Data/Hora: 10 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 365 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 25  Próximo
 Legalização da Marijuana 

Que acha da legalização da cannabis?
Sou a favor da legalização 82%  82%  [ 143 ]
Sou contra a legalização 18%  18%  [ 31 ]
Total de votos : 174

Legalização da Marijuana 
Autor Mensagem
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Legalização da Marijuana
tamanhoparasenhoras Escreveu:
Uma das funções primordiais de um estado civilizado é defender os mais fracos, quer eles sejam crianças, velhos, dementes, deficientes, doentes, e até..............(veja lá a loucura) os "drogados".

=D> a forma como a sociedade (não é só o Estado) trata e cuida dos mais fracos, é um excelente indicador do nível civilizacional :smt023

tamanhoparasenhoras Escreveu:
Voltando ao tema do tópico.

não há soluções locais para problemas globais

01 Jun 2014

Acompanhante

Registado: 08 Fev 2014
Mensagem Re: Legalização da Marijuana
Sou a favor da legalização da canábis, apesar de não ser consumidora e nem nunca ter experimentado.
Mas aqui vai a minha opinião que se foi formando ao longo dos anos.
A canábis como via de entrada no consumo de drogas duras é um mito. Na Holanda em que o consumo é legal apesar de só ser permitido em estabelecimentos próprios e compra em pequenas doses e para consumo próprio, o número de consumidores de drogas pesadas diminuiu. Se a canábis fosse o caminho para o consumo de drogas pesadas, o número de consumidores desse país teria aumentado. O risco de a canábis ser a entrada para as drogas duras deve-se essencialmente ao facto de ser ilegal, o risco advém de se comprar ao “dealer” que geralmente é possuidor de outro tipo de drogas, ficando o consumidor mais suscetível à experiência com outras substâncias. Se a canábis fosse legalizada, haveria com certeza locais apropriados para a sua aquisição onde as outras substâncias não estariam à venda.
(se a canábis fosse vendida por exemplo nas farmácias, o técnico iria dispor da venda da canábis sem questionar o cliente a experimentar outras substancias)
Álcool e tabaco são de venda livre. Estas duas substâncias são mais nocivas no ponto de vista médico e social. O tabaco é responsável por mais de 30% de doenças (cancro do pulmão, enfisema, bronquite crónica, doenças vasculares, entre outros) colocando em risco também a saúde do não consumidor. O álcool está muito associado a vários fatores indesejáveis, como a violência doméstica. A canábis não está associada a nenhum dos fatores atrás descritos.
Outro mito em relação a canábis é pelo facto de ser fortemente aditiva. O que é falso. Apenas 10 % dos consumidores desenvolvem dependência. O álcool e o tabaco são substâncias que causam muito mais dependência e são legais.
As propriedades medicinais da canábis já são conhecidas à bastantes anos, como exemplo o aumento de apetite e diminuição das náuseas em doentes oncológicos em tratamentos de quimioterapia. É também útil para o tratamento dos mesmos sintomas para os doentes com Sida. Posso deixar aqui uma pequena dica para quem quiser “estudar” o assunto do tratamento do glaucoma. A canábis parece diminuir a pressão intra-ocular retardando a degeneração do nervo ótico.
Hoje está comprovado que o consumo da canábis não provoca cancro pulmonar nem outras doenças pulmonares obstrutivas crónicas. O único problema da canábis em relação às doenças pulmonares deve-se unicamente à forma como é consumida – inalação. Por exemplo, comprimidos com THC (principio ativo da canábis) não resulta em qualquer dano pulmonar.
A nível fiscal a legalização poderia contribuir para as receitas do Estado ao invés de levar a gastos contra a criminalidade pela sua venda ilegal.
Um fator negativo comprovado do consumo da canábis é o risco aumentado de desenvolvimento de doenças mentais, principalmente nos jovens em que o seu sistema nervoso ainda não está formado na sua totalidade, nomeadamente o sistema dopaminérgico.
Por último e mais importante é a liberdade individual.
“ Desejo tanto que respeitem a minha liberdade que sou incapaz de me intrometer na dos outros” ( C. Sagan)
Recomendo para quem realmente estiver interessado neste assunto a ver o excelente documentário “ The Union: The business behind getting high”

01 Jun 2014
Confrade

Registado: 08 Jan 2013
Positivos
12
Neutros
2

É isto:

http://themindunleashed.org/2014/06/colorado-sells-19-million-cannabis-march-1-9-million-goes-schools-crime-10.html

Só para terem uma ideia, o Colorado tem cerca de 5 milhões de habitantes, metade de Portugal.

02 Jun 2014
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

50 exemplos:

http://www.mpp.org/outreach/top-50-marijuana-users-list.html?page=1

02 Jun 2014
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Espeo que a administração não me repreenda por estar novamente a puxar para cima este tópico, mas como é possível que neste forum haja sempre uma média diária de utilizadores online acima dos 1000 e apenas ter 40 e tal votos...

Por favor votem, digam a vossa opinião!

05 Jun 2014
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Aqui estão dois artigos que deviam ser lidos por todos. Reparem que as fontes são duas publicações credíveis.

Quatro meses depois da legalização de marijuana, o crime caiu 5,6% em Denver.
http://www.dinheirovivo.pt/economia/int ... 64&page=-1

Legalizar a marijuana ajuda a economia?
http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/weekend/detalhe/legalizar_a_marijuana_ajuda_a_economia.html

O que acham?

12 Jun 2014
Prata

Registado: 05 Ago 2008
Positivos
4
Neutros
1
Negativos
2

É pá, não me leva mal ó confrade Inandout, mas essas duas notícias são o espelho do que pode ser uma má informação, e até para que a sua opinião tivesse maior credibilidade, deveria ter-se abstido de as divulgar.

1) Num artigo dizem"Quatro meses depois da legalização de marijuana, o crime caiu 5,6% em Denver", para depois virem dizer que afinal "Ainda que não possa afirmar-se que legalizar o consumo de marijuana tenha gerado menos crime", é a chamada não informação, mais conhecida por encher chouriços.

2) No outro fala-se dos benefícios para o estado das verbas resultantes da venda de marijuana, e esse para mim, é mesmo o argumento a não aplicar, porque senão sugiro a liberalização da heroína, cocaína, metanfetaminas, e outros, que é aí é que está o dinheiro a sério. Já disse e repito, falar da liberalização da venda da marijuana numa perspectiva economicista é errado, e já agora acrescento, e sem ser contextualizada numa escala global, também é errado.

E em ambas, o contraditório é totalmente menosprezado.

12 Jun 2014
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Caro confrade Tamanhoparasenhoras, não vejo onde está a "má informação".
Ambos os artigos são baseados em imensos artigos em primeira mão de orgãos de comunicação anglo-saxonicos (por exemplo, se quiser ler este recente artigo do jornal britânico The Independent está bastante mais desenvolvido: http://www.independent.co.uk/news/world/americas/colorado-cannabis-laws-crime-in-denver-dropped-by-10-per-cent-since-last-april-9481619.html)

Claro que é quase impossível de estabelecer uma relação directa entre a legalização e a baixa do crime por esta altura com tão poucos meses de vigência, mas a verdade é que foi o que aconteceu, os números não mentem. Podemos sempre afirmar que é apenas uma coincidência, mas penso que no longo-prazo se provará a relação...que faz todo o sentido, não acha?

Em relação á segunda notícia, as receitas e novos empregos geradas por esta indústria não são de todo o principal motivo pelo qual defendo a legalização. Não parto da lógica economicista para defender o que defendo. Mas penso ser mais um ponto importante que pesa a favor da legalização, quer se queira quer não e não pode ser desprezado. E, dado que continuam a ser trazidos á baila outros assuntos, mais uma vez tenho de sublinhar que APENAS DEFENDO A LEGALIZAÇÂO DA CANNABIS, e de nenhuma outra substância.

Quanto ao contraditório a ambas as notícias, agradecia que mo mostrasse pois não conheço nenhum.

12 Jun 2014
Prata

Positivos
4
Neutros
1
Negativos
2

Eu não disse que eram só os jornalistas portugueses que davam fraca informação, os anglo-saxónicos também o fazem (vide a cobertura que a CNN deu sobre o avião desaparecido).

Por acaso não acho que a legalização da venda de marijuana, faça diminuir a criminalidade, não me lembro de nenhum caso em que as os consumidores roubem para irem gastar em "erva". Admito que faz diminuir as estatísticas da criminalidade, visto já não haver o crime de consumir ou vender.

Acho que não deve ser chamados à colação qualquer benefício financeiro com a venda de marijuana, é o chamado axioma para mim.

