Sócrates... o último ano!
Autor |
Mensagem |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10336
|
 Sócrates... o último ano!
A questão da taxa de abstenção ser de 40 % não me parece tão significariva como isso:
- há 600.000 eleitores fantasmas nos cadernos eleitorais, o que significa 6,2 %; - há 420.000 estrangeiros residentem em Portugal, correspondendo a 4,4 % e não me parece que quase nenhum deles vote; - há muitos portugueses no estrangeiro (França, Alemanha, Brasil, USA, Canadá, Angola) que estão inscritos nos cadernos eleitorais; não faço ideia quantos são; diria 1.000.000, muito por baixo, correspondendo a 10,4 %.
Temos assim mais de 20 % de abstencionistas que não votam porque não existem, porque não têm qualquer ligação com o nosso sistema político ou porque estão ausentes.
Restam pessoas doentes, pessoas muito idosas (que já não vão votar) e pessoas que podem não sentir qualquer vontade de o fazer (pessoas excluídas, pessoas desempregadas de longa duração, jovens desempregados, etc.)
Se considerarmos tudo isso, no fim até concluimos que o valor real da abstenção nem é elevado.
|
29 Set 2009 |
|
|
 |
morpheus
Registado: 05 Mar 2009 Mensagens: 1933
Negativos
2
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Sócrates... o último ano!
Mas não deixa de ser triste ouvir razões fúteis, como eu ouvi para não ter votado:
- Fui o dia todo para a praia. - Estava uma fila enorme na minha secção e como tal fui-me embora. - Fui para os copos a noite anterior, e passei o Domingo a dormir.
|
29 Set 2009 |
|
 |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10336
|
Há sempre gente capaz de dizer coisas assim. Não dão valor ao facto de poderem votar.
|
29 Set 2009 |
|
 |
Doctor
Registado: 28 Jul 2008 Mensagens: 780
- Voyeur
|
Confrade Jolinho:
A sua análise em que desmonta o tema da Abstenção, parece-me bastante correcto.
Será talvez a altura de sugerirmos à Moderação a alteração do título do tópico, para prosseguirmos este tipo de abordagem, ou ainda será cedo?
Sugestões: Sócrates...mais do mesmo; Sócrates...retocado! Sócrates... talvez dois anos! Sócrates...maquilhado!
Sei lá! Ficam as sugestões.
|
29 Set 2009 |
|
 |
Envolvente
Registado: 14 Jun 2009 Mensagens: 3549
- Voyeur
|
Também considero que a análise feita pelo confrade "jolinho" está correcta. A abstenção não é assim tão elevada e até é comparável com outros países europeus que possuem uma boa actualização dos dados dos seus eleitores. Parece é que por aqui não há interesse em proceder a essa actualização. E devemos nos interrogar o porquê e a quem aproveita.
Os que se manifestam para justificaram a sua abstenção não servem como aferidor de nada. São uma minoria dentro do universo da abstenção.
Não nos podemos esquecer que ainda somos abordados por pessoas com um papel na mão, a perguntarem por uma informação, porque se esqueceram dos óculos!
|
29 Set 2009 |
|
 |
AIB79
Registado: 21 Mar 2009 Mensagens: 4415 Localização: CENTRO da virtude
- Voyeur
|
ULTIMA HORA
Após o Sr. Engº. (de domingo) ter visto , e não ter gostado, os dois digitos do Paulo Portas, mandou a PIDE (Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP)) investigar o caso dos submarinos... passados 6 anos??? ok.
P.S.: considerei e comparei o DCIAP à PIDE, por trabalhar para este governo e pelos interesses destes governantes, e não de cometerem crimes em nome do País.
_________________ Não vemos as coisas como são: vemos as coisas como somos (Anais Nin)
|
29 Set 2009 |
|
 |
joao127
Registado: 17 Jul 2008 Mensagens: 522
- Voyeur
|
é pa afinal essa pide depois dos submarinos secalhar ate vai investigar o FREEPORT????? ou será que ele se vai esquecer?????????
|
29 Set 2009 |
|
 |
cadora
Registado: 18 Set 2009 Mensagens: 197 Localização: Estado zen
|
Caro João127, o caso FREEPORT,esquece lá isso vai ser abafado!!!! 
|
29 Set 2009 |
|
 |
voador
Registado: 04 Jun 2008 Mensagens: 526 Localização: Voou
- Voyeur
|
voador Escreveu: Esta da TVI tambem tem uma certa piada. No sábado passado o Expresso tinha na 1ª página em letras garrafais uma frase da Manuela M Guedes - "O Socrates é que ganhou com a minha saída" Umas linhas mais abaixo em letra mais pequena escrevia o Jornal " a Saída da MMG foi a sorte grande para o PSD" Com a guerra na TVI a Impresa maior rival, subia mais de 10% de valor em Bolsa e a TVI baixava de valor. A Ongoing onde o marido da MMG é o novo administrador é o 2º maior investidor da Impresa e já mostrou interesse em comprar a TVI á Prisa. Isto dava um bom episódio do CSI - quem é o criminoso, quem é que ganhou com o crime, quem é que manipula o quê ? Já agora ninguem conhece um primo da MMG ( ou prima ) ? 10/9/2009 Pois é, só não acerto no euromilhões. Entretanto a noticia bomba do 2º primo do Socrates era mais uma invenção. Dizemos mal dos políticos, mas depois vemos estes episódios de "jornalistas" apenas para defender interesses próprios, mas ninguém se mexe. A crise mundial foi principalmente provocada por gestores bancários e outros que na ganancia de ganhar milhões em pouco tempo levaram a economia ao estado que conhecemos. Mas continuamos a disparar sobre os políticos.
_________________ Irrar è umano
|
29 Set 2009 |
|
 |
brox
Registado: 11 Set 2009 Mensagens: 20
- Voyeur
|
Não li tudo, mas no meio disto tudo achei lamentável a elevada percentagem de abstenções.
|
29 Set 2009 |
|
 |
alucard
Registado: 01 Mai 2009 Mensagens: 29668 Localização: Sempre na Linha
Positivos
16
Neutros
1
Negativos
6
- Voyeur
|
o país está de férias.... 
_________________ Multa me docuit usus, magister optimus
|
29 Set 2009 |
|
 |
voador
- Voyeur
|
AIB79 Escreveu: ULTIMA HORA
Após o Sr. Engº. (de domingo) ter visto , e não ter gostado, os dois digitos do Paulo Portas, mandou a PIDE (Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP)) investigar o caso dos submarinos... passados 6 anos??? ok.
P.S.: considerei e comparei o DCIAP à PIDE, por trabalhar para este governo e pelos interesses destes governantes, e não de cometerem crimes em nome do País. Mais um tiro ao lado. O caso dos submarinos bem como outras aquisições de equipamento militar no tempo do Portas começou a ser investigado há 3 anos. Curioso mas compreensivel estas buscas ( que não se preparam em 24 horas) tenham acontecido DEPOIS das eleições. Se o Socrates pudesse teria antecipado uns dias, mas o DIAP depende dos Juízes e não do Governo. Todas estas histórias - Freeport, Ribagolfe, Submarinos,etc - têm a ver com financiamento dos partidos. E TODOS os partidos em todo o Mundo têm histórias destas.A Justiça é que é muito lenta na maior parte dos Países.
|
29 Set 2009 |
|
 |
morpheus
Registado: 05 Mar 2009 Mensagens: 1933
Negativos
2
- Voyeur
|
Vamos agora as autárquicas. Apesar de as escolhas serem locais e as pessoas na sua maioria votarem na pessoa e não no partido, parece-me que muitos poucos autarcas do PSD vão querer a Manuela Ferreira Leite ao seu lado a fazer campanha.
|
30 Set 2009 |
|
 |
joao127
Registado: 17 Jul 2008 Mensagens: 522
- Voyeur
|
pois as autarquicas eu n me quero precipitar nem enganar.... mas se muitos autarcas do psd n querem ferreira leite ao seu lado em campanha, tb axo que o tio socrates vai ficar mais enervado com o paulinho portas, ao que me parece e segundo informações de um amigo muito viajado por varias autarquias, ele n garante, mas tem consciencia que algumas das camaras lideradas por ps, vao ser perdidas para cds pp e cdu, e ai.... o portas e o socrates que se entendam em debates, submarinos ou mesmo freeports, ou ainda em cursos obtidos aos domingos 
|
30 Set 2009 |
|
 |
voador
- Voyeur
|
Nas Autárquicas o que gosto de ver é o pessoal na votar em candidatos condenados por corrupção e ganharem por larga maioria. Mas no dia seguinte lá está o Zé Povinho a reclamar dos políticos.Claro que isto de corrupção só em Portugal... ou nos EUA onde o financiador da campanha do Obama foi condenado a 24 anos de prisão.Porque noutros Países ( de que não me lembro de nenhum agora ) nada disto acontece.
Nada de novo que tambem não se passe no futebol. Se não tivessem prendido o Vale Azevedo ainda hoje era presidente do Benfica.
|
30 Set 2009 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|