it flies, floats, or fucks... rent it!
|
22 Abr 2014 |
|
 |
Filipe C Pinto
Registado: 28 Out 2010 Mensagens: 5696
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Formula 1
Não concordo ó Safado,  para mim está a ser bem mais interessante... Com o gosto suplementar de ver o meu piloto preferido da actualidade, o Hamilton, em grande... E com o "gostinho extra" de ver o "grande" (pois o Newey vai ter de fazer outro "milagre"...  ) Vettel em apuros (até face ao seu surpreendente companheiro de equipa...  )! Quando temos o melhor carro (de longe) e batemos regularmente o nosso companheiro de equipa, qq um (grande piloto) pode entrar na História...  foi o que sempre defendi e agora a realidade vai confirmando-o... Mas vamos ver o que acontece na chegada à Europa.  Que é sempre um "ponto crítico" da época! 
_________________ Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!
|
22 Abr 2014 |
|
 |
Safado
Registado: 12 Jan 2007 Mensagens: 6105
|
 Re: Formula 1
Com uma carroças, não há campeões... O Vettel está mal habituado... Weber era muito rapido e um piloto completo, o SV para alem de ser o menino querido do equipa também foi precisamente o piloto que dominou a era dos difusores XPTO (Por mera coincidência, o Webber fez o pódio neste fim de semana  ) Neste momento, a Mercedes está imbatível, provavelmente pelo truque de partir o turbo em 2 e também porque com a mudança de regulamentos finalmente conseguiu curar o problema do "consumo" de pneus  mas a epoca ainda está no inicio e quando chegar à Europa é que vamos confirmar ou nao o favoritismo Mercedes 
_________________ If it flies, floats, or fucks... rent it!
|
22 Abr 2014 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|