Politiquices, verdades & escândalos!
Autor |
Mensagem |
Dragon
Registado: 11 Nov 2012 Mensagens: 19042 Localização: Estados Unidos do Porto
|
 Politiquices, verdades & escândalos!
 Por: Paulo Morais, Professor Universitário / CM Desafio à JustiçaA corrupção vem empobrecendo o país e já provocou prejuízos de largos milhares de milhões de euros nas contas públicas. É pois chegada a hora de o estado punir os culpados e recuperar os ativos que nos foram retirados através dos mecanismos da corrupção. Haja vontade política e competência da Justiça.A corrupção deixou a sua marca nos negócios públicos mais relevantes: da construção da ponte Vasco da Gama à Expo 98, passando pela aquisição dos submarinos, pelo Euro 2004, pelo BPP ou pelo empreendimento Portucale. Alguns dossiês, como o caso do BPN ou as parcerias público-privadas, foram particularmente gravosos. Os prejuízos com o BPN estão estimados em sete mil milhões e as parcerias custarão vários milhares de milhões por ano ao longo de mais de uma geração. Se atento às consequências sociais e económicas do flagelo, o estado português deve agora criar tribunais especializados na área da corrupção, à semelhança do que acontece noutras áreas do direito. Só a diferenciação garantirá um mínimo de produtividade e resultados eficazes. Que tardam. Em matéria de corrupção, as acusações são raras, as condenações irrisórias e de prisões efetivas… nem se fala. Estes novos tribunais deverão intervir em crimes de corrupção e conexos, como peculato, tráfico de influências, prevaricação e outros. Dispondo dos recursos humanos e orçamentais adequados, terão de prestar regularmente contas e apresentar resultados da sua ação. Deverão promover acusações, conseguir condenar e prender quem enriquece de forma obscena à custa do dinheiro do povo. A par desta missão, devem recuperar os ativos que a corrupção transferiu dos cofres públicos diretamente para bolsos dos detentores de alguns grupos económicos. Por uma questão de princípio, mas também porque estes ativos resgatados virão ajudar a reequilibrar as depauperadas contas públicas. Seguindo as boas práticas de países como a Alemanha, a França ou Itália, a justiça deve apropriar-se do património ilegalmente acumulado e confiscar as fortunas dos atores envolvidos. Será esta a melhor forma de a Justiça ajudar no combate à crise, à credibilização do estado de direito e à regeneração desta democracia moribunda.
_________________ "Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"
|
15 Out 2013 |
|
|
 |
ze_pombo_ist
Registado: 28 Jan 2010 Mensagens: 505
Positivos
1
Neutros
1
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Politiquices, verdades & escândalos!
Caro Tinoni, fiquei sem perceber foi a sua opinião. Tem? quem são os seus modelos? que ideologia defende? La' esta', e' um sem opinião... Fala fala mas não diz nada (você dava para politico destes tempos) Faça um esforço e exponha aqui as suas diferenças, sera' que as tem? Caro Matic, Citar: De todo o modo vivemos num estado livre e todas as opiniões são válidas, contrariamente ao tempo do tal sr que defende. Eu não disse que tudo foi bem feito, e parece obvio que a falta de liberdade de expressão não foi algo positivo, como houve outros erros, mas mais uma vez digo, temos de contextualizar a' época, olhando para o Portugal que o homem apanhou e como estava a Europa (eu sei que se pensar bem, la' no fundo você vê coisas positivas). Reparou que todos os exemplos que dei, escolhi propositadamente os positivos para que se perceba que aquele homem também fez coisas bastante positivas e indesmentíveis (consegue desmentir algum dos exemplos que escrevi?). Citar: Um Salazar diferente ou melhorado é outra pessoa. Claro que o sr tinha algumas virtudes, mas isso até o Hitler tinha. Algumas virtudes todas as pessoas têm, isso não faz delas válidas para dirigirem um país. Pronto, dai se depreende que não queria uma copia integral de um Salazar, mas havia naquele senhor muitas características de estadista e homem integro que faltam a estes merdas que nos governam e que vegetam pela assembleia (para não falar de cameras e autarquias, ai ate me dói a alma). Citar: Repito o que já tinha dito, não quero entrar numa discussão anti e pro Salazar pois isso não faz muito sentido para mim, logo eu que gosto tanto de dar as minhas opiniões. Não seria um antes e um depois, seria mais comparar o que foi bem feito com o que existe hoje em dia. Seria comparar o homem e seus defeitos e virtudes com os bonecos de hoje em dia. Seria comparar o nível de corrupção, o nível de endividamento, o nível de crescimento real ao ano, etc... Isso sim eram boas comparações...
|
15 Out 2013 |
|
 |
Dragon
Registado: 11 Nov 2012 Mensagens: 19042 Localização: Estados Unidos do Porto
|
Um pequeno exercício de memória: - A Ponte Salazar (rebatizada por "25 de Abril") foi adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company que a construiu num prazo de 45 meses (4 meses antes da data prevista) e custou, à época, de 2 milhões e duzentos mil contos (11 milhões de €s). Alguem sabe dizer qual foi o desvio ao orçamento que se verificou?
Outro pequeno exercício: - Façamos a mesma análise ao Parque Expo, e ao C.C. de Belém, e à Casa da Música.
Parque Expo: - http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2000/43-2000v1.pdf
Os outros dois projectos - CCB e CM - custaram-nos cerca de 10 vezes mais que o orçamentado
É o rigor das contas ou a forma séria de se estar na política.
_________________ "Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"
|
15 Out 2013 |
|
 |
artolas
Registado: 20 Mar 2013 Mensagens: 96 Localização: Lisboa
- Voyeur
|
Este regime político que chamam democracia está no fim. A evolução política em Portugal, vai mais tarde ou mais cedo acabar com este regime, que se encontra falido, quer pelo sistema partidário, dominado por interesses pessoais e jogos de poder, quer no económico, e o resultado esta á vista. Se analisarmos a historia recente, temos a revolução liberal no principio século XIX, que acabou com o absolutismo, a seguir no inicio do século XX tivemos a implantação da Republica, duas décadas depois Estado Novo imergiu, meio século passados, a democracia. Preparem-se para a Nova Republica. Claro que temos que ter em conta o ambiente político Europeu, as revoluções em Portugal, aparecem sempre por influencia estrangeira.
|
15 Out 2013 |
|
 |
Matic
Registado: 15 Mai 2013 Mensagens: 11741 Localização: À procura delas
|
Existe uma grande diferença entre criticar-se este sistema político ou criticar estes políticos. O problema não está na democracia, mas sim em quem a executa.
É exagerado dizer que a democracia não funciona e que o fascismo seria melhor. Limitar a liberdade das pessoas não é a solução. A solução é sermos mais criteriosos na escolhas e muito, mas muito mais exigentes com os nossos líderes políticos.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
15 Out 2013 |
|
 |
dicksteel
Registado: 13 Abr 2007 Mensagens: 3391
|
Sempre os mesmos a pagar: DN - "Austeridade Desigual" - http://noticias.sapo.pt/banca/#4074 Mais um "imposto" (disfarçado e apenas para o para um sector: o publico) em forma de cortes, essencialmente para o pensionistas, reformados, trabalhadores do estado (mas estes nada fazem, ganham bem e saem cedo, por isso. tudo bem...), para o sector da saúde e educação etc... É o "ajustamento" na versão "reforma do estado" à la Paulo Portas, o Irregovável. Não é dificil prever, o que lá mais para diante aí vem , (2.º trimestre 2014) devido a estas opções políticas, tenham como consequência, mais recessão, mais despedimentos, mais desemprego, mais pobreza, mais divida, mais déficit, juros mais altos... Nada que o troika não saiba.. Mas há que precaver o reembolso do(s) empréstimo(s). Por isso há que pagar. Até nova avaliação. Positica, claro.
Mais uma vez é o factor trabalho a pagar a crise. De fora o fica o fator capital e os grandes interesses económicos e financeiros deste país. Como sempre.
Já agora. Não foi o sector financeiro/bancário que originou a crise...
Isto é tudo mau demais. E em França, a extrema-direita, vai ganhando espaço e voz...
16 Out 2013 |
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
- Voyeur
|
dicksteel Escreveu: Mais uma vez é o factor trabalho a pagar a crise. De fora o fica o fator capital e os grandes interesses económicos e financeiros deste país. Como sempre. Já agora. Não foi o sector financeiro/bancário que originou a crise... foi ? o Estado deve mais de 200 b as Empresas devem 110 b as Famílias quase 115 b o PIB é de 165 b e o pecado original foi de quem lhes deu crédito ? fixe está bem visto 
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
16 Out 2013 |
|
 |
dicksteel
Registado: 13 Abr 2007 Mensagens: 3391
|
Que nada. My mistake
A banca e a finança nada tem a ver com o que se passa actualmente. São (sempre foram) uns beneméritos.
Quando as pessoas e as empresas, contrairam os empréstimos que contrairam, aquelas instituições, só queriam ajudá-las...
|
 |
ze_pombo_ist
Positivos
1
Neutros
1
- Voyeur
|
Caro Matic, Citar: Existe uma grande diferença entre criticar-se este sistema político ou criticar estes políticos. O problema não está na democracia, mas sim em quem a executa. Sim, políticos e sistema politico são duas coisas distintas, mas que estão ligadas. Nunca vivemos em democracia, vivemos mais na ditadura da manada. Onde esta' a democracia quando o maior partido e' o da abstenção? Quer isto dizer que o governo representa uma minoria (mas que e' a maioria dos que votaram)... Mas mesmo que tenhamos um estado de maioria, mais uma vez pergunto, onde esta' a democracia? Sem maioria ninguém quer governar, dizem ser impraticável Ou seja, querem governar como ditadores, pois acham que negociar no parlamento seria impraticável  E sabe o que e' mais triste? E' o rebanho/manada vai atras destes merdas a pedir maiorias Aquela assembleia tem deputados para fazer corpo presente apenas, e para futuros negócios e' claro. Não tem mal nenhum comparar dois regimes políticos. Eu não tenho amarras e sei ver o bem feito e o mal feito em ambos os casos. Miopia e' quando se vê coisas más num regime e coisas boas noutro. Não tem mal, e ate' e' salutar comparar níveis de crescimento, deficit, divida publica externa, desemprego, educação, desenvolvimento, obras publicas, etc... Claro que muitos pensam logo que não e' possível comparar porque hoje vivemos muito melhor... Pois, isso e' quando se quer desconversar e não pensar muito no assunto (há muitos por ai). As coisas têm de ser contextualizadas e ponderadas (pesadas ou descontadas) pelo que havia na altura e o que há agora. Só para dar um exemplo redutor, então vivemos melhor agora porque temos telemóveis e internet mas morrem velhos porque não têm dinheiro para pagar os medicamentos (tenho conhecimento claro e directo do que afirmo). Sera' que vivemos melhor (ponderando/pesado/descontado a época em que estamos)? Caro kwacha, Citar: o Estado deve mais de 200 b as Empresas devem 110 b as Famílias quase 115 b
o PIB é de 165 b
e o pecado original foi de quem lhes deu crédito ? O meu amigo meteu ai os números (assim ate parecem pequenos  ) mas não se pode esquecer de como foram "construídos". Não se pode culpar a banca de dar credito a quem vai pedir, certo. Mas o BPN não fazia parte da banca? Quem pagou? E o BPP? E muitos outros a ter ajuda directa do estado? e a CGD? Ha' muita divida do estado por fraudulentos negócios ja' muito batidos nos jornais e televisões (não e' preciso enumerar). Ha' muito dinheiro por ai que pertence ao estado mas que como esta' nas mãos dos amigos por la' fica. E' o preço da democracia como muitos dizem por ai, ou seja, e' a ditadura das dividas, dos roubos, da corrupção. Cumprimentos
|
16 Out 2013 |
|
 |
Matic
|
O BPN ok, o BPP ninguém pagou. O BPP faliu pois era considerado o banco dos ricos e o estado não quis deitar a mão porque parecia mal.
O que o estado gastou no BPP foi o dinheiro que deu aos clientes por causa do fundo de garantia de depósitos e apenas porque está na lei que as pessoas têm direito se o banco falir.
Mas até isto o estado consegue ir buscar. É que a massa falida do BPP já vale mais de 400 milhões de euros que será para dividir pelos credores, mas como o estado é preferencial fica com tudo, ou seja, o estado não perderá nada no BPP. Apenas os accionistas e depositantes, enfim os credores não preferenciais.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
16 Out 2013 |
|
 |
ze_pombo_ist
Positivos
1
Neutros
1
- Voyeur
|
Caro Matic, e a escandalosa ajuda ao banif (por exemplo)?
|
16 Out 2013 |
|
 |
Matic
|
Em relação ao resto e como conclusão do assunto do António, o que entendi é que as pessoas gostavam que ele voltasse, mas um bocadinho diferente, ou seja, só as coisas boas. Aquela chatice de não haver liberdade, de vivermos na pré-história, das perseguições, etc eram um aborrecimento e uma maçada pelo que é melhor não ter estas características. Quanto aos bancos, acho que também têm uma quota parte da culpa, ou seja, tem menos culpa do que dizem PCP e BE, mas mais culpa do que apregoam PSD, PP e CDS. Independentemente da culpa, acho que deveriam ajudar mais nesta crise. Se quem tem pouco tem ainda de dar um pouco ao estado, sou da opinião que em tempos de crise, quem tem muito deveria contribuir mais. ze_pombo_ist Escreveu: Caro Matic, e a escandalosa ajuda ao banif (por exemplo)? Preferia que falisse ou que lhe retirassem a licença bancária porque não cumpria os racios? O estado vai recuperar o dinheiro do Banif facilmente.
|
16 Out 2013 |
|
 |
ze_pombo_ist
Positivos
1
Neutros
1
- Voyeur
|
Caro Matic, o estado ja' investiu mais de 5 mil milhões na banca portuguesa. Dira' que vai recuperar tudo ou boa parte (assim o esperava, mas e' mentira). Eu pergunto, e esses 5 mil milhões agora não fazem falta num orçamento de estado ridículo? Os desgraçados que recebem 600, 700, 800 euros brutos levam cortes porque e' preciso arranjar dinheiro, mas 5 mil milhões não fazem falta e podem ser para financiar a banca... Isto e' o cumulo da estupidez... Você ainda diz que vivemos bem, pois eu digo, vivemos em ditadura, a das dividas, de um estado do quer pode e manda, que corta onde bem lhe apetece. Isto ja' e' uma ditadura, tem e' o nome de republica
Cumprimentos
|
16 Out 2013 |
|
 |
Tinoni
Registado: 08 Out 2010 Mensagens: 11071
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
TD's nos últs 90 dias: 3
- Ajudando o Forum a Crescer
|
Matic Escreveu: Em relação ao resto e como conclusão do assunto do António, o que entendi é que as pessoas gostavam que ele voltasse, mas um bocadinho diferente, ou seja, só as coisas boas. Aquela chatice de não haver liberdade, de vivermos na pré-história, das perseguições, etc eram um aborrecimento e uma maçada pelo que é melhor não ter estas características.  Sem essas características, deixava de ser "o António". Porque "o António" só pôde ser "o António" por causa dessas... características. 
|
16 Out 2013 |
|
 |
kwacha
Registado: 08 Jan 2011 Mensagens: 8708
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4
- Voyeur
|
ze_pombo_ist Escreveu: Caro Matic, o estado ja' investiu mais de 5 mil milhões na banca portuguesa. Dira' que vai recuperar tudo ou boa parte (assim o esperava, mas e' mentira). Eu pergunto, e esses 5 mil milhões agora não fazem falta num orçamento de estado ridículo? oh Confrade ze-pombo eu tenho por hábito ficar calado quando não sei ... experimente olhar para os balanços dos bancos ... se souber ler, verificará exactamente o contrário ... o saldo líquido dos empréstimos entre bancos e o estado é a favor dos bancos (em muitos biliões) ... em 2011, os principais bancos portugueses cumpriam os rácios de capital ... a troika obrigou a incrementar estes rácios com receio de incumprimento dos clientes ... incumprimento dos clientes, leia-se das empresas e famílias por causa da crise anunciada ... só havia duas soluções, aumento de capital ou o bendito empréstimo ... nos prazos e montantes impostos, era de todo impossível efectuar aumentos de capital ... para o famigerado empréstimo, foi negociada um linha de 12 b. a uma taxa de 3,75% para o estado ... o estado por sua vez, cobra entre 8,75% até 9,25% aos bancos (é um péssimo negócio ](./images/smilies/eusa_wall.gif) ) afinal a tal linha de 12 b. a sua utilização por parte dos bancos foi inferior a 50% o governo, com o acordo da troika, vai utilizar o restante dinheiro para apoiar o investimento ...por último, o confrade tem alguma ideia do valor que a banca tem em carteira de dívida pública ? por acaso saberá que existem diferentes níveis de garantias associadas aos títulos de dívida ? por acaso saberá que a banca portuguesa foi obrigada a ficar com a dívida com menos garantias ? por dever não quero e não posso escrever mais agradeço que se informe nas fontes correctas duas últimas notas Banif - se o Alberto João e Cª pagar o que deve, o banco safa-se (e mais não digo) BPP - o confrade Matic já disse o mais importante sobre o problema
_________________ a sorte dá muito trabalho
|
16 Out 2013 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|