Data/Hora: 22 Jun 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 488 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 ... 33  Próximo
 Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro 
Autor Mensagem
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
Mensagem Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
ze_pombo_ist Escreveu:
Só um aparte,
então o confrade Matic e o confrade kwacha quando estabeleceram o vosso contrato com as empresas em que trabalham, não vos foi oferecido um pacote em que incluía salário e um seguro?
Eu recordo-me que os caros defendem (e bem) que se devem dar aliciantes para estimular a produtividade e competitividade... mas então na vossa opinião, quem ingressar ou estiver na função publica deverá "levar" um salário miserável e sem nenhum seguro de saúde? Isto é o que, uma forma de seleccionar os piores? Isto é o que, uma forma de diminuir a produtividade? Ou esta coisa de cativar os melhores através de um pacote de boa remuneração com um bom seguro de saúde só funciona no privado? Então será que o estado faz o favor de dar trabalho aos funcionários públicos? O estado não tem de lhes oferecer condições? Só no privado se podem oferecer condições vantajosas? Qual foi o aumento dos funcionários públicos este ano? E no ano passado? E no outro ano? E no privado houve aumentos? Há quantos anos está congelada a progressão na carreira dos funcionários públicos? (já sei, era uma progressão injusta, mas agora não é nenhuma) E no privado ninguém progride? :-k

Já li por aqui quem defende-se aumentos dos bónus dos diretores e administradores em 10% num certo banco Inglês (que aconteceram)... e ainda era pouco, dizia-se, sendo que esse mesmo banco anunciava no mesmo dia mais de 10000 despedimentos... é um pouco dicotómico o discurso... se fossem funcionários públicos deveriam era levar 10 chicotadas... vai-se lá entender estas modernices da economia destes tempos... ](*,)

Mas quais progressões na carreira? Quais vencimentos aliciantes? Bónus de administradores. Acha mesmo que os administradores e gestores que recebem bónus são uma classe com um número relevante no universo dos privados?

Não há muitas pessoas em Portugal que me possam dar lições sobre emprego e desemprego. Simplesmente porque trabalho-o e respiro-o diariamente e posso-lhe garantir que tudo o que indicou acima sobre prémios, bonús, etc, é treta e areia para os olhos que a comunicação social usa para catalogar apenas alguns. Os privados nos últimos 4 anos mais não fizeram do que tentar manter o seu posto de trabalho. Aumentos? Mas que percentagem da população empregada no sector privado foi aumentada nos últimos anos? Pacote salarial atractivo com seguro de saúde. Até 2007 sim, a partir daí a indicação é: tenho isto para oferecer, se não quiser há ali 20 candidatos que querem.

Neste momento as margens brutas da maioria dos negócios em Portugal está reduzidíssima devido à fraca economia que temos. O que fazem os empresários então para não fecharem? Têm de mexer nos custos fixos, começando nos custos com pessoal. Como a mão de obra faz falta, vai de reduzir vencimentos. Como a lei não permite de forma explícita reduzir vencimentos, então despede-se e contrata-se outro por menos 25% do vencimento. Isto são os privados e o emprego seguro, bem pago e com regalias que actualmente há.

Para além disto ainda pedem aos privados que com os impostos paguem um défice que não criaram e quando alguém se lembra de dizer: porque não paga o estado o problema criado? Não pode porque é inconstitucional.

Curioso que se uma empresa tiver com défice (prejuízo), não pagam todos os empregados do país, apenas os dessa empresa. Podemos perguntar a esses pelo seguro de saúde incluido no pacote salarial atractivo que eles têm.

Com isto não estou a atacar os funcionários públicos enquanto classe, mas a indicar que a equidade só serve para defender o sector público, nunca o privado.

16 Mar 2014

Iniciado

Registado: 28 Jan 2010
Positivos
1
Neutros
1

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Orçamento de Estado - O destino do nosso dinheiro
Caro Matic,
como referi atrás, não sou funcionário publico nem tenho nada contra ou a favor de quem seja. Acho que o que o governo quer é este "dividir para conquistar" pondo as pessoas umas contra as outras com estas guerras disparatadas do publico vs privado. Todos estão mais pobres hoje do que á uns anos atrás, repito todos.
A sustentabilidade da adse é uma mera desculpa e que vem mesmo a calhar nesta altura.
A adse não nasceu ontem, já por lá passaram diferentes partidos (pelo governo) e ninguém pareceu estar particularmente interessado na forma de financiamento do subsistema. Mesmo para este governo, esta foi uma medida de recurso, pois antes desta foi a tal convergência das pensões.
Este governo vai ficar na historia como aquele que desde que entrou em funções até á sua saida, única e exclusivamente se preocupou com cortes aqui e ali, com subidas de impostos e com reestruturações unilaterais para com os portugueses.
Compare o crescimento de 2010 com o de agora, compare inflação de 2010 e a de agora, compare a divida de 2010 e a de agora. Os números serão apreciavelmente melhores? O que é que estes tipos que lá estão fizeram exactamente? Tirar de lá mau e por lá horrível é o mesmo que chover no molhado... Fico mesmo revoltado quando dizem que estes que agora lá estão não fazem melhor porque estão sobre pressão da troika...

Não querendo alimentar muito mais esta discussão sem sentido do publico vs privado, vou responder ao que o caro Matic afirmou:

Citar:
Mas quais progressões na carreira? Quais vencimentos aliciantes? Bónus de administradores. Acha mesmo que os administradores e gestores que recebem bônus são a classe representativa dos privados?

No privado não existem progressões na carreira? eu conheço empresas (algumas das maiores do pais) em que isso acontece. Também conheço pequenas empresas que lutam para ter trabalho e sobreviver e os seus funcionários ganham pouco mais que o salário mínimo.
Já em relação aos administradores e gestores e directores, acho que só são representativos deles mesmos... Acho que á escala nacional são muito bem pagos.

Citar:
Não há muitas pessoas em Portugal que me possam dar lições sobre emprego e desemprego. Sei-o, trabalho-o e respiro-o e posso-lhe garantir que tudo o que indicou acima é treta e areia para os olhos que a comunicação social usa para catalogar alguns. Os privados nos últimos 4 anos mais não fizeram do que tentar manter o seu posto de trabalho. Aumentos? Mas que percentagem da população empregada no sector privado foi aumentada nos últimos anos? Pacote salarial atractivo com seguro de saúde. Até 2007 sim, a partir daí a indicação é: tenho isto para oferecer, se não quiser há ali 20 candidatos que querem.

Então só quando 100% do sector privado for aumentado é que se pode pensar em aumentar a função publica? Volto a repetir que ouve privados a receber aumentos, não serão a maioria dos privados (obviamente).
Já agora, você já comparou a percentagem de vencimento perdida por si e por um funcionário publico nestes últimos anos? Pelo que me apercebi ao meu redor, o funcionário publico já perdeu mais...

Citar:
Neste momento as margens brutas da maioria dos negócios em Portugal está reduzidíssima devido à fraca economia que temos. O que fazem os empresários então para não fecharem? Têm de mexer nos custos fixos, começando nos custos com pessoal. Como a mão de obra faz falta, vai de reduzir vencimentos. Como a lei não permite de forma explícita reduzir vencimentos, então despedesse e contratasse outro por menos 25% do vencimento. Isto são os privados e o emprego seguro que actualmente há.

Pois, espantoso, somando todos os cortes desde á uns anos para cá, no estado também levaram com cortes reais da magnitude dos tais vinte e tal porcento... você não reparou? não conhece nenhum funcionário publico? Para não afirmar que estou a dizer tretas e a atirar areia para os olhos, pergunte a um amigo ou familiar seu que seja funcionário publico.
Alias, posso afirmar (você acredita ou não na minha palavra) que tive no meu computador (estava o Sócrates de saída) um ficheiro com informação de algumas centenas de trabalhadores públicos de um certo organismo, e digo-lhe que não vi os exagerados salários que toda a gente afirma. E não era algo vindo da internet que alguém enviou aos amigos, veio de fonte bem credível. Desse certo organismo publico, conheci alguns dos membros do órgão de direcção e sei o que auferiam; olhe que os homólogos de muitas empresas privadas ganham mais e têm mais regalias.

Citar:
Para além disto ainda pedem aos privados que com os impostos paguem um défice que não criaram e quando alguém se lembra de dizer: porque não paga o estado o problema criado? Não pode porque é inconstitucional.

Reconheço que você é uma pessoa minimamente sensata, por isso não vou bater muito neste seu devaneio que só os privados pagam impostos e que os funcionários públicos são o monstro da crise e nem impostos pagam...

Citar:
Curioso que se uma empresa estiver com défice, não pagam todos os empregados do país, apenas os dessa empresa. Podemos ir perguntar a esses pelo seguro de saúde que o pacote salarial atractivo que têm.

Então mas você está querer comparar o estado e todas as suas mais diversas funções com uma empresa? E o défice do estado é obra dos funcionários públicos? Então os gastos do estado foram e são 100% com funcionários públicos? Você reduz tanto a coisa que assim deixa de fazer sentido...

Por isto lhe digo e repito, não vale a pena estas guerras do publico vs privado, isto é o que o governo quer, dividir a opinião publica para reinar.

Cumprimentos

16 Mar 2014
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

voltando ao assunto da ADSE ...

pergunto já leram o DL 234/2005 ?

se leram ... perceberam as implicações financeiras ?

o que está em causa mais uma vez, é que para resolver um problema arranjámos outro não menos relevante ...

a discussão sobre este subsistema, que diferencia e privilegia alguns portugueses com o dinheiro de todos os portugueses pode ser meritória, mas não é relevante ... o que importa agora é saber como descalçar esta bota com menos custos e injustiças ...

subir o encargo para o beneficiário está correcto enquanto medida transitória ... mas a solução não passa só por aí ...

16 Mar 2014
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

ze_pombo_ist Escreveu:
Alias, posso afirmar (você acredita ou não na minha palavra) que tive no meu computador (estava o Sócrates de saída) um ficheiro com informação de algumas centenas de trabalhadores públicos de um certo organismo, e digo-lhe que não vi os exagerados salários que toda a gente afirma. E não era algo vindo da internet que alguém enviou aos amigos, veio de fonte bem credível. Desse certo organismo publico, conheci alguns dos membros do órgão de direcção e sei o que auferiam; olhe que os homólogos de muitas empresas privadas ganham mais e têm mais regalias.

do que conheço sobre as remunerações da função pública, o que mais sobressai em comparação com o sector privado, é a discrepância nas extremidades das tabelas, isto é:
- os menos qualificados ganham mais no público do que no privado
- os mais qualificados ganham menos no público do que no privado

depois na função pública existem diversos nichos com uma vasta gama de suplementos remuneratórios ...

e o principal culpado disto tudo é Cavaco Silva, aliás é por estas e por outras que o Cadilhe lhe chamou o pai do monstro ...

as progressões nas carreiras e as inúmeras benesses suplementares ajudaram a criar um novelo, que só será desfeito com dor ...

mas os maiores problemas na função pública não são as remunerações, mas antes outros ...

um exemplo sublime desta loucura é a história recente (os últimos 30 anos) do Ministério da Agricultura
à medida que o país diminuía a sua população activa na agricultura, o número de funcionários do ministério crescia sem parar, com ênfase nos concelhos de Lisboa e Porto, onde menos se faz agricultura ...

16 Mar 2014
Administrador

Registado: 15 Nov 2006
Kwacha só posso concordar consigo... mas tem quem ande procurando formiga nas costas de elefante pra debater uma questão que pra mim e pra muita gente é bastante clara.

Isto é como uma família que ganha 1.500€ mês andar a comer bife do lombo toda semana e para tal deixando conta no merceeiro, farmácia, escola, prestação do carro e do apartamento, mas não quer trocar os bifes do lombo por alcatra ou acem pra resolver o problema... e continua pagando a altíssima conta do talhante semanalmente deixando tudo o resto pra trás... senão não corre mais bife do lombo pra mesa... :smt087 :smt087 :smt087

E o que não falta por ai são contas de talhante de alguns pra infernizar a vida a toda a gente que nada tem a ver... o merceeiro, farmacêutico, escola e as prestações do carro e da casa... viver acima das possibilidades nunca deu vantagem a ninguém, as facturas não desaparecem e ficam lá acumulando pra pagar... e assim é o deficit Português... :smt045 :smt045 :smt045

16 Mar 2014
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
kwacha Escreveu:
mas os maiores problemas na função pública não são as remunerações, mas antes outros ...

um exemplo sublime desta loucura é a história recente (os últimos 30 anos) do Ministério da Agricultura
à medida que o país diminuía a sua população activa na agricultura, o número de funcionários do ministério crescia sem parar, com ênfase nos concelhos de Lisboa e Porto, onde menos se faz agricultura ...

Esse caso o problema são mesmo as remunerações. Não o valor de cada uma, mas o número de funcionários excessivo que eleva as remunerações.

É completamente utópico pensar que se podia baixar o deficit do estado sem baixar os custos com pessoal. A percentagem de custos com pessoal no orçamento de estado é monstruosa.

16 Mar 2014
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
O peso das remunerações no OE não é tão elevado, em percentagem, como na generalidade dos países da UE. Encontrar números para acompanhar aquilo que escrevo leva algum tempo, mas eles são surpreendentes.

Aí vai uma tabela, retiradada do site da OCDE; o link é de um site (http://www.iiea.com/blogosphere/public- ... t-a-glance) que conecta a um ficheiro Excel no site da OCDE. Os dados são já de 2008, mas dão para ver que há muitos menos funcionários públicos (do Estado, não inclui autarquias), do que em muitos países. França tem muito mais, o Reino Unido e os USa também têm mais

Funcionários públicos, em percentagem da população activa, em 2008:

Norway 29,3
France 21,9
U K 17,4
Belgium 17,1
OECD 15,0
Ireland 14,8
USA 14,6
Italy 14,3
Spain 12,3
Portugal 12,1
Austria 11,4
Greece 7,9

Isto acaba por ser ao contrário do que se diz, e toda a gente pensa. Afinal, Portugal, Espanha e.... Grécia têm muito menos funcionários do que os outros países, Áustria excluída - e até países como o Reino Unido e os USA têm mais.

Editado pela última vez por SpongeBob em 17 Mar 2014.
16 Mar 2014
Platina

Registado: 13 Abr 2007
jolinho Escreveu:
O peso das remunerações no OE não é tão elevado, em percentagem, como na generalidade dos países da UE.

Já trouxe aqui este texto, para ilustar essa falsa questão do "... elevado peso das remunerações dos FP's no PIB, português.." de alguém de uma área política, que está nos antípodas da minha, desmintindo algumas "ideias "que este Governo, quer que se tornem verdades indiscutíveis. (A fonte é a mesma: OCDE)

Caro Zé_pomb_ist. :smt023

É um erro clássico, mas comum, "ententer"" o Estado como uma Empresa, entidades que têm finalidades, complementamente distintas. De comum, apenas a necessidade de "boa governança".

Quanto à questão de irem aos meus (nossos) "bolsos", para "tapar buracos", também não teria que pagar os dislates do setor financeiro, (esses beneméritos... [-o< ). Infelizmente, é que tem acontecido (desiquilibrando, os atuais e futuros OE's...), basta ver os casos BANIF, BPN, (por acaso entidades privadas: privatiza-se os lucros e socializa-se os prejuízos. Lindo....) Isto já para não falar nas PPP... Mas por "aí" este governo faz.. népia...

ah!... e todos os responsáveis vão ser inocentados (prescrevendo-os)... :smt009

Mulher bonita é igual a melancia: ninguém come sozinho. Mulher feia é igual a escova de dente: só o dono usa.

17 Mar 2014
Bronze

Registado: 20 Mai 2010
Positivos
8
Negativos
1

sobre os banco não são só esses, não se esqueçam que uma parte significativa (12 mil milhoes) do empréstimo À troika foi para emprestar aos bancos e quem está a pagar os juros do que não foi usado?! Clara que somos todos nós. A parte usada pelos bancos dá lucro porque eles pagam um juro maior do que nós pagamos à troika.

17 Mar 2014
Administrador

A massa que não foi usada está, sem dúvida, aplicada e a gerar rendimento.

17 Mar 2014
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

[-X

o remanescente da linha para o sistema financeiro não vence juros nem está aplicado

quando se concede um empréstimo, seja ele qual for, só são disponibilizados desembolsos contra pedidos fundamentados no objecto da linha, isto é, neste caso concreto, as verbas já utilizadas foram contra necessidades concretas dos bancos e com planos específicos ...

espero ter ajudado :smt023

17 Mar 2014
Administrador

Nesse caso, ao nao estarmos a utilizar verbas colocadas à nossa disposição, estamos a pagar juros, ou isso só acontece se as verbas forem utilizadas?

17 Mar 2014
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

Confrade Jolinho

as verbas não utilizadas não pagam juros ...

:smt023

17 Mar 2014
Bronze

Registado: 20 Mai 2010
Positivos
8
Negativos
1

olhe que não... olhe que não...
Estão mais de 5 mil milhões de euros depositados numa conta criada de propósito no banco de portugal para os dinheiros que vêm do PAEF...

pode ver nas contas publicadas do banco de portugal de 2011 e 2012...

17 Mar 2014
Ouro

Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

MTangas Escreveu:
olhe que não... olhe que não...
Estão mais de 5 mil milhões de euros depositados numa conta criada de propósito no banco de portugal para os dinheiros que vêm do PAEF...

pode ver nas contas publicadas do banco de portugal de 2011 e 2012...

Confrade MTangas

está aqui o link http://www.bportugal.pt/pt-PT/PublicacoeseIntervencoes/Banco/RelatConselhoAdministracao/Biblioteca%20de%20Tumbnails/Relat%C3%B3rio%20de%20Atividade%20e%20Contas%202012%20(vers%C3%A3o%20integral).pdf

o Balanço do Banco de Portugal está na página 118 e 119

explique lá onde viu a referida rubrica sff ?

18 Mar 2014
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 488 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 ... 33  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: