Sócrates... o último ano!
Autor |
Mensagem |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10342
|
 Sócrates... o último ano!
Envolvente Escreveu: A governabilidade com a qual tanta chantagem se faz não me incomoda. Países com a Itália ou, mais recentemente, a Bélgica sempre vão sendo governados independentemente da estabilidade governamental. Faz-nos falta um parlamento que funcione como deve ser e que tenha bem presente que uma das suas funções é fiscalizar a acção governativa. Para além disso, está tudo funcionalizado: Parlamento, Banco de Portugal e a administração pública está completamente menorizada (e serviçal). Os nossos governos governam demasiado; governar um pouco menos e governar mais devagar daria muito melhores resultados. Mas os governantes não aprendem neste campo e os governos chegam ao poder com um desconhecimento profundo dos problemas e dos dossiers. (Há um desequilíbrio enorme entre os recursos de que dispõem os governos e aqueles de que dispõem os partidos da oposição. E uma oposição forte é fundamental para uma boa governação).
|
20 Set 2009 |
|
|
 |
joao127
Registado: 17 Jul 2008 Mensagens: 522
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Sócrates... o último ano!
a questão é a seguinte: imaginem que as campanhas politicas eram apresentadas em forma de testamento, sem saber o partido ou lider por tras desse testamento (lista a tais medidas lista b as outras medidas e por ai fora sem se falar em nomes esquerdas direitas e etc) acham que o ps e o psd eram assim tão bem sucedidos em termos de vitorias e maiorias????????? éra um tipo de governação pior sem duvida acho eu mas n deixa de ser interessante este ponto de vista, pelo menos para mim. pensem e vão reparar que era muito diferente os resultados
|
20 Set 2009 |
|
 |
Doctor
Registado: 28 Jul 2008 Mensagens: 780
- Voyeur
|
Parece que só uma tripla permitirá acertar nas contas para Domingo!
Mais fácil seria com um árbitro dos tais, acertar no reultado dos andrades com os lagartos, a disputar no sábado!
|
22 Set 2009 |
|
 |
oscar
Registado: 03 Jan 2008 Mensagens: 637 Localização: Lisboa
Positivos
3
Negativos
3
- Voyeur
|
http://tonibler.blogspot.com/2009/02/o- ... feito.html
|
23 Set 2009 |
|
 |
207power
Registado: 11 Jul 2009 Mensagens: 719 Localização: Isso agora...
Positivos
11
Neutros
1
Negativos
4
- Voyeur
|
Retirando um comentário que está lá, faço delas as minhas palavras: Citar: Há esgrima, no próximo fim-de-semana, Taça do Mundo de Lisboa!  As coisas que se apreende... ![hehehe [bigsmile]](./images/smilies/snork_lach.gif)
|
23 Set 2009 |
|
 |
voador
Registado: 04 Jun 2008 Mensagens: 526 Localização: Voou
- Voyeur
|
Eu não gosto de jogar mas apostava um TD neste resultado : - O PS ganha mas não consegue maioria absoluta nem juntando-se a outro partido que não seja o PSD. - O Cavaco diz ao Socrates para formar governo. Este apresenta um novo governo que vai á Assembleia da Republica só depois das eleições autárquicas. - O BE e/ou a CDU abstem-se em troca de uma medida simbolica ( suspensão da avalição dos prof's, casamento gay,etc ), porque se chumbam o Socrates entregam o governo ao Cavaco. - A Manuela F L ao perder estas eleições e a seguir perder tambem Lisboa, demite-se, vai tratar dos netos e vem o Paulo Rangel tomar conta do PSD. - O Socrates vai governando de mansinho até daqui a 2 anos quando a lei permitir e o Cavaco ganhar de novo tentar nova maioria. Parece fantasia? A história repete-se. Basta trocar Socrates por Cavaco e BE por PRD e o filme já passou há uns bons anos atrás.
_________________ Irrar è umano
|
23 Set 2009 |
|
 |
Envolvente
Registado: 14 Jun 2009 Mensagens: 3549
- Voyeur
|
As contas só falham porque me parece que PSD e CDS terão, juntos, mais deputados que o PS. Isso obriga a que o PS tenha de negociar um pouquito mais. Com quem preferirá negociar? Will see...
Mas se o PSD ganhar, com os deputados do CDS, não terá igualmente maioria parlamentar. E preferirão negociar com quem? Will see...
Will see... = um com o outro, ou seja, o centrão PS/PSD. O que os define? A apetência pelos tachos!
Se assim for tudo continuará na mesma linha de há mais de 30 anos. Se não, terá de haver muitas negociações e talvez haja algumas mudanças.
|
23 Set 2009 |
|
 |
AllanKardec
Registado: 22 Set 2009 Mensagens: 57 Localização: Portugal
- Voyeur
|
A fórmula possível nestas eleições, e atendendo à conjuntura politico-económica em que vivemos, é um bloco PS/PSD. Como alguém já disse, a abstenção será muita devido a desmotivação e descrença. Assim, nem a direita nem a esquerda (juntando-se) poderão ter maioria absoluta. Resta o bloco PS/PSD.
Neste cenário, só tenho dúvidas em relação aos estilos antagónicos dos seus líderes.
"will see"...
|
23 Set 2009 |
|
 |
joao127
Registado: 17 Jul 2008 Mensagens: 522
- Voyeur
|
não sou grande entendido em politica, mas prevejo que o ps e psd nunca iram formar um bloco. é como digo não sou muito entendido nestas coisas da politica, prevejo mais o psd e ps aliarem-se cada um por seu lado, ou seja a esquerda total contra quase toda a direita e ai .... não sei bem como vai ser. vai ser divertido isso vai e ver no domingo a contagem de votos loooooool será que vai haver contagem danosa a favorecer o tio socrates??????? não percam o proximo domingo porque eu tb não 
|
23 Set 2009 |
|
 |
SpongeBob
|
Resta-nos esperar para ver aquilo que vai acontecer. Se PS + BE significar maioria parlamentar, não duvido de que vai haver um entendimento; não acredito que haja coligação, mas um acordo que viabilize um governo PS com uns independentes esverdeados pelo meio. Caso isso não aconteça, não acredito muma maioria PS + PSD, que não interessa ao PSD, que prefere ver o PS a governar só num clima de grande instabilidade, até que um belo dia a casa vem abaixo. É assim uma espécie de roleta.
|
23 Set 2009 |
|
 |
Envolvente
- Voyeur
|
"... não acredito muma maioria PS + PSD..."
Não é obrigatório ser uma maioria. Basta um deles viabilizar o outro, abstendo-se. E, assim, condicionam a actuação do governo porque basta passar da abstenção para a oposição. E, nesse caso, a culpa de tudo será de quem governa. Haverá novas eleições para tentar culpar os que estiveram no governo na perspectiva de se obter uma maioria confortável.
Estranhamente, na situação actual, pode não ser gratificante para o partido mais votado que venha a ser o que formará governo.
|
24 Set 2009 |
|
 |
SpongeBob
|
Expliquei-me mal; é óbvio que haverá maioria PS + PSD. Penso é que, se o PS não fizer maioria com o BE, irá ter que governar sozinho e o PSD fica a assistir da bancada (parlamentar).
Vi agora JS a falar na campanha; o homem estava bem sorridente e até a voz já voltou. Hoje vi o padre Louçã na tv, a falar já com cara de homem de Estado. Acho que vem aí maioria PS+BE no parlamento.
|
24 Set 2009 |
|
 |
Envolvente
- Voyeur
|
Acho que vem aí maioria PS+BE no parlamento.Se assim vier a ser, o que duvido, e der em acordo de incidência parlamentar e formação de governo é melhor começar a preparar o caixão para o BE. 
|
24 Set 2009 |
|
 |
SpongeBob
|
Acho que o BE, se servir de suporte a um governo vai aburguesar-se e tornar-se mais comedido. Vai continuar com alguns temas de que gosta, mas vai passar a fazer parte do sistema. De qualquer forma, tem crescimento garantido, porque vai receber uma parte significativa de novos eleitores e apanhar uns quantos dos antigos (aqueles que andam a dar a volta ao sistema partidário e já votaram PS, PSD e CDS talvez (CDU não). Hoje em dia as pessoas provam de tudo - a política não será excepção. Isto digo eu, que me engano com regularidade. E quem não se engana?
(1400)
|
24 Set 2009 |
|
 |
Envolvente
- Voyeur
|
Temos sido enganados. As análises de momento de pouco servem para definir o que o País poderá vir a ser. Eu creio que o BE, nas europeias, arrebanhou votos de uma franja de eleitores que andam a "saltar" entre PSD e PS. Não excluindo outros mas sem serem significativos. O factor "Manuel Alegre" contribuiu muito para esse inclinar a favor do BE. Agora esse factor já não é tão forte mas, o sucesso nas europeias poderá ainda ser muito benéfico e fazer com que uma parte significativa desses eleitores saltitantes se mantenham a votar BE. Quem vota conscientemente CDS, PSD ou PS não é definitavemente um potencial eleitor do BE. No PCP pode haver alguns que estejam cansados e desiludidos do partido mas também serão poucos. A franja dos ex isto e ex aquilo vai alimentado o BE. E são esses mais os "saltitantes" que dão expressão eleitoral ao BE. São esses igualmente que se o BE se envolver em manobras governativas contrárias à demagogia apregoada o castigarão, o BE, nas urnas. No entanto, will see... 
|
24 Set 2009 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: carlosbelmonte e 17 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|