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 Reformas na educação pública 
Autor Mensagem
Diamante
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Registado: 14 Jun 2007
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Mensagem Reformas na educação pública
Torpedo, em relação à tua primeira questão: Em ambos (privado e público), em pt e não só.
A tua segunda questão, é a one million dollar question !!!
Existe um economista famoso que defende uma tese interessante. Sem complicar (é um calhamaço, o livro) é assim: o estado cobraria os impostos tal como hoje, teria obrigações de regulação (que neste modelo seria um função brutal), segurança e justiça e relativamente a tudo o resto, redistribuiria os impostos a todos os cidadãos. Vamos supor, 10.000 USD / percapita. Apenas imporia um seguro de saúde, a partir daí cada um optava por fazer / organizar a vida da forma que entendesse. Não há mais ajudas, é mesmo tudo pago. Se calhar ias gostar deste modelo ! :smt003

Ruc, mas tu tens alguma dúvida de onde surgiu essa iniciativa ? A dos ovos ? :shock:
É que não há coincidências (nem almoços grátis) :roll: :roll: :smt003 .

Mas concordo com a tua crítica, já o tinha escrito. Reformatório com os putos e responsabilizar os papás.
Tadinhos dos meninos, tão afectadinhos que eles estão... :? :? Que peninha que eu tenho :roll: :roll:
Relativamente à Ministra / políticas, a coisa é mais complicada. É que eles são avaliados, pelo voto... O azar é que não há escolha.

16 Nov 2008

 
 
Platina
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Registado: 06 Mai 2008
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Mensagem Re: Reformas na educação pública
É isso mesmo RUC! Nem mais nem menos!!
Finalmente alguém que me entende... até já estava a começar a ficar angustiado e a pensar recorrer eu próprio a um(a) psicólogo(a) (ou seria antes a alguma GP?)…

Para aqueles que tanto defendem (e com razão) que o ensino deve ser centrado nos alunos, centrem mas é a atenção nestes alunos que o RUC descreveu, que são supostamente o futuro (???) do nosso país. A maioria de vós não faz ideia do calibre dessa gente pequena que se encontra a frequentar o ensino básico. Os CEFs, os Cursos Profissionais, os EFAs… o sucesso a todo o custo! No ensino actual não interessa se sabem ou não para progredir, o que interessa é que passem para que o sucesso estatístico seja assegurado. Como na Finlândia, lá tb ninguém chumba… e aquilo pelos vistos tornou-se tão aborrecido que para animar a coisa nada melhor do que entrar pela escola com uma arma e fuzilar meia dúzia de colegas e profs. Grande exemplo o da Finlândia…

16 Nov 2008
Platina
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Registado: 06 Mai 2008
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Mensagem Re: Reformas na educação pública
WK, não, não é esse modelo que defendo (embora a teoria me pareça bastante interessante). Sou favorável à social-democracia na sua verdadeira acepção, que em pouco ou nada tem a ver com partidos como o psd ou o ps.
O que eu queria mesmo era que os impostos fossem administrados com rigor (como na Finlândia [bigsmile] ), sei que é pedir muito…


White Knight Escreveu:
Relativamente à Ministra / políticas, a coisa é mais complicada. É que eles são avaliados, pelo voto... O azar é que não há escolha.
Quanto à avaliação dos políticos através do voto… bem… eu não tenho conhecimento de nenhum ex-governante inscrito no centro de emprego… Eles são avaliados. Perdem eleições. E daí? Logo, logo têm lugar na CGD ou em outro qq banco, na Mota Engil, na Lusoponte, etc, etc, etc. Tadinhos dos nossos políticos… :smt022

16 Nov 2008
Diamante
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Registado: 14 Jun 2007
Mensagens: 1402
Mensagem Re: Reformas na educação pública
Caro amigo Torpedo, para não empastelar do outro lado, trouxe para aqui a tua questão [bigsmile] :

mr.torpedo Escreveu:
Isto até já parece a questão da avaliação dos profs: Progressão (mais ou menos) automática ou um sistema de avaliação excessivamente complicativo e castrador? (WK, não resisti a meter aqui esta achega… [bigsmile] ).


Olha, e o que tu achas de seguirmos a proposta dos Sindicatos ? A auto avaliação ? :smt003

Sei lá, na abertura da Hotline, as miúdas auto avaliavam-se e proibiam-se os td's... que não estão com nada :lol: :lol:

PS. esta da auto avaliação / sindicatos, esta mesmo, mesmo a ver-se !

03 Dez 2008
Platina
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Registado: 06 Mai 2008
Mensagens: 1763
Mensagem Re: Reformas na educação pública
WK, tu não me digas que és contra a Auto-Avaliação??? Ferramenta considerada por muitos indispensável à melhoria das práticas laborais no sentido mais lato do termo? :shock: [schock]
Eu até nem me estava a referir às hotlines nesta questão da avaliação, mas sim aos rankings no forúm.
Pelos vistos tinha razão, a Administração já começou a tomar medidas.
Eu até já disse que aquilo parece ter o dedo da Milú. Dentro em breve vão começar a chegar MPs dos Moderadores a solicitar o preenchimento de grelhas e fichas ](*,)
Só espero que não se lembrem de querer assistir a 3 TDs por ano para os foristas poderem progredir… :roll: :roll: :roll:

03 Dez 2008
Diamante
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Registado: 14 Jun 2007
Mensagens: 1402
Mensagem Re: Reformas na educação pública
mr.torpedo Escreveu:
WK, tu não me digas que és contra a Auto-Avaliação??? Ferramenta considerada por muitos indispensável à melhoria das práticas laborais no sentido mais lato do termo? :shock: [schock]


Voltando ao ensino, a auto avaliação tem o seu papel e a sua importância no processo de avaliação, não devendo exceder os 10% no peso global, a verdadeira função é fazer o colaborador reflectir sobre o seu desempenho....

O passado e o actual modelo proposto pelos sindicatos baseia-se exclusivamente na auto avaliação. Tretas.
Mais, não temos a "cultura de trabalho" e responsabilidade, suficientes para dar uma grande importância a esta vertente. Não estamos na Finlândia, nem perto.

PS. nos ranks do gp-pt.... essa dos 3 td's foi boa :smt003.

03 Dez 2008
Platina
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Registado: 06 Mai 2008
Mensagens: 1763
Mensagem Re: Reformas na educação pública
Oh No! A Finlândia não!! Not again!!! :smt013
A culpa é do Sampoio, desde que ele lá foi e disse que os profs lá trabalham 50 horas nas escolas… 50 horas! não param de querer comparar o que é incomparável.
Já agora, alguém sabe como funciona o sistema de avaliação dos profs por lá? Eu confesso a minha ignorância, não sei… :-k
Ainda bem que não querem tb adequar as taxas de suicídio do nosso país às da Finlândia (pelo menos por ora…). Aquele país é tão bom , mas tão bom que até já é a segunda vez que em pouco tempo um lunático entra numa escola e mata todos os que encontra pela frente… deve ser essa a ideia que por lá têm para combater o tédio. Eu cá prefiro estar em Portugal ir às GPs para esse e outros efeitos… :-"

03 Dez 2008
Diamante
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Registado: 14 Jun 2007
Mensagens: 1402
Mensagem Re: Reformas na educação pública
Torpedo, Concordas na sua globalidade, ou não ? Não vale fazer excertos, é se concordas na globalidade !

04 Dez 2008
Platina
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Registado: 06 Mai 2008
Mensagens: 1763
Mensagem Re: Reformas na educação pública
Não só concordo como até aplaudo =D>
Finalmente citam aqui um texto que posso considerar equilibrado, claro, desapaixonado, enfim… inteligente.
Não conheço o autor mas merece desde já os meus parabéns, desde logo porque sabe do que está a falar. Ao contrário de muitos outros (a gde maioria!), este é verdadeiramente conhecedor deste sistema de deseducação que actualmente vigora em Portugal.
Quanto a mim, no actual sistema, a problemática da avaliação dos professores nem é o tema mais importante.
Bem visto WK. Só posso aconselhar todos os que se interessam por este assunto a ler o artigo.

04 Dez 2008
Duplo Nick Desactivado

Registado: 19 Jul 2008
Mensagens: 1636


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Reformas na educação pública
Escola Publica de Rigor - Relato de uma professora Matemática


Muito triste..... Principalmente pq nao é mentira .......!!!!!!!

Eis a prova de que a actual Escola Pública de rigor, assente no SIMPLEX e nas NOVAS OPORTUNIDADES, está já a produzir e efeitos !

