Data/Hora: 26 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 163 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 11  Próximo
 Governo de Passos e Portas acabou 
Autor Mensagem
Ouro

Registado: 28 Ago 2011
Positivos
80
Neutros
11
Negativos
1

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Governo de Passos e Portas acabou
No BE das meninas ha talento
Ó se ha
Ficava morto por agua

15 Out 2015

Diamante

Registado: 15 Mai 2013
Mensagem Re: Governo de Passos e Portas acabou
Terapeuta Sexual Escreveu:
Matic Escreveu:
Sim, em Portugal todos os "ricos" são Salgados ou Dias Loureiros. :smt045 :smt045

Riqueza não é sinal de desonestidade. Nem vice-versa.

Não se pode ostracisar um rico por ser rico, nem um pobre por ser pobre.

Não gosto dos chavões de que temos de ir às grandes fortunas, eles é que devem pagar a crise. A culpa é do capitalismo, enfim, um conjunto de larachas com pouco sentido e que escondem os verdadeiros problemas do país.

Cada um deve assumir as suas responsabilidades no país que temos.

Caro Matic,

Que responsabilidade acha que tem os "pobres e trabalhadores" deste país na situacão em que o mesmo se encontra?

TS 8)

TS,

A maior parte dos problemas deste país vem mesmo da classe trabalhadora.

Este país não tem produtividade, o absentismo é elevado, a fuga aos impostos é tremenda e criou-se uma subsídio-dependência alicerçada nos facilitismos dados pelo estado para quem não quer trabalhar

A crise veio exportada dos problemas internacionais, mas se o país não tivesse os problemas que tem, teríamos passado bem melhor. Nestes 4 anos vi gente a sofrer, mas felizmente vi gente a levantar-se e a perceber que se quer ser mais e ter mais, tem de lutar e andar pelas próprias pernas em vez de assobiar para o lado e criticar o governo.

Se acha que a classe trabalhadora não tem culpa da crise responda-me à seguinte questão:
- qual o valor da dívida das famílias portuguesas e qual o valor da dívida das empresas portuguesas?

Todos nós temos culpa TS, todos nós.

Aquilo que é mais importante é perceber qual o caminho que temos de percorrer para sermos melhores.

15 Out 2015
Ouro

Registado: 28 Out 2010
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5

Ó TS nisto tenho de concordar com o lampião. :mozilla_tongue:

16 Out 2015
Iniciado

Registado: 08 Jan 2014
Neutros
1

Matic,

Essa da produtividade tem muito que se lhe diga. Vou-lhe contar uma pequena história que li há cerca de 3/4 anos no "Courrier". Numa fabrica de vestuário na china que produzia para várias multinacionais dos EUA e da Europa, os trabalhadores começaram a organizar-se e a boicotar o trabalho com manifestações e até pequenos actos de desordem pública. E qual era a razão? A empresa ia deslocalizar (como é da praxe dizer-se) para o Vietnam. Justificação? Ganhos de produtividade. Onde? Principalmente na mão de obra. Nunca se é suficientemente produtivo. Parece que até os chineses são uns calões do caralho!!

E no que se refere à evasão fiscal da classe trabalhadora de que trabalhadores é que estamos a falar? trabalhadores por conta de outrem? Funcionários públicos? reformados? :-k

Concordo que todos temos responsabilidades. Mas imputar a maior parte dessa responsabilidade àqueles que menos têm é virar o jogo ao contrário. A responsabilidade é diluída por toda a sociedade...mas uns são mais vitimas que outros e uns são mais responsáveis que outros... mas isto é a minha opinião claro.

16 Out 2015
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Na minha opinião, a culpa é de todos nós por um simples motivo, não nos unimos para combater o que é injusto e incorrecto.
Vamos por ex a uma fábrica, o patrão deixa de pagar alguns direitos a um empregado, ele vai precisar de testemunhas para resolver o caso, quantos empregados fábrica que até sabem o que se passa vão realmente ajudar o colega? Nenhum!
O patrão compra um carro novo top gama, mas tem montes de ordenados e subsideos em atraso aos empregados, o que é que eles fazem? Vão continuar a trabalhar de bico calado, porque não agem em conjunto e tentam alterar as coisas?

