Data/Hora: 17 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 365 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ... 25  Próximo
 Legalização da Marijuana 

Que acha da legalização da cannabis?
Sou a favor da legalização 82%  82%  [ 143 ]
Sou contra a legalização 18%  18%  [ 31 ]
Total de votos : 174

Legalização da Marijuana 
Autor Mensagem
Confrade

Registado: 08 Jan 2013
Positivos
12
Neutros
2

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Legalização da Marijuana
Caro Tinoni, até acredito nesse estudo pois faz sentido, mas lendo bem fica claro (mas deveria ficar mais) que essas situações se verificam numa pequena percentagem de pessoas que têm mais sensibilidade ou efeitos secundários aos cannabinoides. Ou seja, quem tem mais predisposição para esta condição poderá ter esse efeito catalisado pelo consumo da cannabis. Daí até o número alarmante que este artigo dava ainda vai uma grande distância.

Aliás, se vir, já vieram acrescentar uma emenda: "This article was modified on 16 February 2015 to make clear that the study found skunk use was responsible for a quarter of new cases of psychosis in the population in south London that the researchers looked at – not across the country as a whole."

Retiro ainda duas passagens:
"However, the authors clearly point out that they cannot be sure the association seen in their study is causal"
e
"In south London, two-thirds of people have used cannabis and it seems unlikely that two-thirds of people are abnormal.”

Dito isto, haverá uma minoria de pessoas a quem não é aconselhável o consumo da cannabis, mas será isso mesmo: uma minoria. Que depois de experimentar certamente não se sentirá bem e não consome mais. É simples.

Já ouvi relatos acerca de pessoas que passaram mal depois de experimentar; e conheço casos de pessoas que não gostam do efeito ou "não se dão bem" com a cannabis, e simplesmente não fumam. Nunca ninguém disse que era algo para toda a gente. Além disso, no dia seguinte saiu (também no Guardian) este artigo:

http://www.theguardian.com/science/sifting-the-evidence/2015/feb/16/does-smoking-skunk-cause-psychosis-but-milder-cannabis-doesnt?CMP=fb_gu

Ou seja, não é muito diferente do consumo de álcool: Há pessoas que simplesmente não gostam de beber, e outras que não devem beber (de certeza que conhece casos) e há também pessoas que simplesmente não gostam ou "dão-se mal" com bebidas brancas, mas não têm problemas em beber umas cervejas.

Cada caso é um caso, e o risco para a saúde pública não me parece existir. Arranjando uma comparação, há gente altamente alérgica aos amendoins e não vejo ninguém a querer proibi-los. Simplesmente a pequena minoria de pessoas que não os podem comer, simplesmente não comem.

16 Fev 2015

Aprendiz

Registado: 09 Jan 2013
Positivos
2
Negativos
1

Mensagem Re: Legalização da Marijuana
tal como com a canábis não é a mesma coisa fumar uma ganza de erva, bolota, polen ou skunk, com o álcool também não é a mesma coisa beber cerveja, tequila, whiskey ou champagne.

16 Fev 2015
Ouro

Registado: 08 Out 2010
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7

TD's nos últs 90 dias: 3 - Ajudando o Forum a Crescer
Inandout Escreveu:
a quarter of new cases of psychosis

Claro. Um quarto dos novos casos de psicose, não um quarto da população.

Inandout Escreveu:
Dito isto, haverá uma minoria de pessoas a quem não é aconselhável o consumo da cannabis, mas será isso mesmo: uma minoria. Que depois de experimentar certamente não se sentirá bem e não consome mais. É simples.

Certo... e errado. É, sem dúvida, uma minoria. Só que a questão não é "depois de experimentar certamente não se sentirá bem e não consome mais". Depois de experimentar até pode sentir-se muito bem. É o uso repetido e prolongado que a essa minoria pode provocar surtos psicóticos. E, nessa altura, as coisas complicam-se bastante...

Continuo a ser a favor da legalização. Só digo que não se pode pensar nisto com a ligeireza de "legaliza-se e não vai haver problema nenhum".

16 Fev 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Tinoni Escreveu:
Continuo a ser a favor da legalização. Só digo que não se pode pensar nisto com a ligeireza de "legaliza-se e não vai haver problema nenhum".

Não discordo de si nisto, confrade. Haverá problemas, sim, mas a questão é que não são em número ou gravidade suficiente para justificar a proibição.

Há anos que muitos milhares de pessoas por este mundo fora consome cannabis diária e prolongadamente e não se fala disso como sendo algo problemático ou significativo. A ser tão directo assim, haveria uma pandemia significativa de pacientes com surtos psicóticos, e estes já teriam sido associados directamente ao consumo de cannabis.
Além disso, se fosse um problema assim tão grave e disseminado, já não teria sido detectado e noticiado? É que tudo o que possa ser transformado em argumento a favor da penalização é sempre tão aproveitado e empolado que acho que não se ia deixar passar algo do género.

Voltando ao artigo de que falávamos, andei a procurar a notícia noutros meios e pelos vistos esta refere-se apenas a um tipo de marijuana (skunk, super-strength cannabis) que tem um nível de THC muitíssimo acima da média. Não estamos a falar da que é normalmente consumida pela generalidade dos fumadores comuns (eu, por exemplo, não gosto muito dessa e penso que é difícil de arranjar).

Falando em problemas, a proibição envolve muitos outros mais, e a meu ver, esses sim, são mais graves para a população em geral: Desde o crime associado e toda a violência que isso acarreta ás autênticas fortunas a cair nas mãos de sabe-se lá quem, exclusão dos consumidores...

E vou resistir a fazer a comparação dos eventuais problemas do consumo de cannabis com os que estão associados ao consumo de álcool e tabaco...

17 Fev 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Suíça, um país a fazer jus á sua condição de país do primeiro mundo!

Aqui a questão é tão simples como isto, entre estas duas, quais das notícias prefere ver?

http://www.thelocal.ch/20150218/gangs-at-war-over-cannabis-plantations

ou

http://ireadculture.com/article-5174-switzerland-gears-up-to-open-cannabis-social-clubs.html

18 Fev 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Mais uma análise do caso português desta vez com um enquadramento histórico interessante:

http://mic.com/articles/110344/14-years-after-portugal-decriminalized-all-drugs-here-s-what-s-happening

O que eu acho curioso é que cá de dentro ninguém fala nisto, parece que há vergonha de algo que nos deveria deixar orgulhosos, foi um case study a nível mundial, e é esta a tendência generalizada!

20 Fev 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Aqui está um interessantíssimo filme/documentário brasileiro que toda a gente - principalmente quem tenha filhos - devia ver!

Retrata a luta de alguns pais no Brasil (como os há no resto do mundo, Portugal inclúido) que apenas querem tratar os seus filhos, e não podem por causa de uma absurda e injustificada proibição!

Aconselho que o vejam aqui pois não me parece que vá ser transmitido em nenhum canal de tv...

https://vimeo.com/107736123 (A password que pede é: 3fg)

30 Mar 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

O Colorado é um estado americano com cerca de metade da população portuguesa (+- 5 milhões de habitantes). Legalizou o consumo recreativo de marijuana em Janeiro de 2014.
A legalização desta industria que move milhões permitiu criar milhares de novos empregos e aumentar significativamente o fluxo de impostos. Os únicos perdedores aqui foram os traficantes, pois perderam uma fatia grande deste lucrativo negócio.

Felizmente, para os traficantes portugueses não vai haver problemas pois a lei está do lado deles! Parabéns ao Colorado e parabéns também aos traficantes de droga em Portugal!

http://smkbd.com/imposto-sobre-a-maconha-ja-reverteu-us-15-milhoes-para-construcao-de-novas-escolas-no-colorado/

01 Abr 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Álcool versus Marijuana:

http://www.hightimes.com/read/doctors-choice-marijuana-over-alcohol

04 Abr 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Inandout Escreveu:
Álcool versus Marijuana:

http://www.hightimes.com/read/doctors-choice-marijuana-over-alcohol

Este tema foi aqui debatido há tempos por pessoal completamente convencido do contrário! Sei que haverá muita gente gente que vai ler isto e continuar a duvidar...o pior cego é aquele que não quer ver!

Já agora, em 90 votos o resultado é o que se vê acima, sem grandes surpresas...comentários?

04 Abr 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

http://www.foreignaffairs.com/articles/143280/john-collins/weed-world#cid=soc-twitter-at-snapshot-weed_world-000000

2015: Chegamos ao ponto em que já existe legalização (ou despenalização do consumo) da marijuana em vários países do mundo há tempo suficiente para que seja possível fazer estudos sustentados e análises dos vários casos. E estes estudos continuam a sair, vindos de diversas fontes (este acima é apenas um de muitos exemplos recentes).

E é bastante claro que ainda não existe sequer UM caso de legalização/despenalização que tenha trazido consequências negativas. Os "temores" dos proibicionistas não se têm verificado.

Começa a ficar (ainda mais) difícil de dar algum sentido esta proibição retrógrada e perfeitamente injustificada!

Há cerca de um ano que este tópico foi aberto e todos os medos dos (poucos) confrades que aqui vieram defender a continuação da proibição não se verificaram.
Quanto á votação feita aqui no fórum, parece mostrar de forma bem clara (diria até claríssima!) a lógica tendência de pensamento face a este tema.

Pergunto eu, o que é que falta para de uma vez por todas se dar o passo em frente?

Comentem por favor.

09 Abr 2015
Iniciado
Suppoter***

Registado: 26 Mai 2007
Positivos
2

Eu continuo contra ...
Como sou contra muitos facilitismos como o subsidio de desemprego sem trabalho.

Existe um capítulo sobre as drogas neste magnífico livro
Nossa Cultura... ou o que Restou Dela
26 ensaios sobre a degradação dos valores
onde Dalrymple aborda muito bem o problema

http://minhateca.com.br/jucioneesmiguel ... 35686.epub

Claro que o Álcool é pior que o tabaco e que o haxixe porque mata mais depressa

Mas continuo a achar que as pessoas não devem viver anestesiadas pelo haxixe nem pelos Psicofármacos

Aliás as únicas drogas saudáveis para as mulheres é leite de piça e para os homens suco de bucetinha. Ou vice-versa?

