Aumento de Capital no BCP
Caros confrades,
Está aí um novo aumento de capital no BCP. O banco pretende obter 2.250 milhões de euros principalmente para devolver o dinheiro ao estado, ganhando a desejada autonomia que perderam depois de aceitarem a ajuda estatal.
Para quem tem umas acçõezitas no banco há que tomar decisões. O valor das acções a adquirir é de 6,5 cêntimos.
Opções1. Ir ao aumento de capital, 2. vender os direitos, 3. não fazer nada ou 4. meter-se debaixo do comboio porque compraram as acções a 3 ou 4 euros e agora valem 12 cêntimos.
Começando pela hipótese de se meterem debaixo do comboio, não recomendo, a não ser que também tenham comprado acções da Enron, do BPP ou dos veículos financeiros do BPN

Quanto a não fazer nada é um absurdo, pelo que se tiverem acções do BCP devem optar já pela ida ao aumento de capital ou pela venda de direitos.
Quem tem 1 acção do BCP tem direito a comprar 1,75 ações no aumento de capital. Pode também vender estes direitos, fazendo sempre as contas a ver o que é mais vantajoso.
Para se optar deve-se ponderar um facto importante. As ações do BCP estavam no fim de Junho a 19 cêntimos, passando no início de Julho para 13 cêntimos (agora estão a 11,5 cent) o que significa que o desconto do aumento de capital está feito, ou seja, a percentagem do banco a que uma pessoa tinha direito com as ações que tinha, equivale sempre a menos percentagem, depois do aumento, logo as acções têm de valer menos. Esse acerto é sempre feito pelo mercado, antes do aumento de capital.
Neste momento os direitos estão em 8 cêntimos por acção. Financeiramente ainda compensa mais ir ao aumento do que vender os direitos (por enquanto e por pouco). Mas há muitas coisas a ter em linha de conta.
Em primeiro lugar o facto de que acho que o valor das acções, depois do aumento, vai descer um pouco, por causa das pessoas que vão ao aumento, apenas para as venderem no dia seguinte. (Prevejo que as acções do BCP fiquem entre os 10 e os 11 cêntimos depois do aumento de capital (minha opinião)).
Em segundo lugar, o facto de que para se ir ao aumento de capital é preciso ter tesouraria.
Em terceiro lugar a análise subjectiva do que pode vir a ser a evolução do mercado bolsista, nomeadamente das acções do BCP, pois as pessoas podem achar que daqui a 2 anos as acções vão ficar a valer 1€ e consideram o investimento no BCP um investimento a médio prazo.
Um exemplo:
Imaginem um indivíduo com 100.000 acções, que neste momento valem 11.500€.
Pode vender os direitos por cerca de 8.000€
Ir ao aumento de capital tem de investir 100.000 x 1,75 x 6,5 cêntimos, ou seja, 11.375€.
Vamos imaginar que as acções depois do aumento de capital ficam a valer 10,5 cêntimos, ou seja, 10.500€.
Ou seja, neste exemplo, vendendo os direitos ficam com 8.000€ no bolso + 11.500€ do valor das acções = 19.500€
Indo ao aumento de capital, gastam 11.375€, ficando com acções no valor de 31.625€ (275.000 acções a 11,5) = 31.625€ - 11.375€ = 20.250€.
Caso as acções baixem para 10,5 cênt fica:
Venda direitos = 18.500€
Ir ao aumento = 17.500€
Ou seja, o factor mais importante é pensar quanto vão ficar as acções depois do aumento de capital.
Como não sou adivinho e no mercado bolsista limito-me a usar uma máxima:
Só sei que nada sei, não recomendo nada a ninguém. Cada um pense por si.