
Se a Grécia sair do Euro, quais as consequências?
Em 1974 as reservas de ouro eram de 865,9 toneladas.
A compra do ouro pouco tem a ver com a África do Sul.
Está documentado e provado que se deve ao negócio do volfrâmio na II guerra e a atum enlatado.
Aliás o Jornal de Negócios publicou um artigo sobre a astúcia do Salazar nesse negócio de compra de ouro.
Se recuarmos aos anos 40 até aos anos 70 verificamos que se convertermos a moeda de então, usando um factor por exemplo de *120 podemos tirar algumas conclusões.
Um empregado de escritório ganhava, bem pago, na época 200 escudos.
Este valor *120 daria hoje 24.000 escudos o que dá em euros 120.
(Creio que o BP utiliza um factor 60 relativamente ao escudo de 1974).
Ora basta baixar o salário mínimo para esse valor e teremos aquilo que o Salazar conseguiu!
Não gastar mais do que se produz. Mas à custa da miséria da maior parte da malta. E de uma criminosa falta de política de investimento.
Pode-se bem usar o factor 240!!
E se pensarmos que de 1940 a 1944 a taxa de inflacção foi de cerca de 60% estamos conversados já que Portugal até nem estava em guerra. Se esivesse... estávamos hoje todos no Brasil!
E quanto a empresas roubadas, nem uma! Quem as tinha, grandes grupos propiedade de uns poucos, cerca de 3 dezenas, viveram à custa das benesses do Estado tendo roubado todos nós, e em África idem, que na nossa ignorância colectiva devolvemos com prejuízo. Parte dessa devolução ainda a estamos a pagar à custa do bochechas e suas negociatas.
O velho António é que não foi em cantigas e depois de receber o taco e recuperar a fortuna à custa desses arranjinhos e outros passou tudo a líquido aos espanhóis e morreu em paz. Deixou cá o suficiente para ainda alguém esmifrar algum em proveito próprio numa fundação para cegos com o seu nome!!