Não lhe vou apresentar qualquer tipo de contraditório, por um simples motivo,.................não o procurei [bigsmile] . Gostava é que a notícia tivesse também o contraditório, porque o há de certeza. Se há até pessoas que defendem que na América haja um ridículo controle sobre a venda de armas e munições, também deve haver artigos a defenderem a criminalização da venda de marijuana :smt023 .

12 Jun 2014
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Por acaso até acho que este artigo do The Independent está bastante bom e informativo (lembro que é um orgão de referência a nível mundial, e não sou eu a dizê-lo), mas desafio-o a fazer uma busca pelos jornais ou agências noticiosas que quiser pelo mundo fora e todos eles noticiam a mesma coisa e de forma semelhante.

Quanto á queda da criminalidade, como diz e bem, deixando de ser crime a venda e consumo da cannabis, obviamente estes números caem. Mas há na minha opinião ainda outro factor:
Imagine um traficante que venda de todo o tipo de drogas (heroina, cocaina e marijuana, por exemplo). A venda da marijuana é certamente de longe a parte principal da sua facturação. Se tiver de deixar de vender marijuana (pois esta é legal e de fácil acesso ao consumidor) se calhar já não compensa vender só as outras, perdendo o interesse esta actividade. Claro que haverá sempre dealers, mas acho que o número baixa com a legalização pois deixa de haver "negócio" que chegue para todos apenas com a venda de outras drogas. Também me parece ser um ponto positivo, este.

Quanto ao contraditório, claro que sim. Há e sempre haverá quem se oponha á legalização da cannabis; como há quem seja da opinião que se devia proibir o tabaco ou o alcool... Aliás alguns destes proibicionistas até vieram aqui escrever neste tópico, apresentando as suas razões (que poderemos ou não considerar válidas).

Eu, por mim venho apresentar aqui argumentos A FAVOR da legalização, e tento sempre fazê-lo com uma base de sustentabilidade da minha opinião. Espero que quem seja contra aqui venha fazer o mesmo e haja uma salutar discussão.

Entretanto já me dava por satisfeito se mais frequentadores deste forum aqui viessem simplesmente votar, até que se atingisse um número de votantes que fosse minimamente demonstrativo...Mas penso que a votação como está não diferirá muito dos números que se atingiriam numa amostra mais elevada...

12 Jun 2014
Prata

Positivos
4
Neutros
1
Negativos
2

Vamos lá ver se me faço entender; eu sou contra a liberalização da venda de marijuana, mas como, e acho que foi o Marsápio que já o disse, também sou a favor que se somos considerados adultos para votar, combater, beber, casar, etc, também devíamos ter o poder de escolher o que quisermos para a nossa vida. O que nos afasta é que eu sou contra e o confrade é a favor, e os argumentos que foram sendo apresentados não me fizeram mudar a opinião. Agora sou totalmente a favor da discussão, e digo-lhe mais, até gostava que um grupo de argumentos me fizessem mudar a dita opinião, coisa que até agora ainda não sucedeu, visto que basicamente o que eu li foi bater na tecla economicista, e depois mandarem-nos com uns números para cima (tipo diminuição do crime), que não resistem a um olhar um bocado mais atento, mas, peço-lhe, quando tiver algum desses artigos, publique, e quem sabe ainda vai ser "esse" que me vai fazer mudar :smt023

E agora só um pequeno à parte, há tempos idos e por vicissitude da vida tive que calcorrear algumas vezes aquele hiper mercado de drogas que foi o Casal Ventoso, e lá quem vendia "cavalo" e "branca", não vendia "xamon", eram vendedores diferentes para públicos também ele diferentes. Isto foi só para combater aquele seu argumento da eventual diminuição de dealers, por aquilo que eu vi, acho que não será por aí que haverá alguma melhoria.

12 Jun 2014
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Confrade, penso não restarem dúvidas nem ao mais empedernido proibicionista, de que esses dois factores (económico e criminal) pesam certamente para o lado favorável á legalização da cannabis. Nem vou portanto falar mais neles, pois não são sequer os meus principais argumentos.

De resto, nem vale a pena aqui apresentar nenhum estudo ou artigo, basta uma rapidíssima procura na internet e facilmente aparecem milhares de documentos de todo o género, uns a favor e outros contra a liberalização, vindos dos mais diversos quadrantes. Leia uma mão cheia deles e rapidamente ficará ao corrente dos argumentos de cada lado.

Mas para mim o argumento principal (talvez o único?) é o seguinte:
Como diz, e eu concordo plenamente, um adulto deve ser livre de fazer o que quer, se disso não resultar nenhum prejuízo para terceiros. E é exactamente o que se passa em relação ao consumo de cannabis. É tão simples como isto.

Não vou entrar aqui em lirismos e dizer que a cannabis não faz mal. Mas chamo a atenção para o facto de ser muito menos prejudicial que o alcool ou o tabaco. E muito menos viciante também. Mais uma vez é só fazer a pesquisa na net, isto são factos médicos.

Em relação ao tão aqui badalado argumento contra, o de ser uma rampa para drogas duras, já aqui disse várias vezes o porquê de achar isso uma falácia que não é de todo real. Essa é uma ideia arcaica, que eventualmente seria verdade há uns 30 ou 40 anos, durante as trevas da falta de informação e do primitivo argumento "droga é droga", felizmente já ultrapassado.
Aliás não estou sozinho nessa opinião e (mais uma vez) há estudos que provam o contrário (desde o caso holandês ao português e mais recentemente o americano...), basta procura-los na net e ver que o consumo de drogas duras baixou em todos os casos onde foi legalizada a cannabis. Estou a falar de estudos científicos, não acredite em mim e vá procura-los.

Sugiro por exemplo a leitura deste recente artigo, que rebate com bastante clareza um por um os argumentos de quem é contra a legalização (refiro que não concordo que se chamem de estúpidos aos argumentos, é apenas uma compilação dos estigmas errados que existem socialmente, mais por ignorância e desconhecimento). Este é um exemplo de um artigo com o qual estou em total concordância, e que poderia (deveria) mudar ideias feitas pois mostra na verdade de que é que estamos a falar. Leia-o bem pois resume o que eu acho e aqui tenho dito:

http://www.huffingtonpost.com/2014/04/20/stupid-arguments-against-legalizing-marijuana_n_5175880.html

Concorde-se ou não, goste-se ou não, isto são factos. 11 deles e todos com suporte científico. Mostre-me o contraditório aos mesmos, se existir algum válido.

Cumprimentos

13 Jun 2014
Acompanhante

Registado: 25 Ago 2012
Sim a legalização da marijuana sem dúvida, é ridículo neste país legalizarem o aborto e não legalizarem a marijuana ou outras drogas leves. Ninguém vai morrer por fumar uma erva e mesmo que fosse o caso morreriam com consciência disso, já no caso do aborto matam um ser humano que não se pode defender com uma naturalidade impressionante, sem controle, sem lucro nenhum para os cofres do estado muito pelo contrário o estado ainda paga sem sequer impor um limite. Sim a legalização da marijuana, o país só tem a ganhar e o cofre agradece.

13 Jun 2014
Confrade

Positivos
12
Neutros
2

Espanha, sempre um passo á frente:

http://sociedad.elpais.com/sociedad/2014/06/13/actualidad/1402684898_507332.html

14 Jun 2014
Ouro

Registado: 08 Out 2010
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7

TD's nos últs 90 dias: 5 - Ajudando o Forum a Crescer
Inandout Escreveu:
chamo a atenção para o facto de ser muito menos prejudicial que o alcool ou o tabaco. E muito menos viciante também. Mais uma vez é só fazer a pesquisa na net, isto são factos médicos.

1) sou a favor da legalização;

2) esses "factos médicos" têm muito que se lhe diga:

a) a acção do TCH (princípio activo da cannabis) como a de qualquer substância química, orgânica ou sintética, depende da dose/concentração com que é consumido; a concentração do THC actualmente produzido em estufas não tem nada a ver com aquela que era comum há 15/20 anos - agora, é consideravelmente mais elevada;
b) grande parte do haxixe que circula no mercado vem cortado com inúmeras "merdas" químicas, nomeadamente, heroína (é perguntar a qualquer psiquiatra que lide com estes problemas e ele o confirmará);
c) para a grande maioria dos consumidores, a cannabis é, de facto, relativamente inócua; para uma minoria (pequena mas existente) pode ser um desencadeador ou coadjuvante de surtos psicóticos verdadeiramente terríveis (a Revista do Expresso de há duas ou três semanas trazia um trabalho acerca disso).

14 Jun 2014
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 365 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 25  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: