Ultimas noticias sobre Futebol
Autor |
Mensagem |
Matic
Registado: 15 Mai 2013 Mensagens: 11741 Localização: À procura delas
|
 Ultimas noticias sobre Futebol
Uma coisa é o melhor jogador do mundo, outra é o melhor jogador do ano. A FIFA não premeia o melhor do mundo.
Dito isto, o Messi é mais dotado tecnicamente, mas o Ronaldo tem melhores índices físicos, remate, velocidade e trabalho. Há alturas em que um está melhor, há alturas em que outro está melhor.
O que sei é que se houvesse justiça o Ronaldo teria 4 bolas de ouro e o Messi 3. Repito que a FIFA premeia o melhor do ano, não o melhor jogador.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
31 Mai 2015 |
|
|
 |
Filipe C Pinto
Registado: 28 Out 2010 Mensagens: 5696
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Ultimas noticias sobre Futebol
Sim, eu sei que uma coisa (melhor do ano) não é a mesma que a outra (melhor do mundo no global de uma era). Por isso é que defendo que as 3 bolas ganhas pelo CR7 são justas (e só essas 3, porque não percebo qual seria a 4ª a que te referes ó Matic... em que ano falas???!!! É que é muito fácil dizer isso assim sem concretizar...)!!! O CR7 é um enorme jogador (que pese o enorme nº de golos, para mim está a começar a sua curva descendente...) mas seria um atentado ao futebol se ele tivesse mais bolas de ouro daquele que para mim (e não só, já o é para muitos e muitos milhões ao redor do Globo...) é simplesmente o melhor jogador que alguma vez pisou um relvado de futebol (e digo mais, a sorte da Alemanha foi que o ano passado o Messi estava um pouco em baixo, pq nas mesmas circunstâncias e na forma deste ano, quem saía do Rio com o caneco era a Argentina)!!! E a 5ª em Janeiro de 2016 é só uma mera formalidade... sendo que afortunados de nós que só temos de esperar mais uma semanita para o ver de novo em acção (e que acção... numa final da Champions)!!!
Obs: O mais dotado tecnicamente engloba muita coisa: capacidade de "ler o jogo", capacidade de passe, inteligência ao serviço do colectivo, domínio e controlo da bolinha junto aquele maravilhoso pé esquerdo, etc, etc... mas não percebo em que medida é que o Ronaldo é mais forte em remate (lá por o fazer mais em força...), em velocidade (o CR7 deste ano já não é assim tão veloz!) e em índice de trabalho (aqui discordo mesmo muito... o CR7 por ex, simplesmente não defende no Real, e muito menos vem atrás organizar como o Messi o faz...)!!!
PS - Tenho pena, a sério que tenho (sem qq ponta de ironia ou algo como isso...) que atados a um nacionalismo bacoco (pq eu tb tenho muito orgulho em o CR7 ser tuga, como outros mais) muitos portugueses não saibam bem reconhecer o quão grande é o futebolista Lionel Messi e o privilégio que é estarmos a poder acompanhar uma carreira tão ímpar assim!!!
_________________ Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!
|
31 Mai 2015 |
|
 |
Matic
|
Eu não estou a dizer que o Ronaldo é melhor que o Messi. Embora não esconda que a personalidade do Messi me irrite tremendamente. Aquela falsa modéstia dá-me náuseas (mas isso é um caso à parte).
Acho que o Ronaldo deveria ter ganho a bola de ouro de 2012. O Ronaldo foi campeão em Espanha, levando a equipa às contas contra a melhor equipa de sempre. Crédito também para o Mourinho nesse ano.
Acho que o Ronaldo joga melhor por Portugal que o Messi pela Argentina. Gostava de ver o Messi noutro clube.
A favor do Messi, o dom natural que tem. É tremendo.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
31 Mai 2015 |
|
 |
EatPussy
Registado: 06 Mar 2013 Mensagens: 7138 Localização: Pussyland
|
O Messi é um grandíssimo jogador sem duvida mas...para mim é sempre um mas...na seleção Argentina não é grande coisa e gostava de o ver noutro clube sem ser no Barcelona, falta essa prova, jogar em outro estilo de futebol mais musculado e menos tiki-taka Quanto ao Ronaldo é o contrário, leva a seleção ás costas e pelos clubes que passou foi sempre o melhor e sempre a faturar. Vão lá perguntar ao um Argentino se o Ronaldo é melhor.. Grandes jogadores mas preferia a jogar na minha equipa o Ronaldo que o Messi, é melhor porque é mais completo e é Português!
_________________ Eat Pussy Became a Vaginatarian
|
31 Mai 2015 |
|
 |
Filipe C Pinto
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5
- Voyeur
|
Matic Escreveu: Eu não estou a dizer que o Ronaldo é melhor que o Messi. Embora não esconda que a personalidade do Messi me irrite tremendamente. Aquela falsa modéstia dá-me náuseas (mas isso é um caso à parte).
Acho que o Ronaldo deveria ter ganho a bola de ouro de 2012. O Ronaldo foi campeão em Espanha, levando a equipa às contas contra a melhor equipa de sempre. Crédito também para o Mourinho nesse ano.
Acho que o Ronaldo joga melhor por Portugal que o Messi pela Argentina. Gostava de ver o Messi noutro clube.
A favor do Messi, o dom natural que tem. É tremendo. A mim irrita-me mais um jogador que não festeja quando falha e acaba por ser outro colega a marcar... mas ok, isso já é com cada um... Além do mais ouço jogadores e adeptos madridistas sobre CR7 e é muito diferente (para pior...) do que dizem adeptos e colegas de Barça sobre Messi... mas enfim, tb são opiniões (já um maior nº delas... mas ok tb)! Nesse ano que dizes ó Matic, o CR7 ganhou um título (o campeonato) e Messi 2 (Taça e Supertaça)! Além do mais bateu o record de golos de "La Liga" (50 golos, record que ainda prevalece...) http://www.record.xl.pt/Futebol/Interna ... _id=755329 e acabou com o de Gerd Muller quanto ao nº de golos num ano: http://www.reuters.com/article/2012/12/ ... EO20121209 ! 
_________________ Sempre me disseram... não fodas amanhã o que podes foder hoje!
|
31 Mai 2015 |
|
 |
EatPussy
|
Filipe Costa Escreveu: Além do mais ouço jogadores e adeptos madridistas sobre CR7 e é muito diferente (para pior...) do que dizem adeptos e colegas de Barça sobre Messi... mas enfim, tb são opiniões (já um maior nº delas... mas ok tb)!
FC é muito simples a resposta...o Ronaldo é Português.. 
|
31 Mai 2015 |
|
 |
Filipe C Pinto
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5
- Voyeur
|
EatPussy Escreveu: O Messi é um grandíssimo jogador sem duvida mas...para mim é sempre um mas...na seleção Argentina não é grande coisa e gostava de o ver noutro clube sem ser no Barcelona, falta essa prova, jogar em outro estilo de futebol mais musculado e menos tiki-taka Quanto ao Ronaldo é o contrário, leva a seleção ás costas e pelos clubes que passou foi sempre o melhor e sempre a faturar. Vão lá perguntar ao um Argentino se o Ronaldo é melhor.. Grandes jogadores mas preferia a jogar na minha equipa o Ronaldo que o Messi, é melhor porque é mais completo e é Português! Na Selecção argentina foi campeão sub20, campeão olímpico e vice-campeão mundial! E CR7?! Mas sim falhou na Final do ano passado (volto a dizer que estou convencido que se fosse "o Messi deste ano" outro "galo cantaria"...)! Mas (e vocês benfiquistas são os "reis" a dizer isto...), ao menos esteve lá... O CR7 tb falhou redundantemente sempre nas grandes decisões da nossa Selecção nas grandes Competições (Fase de Grupos do Mundial 2014, Meia final do Euro 2012 com a Espanha, Oitavos do Mundial 2010 tb com a Espanha, Quartos do Euro 2008 com a Alemanha, Meias do Mundial 2006 com a França e Final do Euro 2004 com a Grécia). Em nenhum desses jogos "verdadeiramente apareceu", portanto... (e tive nas decisões de 2006, 2008 e 2012 no Estádio). Nos clubes que passou (tipo os muito modestos Manchester United e Real Madrid...) foi o melhor sim, (assim como o Messi tb o foi no que estava...), por isso... e quanto a golos é sempre "ela por ela", o resto é que difere (a classe superior do argentino)... Eu não brinco com patriotismo. Para mim ser patriota é pagar os impostos, é não meter baixas enganosas é não roubar (de alguma forma) o país e os portugueses... relacionar futebol com patriotismo (ao menos fora do âmbito exclusivo da Selecção Nacional) é brincar com a história de um país com quase 9 séculos de vida!!! E é como digo, não é por CR7 ser português que eu vou mudar a minha (para mim tão óbvia) opinião... A teoria do "mais completo" é que me parte todo... Mas nem vou esmiuçar isso!!! Olha eu preferia o Messi e de longe (porque para mim é simplesmente melhor... mesmo que "só" tenha aquele pé esquerdo...)!!! E tb porque, e graças a todos os santinhos que é assim, eu continuo a preferir ver "arte" no futebol! 
|
31 Mai 2015 |
|
 |
Filipe C Pinto
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5
- Voyeur
|
EatPussy Escreveu: Filipe Costa Escreveu: Além do mais ouço jogadores e adeptos madridistas sobre CR7 e é muito diferente (para pior...) do que dizem adeptos e colegas de Barça sobre Messi... mas enfim, tb são opiniões (já um maior nº delas... mas ok tb)!
FC é muito simples a resposta...o Ronaldo é Português..  Não é (só) por isso. Acredita. Até pq eu já perguntei a muitos em Espanha (e em Madrid mais propriamente) se o era, e eles diziam que não, que não era (só - pelo menos) isso! Mas eu não me vou desgastar muito mais numa questão que é de gostos pessoais. cada um defende o que acha que deve defender. Eu orgulho-me muito do CR7 (e do Mourinho por ex tb) serem tugas e já os defendi apaixonadamente (pois não pactuo com injustiças - ou pelo menos com aquilo que eu acho que o são)! Mas se defendo que para mim Mourinho é o melhor treinador do Mundo (e não é por ser português), já no que se refere a CR7 já o apenas acho o 2º desta geração! E pessoalmente quase acho uma falta de respeito comparar um jogador mágico como Messi com um extraordinário goleador (apenas e pouco mais) como CR7. Mas lá está, são opiniões... 
|
31 Mai 2015 |
|
 |
Matic
|
Comparares os títulos da Argentina com os títulos de Portugal não é justo. Podes comparar o CR7 por Portugal e o Messi pela Argentina. Acho que o CR7 é superior nesse aspecto.
|
31 Mai 2015 |
|
 |
Filipe C Pinto
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5
- Voyeur
|
Não sei em que aspecto o é (superior), mas "está bem"... Também nunca "nos deu" título algum... Ao menos o Messi sempre liderou a Argentina a uma medalha de Ouro Olímpica...  e sempre foi considerado o melhor jogador de um Mundial!!! Mas ok, achas injusta essa comparação eu não a faço. Eu tb acho injusta qq comparação entre o Messi e qq futebolista desta era e o pessoal continua a fazê-la!!! ![hehehe [bigsmile]](./images/smilies/snork_lach.gif) Obs: Ah, é verdade, e eu posso-me gabar de ter visto o debute desse extraordinário futebolista na inauguração do Estádio do meu clube! 
|
31 Mai 2015 |
|
 |
gup
Registado: 13 Fev 2009 Mensagens: 6686
Positivos
7
- Voyeur
|
Messi, Cristiano Ronaldo e Maradona... todos bons, cada um à sua maneira! Cristiano Ronaldo era um jogador fantástico, que a partir de certa altura, se transformou numa fantástica máquina de fazer golos. Não deixa de ser obviamente um enorme jogador, mas as coisas que o distinguem neste momento é fazer muitos golos, e as características físicas que foi aprimorando ao longo do tempo para atingir esse objectivo. Ya... faz uns passes, uns cruzamentos, uns arranques rápidos... mas o que o torna extraordinário neste momento é o facto de fazer golos. O que por si só é impressionante e de realçar. Ele evoluiu para onde quis evoluir e para onde lhe pediram que evoluísse, e procurou sempre ultrapassar os seus próprios limites. Mas ele já nem consegue fazer facilmente golos de livre. Porque passou a ser uma máquina de potencia, de força, de velocidade, de capacidade de salto, de recuperação física. E nisto não há milagres... para ganhar isso, perdeu outras coisas. Como a destreza técnica. Não que não tenha muita e não pudesse ter ainda mais... mas o seu foco passou a ser outro. Isso teve pequenas consequências. Nem sequer é o 1º (nem de perto) a acontecer isso. Vemos acontecer isso há anos com dezenas de jovens que vão ganhar músculo para o ginásio e perdem capacidades de drible, de domínio de bola, de destreza, de flexibilidade, de agilidade, de velocidade em mudanças de direcção, de coordenação motora, etc. Continuam a saber jogar futebol, mas tornam-se jogadores diferentes. Porque o músculo tem "memória". Aconteceu isso ao Ronaldo Fenómeno, por exemplo. Era meio franzino, e no final tinha pernas parecidas às do Roberto Carlos. Ganhou coisas e perdeu outras. Cá em Portugal aconteceu um bocado isso ao João Pinto. Levava muita porrada, e por isso foi "encher" para o ginásio. Passou a aguentar melhor o choque, continuou a ser um excelente jogador, mas a forma de jogar mudou completamente. Ele próprio já o referiu e admitiu. A sua visão de jogo e a experiência aumentaram e isso compensou a perda de "ginga" que tinha. Ele próprio diz que era muito melhor tecnicamente com 17 anos do que com 29 ou 30. Messi... é uma aberração da natureza. Faz tudo bem. É tão simples quanto isto. A construir, a criar, a finalizar, quer seja em transição quer seja em organização. Sabe quando deve segurar a bola, quando a deve soltar, quando deve driblar e quando deve rematar. E faz isto tudo com a bola sempre colada ao pé e rodeado de muitos adversários. Conduz bem, vê bem, define bem e decide bem. Ele cria soluções. Sozinho ou para a equipa. E o mais impressonante, é que parece que o faz de forma simples. Não vemos a fazer muitas fintas muito complicadas. Parece que se limita a conduzir a bola, enquanto vai simplesmente ziguezagueando pelos adversários. E depois, na altura certa, sai o remate ou o passe, para o sítio exacto, com a força exacta, medindo e analisando tudo num ápice de segundo... posicionamento de todos os adversários, posicionamento de todos os colegas, colocação dos apoios dos adversários, colocação dos apoios dos colegas, velocidade dos jogadores que procuram a profundidade, linguagem corporal dos colegas que indica se esperam a bola no pé ou no espaço... parece um enorme computador que analisa instantaneamente um determinado momento com a ajuda de 10 câmeras estrategicamente posicionadas à volta do campo! Os passes que ele faz que passam a centímetros dos pés dos adversários, sem que eles consigam chegar à bola, e caem no sítio certo à hora certa, são impressionantes e acontecem centenas de vezes. É uma precisão milimétrica que não é deste mundo. Como já referi... é um aberração da natureza! Mas ya... Messi não salta tão alto quanto o Cristiano Ronaldo. Mas faz tantas outras coisas que o Cristiano Ronaldo não faz. E Messi na selecção Argentina é um jogador enorme. Só que completamente diferente do jogador que é no Barcelona. Porque as necessidades da selecção Argentina são diferentes das necessidades do Barcelona. E como ele faz tudo bem, na selecção Argentina faz coisas diferentes das que faz no Barça, só que continua a fazê-las bem. Só que já não o vemos a fintar 4 ou 5 jogadores e a marcar tantos golos. Porque ele faz outras coisas. Basta analisar só todos os golos e todas as oportunidades de golo da selecção dos últimos 4 ou 5 anos, e percebe-se a qualidade e a utilidade que ele lá tem. A qualidade é a mesma, as funções é que são diferentes. Maradona... era um Deus. Levava 20 vezes mais porrada do que Messi leva. E continuava a correr, a fintar, a fazer passes e golos, a carregar a equipa, a atrair adversários que libertavam os colegas. Só que o que Messi faz parecer simples, Maradona fazia duma forma que parecia que tinha acabado de fazer de forma impossível ou extraordinária. Messi faz bem mas quase sempre com simplicidade, com alguma economia de movimentos, enquanto Maradona fazia bem com mais magia, com mais beleza artística, com mais uma finta porque podia ou com um golo de belo efeito porque era capaz. Não que Messi não seja capaz, só que opta quase sempre pela simplicidade, enquanto Maradona optava mais pela espectacularidade. Messi mete logo a bola lá dentro com um remate rasteiro, Maradona fintava o guarda-redes ou fazia um chapéu. Messi dá espectáculo quando tem mesmo de ser. Maradona dava sempre espectáculo, mesmo quando não era necessário. Cristiano Ronaldo é um extraordinário atleta, mas como jogador de futebol, ao lado destes dois, não passa do 3º lugar. Mas entre o melhor Messi e o melhor Maradona... já não sei bem quem deveria escolher!!! 
|
01 Jun 2015 |
|
 |
XT600
Registado: 31 Dez 2009 Mensagens: 3416
Positivos
23
Neutros
8
Negativos
4
- Voyeur
|
Filipe Costa Escreveu: ... e sempre foi considerado o melhor jogador de um Mundial!!! Mas ok, achas injusta essa comparação eu não a faço. Titulo esse que até ele proprio deve ter ficado surpreendido de ter sido ele a ganhar. Mas agora já se começa a perceber como foi possivel ele ter ganho, com toda aquela máfia na FIFA... e a que ainda lá está... 
|
01 Jun 2015 |
|
 |
gup
Registado: 13 Fev 2009 Mensagens: 6686
Positivos
7
- Voyeur
|
Sub-20: Alemanha arrasa as Fiji, com 3 golos do jogador do Benfica, MukhtarMédio ofensivo do Benfica foi um pesadelo para o primeiro adversário do campeão europeu de Sub-19 no Mundial da Nova Zelândia, batido por 8-1 no primeiro jogo do Grupo F, na madrugada desta segunda-feira.
Danilo, do Braga, liderou o Brasil numa vitória sofrida e emocionante sobre a Nigéria, 4-2, no Grupo F. 
|
01 Jun 2015 |
|
 |
BOPakaPL
Registado: 04 Mai 2011 Mensagens: 1276 Localização: Albuquerque, Novo Mexico
Positivos
31
Neutros
12
Negativos
12
- Voyeur
|
gup Escreveu: 8) Messi, Cristiano Ronaldo e Maradona... todos bons, cada um à sua maneira! Cristiano Ronaldo era um jogador fantástico, que a partir de certa altura, se transformou numa fantástica máquina de fazer golos. Não deixa de ser obviamente um enorme jogador, mas as coisas que o distinguem neste momento é fazer muitos golos, e as características físicas que foi aprimorando ao longo do tempo para atingir esse objectivo. Ya... faz uns passes, uns cruzamentos, uns arranques rápidos... mas o que o torna extraordinário neste momento é o facto de fazer golos. O que por si só é impressionante e de realçar. Ele evoluiu para onde quis evoluir e para onde lhe pediram que evoluísse, e procurou sempre ultrapassar os seus próprios limites. Mas ele já nem consegue fazer facilmente golos de livre. Porque passou a ser uma máquina de potencia, de força, de velocidade, de capacidade de salto, de recuperação física. E nisto não há milagres... para ganhar isso, perdeu outras coisas. Como a destreza técnica. Não que não tenha muita e não pudesse ter ainda mais... mas o seu foco passou a ser outro. Isso teve pequenas consequências. Nem sequer é o 1º (nem de perto) a acontecer isso. Vemos acontecer isso há anos com dezenas de jovens que vão ganhar músculo para o ginásio e perdem capacidades de drible, de domínio de bola, de destreza, de flexibilidade, de agilidade, de velocidade em mudanças de direcção, de coordenação motora, etc. Continuam a saber jogar futebol, mas tornam-se jogadores diferentes. Porque o músculo tem "memória". Aconteceu isso ao Ronaldo Fenómeno, por exemplo. Era meio franzino, e no final tinha pernas parecidas às do Roberto Carlos. Ganhou coisas e perdeu outras. Cá em Portugal aconteceu um bocado isso ao João Pinto. Levava muita porrada, e por isso foi "encher" para o ginásio. Passou a aguentar melhor o choque, continuou a ser um excelente jogador, mas a forma de jogar mudou completamente. Ele próprio já o referiu e admitiu. A sua visão de jogo e a experiência aumentaram e isso compensou a perda de "ginga" que tinha. Ele próprio diz que era muito melhor tecnicamente com 17 anos do que com 29 ou 30. Messi... é uma aberração da natureza. Faz tudo bem. É tão simples quanto isto. A construir, a criar, a finalizar, quer seja em transição quer seja em organização. Sabe quando deve segurar a bola, quando a deve soltar, quando deve driblar e quando deve rematar. E faz isto tudo com a bola sempre colada ao pé e rodeado de muitos adversários. Conduz bem, vê bem, define bem e decide bem. Ele cria soluções. Sozinho ou para a equipa. E o mais impressonante, é que parece que o faz de forma simples. Não vemos a fazer muitas fintas muito complicadas. Parece que se limita a conduzir a bola, enquanto vai simplesmente ziguezagueando pelos adversários. E depois, na altura certa, sai o remate ou o passe, para o sítio exacto, com a força exacta, medindo e analisando tudo num ápice de segundo... posicionamento de todos os adversários, posicionamento de todos os colegas, colocação dos apoios dos adversários, colocação dos apoios dos colegas, velocidade dos jogadores que procuram a profundidade, linguagem corporal dos colegas que indica se esperam a bola no pé ou no espaço... parece um enorme computador que analisa instantaneamente um determinado momento com a ajuda de 10 câmeras estrategicamente posicionadas à volta do campo! Os passes que ele faz que passam a centímetros dos pés dos adversários, sem que eles consigam chegar à bola, e caem no sítio certo à hora certa, são impressionantes e acontecem centenas de vezes. É uma precisão milimétrica que não é deste mundo. Como já referi... é um aberração da natureza! Mas ya... Messi não salta tão alto quanto o Cristiano Ronaldo. Mas faz tantas outras coisas que o Cristiano Ronaldo não faz. E Messi na selecção Argentina é um jogador enorme. Só que completamente diferente do jogador que é no Barcelona. Porque as necessidades da selecção Argentina são diferentes das necessidades do Barcelona. E como ele faz tudo bem, na selecção Argentina faz coisas diferentes das que faz no Barça, só que continua a fazê-las bem. Só que já não o vemos a fintar 4 ou 5 jogadores e a marcar tantos golos. Porque ele faz outras coisas. Basta analisar só todos os golos e todas as oportunidades de golo da selecção dos últimos 4 ou 5 anos, e percebe-se a qualidade e a utilidade que ele lá tem. A qualidade é a mesma, as funções é que são diferentes. Maradona... era um Deus. Levava 20 vezes mais porrada do que Messi leva. E continuava a correr, a fintar, a fazer passes e golos, a carregar a equipa, a atrair adversários que libertavam os colegas. Só que o que Messi faz parecer simples, Maradona fazia duma forma que parecia que tinha acabado de fazer de forma impossível ou extraordinária. Messi faz bem mas quase sempre com simplicidade, com alguma economia de movimentos, enquanto Maradona fazia bem com mais magia, com mais beleza artística, com mais uma finta porque podia ou com um golo de belo efeito porque era capaz. Não que Messi não seja capaz, só que opta quase sempre pela simplicidade, enquanto Maradona optava mais pela espectacularidade. Messi mete logo a bola lá dentro com um remate rasteiro, Maradona fintava o guarda-redes ou fazia um chapéu. Messi dá espectáculo quando tem mesmo de ser. Maradona dava sempre espectáculo, mesmo quando não era necessário. Cristiano Ronaldo é um extraordinário atleta, mas como jogador de futebol, ao lado destes dois, não passa do 3º lugar. Mas entre o melhor Messi e o melhor Maradona... já não sei bem quem deveria escolher!!!  100% de acordo para mim cr7 ainda ficaria atras do fenómeno e ate mesmo do Ronaldinho do barça 
_________________ ...comer , orar e fuder
|
01 Jun 2015 |
|
 |
EatPussy
|
Ojogo
|
01 Jun 2015 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|