Ora esta semana temos Liga dos Campeões!
Chamam-lhe a "ronda dos lesionados".
Na verdade nem todos os jogadores importantes que não poderão jogar estão lesionados... Ibrahimovic, Verratti e Marcano, por exemplo, não podem jogar por terem de cumprir castigo.
Hoje temos Atlético Madrid - Real Madrid.
Duas equipa que acho que não têm lesionados importantes. Talvez alguns que precisem de ser "resguardados", mas pouco mais que isso.
E temos também Juventus - Monaco.
Aqui acho que há vários jogadores em duvida, e alguns que garantidamente não irão jogar.
Um deles é Pogba, e outro importante poderá ser Pirlo.
Do lado do Mónaco, Traoré lesionado, e acho que Ricardo Carvalho e Toulalan em dúvida.
Amanhã acho que a jornada é mais interessante, mas infelizmente as ausências importantes também são em maior número.
PSG - Barcelona
Barcelona acho que não tem disponível Daniel Alves.
PSG já é bem pior... Ibrahimovic, Verratti, David Luiz, e agora o Thiago Motta. Talvez o Lucas volte, mas provavelmente não a 100%.
E por fim, o Porto - Bayern
Do lado do Porto o castigado Marcano, e os lesionados Tello e Jackson acho que ainda estão em dúvida, mas mesmo que joguem provavelmente não estarão a 100%.
Do lado do Bayern é uma grande razia... Alaba, Schweinsteiger, Ribery, Robben e o Benatia são baixas garantidas, para além do Javi Martinez que já está no estaleiro desde o Verão
Um gajo espera o final da época para ver as estrelas em grandes confrontos, e depois muitas das estrelas não jogam.
Bardamerda!!!
No entanto há um lado positivo, sobretudo para os adeptos portistas...
A jogar em casa, e contra um Bayern sem 5 habituais titulares, neste momento acho que o Porto é favorito!
Não conheço nenhuma equipa neste mundo a quem não faça falta 5 habituais titulares!
Nem aquelas que gastam ainda mais dinheiro que o Bayern. Tanto assim é que nos últimos jogos o Bayern tem estado a jogar num sistema táctico diferente. Se esses jogadores não fizessem tanta falta, julgo que eles não mudariam o sistema táctico já tão perto do final da época. É um bocadinho de coincidência a mais essa mudança táctica acontecer exactamente nesta altura.
Apesar de o Bayern ter ganho no ultimo jogo em casa ao Frankfurt, desta vez não só não joga em casa, como o Porto não é o Frankfurt. O valor do plantel do Porto é umas 3 vezes superior do Frankfurt.
Se o Porto é muito favorito ou pouco favorito, acho que irá depender muito das opções dos treinadores, e das condições em que estiver Jackson (se jogar).
Não há jogadores no Porto com as características de Jackson. E não estou a falar tanto da qualidade inegável do jogador. Estou a falar de características específicas do jogador, e do que elas trazem ao tipo de jogo habitual do Porto.
Não sei se o Tello irá jogar porque nunca mais li nada sobre a lesão dele, mas estando Quaresma em forma como tem estado, julgo que Tello é jogador que é mais facilmente substituível. Se Tello fará mais ou menos falta julgo que irá depender da posse de bola. Se o Bayern tiver maior posse de bola, julgo que a velocidade de Tello poderia ser importante para explorar espaços nas costas da defesa do Bayern.
Mas acho até que Marcano poderá fazer mais falta que Tello.
Mas acho mesmo que nem o Porto consegue ser o Porto habitual sem um Jackson em forma, nem o Bayern consegue ser o Bayern habitual sem 5 titulares!
Nenhuma delas deixa de ser uma grande equipa, e qualquer uma delas pode fazer uma bela exibição... mas julgo que é praticamente impossível jogarem exactamente da mesma forma que jogaram nos melhores momentos que cada uma delas teve esta época.
Vai ser muito interessante tentar perceber o que vai fazer o Lopetegui para tentar explorar as fragilidades do adversário, e o que irá fazer o Guardiola para tentar manter a equipa sólida, e sobretudo se irá mesmo assim tentar e/ou conseguir que a equipa jogue "à Guardiola".
Nota: Todas as informações que escrevi sobre lesões podem não estar actualizadas no momento em que o confrade as estiver a ler!!!