|
Página 1 de 1
|
[ 10 mensagens ] |
|
VISÃO-"edição especial censurada"-25/4 criticada por blog
Autor |
Mensagem |
SPIDER MAN
Registado: 10 Abr 2009 Mensagens: 4
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 VISÃO-"edição especial censurada"-25/4 criticada por blog
Uma análise critica e contundente da muito badalada edição especial "censurada" de 25 de Abril da revista Visão desta semana http://portadaloja.blogspot.com/2009/04/visao-revisionista.html http://portadaloja.blogspot.com/2009/04/contem-nos-como-foi.html
|
25 Abr 2009 |
|
|
 |
Carlos Magno
Registado: 20 Jan 2009 Mensagens: 159
- Voyeur
|
 Re: VISÃO-"edição especial censurada"-25/4 criticada por blog
Caro Confrade Penso interessante, quer a forma como a Visão entendeu “lembrar” o período negro, da ditadura salazarista, quer a forma como o blog em questão, entendeu crucificar, a Visão. A visão, faz lembrar, obriga a rever, tempos felizmente idos, em que a censura era uma arma avançada do regime. Uma censura poderosa, incisiva, que sempre que entendia o texto especialmente “libertino”, não se satisfazia, com a simples, coloração do mesmo, mas sim com o respectivo encarceramento do seu autor do seu editor, etc, etc. É verdade, que por vezes a coragem e a audácia de alguns, passava nas malhas, da censura. E tal, nunca com conhecimento, dessa censura. Tanto que, não foram poucas as vezes em que os autores do texto, não censurado, foram encarcerados dias após a sua edição. Questione-se um jovem de 20 anos sobre o que foi a PIDE. Sobre o que foi o regime de salazar. Quem foi américo tomás. São nomes, ouvidos por alguns, mas desconhecidos de todos. E é profundamente lamentável, que assim o seja. É triste, demasiadamente triste que assim o seja. Tal desconhecimento, leva a que a falta de conhecimento de alguns, muitos, permita que se escreva em bolgs, matérias, que numa primeira visão nos levariam, a encontrar uma ténue sombra de razão, naquilo que quiseram escrever e defender. Se a Visão, “pinta” o que efectivamente se viveu, na pele, o blog, quer branquear, actos criminosos, procurando abrigo, em refúgios longínquos de uma verdade, que muitos viveram e que nunca por nunca esquecerão, ou deixarão esquecer. É lamentável, que não se queira mexer no passado, que não se queira “ler” o passado, para melhor entender e saborear o presente, que é efectivamente, um presente de alguns, para todos. Viva o 25 Abril, Viva a Democracia, e Viva Portugal, este Portugal onde hoje se pode deambular por blogs onde até, sobre “marisco” se pode falar, mexendo, criticando e abertamente dispor sobre os paladares, não de uns, mas de todos.
|
25 Abr 2009 |
|
 |
san
Registado: 03 Nov 2008 Mensagens: 12
- Voyeur
|
Carlos Magno, concordo em absoluto consigo, as coisa não estão bem fundamentamente a nivel económico e de desigualdades, mas querer voltar aos tempos sem democracia é que não faz sentido. viva a democracia e a liberdade.
|
25 Abr 2009 |
|
 |
Merlin
Registado: 23 Dez 2008 Mensagens: 852
- Voyeur
|
Concordo em absoluto com o Confrade Carlos Magno Confrade san, eu não quero voltar aos tempos sem Democracia (só vivi 8 anos sem Democracia), mas não posso esquecer esses tempos, não podem simplesmente serem apagados como se não tivessem existido. Os nossos filhos têem de saber o que se passou para hoje haver a Liberdade para se dizer o que se quer e não sofrer represálias fisicas e psicológicas que muitos sofreram e pagaram com a própria vida. Parabens á Visão Viva a Liberdade "Quem não recorda o passado está condenado a repeti-lo" George Santayana
_________________ “Todos os homens morrem, mas nem todos vivem.” William Wallace
|
25 Abr 2009 |
|
 |
eduardob
Registado: 07 Jan 2008 Mensagens: 2232 Localização: Lisboa
|
Como revista humorística, não está mal... Agora, falta um número da Visão com a censura governamental indirecta, interna "invisível" e de consciência que hoje se exerce em todos os media. É que a censura não acabou: apenas mudou de nome, de meios e de formas. 
|
25 Abr 2009 |
|
 |
Jamesbond5
Registado: 02 Mar 2007 Mensagens: 2676 Localização: lisboa
- Voyeur
|
Completamente de acordo contigo MERLIM O tempo da ditadura de salazar da censura, faz parte da história,da vida de portugal. Nao pode nem deve ser apagado, pelo contrario, deve ser relembrado e contado aos nossos filhos,netos,etc o que de mau e bom, aconteceu nessa epoca, até porque nao foram só cravos com espinhas, muitos nao tinham espinhas. Lembro-me perfeitamente desse dia, quando me preparava para ir para a vós do operário, escola onde andava, a minha mae veio ter comigo e disse que hoje nao ia á escola, ouvia-se sirenes,barulho,gente a correr por todo o lado, nao estava a perceber bem o que se passava, era novinho tinha 9 anos, mas felismente o meu avo alguns dias mais tarde teve uma conversa connosco e explicou o que se passou. Penso que o mesmo que o meu avo fez todos os pais o devem fazer nao é evitar e esconder mas sim relembrar uma epoca menos boa do qual muita gente viveu e sentiu na pele inclusive eu.
Agora digo uma coisa nunca fui,nem sou,nem nunca serei a favor de qualquer ditadura.
MAS
Tambem nao sou a favor de democracias e liberdades desenfriadas,sem regras,descontroladas,sem objectivos que inflismente é a que temos em Portugal neste momento, perdemos muita coisa que tinhamos de bom as colonias, o ouro,as grandes empresas, a liberdade de andar na rua a qualquer hora e em qualquer sitio e muito mais. Ganhamos mais do que perdemos, certamente sem duvida por isso posso dizer: ABAIXO Á DITADURA e viva á democracia
_________________ Quando morrer quero ir para o inferno, que é lá que estão as GPs
|
26 Abr 2009 |
|
 |
Miss_Shag_Well
Registado: 19 Mai 2008 Mensagens: 3214
|
|
02 Mai 2009 |
|
 |
Carlos Magno
Registado: 20 Jan 2009 Mensagens: 159
- Voyeur
|
Miss Shag Well Se eu fosse crente, sempre diria............... Queira Deus que a menina nunca sinta, o que foi a censura de Salazar. Se hoje, existe pressão sobre quem escreve, verdade é que se pode aqui e em todo lado, falar, expor, escrever, criticar, denunciar e agredir verbalmente, quem o faz, quem pressiona. Ou seja, só por descuido, ou por desconhecimento total, do que se passou neste Pais, se pode falar de censura, nos dias de hoje, e muito menos se pode partir da realidade que foi a censura Salazarista e dizer que hoje também temos censura, se bem que diferente. São realidades não comparáveis, quem o faz peca, desrespeita o presente, menosprezando o passado. Se, se quiser, dizer que hoje existe censura, que se diga tal, que se viva tal liberdade, a de poder dizer o que se quer, mas nunca por nunca, comparando, ou sentando ao lado da realidade de hoje, o drama que alguns já esqueceram, mas que muitos nunca esquecerão.
|
04 Mai 2009 |
|
 |
rocas70
Registado: 02 Fev 2009 Mensagens: 480 Localização: Leiria
Negativos
2
- Voyeur
|
[ Tambem nao sou a favor de democracias e liberdades desenfriadas,sem regras,descontroladas,sem objectivos que inflismente é a que temos em Portugal neste momento, perdemos muita coisa que tinhamos de bom as colonias, o ouro,as grandes empresas, a liberdade de andar na rua a qualquer hora e em qualquer sitio e muito mais. Ganhamos mais do que perdemos, certamente sem duvida por isso posso dizer: ABAIXO Á DITADURA e viva á democracia[/quote]
Concordo em absoluto, isto não é uma democracia mas sim uma autentica pouca vergonha onde não há respeito por ninguém e onde alguns desculpam-se com a democracia para faltar ao respeito a tudo e a todos.
_________________ Verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo. Por isso quer a mulher: o jogo mais perigoso. [ Friedrich Nietzsche ]
|
05 Mai 2009 |
|
 |
panet69
Registado: 17 Jun 2008 Mensagens: 2239
- Voyeur
|
Confrades, Não podia concordar mais com este post que evidencia um blog com uma excelente crítica e onde se expõe um certo laxismo de quem deveria ter um rigor exemplar já que, se outrora combatia contra a quase TOTAL falta de liberdade de expressão (o que é tricky.... pois não era assim tão total), hoje essa mesma liberdade pode-se virar contra nós. À semelhança do que postou o nosso estimado Confrade James, o meu avô também contava-me histórias terríveis desses tempos onde o maior medo vinha dos "bufos" (parafraseando um dos seus termos) que andavam silenciosamente à escuta das vozes contra o regime. O meu avô (na altura tinha 9 anos quando se deu a revolução do 25 de Abril de 74) sempre foi de esquerda, afiliado no PC mas tinha acima de tudo muito bom senso. Havia, sim, alguma liberdade e nem tudo era assim tão mau. Claro que se analisarmos o regime da altura considerando, por exemplo, dois episódios como estes: - Sim, sr. Eusébio, quer ir jogar para Itália??? Não pode! Você é um bem do estado! - Sim, Dona XPTO, quer viajar ausentando-se do seu país por alguns dias? Não pode! Tem de pedir autorização do seu marido! enfim... comentários para quê???? etc e tal... como não sou historiador, fico-me por aqui. No meu caso, se já não era fã da referida revista, agora ainda pior. No mundo do jornalismo também existe arrogância e muita falta de bom senso. Erros de história até se encontram nos manuais escolares à disposição dos mais novos que frequentam o 2.º e 3.º ciclo. É de bradar aos céus com tanta falta de responsabilidade (ou melhor, laxismo). Este é somente um caso. Viva a democracia mesmo sabendo que ela não é perfeita. Deixemos que o regime vigente se regule a si mesmo e permita criar um mundo melhor. Em especial, aquele mundo onde nunca deixe que a minha liberdade possa nunca interferir na liberdade dos outros.Ab.
_________________ A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.
|
05 Mai 2009 |
|
 |
|
|
Página 1 de 1
|
[ 10 mensagens ] |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|