O que fizeram as empregadas de uma empresa que faliu no norte do país? Uniram-se e o resultado foi que a empresa ergueu-se e continua de pé!

O problema dos pobres é aliarem se quase sempre aos ricos, em vez de se juntarem uns aos outros contra quem os prejudica!

O dinheiro gera dinheiro, podem haver ricos a questão é de que forma eles o são, com esforço, trabalho e honestidade ou a tirar a outros para terem o que têm? Porque se for esse o caso, o dinheiro não está a gerar economia correcta, está a ficar em circuito numa só parcela.

16 Out 2015
Diamante

Na parte da produtividade nada tem a ver com custos de mão de obra. Basta comparar o que produz um país do norte da Europa em comparação com o sul. Portugal tem baixos índices de produtividade.

Em Portugal é um orgulho não pagar impostos. Quantos se sentam no café a contar aos amigos as proezas que fazem para receberem 2.000€ mas descontarem sobre o salário mínimo. Os amigos aplaudem de inveja.

Carla, independentemente das causas ou dos méritos para seres prostituta e caso só tenhas essa atividade, responde-me quanto inscreveste o ano passado na tua declaração de IRS? Ou seja, quanto contribuíste para os ricos ou os políticos xulos deste país gastarem?

Vamos à oficina. Pergunta o mecanico. Quer com fatura ou sem fatura? É que com fatura é mais caro. Mas quem é que responde que quer fatura? O mesmo para o eletricista.

Quantos trabalhadores pedem baixa aos médicos de família porque não apetece trabalhar e andam a fazer biscates por fora?

Quantos trabalhadores estão no fundo de desemprego e rejeitam ofertas pois iam ganhar apenas mais 50€ do que em casa sem fazer nada?

Quantos trabalhadores portugueses vão para a rua exigir a diminuição das horas de trabalho para 35?

Quantos destes trabalhadores fazem isto tudo e ainda criticam o governo e os políticos?

Quantos dos trabalhadores portugueses leram os programas eleitorais e foram votar informados?

A culpa é só dos trabalhadores? Não. É de todos. Não não vamos assobiar para o lado e culpar os políticos, pois isso é mais fácil.

16 Out 2015
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

produtividade, absentismo e fuga aos impostos /// trabalhadores

de facto vivemos em mundos muito diferentes

depois de trabalhar 26 anos no sector privado, e sempre em empresas com mais de 500 trabalhadores, é com espanto que leio certas afirmações

por todas as empresas em que passei, cá dentro e lá fora, nos mais diversos sectores de actividade, nunca encontrei semelhante situação

as medidas com vista à melhoria da produtividade e redução do absentismo foram implementadas com êxito e com participação activa das pessoas

a fuga aos impostos só era "considerada" nos níveis mais altos, através da atribuição outros benefícios isentos de carga fiscal

em toda a minha experiência profissional, se as empresas por onde passei, não atingiram níveis de excelência, deve-se a:

- porque eu e os meus colegas de direcção não fomos suficientemente inteligentes
- ou porque tínhamos limitações das decisões estratégicas da estrutura accionista

em nenhum caso, eu posso afirmar que se deve aos trabalhadores que eu dirigi

16 Out 2015
Confrade

Registado: 10 Abr 2007
Positivos
26
Neutros
8
Negativos
3

Caro Matic,

Decorridos aprox. 40 anos apos o 25 de Abril, o que é facto é que estruturalmente o país nao evoluiu como seria suposto!
Os políticos sao uns corruptos como sabemos! E quem gere, gere mal/nao sabe gerir.

Evidentemente que existem pessoas com virtudes e defeitos em todos os sectores mas eu nao acho que a responsabilidade da situaçao actual do país seja objectivamente e em 1º lugar da responsabilidade dos mais pobres/trabalhadores que nao têm qualquer papel activo na organizaçao estrutural e gestao dum país.
Antes de falarmos destes, temos muito de falar sobre os politicos, empresarios, banqueiros, juizes, etc...

Proponho que recue no tempo e recorde as promessas de cada governo quando toma posse e da organizaçao de ponta das confederaçoes empresariais que dominam tudo e sabem as razoes de tudo.
Resultado: Salario minimo de 500,00 € e cada vez que se discute é um sacrilegio!
E nao me venham dizer que isto dos 500,00 € é tanga que eu vivo rodeado de gente que ganha igual e menos que isso, trabalho precario nos shoppings e esas merdas!

Pelo amor de deus!

TS badd

16 Out 2015
Acompanhante

Quantas vezes tive de pedir dinheiro para combustivel porque o que ganhava não chegava para as despesas de ir trabalhar?
Quantos anos já trabalhei 10 a 14h por dia com ordenado de 500€ e a fazer descontos, e que vantagens já tirei desses descontos?
Que apoio o estado ou o sistema me dá para eu conseguir ter apenas um ordenado minimo e sobreviver com 2 dependentes?

A fuga aos impostos tem sido a possibilidade de vida de muita gente, se neste país não se fugisse aos impostos não se sobrevivia!
Porque eu já fui durante muitos anos completamente legal, e a verdade é que nem pra comer ganhava, valeram me as almas caridosas e não os ricos ou o sistema!

Se estou a favor que seja assim?
Não estou! Mas enquanto não alterarem a forma como as coisas estão é impossivel ser de outra forma!
Quanto ganha de lucro a EPD?
E quantas pessoas ficam por mês sem energia em casa por não terem como pagar? E trabalham, e descontam!
Eu trabalho desde os 13 anos, comecei por só fazer uns dias de trabalho, depois meses. Fiz descontos inumeras vezes e quando pedi uma ajuda ao sistema, quase me destruiram ainda mais a vida.

Quanto a este trabalho, surgiu porque é impossivel eu conseguir viver na legalidade, só com um ordenado!
Coisa que em outros países da europa é impensavel e uma mãe monoparental, ainda pra mais sem ajuda do pai, era com certeza ajudada pelo sistema.
Aqui do que me vale fazer descontos? Que vantagem me dá senão passar ainda mais dificuldades? Porque toda a vida foi o que me aconteceu!
Não me gabo de não declarar tudo quanto facturo, tenho é pena de não o poder fazer!

Quando me garantirem que há justiça nesse sentido, eu garanto que dou contas de tudo quando ganho.

16 Out 2015
Confrade

Registado: 10 Abr 2007
Positivos
26
Neutros
8
Negativos
3

Só mais uma coisa!

Eu gostava de ver o papo de "certos gestores" se ganhassem 500 euros por mes e a esposa igual, com filhos parar criar e tudo o resto......
Pela parte que me toca, eu que tenho nivel salarial de classe media (nao tenho canudo porque os meus velhotes nao tiveram posses para me pagar universidade porque ganhavam o salario minimo! nao eram empresarios tugas nem funcionarios do estado com salarios e reformas dignas de ROUBO....) nao tenho qualquer problema em dizer aquí que opto por convicçao por defender quem ganha pouco.

Esses gestores da treta que andam por ai a cagar postas de pescada, e que nao sabem o que a put* da vida custa porque os paizinhos lhes pagaram sempre tudo, para mim vêm de carrinho....

TS :smt023

16 Out 2015
Diamante

Meus senhores,

O que quero dizer é que a culpa é de todos. Como a maioria são trabalhadores, até são os mais culpados.

Não faz sentido é culpar os ricos e os políticos em exclusivo.

Este país tem falhas estruturais e de educação cívica e apenas pensamos a curto prazo.

Se há culpa atribuída aos políticos é que apenas pensam a 4 anos. Neste aspecto, a nossa culpa é votarmos de acordo com o que nos prometem a 4 anos. Não existe uma estratégia a 20 anos por exemplo.

O que indiquei anteriormente de falhas cometidas pela generalidade é apenas um problema educativo e que está enraizado e que é:
- porque não fujo aos impostos se todos fogem?
- do que me vale fazer descontos se não recebo nada em troca?

Kwacha, o exemplo que deste é de multinacionais. Aí os trabalhadores não fogem ao fisco, mas 90% no tecido empresarial são PME's. Sabes bem que a realidade é outra.

TS, eu sou gestor e não ganho 500€, nem um gestor o pode ganhar, pois a responsabilidade é outra. Para ganhar esse valor faria o meu horário e quando saísse do trabalho, ele ficava lá até ao outro dia de manhã, ao contrário de mim que penso nele e preocupo-me 24 horas, quer com o negócio, quer com as pessoas sobre a minha responsabilidade.

16 Out 2015
Iniciado

Registado: 08 Jan 2014
Neutros
1

Caro Matic,

Está a insistir no erro. Não são os trabalhadores que mais fogem ao fisco. A evasão fiscal é acima de tudo responsabilidade das PME e dos profissionais liberais, não tenha dúvida (e eu já fui um). Sim, porque nas grandes multinacionais não é evasão. É Eficiência fiscal ou programas de optimização fiscal, etc Agora, ainda está para me explicar onde é que os trabalhadores por conta de outrem fogem ao fisco.

Relativamente aos horários, responsabilidades, preocupações, lamento mas infelizmente a dura realidade de grande parte da classe trabalhadora, principalmente no sector terciário, é mesmo essa. Trabalho sem horário, trabalho nas férias e fds, telefone a tocar à noite, etc

Essa realidade de que fala hoje cinge-se mesmo aos trabalhadores mais indiferenciados e mesmo esses...

16 Out 2015
Platina

Registado: 17 Jan 2008
Para mim o salário mínimo é uma das maiores indignidades da democracia e ainda o numero dos que o recebem é cada vez maior...

Qualquer estado, por mais calamitoso esteja, o pouco dinheiro que haja tem que ser para corrigir esta aberração...

Como pequeno empresário, tenho trabalhadores com esta miséria, só que muitas vezes a opção do pequeno empresário, é entre despedir ou pagar aquilo...

Aqui o estado devia ter uma palavra...

Posto isto, não interessa em saber quem tem mais culpas, mas ninguém pode dizer que a não tem...

Uma correcta educação cívica devia ser ministrada nas escolas e o item de pagar impostos devia ser um dos ensinados...

16 Out 2015
Acompanhante

- do que me vale fazer descontos se não recebo nada em troca?

Esta não é a questão certa!
A questão é: Como é que eu vou fazer descontos se depois não ganho suficiente para trabalhar?

Olha se eu ganhasse apenas 500€ e com os descontos nem chegava bem a isso, em Setembro como é que pagava 300 de livros escolares? Mas... então a escolaridade não é algo obrigatório? Mas e como é que os pais têm de ser obrigados a sustentar esses gastos? Não é um direito? Então e quem não consegue pagar deixa de ter esse direito?
Com 500€ e uma renda de 300, um pouco mais de 100€ para agua e luz, e o que resta seria para o transporte para o trabalho, então e como ia comer e dar comida aos filhos?

Não é uma questão de receber ou não nada em troca, é uma questão de sobrevivencia!
Os meus pais tiveram uma empresa uma data de anos e tudo correu bem até entrar a ASAE, depois disso começaram a surgir dividas e dividas com tanta exigencia, começou a faltar aos empregados para se poder pagar as finanças e a SS, depois faltou aos fornecedores, e por fim teve de se fechar as portas a uma empresa com quase 20 anos que em pouco mais de 4 afundou com tanta exigencia do estado.
Perderam-se 20 postos de trabalho, 20 anos de empenho, ainda ficaram dividas e lá foi mais alguém emigrar porque era impossivel conseguir viver cá com um ordenado minimo e contas a pagar ao fisco.

Porque é que nas declarações temos de declarar tudo quanto se ganha e não aceitam grande parte do que se gasta?
É que foi isso que levou tudo a ruina. Uma realidade distorcida das coisas que o próprio sistema exige!

16 Out 2015
Platina

Registado: 17 Jan 2008
A prova que esta solução à esquerda não tem solidez nenhuma...

O lider parlamentar do Bloco, Pedro Soares acaba de declarar à Renascença que o acordo com o PS e só para viabilizar o programa de governo e o orçamento de 2016...

Nada mais!!!!!!

O Presidente não pode viabilizar uma solução destas!

16 Out 2015
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 163 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 11  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: