
As diferenças entre o DE e o DA
Caros Confrades
Todos nós conhecemos a expressão "a língua portuguesa é muito traiçoeira", sendo que a maioria das vezes o seu uso é resultado de diversos trocadilhos e brincadeiras entre os falantes da nossa língua.
Em minha opinião, e no contexto de globalização acelerada em que vivemos, a língua é a nosso melhor activo, e talvez o maior instrumento para a sobrevivência enquanto nação.
A iniciativa de abrir este tópico, resulta da leitura de um artigo do Henrique Monteiro (Expresso
http://expresso.sapo.pt/chamem-me-o-que-quiserem=s25609), a propósito da recém "descoberta" da troca da expressão "de" por "da" na polémica lei de limitação de mandatos autárquicos.
Não é uma brincadeira, é um assunto muito sério, e duvido que a troca tenha sido de todo involuntária.
Cada vez tenho mais repugnância por esta gente, e sobre as diferenças existentes entre a expressão "de" e "da", cheguei à seguinte conclusão:
a) os fulanos que elaboraram e publicaram a lei são os filhos
de pu*a
(indefinidos)
b) os que se vão aproveitar da redacção da lei são os filhos
da pu*a
(definidos)
Cumprimentos