09 Abr 2015
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Visconde, não é porque legalizam as coisas que quem não consome vai passar a consumir, só porque sim ou por ser legal, até é mais facil é que quem consome e começou a fazê lo naquela adrenalina de andar a procura, por ser algo diferente, ao passar a ser "igual" deixa de ter a sua piada e deixam.
Outra coisa que penso, é que várias pessoas doentes já recorreram a estas drogas e obtiveram sucessos melhores que os quimicos e é sempre mais natural. Acho que nunca devia era ter sido proibido, mas sim controlado com algum aconselhamento. Os indios já consumiam e não eram por isso povos degradados, antes pelo contrário. A proibição só trouxe problemas no meu ver.

09 Abr 2015
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Confrade Visconde, tudo bem que continue contra, só não entendo a sua justificação para tal. Podia ser mais claro na apresentação dos seus motivos? É que a sua intervenção dá para perceber que é contra, mas não porquê. Pedia-lhe para, se possível, se explicar com palavras e ideias suas.

"Como sou contra muitos facilitismos como o subsidio de desemprego sem trabalho."
Não entendo a que propósito aqui põe isto. Eu também sou contra (e a favor) de muita coisa, mas que não vêm ao caso neste tópico....

"Claro que o Álcool é pior que o tabaco e que o haxixe porque mata mais depressa
Mas continuo a achar que as pessoas não devem viver anestesiadas pelo haxixe nem pelos Psicofármacos"

Não faz muito sentido, isto, desculpe que lhe diga. É portanto contra todo o tipo de drogas incluindo o alcool, tabaco, café, etc... ou tem uma lista elaborada sobre que acha que nos pode ou não ser dado a consumir?

Não li o livro que refere (nem conheço o autor) por isso não me posso pronunciar sobre as suas ideias, mas se é, conforme o confrade diz, sobre a "degradação dos valores" pergunto-lhe a si, que já leu o livro, a que valores se refere o autor e que relação tem isso com o tema aqui abordado?
É que não estou mesmo a ver que valores fundamentais estou a "degradar" de cada vez que acendo um charro...

Gostava também que me elucidasse sobre a sua posição á face das liberdades individuais (ou neste caso, a falta dela). Ou seja, porque é que eu não posso consumir uma simples planta, que já está mais do que visto que é um hábito de consumo que não causa absolutamente nenhum mal a terceiros?

Ou seja, continuo sem perceber os motivos de quem está contra esta legalização...e o confrade não me está a ajudar a compreender. Assim, vou continuar a pensar que quem está contra esta legalização são apenas velhos do Restelo, que são contra apenas porque sim. E esses são habitualmente ignorados pela evolução, felizmente.
E a evolução está á vista, quer o confrade queira quer não.

09 Abr 2015
Iniciado
Suppoter***

Registado: 26 Mai 2007
Positivos
2

Eu penso que se houver legalização a situação nao vai piorar
Não sou propriamente contra a legalização
Sou contra é a banalização e a exaltação que estás a fazer
A marijuana não é inócua. Anestesia ... principalmente a vontade e a imaginação.

Os nossos políticos é que são burros
porque se eles soubessem quão maravilhosa é a juana
há muito que a distribuíam gratuitamente ao povo
para o poderem roubar e enganar melhor ...

Sempre fui a favor do uso da juana nos doentes terminais
E se calhar também não sou contra à utilização pelos reformados
Mas já agora tenho uma dúvida que acho que nunca abordaste neste tópico :
A legalização seria a partir dos 12 ou dos 18 anos?

Em relação às liberdades não me convences
É pura demagogia
É como deixar morrer um suicida sem família
só porque a sua morte não implica terceiros

E por fim ...
Vê se pões menos paixão nesta tua luta
porque a paixão como a juana
tolda-nos a razão

P.S.
desculpa ser chato
mas já paraste para pensar
que se as tugas mamassem mais leitinho de piça
não precisavam tanto da juana nem dos Psicofármacos
Ou melhor ainda ... se os tugas lhes soubessem passar o corredor a pano

Eu estou a brincar ...
mas agora a sério
o sexo é muito importante e as nossas tugas estão muito longe dos mínimos
mas sexo em exagero também tem um efeito nocivo como a juana sobre a vontade e a imaginação
NO MEIO É QUE ESTÁ A VIRTUDE ... CLARO NO MEIO DAS COXAS

Ainda vou deixar outra dica no que toca à liberdade
como sabes existem limites de alcoolemia na estrada
e isso está certo porque implica com os outros
mas o que não sabes é que também deveriam existir limites de alcoolemia fora da condução
porque muitos dos problemas que se houve falar
de violência doméstica e homicídios
a sua verdadeira causa é o Álcool.

09 Abr 2015
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 365 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ... 25  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 45 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: