Data/Hora: 17 Jun 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 58 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Casamento Homossexual em Portugal? 
Autor Mensagem
Diamante

Registado: 11 Mai 2008
Mensagem Casamento Homossexual em Portugal?
foulaam Escreveu:
Exactamente. Nem devia ser matéria de discussão. Em matérias do foro privado/individual o Estado sai de cena. Preocupe-se com aquilo que se deve preocupar. Ponto final.

É impressão minha ou quem está a pedir a intervenção do estado, é justamente quem quer alterar a lei? É que nos casamentos formais, o estado é sempre um dos intervenientes, mesmo que como mero certificador.

13 Out 2008

Diamante

Registado: 07 Dez 2006
Mensagem Re: Casamento Homossexual em Portugal?
Marsapio Escreveu:
foulaam Escreveu:
Exactamente. Nem devia ser matéria de discussão. Em matérias do foro privado/individual o Estado sai de cena. Preocupe-se com aquilo que se deve preocupar. Ponto final.

É impressão minha ou quem está a pedir a intervenção do estado, é justamente quem quer alterar a lei? É que nos casamentos formais, o estado é sempre um dos intervenientes, mesmo que como mero certificador.

Justamente :D

13 Out 2008
Platina

Registado: 28 Nov 2006
Marsapio Escreveu:
É impressão minha ou quem está a pedir a intervenção do estado, é justamente quem quer alterar a lei?

Eu e o Direito não somos exactamente amigos de copos... :lol: mas a "intervenção do Estado para alterar a lei" neste caso significará apenas que o Estado se limite a funcionar como balcão de registo civil sem ter que definir quem pode ter acesso ao balcão ou não.

Marsapio Escreveu:
É que nos casamentos formais, o estado é sempre um dos intervenientes, mesmo que como mero certificador.

E quais são os casamentos "não formais"? É que entre esses e as "uniões de facto" parece-me existirem tão poucas diferenças... (posso estar errado).

13 Out 2008
Diamante

Ok, reconheço que falar em "casamento formal" é uma redundância, mas creio que percebeste o que quis dizer. Referia-me evidentemente ao contrato de casamento assinado entre os nubentes e validado por um notário.

Repito, a presença do estado é que está a ser requerida. Se assim não fosse, a questão não se colocava sequer. Não estamos aqui a falar meramente de costumes, estamos a falar de contratos com consequências jurídicas e patrimoniais.

13 Out 2008
Platina

Marsapio Escreveu:
Ok, reconheço que falar em "casamento formal" é uma redundância, mas creio que percebeste o que quis dizer. Referia-me evidentemente ao contrato de casamento assinado entre os nubentes e validado por um notário.

Não percebi, não. A sério. Claro que "casamento" é isso. Do que não estou certo é das - reais - diferenças que existem entre isso e "união de facto".

Marsapio Escreveu:
Repito, a presença do estado é que está a ser requerida. Se assim não fosse, a questão não se colocava sequer.

E eu repito que, por ignorância do Direito, posso estar a dizer asneiras. Mas o que está a ser requerido não é justamente a retirada do Estado de um assunto - estabelecer quem pode e não pode contrair matrimónio - que não lhe deve dizer respeito? Claro que só ao Estado se pode requerer a retirada do Estado...

Marsapio Escreveu:
Não estamos aqui a falar meramente de costumes, estamos a falar de contratos com consequências jurídicas e patrimoniais.

Evidentemente. É isso e só isso. E há outra forma de o fazer fora do Estado?

13 Out 2008
Diamante

Bem, lá vou eu perder algum tempo com esta questão para dizer aquilo que penso, mesmo que que tal não seja politicamente correcto.

Olho para o casamento tradicional (é disto que estamos a falar), como uma celebração, que para além dos efeitos legais que daí advêm, é igualmente um ritual com características conservadoras, resultantes de uma tradição ancestral. Querer alterar este ritual, com base na nova realidade parece-me uma coisa anacrónica e se quiserem, profundamente preconceituosa, já que atribui ao casamento tradicional o estatuto único de legitimação de laços afectivos. Parece-me completamente absurda esta visão, já que o estabelecimento de vínculos familiares e afectivos, não deve ser sujeito a qualquer tipo de chancela legal.

Se a questão é meramente jurídica e de protecção de interesses patrimoniais, assuma-se a união de facto como forma de resolver a questão e deixe-se o casamento tal como ele é: celebração tradicional entre pessoas de sexos diferentes.

Eu aceito a diferença e respeito-a profundamente, mas quero que se assuma que existem diferenças. Apenas isto.

13 Out 2008
Diamante

Foulam, não sou jurista e por isso, sinceramente, não te consigo nomear todas as nuances entre a união de facto e o casamento. Aquilo de que não tenho a mínima dúvida é que a questão é neste caso profundamente política. Aquilo que se pretende é a imposição da "diferença" numa instituição tradicional e não a aceitação da diferença, recorrendo a formas diferentes de estabelecer vínculos.

13 Out 2008
Platina

Marsapio Escreveu:
Olho para o casamento tradicional (é disto que estamos a falar), como uma celebração, que para além dos efeitos legais que daí advêm, é igualmente um ritual com características conservadoras, resultantes de uma tradição ancestral.

Ok. Tudo claro. É exactamente aí que divergimos: para mim tudo se resume aos "efeitos legais que daí advêm". Se não fosse isso (para mim) seria de facto totalmente desnecessário: quem lhe apetece viver junto (hetero ou homo) vivia, quem não lhe apetece não vivia.

Marsapio Escreveu:
Querer alterar este ritual, com base na nova realidade parece-me uma coisa anacrónica e se quiserem, profundamente preconceituosa, já que atribui ao casamento tradicional o estatuto único de legitimação de laços afectivos. Parece-me completamente absurda esta visão, já que o estabelecimento de vínculos familiares e afectivos, não deve ser sujeito a qualquer tipo de chancela legal.

"Estatuto único de legitimação de laços afectivos" apenas e só para os "efeitos legais que daí advêm". Porque - estou inteiramente de acordo - "o estabelecimento de vínculos familiares e afectivos, não deve ser sujeito a qualquer tipo de chancela legal".

Marsapio Escreveu:
Se a questão é meramente jurídica e de protecção de interesses patrimoniais, assuma-se a união de facto como forma de resolver a questão e deixe-se o casamento tal como ele é: celebração tradicional entre pessoas de sexos diferentes. Eu aceito a diferença e respeito-a profundamente, mas quero que se assuma que existem diferenças. Apenas isto.

Divergência puramente ideológica outra vez. Porque também respeito profundamente a diferença, defenderei sempre o teu direito a prezares "a tradição". Coisa que a mim sempre me disse muito pouco ou nada.

13 Out 2008
Platina

Marsapio Escreveu:
Aquilo de que não tenho a mínima dúvida é que a questão é neste caso profundamente política.

Sem dúvida. We agree to differ. :smt003

13 Out 2008
Diamante

foulaam Escreveu:
Divergência puramente ideológica outra vez. Porque também respeito profundamente a diferença, defenderei sempre o teu direito a prezares "a tradição". Coisa que a mim sempre me disse muito pouco ou nada.

Caríssimo, não há nenhuma divergência ideológica. Assim como tu, apenas compreendo, aceito e defendo que haja pessoas que queiram prezar a tradição. Neste caso, devo dizer-te que a tradição para mim vale muito pouco. Já o mesmo não se pode dizer para as Ilgas, Associações Arco-Iris e afins. 8)

13 Out 2008
Platina

Marsapio Escreveu:
Caríssimo, não há nenhuma divergência ideológica. Assim como tu, apenas compreendo, aceito e defendo que haja pessoas que queiram prezar a tradição.

Certíssimo. Essas pessoas estão de um lado, eu estou do outro. Divergência. :D

Marsapio Escreveu:
Neste caso, devo dizer-te que a tradição para mim vale muito pouco. Já o mesmo não se pode dizer para as Ilgas, Associações Arco-Iris e afins. 8)

Estou-me bem nas tintas para as Ilgas... já as Helgas... :lol: e a não ser para os fins estritamente jurídicos e patrimoniais, também não compreendo muito bem a obssessão com "o casamento".

Aliás, para os defensores da sagrada instituição do casamento heterossexual, acho que se deveria colocar uma outra questão prévia: sendo verdade que todos os homossexuais foram fruto de um casal heterossexual... DEVERIA O CASAMENTO HETEROSSEXUAL (esse viveiro de bichonas pervertidas!... :lol: :lol: :lol: ) SER PERMITIDO?...

E agora vou dormir que amanhã tenho umas quecas (hetero) para dar... :lol: :wink: :lol:

13 Out 2008
Diamante

foulaam Escreveu:
E agora vou dormir que amanhã tenho umas quecas (hetero) para dar... :lol: :wink: :lol:

Lá está mais uma redundância, resultante de uma preocupação com o politicamente correcto. Quecas são sempre quecas pah. À sodomia, há que chamar o boi pelos nomes: enrabadela, atracanço de popa, abafanço da palhinha, etc. :lol: :lol: :lol:

13 Out 2008
Platina

Registado: 27 Jan 2007
A questão resolvia-se se o Estado pura e simplesmente deixasse de meter-se onde não é chamado.
O "casamento" é uma instituição religiosa, como tal o Estado nunca o deveria ter celebrado. Quem se quiser casar sempre poderá dirigir-se a uma qualquer seita religiosa (ICAR, IURD, etc...), ao notário ou a qualquer entidade que queria reconhecer esse contracto.
Se o Estado não se tivesse armado em padreco, nada disto hoje estaria em discussão.
Portanto ao desejo tolo de casamento entre homossexuais deveria ser contraposto a retirada do Estado da esfera privada das relações humanas (e assim também limpávamos a questão do divórcio de uma assentada!)
Defendo é o fim do casamento civil! sejam hetero, homo, cães ou gatos.

13 Out 2008
Bronze

Registado: 12 Set 2008

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
:shock: :shock: Ò RUC :?: :?: Esqueceste os patos :lol: :lol: :lol:

13 Out 2008
Bronze

Registado: 10 Jul 2008

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
RUC Escreveu:
ao notário ou a qualquer entidade que queria reconhecer esse contracto.
[/size]

A questão é que aos notários não é permitida a celebração de casamentos "fora da lei". Se o Código Civil fosse alterado, já seria possível.
Quanto à questão religiosa, é uma questão de crença, mas não me parece que por se ser homossexual se tenha menos fé...
Mas aqui não me meto, até porque o que acredito estar em causa é um direito civil e não religioso.

13 Out 2008
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 58 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: