Reformas na educação pública
Autor |
Mensagem |
Bruno Wanderley
Registado: 16 Nov 2006 Mensagens: 2048 Localização: Backdoor
|
 Reformas na educação pública
_________________ Não sou esperto nem bruto Nem bem nem mal educado; Sou simplesmente o produto Do meio em que fui criado. - Antonio Aleixo
|
21 Nov 2009 |
|
|
 |
panet69
Registado: 17 Jun 2008 Mensagens: 2239
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Reformas na educação pública
_________________ A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.
|
21 Nov 2009 |
|
 |
Bruno Wanderley
Registado: 16 Nov 2006 Mensagens: 2048 Localização: Backdoor
|
panet69 Escreveu: Toda a gente sabe que qualquer sistema de avaliação seja em modelo público ou privado tem de haver quotas.... senão éramos todos os génios e com um alto desempenho. Todos nós sabemos que nas empresas existe quem proceda a avaliações de desempenho com base em critérios que vão muito além do objectivo... e mais não digo pois exemplos não faltariam. O Dr. Zorrinho abra mas é os cordões à bolsa (que tem muita pasta no PT) e aprenda com os sistemas de avaliação de desempenho do sector privado assim como as boas práticas. Tu és um gaijo perigoso Panet e devias ter mais cuidado com aquilo que dizes... Toda a gente sabe o quê pa Tas doido Queres implementar sistemas de avaliação do sector privado na função publica Tens a noção da blasfemia Quotas Criterios Objectivos Merito Produtividade Competencia Excelencia Assiduidade Mas tu achas que isso é linguagem de funcionario publico que se preze Eu vou-te dizer qual é a linguagem desta rapaziada... toma nota : Carreiras Baixas Atestados Progressão automatica na carreira Escalões Contagem de tempo pra reforma E agora algumas das perguntas mais frequentes... toma nota : Quanto tempo é que vou ter que estar no serviço até poder entrar de baixa novamente  Ou de atestado Será que posso acumular logo um a seguir ao outro , ou convem ir pelo menos dois ou tres dias ao " trabalho " Como é que eu posso acumular ser funcionario publico , com um biscato ou varios no sector privado Se estiver de baixa , será que dá muita bandeira andar a trabalhar no privado Como é que posso ser colocado num qualquer serviço onde possa sacar umas luvas ao sector privado No ambiente por causa dos pareceres No fisco por causa das prescrições Na area do urbanismo por causa dos empreiteiros Administração local ou central Podia ficar aqui o dia inteiro nisto , mas tenho mais que fazer... felizmente 
_________________ Não sou esperto nem bruto Nem bem nem mal educado; Sou simplesmente o produto Do meio em que fui criado. - Antonio Aleixo
|
21 Nov 2009 |
|
 |
Doctor
Registado: 28 Jul 2008 Mensagens: 780
- Voyeur
|
Confrades:
Voltando aos professores e à sua cruz, chamada Avaliação, o verbo Suspender, amplamente assumido pelo PPD, agora no Parlamento, meteu medo à Manuela e recuaram fazendo o frete ao PS.
E lá continuam os professores "Suspensos", da Avaliação que os aguarda!
A ministra "tipo português suave" vai começar a dialogar com os Sindicatos e estes habituados ao estilo trauliteiro do tridente Milú-Lemos-Pedreira, andam a receber aulas de boas maneiras para não destoarem!
Ouvi dizer que o Nogueira até vai rapar o bigode...
E com este mar de dúvidas, nas Escolas em que os boatos fervilham, quem cuida de ensinar os alunos!?
|
21 Nov 2009 |
|
 |
panet69
- Voyeur
|
_________________ A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.
|
21 Nov 2009 |
|
 |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10313
|
Eu penso que o problema principal está na loucura completa que reina no sistema de ensino. Então não é que agora se avalia os professores em vez de avaliar os alunos?
Avaliar os alunos é fundamental. Eu fui avaliado no liceu, para passar da quarta classe - sou desse tempo - para o liceu e, durante o meu percurso liceal, fui avaliado por três vezes (2.º, 5.º e 7.º ano). É uma boa preparação para a vida activa, em que somos avaliados todos os dias e em que não podemos tirar 3, 4 ou 5; não, temos, simplesmente que resolver os assuntos.
Para além disso, é importante avaliar também os professores; o que não pode fazer-se é cavalo de batalha disso. Ainda por cima, o sistema de avaliação da administração pública foi desenvolvido por loucos; loucos burocratas, ainda por cima e não serve para nada.
Estamos mal - e as coisas não tendem a melhorar.
|
23 Nov 2009 |
|
 |
morpheus
Registado: 05 Mar 2009 Mensagens: 1933
Negativos
2
- Voyeur
|
Os professores avaliam os alunos, mas depois são avaliados pela avaliação que fazem dos alunos. O problema está, que a avaliação baseia-se em critérios estatísticos, e quando só os números interessam, isso dá origem a situações caricatas e absurdas.
Assim, se um professor, numa turma tem 80% de alunos que de uma forma justa, mercem ser reprovados, o professor, vai pensar duas vezes antes de reprovar tal percentagem de alunos, pois sabe que a seguir a sua avaliação vai ser avaliada, e provavelmente vai ter uma nota negativa por reprovar tantos alunos,já que isso, transmite a ideia que ele é incopetente e não soube ensinar, e como tal, chega à conclusão que será mais favorável para ele, em vez de reprovar 80 % dos alunos, passar essa mesma percentagem de alunos. E depois as consequências estão à vista: alunos com o 12º ano que não sabem falar inglês, que têm uma vaga ideia(às vezes errada) de quem foi o Fernando Pessoa ou o Vasco da Gama, e que dão um erro ortográfico, palavra sim, palavra não.
|
25 Nov 2009 |
|
 |
SpongeBob
|
A avaliação tem que ser externa. Se, como no meu tempo, os alunos tivessem que fazer admissão ao liceu e exames de 2.º, 5.º e 7.º e prova de aptidão ao ensino superior, as coisas melhorariam muito. E lembro-me bem desse tempo, em que eram os próprios pais a estar de acordo que é era preferível uma reprovação do que uma aprovação em condições pouco favoráveis.
|
25 Nov 2009 |
|
 |
morpheus
Registado: 05 Mar 2009 Mensagens: 1933
Negativos
2
- Voyeur
|
Hoje em dia em condições pouco favoráveis, às vezes, nem se coloca a questão de aprovação ou reprovação, é imposta a aprovação. Dou um exemplo: Um familiar meu, que é professor e director de turma, no ano lectivo passado, contou-me um caso de um aluno, que não punha os pés nas aulas, e que em dez disciplinas, tinha oito negativas, no entanto, ia passar de ano; a justificação: A escolaridade mínima obrigatória, a isso impunha !
Há 30, 20, 10 anos atrás, o sistema podia não ser perfeito, mas pelo menos, quem saia do liceu, quer no fim ou a meio, a escolaridade que tinha correspondia na teoria e na prática. Hoje em dia, há para aí muito boa gente que na teoria tem o 12º ano, mas na prática isso corresponde a um 7º, 8º ano (se tanto).
|
25 Nov 2009 |
|
 |
SpongeBob
|
Há trinta anos o sistema não era perfeito - longe disso -, mas infelizmente está-o ainda menos nos tempos que correm. É a nossa sina: fazer asneiras sempre que temos uma oportunidade de melhorar as coisas.
|
26 Nov 2009 |
|
 |
sexualpride
Registado: 18 Mai 2009 Mensagens: 425 Localização: Onde for preciso
- Voyeur
|
Será só a educação pública ou toda a função pública ???
O problema da nossa sociedade começa nas bases e acaba no classe politica.
Dizia um filosofo o homem é puro a sociedade é que o corrompe.
|
26 Nov 2009 |
|
 |
SpongeBob
|
O problema não é da educação; antes fosse. O problema é da sociedade, que está apática. As pessoas estão conformadas, desinteressadas, desmoralizadas. As coisas vão mal neste jardim à beira mar plantado.
|
26 Nov 2009 |
|
 |
Doctor
- Voyeur
|
Confrade Jollinho:
Comungo inteiramente do pessimismo dos seus comentários relativamente à nossa pretensa democracia!
Ainda não bateu no fundo! Mas já esteve mais perto!
|
26 Nov 2009 |
|
 |
Doctor
- Voyeur
|
Confrade Jolinho:
Claro que há um lapso no último post. Claro que a nossa Democracia: "ainda não bateu no fundo! Mas já esteve mais longe!"
|
26 Nov 2009 |
|
 |
panet69
- Voyeur
|
|
05 Dez 2009 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 46 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|