Relato de uma Professora:

Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€.
Dei à balconista 2,00€ e peguei na minha bolsa 8 centimos, para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina registadora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centimos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou a contar isto?
Porque me dei conta da evolução do ensino da matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino da matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou €80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é €80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é €80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )€ 20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é €80,00.
O lucro é de €20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção é € 80,00.
Se você souber ler coloque um X no €20,00.
( )€20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00


Nota: Não sei a fonte, recebi isto por mail mas acredito que tenha acontecido

04 Dez 2008
Platina
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Registado: 06 Mai 2008
Mensagens: 1763
Mensagem Re: Reformas na educação pública
pois é!
é isso mesmo Martini...
só não sei se é para :lol: se é para :mozilla_cry:

04 Dez 2008
Platina
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Registado: 06 Mai 2008
Mensagens: 1763
Mensagem Re: Reformas na educação pública
A sorte da ministra
A ministra da Educação é uma mulher com sorte.
Lançar um processo de avaliação numa empresa é uma tarefa sempre difícil, muito difícil. Por isso, os líderes das empresas chamam especialistas, estabelecem planos de comunicação sofisticadíssimos, seleccionam "key players" na organização, que agem como aliados, dão passos seguros, são mais persuasivos do que directivos, projectam firmemente o longo prazo, actuando flexivelmente no curto prazo.
O processo é objecto ainda de maior cuidado quando se trata de avaliação entre pares.
Numa empresa, criar um processo de avaliação entre pares é uma arte. A arte de conquistar as pessoas, a arte de tornar o processo de avaliação uma necessidade de todos e não uma exigência de poucos.
E há outra arte: levar todos a perceber que o objectivo da avaliação é, em primeiro lugar, melhorar cada um e a própria organização e, só depois, seleccionar e premiar.
Em gestão, é preciso conceber e executar, mas, sobretudo, é preciso 'entregar'. Os bons gestores 'entregam' sempre as suas missões, são "delivers", não falham naquilo que lhes é pedido. Acresce que um processo de avaliação é uma missão que não pode falhar. Se começa, tem de chegar ao fim.
A ministra tem a sorte de não estar numa empresa.
Um gestor de uma empresa que tivesse a responsabilidade de montar um processo de avaliação e apresentasse os resultados que a ministra da Educação apresenta seria dispensado.
Os accionistas querem resultados. Os accionistas do Ministério da Educação são os portugueses em geral e têm o legítimo direito de exigir resultados aos seus gestores: a ministra e o Governo.
Os resultados são esta confusão.
Cento e vinte mil professores na rua é o recorde do 25 de Abril. Dá direito a Guiness.
Mesmo que o Governo imponha a avaliação às escolas, ou vá de remendo em remendo, o mal está feito. Está criada uma bomba-relógio que vai explodir nas mãos deste ou do próximo governo.
A onda de choque entre professores e Governo passará a ser entre os próprios professores, e esse mal-estar voltar-se-á, de novo, contra o Governo.
Se fosse numa empresa estaria tudo errado: os avaliados percepcionaram o modelo pela negativa e não pela positiva (consideram que a avaliação é para os penalizar e não para os melhorar), não há confiança na escolha dos avaliadores e o modelo é tão pesado que é sentido como provocatório pelos seus destinatários.
Mesmo a opção inicial por um sistema de quotas é questionável. As quotas são o sistema mais agressivo em termos de avaliação, porquê começar por ele?
A avaliação não é um momento, nem sequer um processo. A avaliação é um modo de vida.
Ora, o que nasce torto tarde ou nunca se endireita.
A sorte da ministra é a política, são as eleições, é o mecanismo de auto-defesa da autoridade dos governos, é o facto de as aparências valerem mais de que os resultados.
Numa empresa seria substituída.
A sorte da ministra é não ser avaliada.

por António Pinto Leite, in Expresso

16 Dez 2008
Mensagem Re: Reformas na educação pública
E Biba a Xkola :!: :smt005

29 de Junho de 2009
paçei o 5º anuh. A p*ta da stora de mat, k é a nossa dt, n m kria
deixar paçar pk eu tnh nega a td menus a ginástica, pk jogo bem há
bola, e o crl... mas a gaija f*deu-se puke a ministra da idukaxão
mandou dizer ao ppl k penxam q mandam aí nas xkolas masé pa baixarem
os kornos k tds os socios com menos de 12 anus teiem de paçar... axu
bem.

29 de Junho de 2010
passei o 6º anuh. ainda bem q ainda n fiz 13 anus, q ódpx podia n
passar, qesta cena de passar com buéda negas é só até aos 12...
f*da-se, fiquei buéda f*dido na m*rda deste ano, e ó c*ralho, o
pan*leiro do stor d educassão física deu-me a m*rda do 2... assim tive
nega a tudo... ainda bem q a ministra da iduqaxão é porreira, ela é q
é uma sócia sbem: a xqola n serve pa nada, é uma seca. tive q aprender
que os K's se escrevem Q, qomo em "xqola" e não "xkola", e que
"passar" não é qom Ç... a xqola é porreira só pa qurtir qas damas qd
gente se balda...

29 de Junho de 2011
Passei o 7º ano. Exte anuh ia chumbando pq tive nega a qase td menos a
área de projetuh, mas aqela cena tb é facil, n se fax nd... Exte anuh
a dt disseme q eu passava pq tinha aprendido qas fraxex qomexam qom
letra maiúscula e pq m abituei a exqrever qom Q em vez de K, tipuh
agora ja xei xqrever "eu qomo qogumelos qom quentruhs" em vez de "eu
komo kogumelos kom kuentruhs". É fixolas, pode xer qum dia venha a ser
um gamela famôzo...

29 de Junho de 2013
Passei o 9º ano. Foi buéda fácil, pqu a prof paxou-me logo. Fui ao
quadro xqurever uma sena em qu dezia tipuh "aquela janela", e eu
exqurevi "aqela janela", pqu dixeram-me qu n se xkqureve "akela", é
quom Q e não quom K. Mas a profs desatinou quomiguh e dixe qu eu tnh
qu pôr o U à frente do Q... Pur ixu exte anuh aprendi qu o Q leva U à
frente. No próximuh anuh é o 10º, vou pá sequndária...

29 de Junho de 2014
Aquabei o 10º ano. Não foi muituh difícil só tive que aprender-mos a
não exqureverem quom aberviaturas purque nem todas as palavras xe
puderam aberviar mas ixtu foi uma bequa para o quompliquado purque
quom esta sena do QU em vex de K e das aberviaturas exqueceramme de
quomo é que se faxião os verbuhs nos tempuhs e nas pexoas, ou lá o que
é... Mas a prof disse tass bem que no prócimo anuh a gente vê ixu.

29 de Junho de 2015
Passou o 11º ano. Foi mais fácil que o 10º. Aprendi que as frases
devem ser mais qurtax. E aprendi também que "ano" não esqureve "anuh".
Axo que no prócimo ano vai ser mais difícil. Purque a xeguir é a
faquldade.

29 de Junho de 2016
Acabou o 12º. Fiquei buéda confuso porque tive de aprender a diferenxa
entre usar o QU e o C, tipo "esCrever" e não "esQUrever". Quando eu
usava o K era buéda mais fácil... A prof de português é buéda
religiosa e anda a ouvir vozes de deus, porque dixe-me que eu não
merexia passar, mas "xão ordens lá de xima"...

29 de Junho de 2017
Já fiz o primeiro ano da faculdade. Estou em ingenharia cevil na
universidade lusófona. Tive um stor buéda mal iducado que me disse que
eu era um ignorante porque às vezes escrevia com X em vez de CH, S ou
C. Mas o meu pai veio cá com uma moca de rio maior e chegou-lhe a rôpa
ao pelo. E depois fomos fazer queixa do gajo e a ministra despediu-o
porque o gajo, não sei quê, parece que quis vir estragar aqui um muro
nosso. Mas não sei essas senas. O meu pai é que me explicou uma cena
qualquer de "danos murais"... O que é bom é que a ministra da iducação
continua a mandar aqui nestes sócios da faculdade para eles não
levantarem a garimpa contra nós.

29 de Junho de 2019
Acabei a minha licenciatura porque a ministra da iducação disse que
tinhamos que passar sempre mesmo que não tivessemos notas, para não
ficarmos astigmatizados. Acho que é uma cena que dá nos olhos quando
se estuda muito. Agora vou fazer um mestrado e disseram-me que, quando
acabar, vou ficar mestre. Eu quero ser de Kung-Fu.

29 de Junho de 2021
Já sou mestre. Afinal não sou de Kung Fu, sou de engenharia cevil. Os
meus profs disseram que eu não devia estar em mestrado porque ainda
não estava preparado, mas eu disse que o meu pai tinha uma moca de rio
maior e que era amigo da ministra e já tinha mandado um bacano da laia
deles para a rua e eles calaramsse. Agora vou fazer um doutoramento,
porque a ministra da iducação diz que se não deixarem um aluno fazer o
doutoramento só por causa das notas, ele fica com a auto-estima em
baixo e isso perjudica a aprendizajem.

29 de Junho de 2023
Sou doutor. O meu orientador da tese ficou muito satisfeito porque eu
já não dou erros ortográficos: ao longo destes dois anos, aprendi a
escrever "engenharia civil" em vez de "ingenharia cevil" e também
porque aprendi que a ministra é da "educação" e não da "iducação", mas
lê-se assim. Entretantos casei. A minha dama chama-se Sónia e os pais
dela ficaram muito felizes por ela ir casar com um doutor em
engenharia civil. Ela não sabe ler nem escrever: só fez até ao 2º ano
da licenciatura e depois foi trabalhar para o Minipreço. Já tá
grávida.

29 de Outubro de 2023
Nasceu o meu filho! Chamei-lhe Júnior porque ele é mais novo que eu.

29 de Agosto de 2029
O Júnior vai fazer 6 anos daqui a 2 meses. Devia entrar para a escola
este ano, mas estive a pensar muito bem e não o vou pôr na escola. Ele
não precisa daquilo para nada, aprende em casa. Eu ensino-lhe a ler,
que sou doutor, e a mãe ensina-lhe a fazer contas, que é caixa no
Minipreço. A escola não vale nada. Acho que o sistema de ensino hoje
em dia é uma m*rda. No meu tempo é que era bom

20 Jan 2009
Platina
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Registado: 06 Mai 2008
Mensagens: 1763
Mensagem Re: Reformas na educação pública
No parlamento o deputado Louçã sobre o problema do desemprego dizia:
- Snr. 1º Min. isto está de tal maneira que até as raparigas licenciadas têm que se prostituir para sobreviver.

O Primeiro Ministro com o seu sorriso inteligente responde:
- Sr Deputado Louçã, lá está o Sr. Deputado a inverter tudo, ....o que se passa é que o nosso sistema de ensino está tão bom, que até as prostitutas hoje são todas licenciadas...

27 Jan 2009
Platina
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Registado: 06 Mai 2008
Mensagens: 1763
Mensagem Re: Reformas na educação pública
Circunspecção de mau gosto

O mais interessante é que Margarida Moreira, a mesma que agora vê uma brincadeira de mau gosto no que mais parece ser um delito, é a mesma que viu um delito no que mais parecia ser uma brincadeira de mau gosto
Julgo que a opinião da directora da DREN, Margarida Moreira, segundo a qual a ameaça a uma professora com uma arma de plástico foi uma brincadeira de mau gosto, é uma brincadeira de mau gosto. Mais uma vez se prova que a crítica de cinema é extremamente subjectiva. Eu também vi o filme no YouTube e não dei pela brincadeira de mau gosto. Vi dois ou três encapuzados rodearem uma professora e, enquanto um ergue os punhos e saltita junto dela, imitando um pugilista em combate, outro aponta-lhe uma arma e pergunta: «E agora, vai dar-me positiva ou não?» Na qualidade de apreciador de brincadeiras de mau gosto, fiquei bastante desapontado por não ter detectado esta antes da ajuda de Margarida Moreira.
Vejo-me então forçado a dizer, em defesa das brincadeiras de mau gosto, que, no meu entendimento, as brincadeiras de mau gosto têm duas características encantadoras: primeiro, são brincadeiras; segundo, são de mau gosto. Brincar é saudável, e o mau gosto tem sido muito subvalorizado. No entanto, aquilo que o filme captado na escola do Cerco mostra aproxima-se mais do crime do que da brincadeira. E os crimes, pensava eu, não são de bom-gosto nem de mau gosto. Para mim, estavam um pouco para além disso – o que é, aliás, uma das características encantadoras dos crimes. Se, como diz Margarida Moreira, o que se vê no vídeo se enquadra no âmbito da brincadeira de mau gosto, creio que acaba de se abrir todo um novo domínio de actividade para milhares de brincalhões que, até hoje, estavam convencidos, tal como eu, que o resultado de uma brincadeira é ligeiramente diferente do efeito que puxar de uma arma, mesmo falsa, no Bairro do Cerco, produz.
O mais interessante é que Margarida Moreira, a mesma que agora vê uma brincadeira de mau gosto no que mais parece ser um delito, é a mesma que viu um delito no que mais parecia ser uma brincadeira de mau gosto. Trata-se da mesma directora que suspendeu o professor Fernando Charrua por, numa conversa privada, ele ter feito um comentário desagradável, ou até insultuoso, sobre o primeiro-ministro. Ora, eu não me dou com ninguém que tenha apontado uma arma de plástico a um professor, mas quase toda a gente que conheço já fez comentários desagradáveis, ou até insultuosos, sobre o primeiro-ministro. Se os primeiros são os brincalhões e os segundos os delinquentes, está claro que preciso de arranjar urgentemente novos amigos.

Ricardo Araújo Pereira, Boca do Inferno, in Visão 27-01-2009

28 Jan 2009
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