Data/Hora: 10 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 276 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 19  Próximo
 Sera que vamos ter de sair do Euro 
Autor Mensagem
Prata

Registado: 15 Jun 2010

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Sera que vamos ter de sair do Euro
Tinoni Escreveu:
Sim, sim... vai haver freguesias onde os 30 octogenários de uma irão esquartejar à catanada os 26 septuagenários da outra. Provavelmente, porque já não vêem nem ouvem muito bem, são capazes de fazer confusão e matarem-se entre si os da mesma aldeia. Mas irá correr muito sangue pelos baralhos de sueca nos bancos de jardim...

:smt005 :smt005 :smt005
Vendo bem as coisas, isto poderá levar a algum alivio para a SS, parece-me .......estratégico.
:-" :-" :-" :smt005 :smt005

Tinoni Escreveu:
fez-se e ficou feito)

É exactamente isto que tem que acontecer, penso que o Coelho laranja vai fazer precisamente isto.

13 Jul 2011

Ouro

Registado: 14 Jun 2009

Mensagem Re: Sera que vamos ter de sair do Euro
A pergunta que me ficou foi, quem beneficiou com essas medidas?
As pessoas?
O Estado?
Gastamos, Estado, menos em proveito de outras necessidades?

A questão maior é saber se queremos um Estado que receba impostos de todos e que em termos sociais nada disponibilize em favor de quem os paga.
Ou que essas verbas provenientes de impostos (há que reparar na palavra impostos 8) ) sirvam só para beneficiar quem vive de mais-valias de capital, seja ele financeiro ou produtivo.

Também me lembro de quem criticava os chamados planos quinquenais...
E hoje andamos a viver com eles idealizados por quem os criticava.

Se há que impor modelos pré-estabelecidos em que se condene a maioria à pobreza só conheço em toda a História da humanidade uma forma de a fazer.
Com polícias repressivas, milícias, exércitos todos descaracterizados e treinados para matar.
Se for esse o nosso desejo, já que a nossa vontade não se resume só a votar (veja-se quem não vota representa quase o mesmo do que votam), prefiro fazer parte da minoria que rejeitará sempre essa forma de imposição dos que na sua arrogância se julgam mais poderosos.

8)

13 Jul 2011
Bronze

Registado: 07 Out 2010

Estamos a fugir um pouco ao tema principal, mas ok, não vem daí mal ao mundo.
Penso que o Envolvente estava a comentar o post do BW, post este que me levantou algumas dúvidas. Eu não sou adepto da regionalização, penso que somos demasiado pequenos para regionalizar, aliás, isso implicaria criar uma situação semelhante às autonomias das Ilhas, sem parlamento, mas com estruturas regionais semelhantes a pequenos governos regionais, e isso não iria substituir os actuais órgãos autárquicos, o que quer dizer, que teríamos um Estado maior e tenho algumas dúvidas, se seria mais lesto.
É evidente que nalguns pontos existiriam benefícios, no entanto, penso que seriam desproporcionais aos custos.
A questão dos impostos também seria complicada, porque, em teoria, seriam as regiões a receber os impostos e depois os entregariam ao governo central.
Penso que Portugal é demasiado pequeno e com tão poucas diferenças, que poderia dividir mais do que unir.

14 Jul 2011
Ouro

Registado: 08 Out 2010
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7

TD's nos últs 90 dias: 5 - Ajudando o Forum a Crescer
Envolvente Escreveu:
A pergunta que me ficou foi, quem beneficiou com essas medidas?
As pessoas?
O Estado?
Gastamos, Estado, menos em proveito de outras necessidades?

A questão maior é saber se queremos um Estado que receba impostos de todos e que em termos sociais nada disponibilize em favor de quem os paga.

Exacto. Mas como o que se cobra em impostos é escasso (e tem sido pessimamente administrado, sem dúvida) não dá para haver um centro de saúde, um jardim infantil, uma escola, uma maternidade, um polidesportivo, uma piscina e um estádio a 5 minutos da porta de cada cidadão.

14 Jul 2011
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Meu Caro LH, eu sou um regionalista convicto e sou-o por várias razões. Há questões que não são devidamente tratadas pelo nível central, que não faz a leitura regional do país, ou pelo nível local, que não tem dimensão.

Curiosamente, quando foi feito o referendo de triste memória sobre o assunto, os regionalistas estavam em grande medida na capital e os que mais longe estavam votaram contra em massa. Sabe porquê? O tuga gosta de ir à capital muitas vezes (sempre que pode), pois vai ás meninas (e antes de regressar compra um perfume à Maria).

Creio que somos o único estado não regionalizado da UE (disto não estou absolutamente certo, até porque entraram países nos últimos anos), a regionalização está na constituição e a UE torceu os olhos à nossa entrada sem estarmos regionalizados.

De qualquer forma, a regionalização está morta definitivamente - e eu penso que se tivéssemos avançado com ela nos últimos vinte anos teríamos feito asneira pela certa.

14 Jul 2011
Bronze

Amigos Envolvente, BW e Jolinho e outros confrades, é claro, os senhores que têm ideias bem definidas sobre as coisas, podiam dar a vossa opinião sobre este tema:
"Poderíamos traçar por aqui um cenário do regresso ao escudo, que contemple os vencimentos, produtos essenciais, rendas, juros, etc...etc...etc...
Não tenho dúvidas que muitos dos confrades têm uma ideia formada sobre isto e seria bom para todos uma abordagem séria sobre este tema, que, parece, já esteve fora do horizonte mas que agora parece aproximar-se a passos largos."

Aparentemente, vocês fugiram com o "rabo à seringa" sobre isto.

14 Jul 2011
Bronze

Registado: 21 Nov 2008
Positivos
4
Neutros
2
Negativos
1

No tempo do escudo:
Gastava 50 escudos num café e 10 mil escudos numa put* de classe, 5 mil numa barata.

No tempo do euro:
Bebo café a 1 euro, e não gosto de gastar mais de 15-20 euros numa put* porque o dinheiro não estica...

Ficamos a ganhar? Café mais caro e GPs menos acessíveis?!?!

14 Jul 2011
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Meu Caro LH

É difícil fazer previsões, sobretudo quando se trata de prever o futuro (já o dizia Mao); ainda por cima vivemos um tempo em que há muito ruído e as coisas parecem andar em várias direcções.

Aquilo que vivemos é apenas uma crise e, como qualquer crise, um dia vai acabar. Nessa altura apanha-se os cacos e segue-se em frente. Alguns vão sair ricos e muitos vão sair falidos, mas a terra vai continuar a girar, como se nada se tivesse passado e a malta vai continuar a andar por aqui - até à crise seguinte.

Grande parte das nossas despesas são hoje em dia supérfluas. Eu posso parar o meu automóvel e começar a andar a pé e de transporte público e nem pensar em ir ao estrangeiro nos próximos anos; posso cortar a assinatura da TVCabo e passar a usar a net gratuita, fornecida pelo município; posso cortar o meu consumo de celular para metade; posso viver sem comprar roupa durante os próximos três anos e, a partir daí, começar a fazer as camisas na costureira; posso deixar de comer hambúrgueres, gelados, pizzas e francesinhas. Posso deixar de ir às meninas - e aposto que a vizinha do lado, agora que vai ter menos dinheiro para gastar no cabeleireiro e no spa, até é capaz de começar a ter tempo para umas brincadeiras a dois. Posso fazer tudo isso, cortando muito na despesa.

14 Jul 2011
Bronze

Eu penso que vamos voltar a 2002, isto, é os Euros irão converter-se em escudos, as laranjas passarão a custar 100 escudos e não um 1 euro, os vencimentos seguirão o mesmo caminho, os depósito bancários idem.
Quer dizer...isto se o câmbio for o mesmo que foi em 2002, coisa que não acredito e, é aqui, que reside a minha dúvida.
A minha grande dúvida prende-se com as taxas de juros e os empréstimos para as casas, porquanto, todo o processo terá de ser refeito, com a tal "pequena" nuance, quantos escudos valerão hoje um euro.

14 Jul 2011
Diamante

Registado: 16 Nov 2006
http://blasfemias.net/2011/07/14/ideias ... rifericos/

Do meio em que fui criado. - Antonio Aleixo

14 Jul 2011
Ouro

Registado: 14 Jun 2009

A resposta ao tópico é demasiado simples.

Nós não caminhamos nem a passos largos nem curtos para o regresso ao escudo.
Na viagem do Euro não há retorno para nós.

Basta imaginar no país falido e avaliar o valor em termos cambiais de uma qualquer moeda por nós emitida.
Há que não esquecer que importamos mais do que exportamos.
E o que importamos é fundamental para o que exportamos e para o que comemos.
A moeda reflecte o valor do país. Não é algo que se imprima e se ponha a circular a bel-prazer.

Eventualmente seria possível um retorno a uma moeda nacional se estivéssemos numa situação económico-financeira confortável e estável.

Por outras palavras, a Alemanha, e não só, até pode sair do Euro que nada tem a perder a não ser, talvez, a colocação dos seus produtos nos países europeus.

Há também não esquecer que muitas das dívidas de difícil cobrança são por vezes resolvidas por meio de ameaças, de acções intimidatórias e também pela lei do cacete e da bala.
8)

14 Jul 2011
Diamante

Não temos que regressar ao escudo obrigatoriamente... podemos adopstar outra moeda qualquer, como o franco suisso, ou o dracma, porque entretanto os gregos já foram de vela !!! Para mim a unica duvida é se saimos pelo nosso pé ou vamos ser " convidados ". Se alguem me explicar como é que se reduz o defice, com uma recessão economica em cima e sem mexer no MONSTRO, avisem. Porra, nem é preciso ser um craque do assunto para perceber que é a quadratura do circulo.

Aumento de impostos para sustentar o MONSTRO = redução do consumo = aumento do desemprego = menos receitas fiscais e maiores despesas sociais = defice a patinar = contabilidade criativa = vamos com o caralho

14 Jul 2011
Bronze

Quer dizer com isso que não iremos sair do Euro, o que pode acontecer é o Euro deixar de existir.
No link que o BW deixou, as discussões lá são muito técnicas, mas dá para entender que não há opiniões unânimes, isto é, por exemplo, para o caso da Alemanha, há quem defenda que vai ter pagar para manter o Euro e há que pense que poderia sair do Euro sem grandes problemas.
Acredito mais que a Alemanha pague para se manter o Euro, porquanto, a Europa é a sua principal fonte de exportação, além de que com a crise nos USA eles também irão ser prejudicados. Alguém comentou que a Alemanha poderia viver dos países do BRIC - Brasil, Rússia, India e China - no entanto, não nos podemos esquecer que esses países são autónomos em muitas das áreas fortes das exportações alemãs, é evidente que há mercado, mas serão sempre nichos.
Também por lá foi dito, que se deveria assumir o alongamento - 30 anos para a Grécia - do pagamento dos empréstimos, no caso Grego, Português e Irlandês, mas com o pagamento obrigatório, isto é, não seria só para "inglês ver". Concordo inteiramente, penso é que os credores privados não irão aceitar, mas aí poderia a UE ir assumindo o pagamento adiantado.
Sobre este ponto tenho dúvidas da legalidade da coisa.

14 Jul 2011
Bronze

Amigo BW, você tem razão nas medidas tomadas no imediato, agora vamos ver é como é que eles vão aplicar os 13 ou 15 mil milhões que falta receber. Com esse dinheiro, com participação nossa apenas de 15%, poderão dar um forte empurrão e recuperar o sector primário, agricultura e pescas, já que para a indústria a coisa é mais duvidosa.
Temos é de criar condições para trazer investimento estrangeiro, coisa que a Espanha está a fazer muito bem.
Por acaso gastava de ter ouvido o resto da conferência do ministro, porque essas questões, de certeza, foram lá colocadas porque ele deu 1 hora para perguntas.

14 Jul 2011
Diamante

Envolvente Escreveu:
Ou que essas verbas provenientes de impostos (há que reparar na palavra impostos 8) ) sirvam só para beneficiar quem vive de mais-valias de capital, seja ele financeiro ou produtivo.

Não e para beneficiar quem vive de mais valias de capital... pagamos todos impostos, para manter a maquina do estado em funcionamento, ou seja , pagar salarios a quem para ele trabalha !! Mas estamos de acordo que no corte das despesas sociais, eles irão até ao osso.

14 Jul 2011
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 276 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 19  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: zakarias e 36 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: