
Re: Entrevista a Woody Allen - Setembro 2025
escortmaxxer Escreveu:
Desde que li aquele comentário (que concordo em absoluto) do Orson Welles sobre o Woody Allen, deixei de o conseguir suportar em filmes:
Fiquei curioso e fui pesquisar o contexto dessas afirmações.
Pode ser lido aqui:
https://www.reddit.com/r/woodyallen/com ... ody_allen/https://faroutmagazine.co.uk/orson-well ... ody-allen/Orson Welles foi uma personalidade do cinema de grande talento e extensa carreira, mas, segundo algumas fontes, no fim da sua vida era uma pessoa amarga e sem nenhuns escrúpulos em dizer palavras de desconsideração, desprezo e ofensa sobre figuras como Allen, Hitchock, Bergman, Antonioni, Godard e por aí vai.
Mas quem ler a transcrição integralmente situa melhor as afirmações de Welles e o seu perfil naquele momento. E pode dar-lhes a importância que entender.
https://www.reddit.com/media?url=https% ... afafe76346Woody Allen foi desde o fim dos anos 60 o autor de um extenso rol de filmes que podem despertar admiração, repulsa, inveja. desdém, irritação, alegria ou revolta. Ou mesmo indiferença.
Para mim e muitos da minha geração o seu sentido de humor é marcante.
Tem também vários filmes não humorísticos de enorme profundidade psicológica e força dramática.
Ressalvo que não vi nenhum dos seus filmes mais recentes. Mas pretendo ver.
Foi e é um dos protagonistas de um polémico conflito de relação conjugal e familiar com repercussões judiciais e amplo impacto mediático, desde os anos 90; curiosamente, pouco tempo antes, no seu filme
Husbands and Wives ele e a futura ex-mulher desempenharam perante as câmaras uma separação de casal.
A forma de cada um emitir o próprio juízo de valor é ver alguns dos seus filmes.
No youtube está disponível um filme do seu início de carreira como realizador, "Take the money and run" (1969):
https://www.youtube.com/watch?v=yq_2RuzPcBc