Re: Le Tour de France 2014
Ó Kwacha, claro que não era o Gadret, e sim o Bardet!
Confusão minha...
mas afinal de contas dá no mesmo (ou quase) pois o Bardet tb falhou o pódio (e a camisola branca) assim como o Van Garderen!
Não estava à espera de um Pinot tão consistente e de um Peraud daquele nível (numa ou noutra subida foi o único que conseguiu acompanhar o Nibali)!
As minhas prvisões por outro lado foram acertadas no caso da quebra do Valverde,
e da continuação de domínio absoluto (ganha o Tour com quase 8 minutos de avanço para o 2º e com 4 etapas ganhas...
) do "Tubarão"!
Como notas finais digo antes de mais que foi uma pena o Froome e o Contador terem caído pois julgo que tinha sido um Tour gigantesco com 3 grandes campeões a se degladiarem pela "amarela" e pela vitória neste Tour
(provavelmente ficará adiado para 2015 esse embate, talvez com a junção do colombiano Nairo Quintana "à equação"...
), assim como foi uma pena a doença e posterior abandono do nosso Campeão do Mundo, Rui Costa, que tinha aqui uma oportunidade bem real de poder lutar por um lugar no Pódio da "Grand Boucle"!
Esperemos que o futuro lhe reserve coisas boas porque bem o merece.
Tb foi, evidentemente, uma pena a queda do Tiago Machado quando era 3º na Geral Individual
(até para ver, com a "Alta Montanha" à porta, até onde conseguiria ir o português na defesa da sua Geral...
), ao menos pôde terminar (assim como os outros 3 tugas, excepto o Rui Costa)!
Para além de ter sido a "Volta do Nibali" (o siciliano ganhou etapas em Inglaterra ao "jeito de uma clássica", nos Vosgues, Alpes e Pirenéus - na subida mítica ao Hautacam; sendo que foi 2º e 3º em outras subidas alpinas e pirenaicas, 2º na Etapa "dos pavés" e 4º no Contra Relógio final) que se juntou ao muito restrito clube de Campeões que venceu as 3 Grandes Voltas (no caso de Nibali: Vuelta 2010, Giro 2013 e Tour 2014) onde estavam apenas "Grandíssimos" como Anquetil, Hinault, Merckx, Gimondi e Contador!
Foi também, a Volta, do "regresso dos franceses" aos lugares de destaque na Geral Individual - Peraud foi 2º e Pinot 3º (não havia um francês no Pódio desde 1997, e 2 desde 1995 ano da última vitória francesa...
ou seja desde Virenque há 17 anos e Hinault e Fignon há 29 que não havia "homens da casa" a brilhar tão alto no "seu Tour", e isso tb é uma nota de muito destaque.
Por fim tb sublinhar a prestação de homens como o alemão Marcel Kittel (que com 4 etapas ganhas provou que talvez seja mesmo já o melhor sprinter do Mundo
), o norueguês Alexander Kristoff (da equipa Katusha orientada por José Azevedo, que tb ganhou 2 etapas ao sprint
), o alemão Tony Martin (para além de se ter imposto "na sua especialidade" como campeão do mundo de Contra Relógio que é...
o germánico tb ganhou pela 1ª vez uma Etapa em linha
) e o jovem polaco Rafal Majka, pois acabou por salvar a volta para a sua Equipa (orfã de Contador) ao vencer 2 etapas de alta Montanha, uma nos Alpes e outra nos Pirinéus, e ao conquistar a Camisola "das bolinhas" de "Rei da Montanha", e só Nibali deu semelhante (ou até superior) espectáculo neste Tour em relação ao que Majka deu/fez.
Aguardemos agora pelo próximo ano...
sendo que "ao virar da esquina" virá uma Vuelta (com Froome, Quintana, Aru, "Purito" Rodríguez, etc, etc) que por certo tb será espectacular!