Reformas na educação pública
Autor |
Mensagem |
foulaam
Registado: 28 Nov 2006 Mensagens: 1959
|
 Reformas na educação pública
trombinhas Escreveu: quando eu falo com os professores dos meus filhos apenas vejo uns putos mal preparados, que fogem para o ensino porque não não têm saidas profissionais para Biologia, História, matemática.... essa é a realidade nacional, a maior parte dos professores não tem vocação para tal, não têm formação para enfrentar os adolescentes de hoje em dia E quem os formou, diplomou, reconheceu e contratou como professores? 
|
02 Out 2008 |
|
|
 |
druon
Registado: 10 Jun 2007 Mensagens: 2200
|
 Re: Reformas na educação pública
foulaam Escreveu: trombinhas Escreveu: quando eu falo com os professores dos meus filhos apenas vejo uns putos mal preparados, que fogem para o ensino porque não não têm saidas profissionais para Biologia, História, matemática.... essa é a realidade nacional, a maior parte dos professores não tem vocação para tal, não têm formação para enfrentar os adolescentes de hoje em dia E quem os formou, diplomou, reconheceu e contratou como professores?  Bingo! Essa sim é uma grande questão...
|
02 Out 2008 |
|
 |
rodado
Registado: 17 Jan 2008 Mensagens: 6402
|
Épa os professores ganham uma miséria, só vai para professor quem não tem outra saida profissional! Querem qualidade assim? O problema da educação está mesmo aí e enquantto não o resolverem, não há volta a dar-lhe, o problema vai continuar por muitos e maus anos!
|
02 Out 2008 |
|
 |
VERTIGO
Registado: 07 Jan 2008 Mensagens: 1236 Localização: Grande Lisboa
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
|
03 Out 2008 |
|
 |
White Knight
Registado: 14 Jun 2007 Mensagens: 1402
|
mr.torpedo Escreveu: White Knight Escreveu: mr.torpedo Escreveu: Se for à página 58, verá desmontada a convicção generalizada de que os professores portugueses passam pouco tempo na escola e que no estrangeiro não é assim. É apresentado, no estudo, o tempo de permanência na escola, onde os professores portugueses estão em 14º lugar (em 28 países), com tempos de permanência superiores aos japoneses, húngaros, coreanos, espanhóis, gregos, italianos, finlandeses, austríacos, franceses, dinamarqueses, luxemburgueses, checos, islandeses e noruegueses!
Meu caro, aqui cometeste o erro habitual. Eu não quero saber se as pessoas que dependem de mim se esforçam, quanto tempo trabalham ou se comem bifanas ao almoço. Eu quero é RESULTADOS !E os resultados estão na página 14 do teu report. Simplesmente não satisfaz.  Não vejo que erro terei cometido… - Desde logo estás inserido no sistema e a tua visão peca por isso mesmo, é quase impossível ser-se imparcial e isso nota-se na forma como escreves. - Por outro lado, falas dos professores quando o centro do ensino são os alunos, os pais e os contribuintes. É sobre eles (os alunos) e os seus resultados que se deve falar, os professores são uns (nobres) prestadores de serviços. É como aqui no fórum ouvem-se as miúdas mas é a opinião dos confrades que sai nos td's... - A situação que focaste - o tempo de permanência - é-me totalmente indiferente... Eu, como Pai e contribuinte, exigo é que os putos aprendam e tenham bons resultados. Se os professores preparam as aulas na escola, em casa ou no café é lá com eles. Mas para isso, é necessário que sejam avaliados pelos resultados. E feita a avaliação, que sejam premiados (sim, com dinheiro a sério) e penalizados (no limite com despedimentos). É simples. mr.torpedo Escreveu: O que é que a parte a bold (tempo de permanência na escola: professores portugueses em 14º lugar) tem a ver com a página 14 (resultados de matemática)? Produtividade mr.torpedo Escreveu: No ensino as coisas são aferidas de outra maneira. Não ! Só podem ser aferidas pelos resultados obtidos em testes internacionais... Não pode haver subjectividades. Como é que tu aferes ? PS. contudo temos pontos de vista em comum. A loucura total que são os sindicatos, e o facilitismo... Pelo menos estes 
|
03 Out 2008 |
|
 |
Torpedo
Registado: 06 Mai 2008 Mensagens: 1763
|
druon Escreveu: foulaam Escreveu: trombinhas Escreveu: quando eu falo com os professores dos meus filhos apenas vejo uns putos mal preparados, que fogem para o ensino porque não não têm saidas profissionais para Biologia, História, matemática.... essa é a realidade nacional, a maior parte dos professores não tem vocação para tal, não têm formação para enfrentar os adolescentes de hoje em dia E quem os formou, diplomou, reconheceu e contratou como professores?  Bingo! Essa sim é uma grande questão... A culpa é dos próprios professores. Claro! Daqueles putos a que o confrade trombinhas se referiu. Lá por terem habilitações académicas para o cargo (pois, outro tipo de formação ou preparação não têm) deveriam preferir permanecer no desemprego. E olhem que já há mtos que preferem continuar sem emprego a aceitar meia dúzia de horas para ganhar 500 ou 600€. Nunca como este ano tem havido tantos horários a serem recusados por aspirantes a professores (é assim que o ministério apelida aqueles que não estão na careira, os contratados). Eu compreendo que assim seja e faria o mesmo no lugar deles.
|
03 Out 2008 |
|
 |
Torpedo
|
Meu caro só quem já esteve ou ainda está inserido no sistema é que sabe verdadeiramente o que se passa! Claro que cada um tem direito a manifestar as suas opiniões, mas nunca vai passar disso. White Knight Escreveu: Por outro lado, falas dos professores quando o centro do ensino são os alunos, os pais e os contribuintes. É sobre eles (os alunos) e os seus resultados que se deve falar, os professores são uns (nobres) prestadores de serviços. É como aqui no fórum ouvem-se as miúdas mas é a opinião dos confrades que sai nos td's... Nada mais errado. Não se pode comparar a educação a um outro qualquer sector de actividade. É diferente, tem as suas particularidades muito próprias e ponto final! Quem não quiser aceitar isso nunca vai poder discutir assuntos da educação seriamente. Não se pode fazer uma reforma do sistema educativo contra os professores. Nenhum sistema de ensino funciona sem eles, ou conheces alguma escola só com pais e alunos. Os professores lidam diariamente com os filhos de todos nós. Pensem no vosso próprio percurso académico. Há ou não no nosso passado pelo menos um professor que tenha deixado marcas? Esta “prestação de serviço” (até me custa apelidar o ensino assim) não é a mesma coisa que servir cafés ou vender telemóveis, de acordo? Mais uma vez digo que não fui nomeado defensor dos profs aqui no forúm. Não vou continuar a (tentar) rebater cada post que aqui queiram deixar a bater na classe docente. Não por os posts me merecerem maior ou menor consideração, mas apenas por falta de pachorra para fazê-lo. Este forúm é sobre acompanhantes, é giro discutir aqui outros assuntos também, porque a vida não é só sexo, mas existem forúms sobre educação para debater isto como deve ser. Se intervim foi porque não consigo ficar calado perante um certo tipo de “argumentação” simplista e redundante. Não tenho a menor dúvida de que todos os foristas que aqui intervieram (e os que ainda o vierem a fazer) são muito mais inteligentes e cultos do que eu próprio. Mas, a não ser que tenham estado inseridos no sistema durante pelo menos um ano lectivo nos últimos 3 ou 4, com um horário completo, com CEFs e Currículos Alternativos, Cursos Profissionais, EFAs e afins, alunos com PEI e Encarregados de Educação que nunca põe um pé na escola… Se nunca lidaram com a realidade do ensino nunca terão autoridade para nem conhecimento suficiente para ir ao fundo das questões. Esta é a realidade. Quando tiver paciência deixo aqui alguns exemplos reais de como o Ministério da Educação desperdiça muito do dinheiro dos contribuintes que tanto vos preocupa. p.s. Não procuro consensos nem defendo aqui qualquer causa, apenas emito a minha opinião, com conhecimento de causa, adquirido no terreno.
|
03 Out 2008 |
|
 |
White Knight
|
mr.torpedo Escreveu: Meu caro só quem já esteve ou ainda está inserido no sistema é que sabe verdadeiramente o que se passa! Ok, quem está no sistema sabe o que se passa. Mas o importante é saber como dar a volta ao problema ! E para isso, o conhecimento do que se passa (o que está errado) não é determinante... mr.torpedo Escreveu: Claro que cada um tem direito a manifestar as suas opiniões, mas nunca vai passar disso.
Ai tens razão. é por isso que somos pobres ! São as forças de bloqueio E é também por isso que os meus putos estão no privado. Só fico com pena de quem não pode pagar... Nem sei porque escrevo neste tópico, não tenho nada a ganhar com isto, apenas me custa ver recursos desperdiçados desta forma. mr.torpedo Escreveu: Nada mais errado. Não se pode comparar a educação a um outro qualquer sector de actividade. É diferente, tem as suas particularidades muito próprias e ponto final! Quem não quiser aceitar isso nunca vai poder discutir assuntos da educação seriamente. Sim tem especificidades, mas claro que se pode comparar. Tal como na medicina, na justiça ou qualquer outra área. Esse é o discurso dos "complicómetros", vamos discutir, analizar, ponderar, rever, acordar e no fim não se faz absolutamente NADA ! mr.torpedo Escreveu: Não se pode fazer uma reforma do sistema educativo contra os professores. Nem é essa a ideia. O que não pode ser necessário é ter a anuência dos sindicatos para as mesmas se efectuarem. Por falar em sindicatos, onde é que eu já esta frase ? Fenprof ? mr.torpedo Escreveu: Esta “prestação de serviço” (até me custa apelidar o ensino assim) não é a mesma coisa que servir cafés ou vender telemóveis, de acordo? Não são as profissões que são nobres "à partida", é a forma como são desempenhadas que as pode - ou não - tornar nobres ! A forma como os professores - de uma forma geral - tem actuado deixa muito a desejar. E não há nada de errado em servir cafés... Sabes o peso do turismo no PIB ? mr.torpedo Escreveu: Se intervim foi porque não consigo ficar calado perante um certo tipo de “argumentação” simplista e redundante/quote] Por falar nisso, existe um paralelismo enorme entre a tua posição e a dos sindicatos... A sim a modos que redundante mr.torpedo Escreveu: Não tenho a menor dúvida de que todos os foristas que aqui intervieram (e os que ainda o vierem a fazer) são muito mais inteligentes e cultos do que eu próprio. Pronto, agora estás a dar uma de vítima ! Não se pode conbersar , pá ! mr.torpedo Escreveu: Mas, a não ser que tenham estado inseridos no sistema durante pelo menos um ano lectivo nos últimos 3 ou 4, com um horário completo, com CEFs e Currículos Alternativos, Cursos Profissionais, EFAs e afins, alunos com PEI e Encarregados de Educação que nunca põe um pé na escola… Se nunca lidaram com a realidade do ensino nunca terão autoridade para nem conhecimento suficiente para ir ao fundo das questões. Esta é a realidade. E tu achas que é uma pessoa com essa visão micro, que vai por isto na ordem ? mr.torpedo Escreveu: Quando tiver paciência deixo aqui alguns exemplos reais de como o Ministério da Educação desperdiça muito do dinheiro dos contribuintes que tanto vos preocupa. Vou desde já ajudar-te: professores com horário "0".  Lê o tópico desde o início e ficas a perceber melhor a minha posição. A responsabilidade do estado de coisas, não é só dos professores, mas é-o em grande parte. Quer gostem, quer não.
|
03 Out 2008 |
|
 |
Torpedo
|
Estás enganado caro confrade! Quando digo que os confrades serão com certeza mais inteligentes e cultos do que eu não me estou a fazer de vítima. Não é essa (definitivamente) a minha forma de estar nesta vida. Bem sei que assumir o papel do coitadinho é mto ao gosto do típico português. Como não me enquadro neste estereótipo direi que se tratou de um exercício de humildade da minha parte. É que ao contrário de uns e outros, lá por ser utente dos serviços de saúde ou da justiça por exemplo, não tenho a arrogância de imputar o mau estado de ambos os sistemas aos nobres médicos ou juízes. É fácil dar pancada nos professores, até porque eles se puseram a jeito para isso. Muito mais difícil é reconhecer que este modelo de ensino não serve, quiçá que o nosso modelo de sociedade está esgotado.
Agora o que verdadeiramente levo a mal é tentarem colar-me aos sindicatos dos professores. Já no tempo em que era professor me desvinculei de qualquer relação com essas instituições. Os sindicatos dos professores apenas se representam a si próprios. Servem tão-somente os interesses dos próprios sindicalistas, que são sempre os mesmos, ano após ano. Aí sim senti-me insultado e não tenho necessidade disso.
Sempre frequentei o ensino público, desde a escola primária até aos tempos da faculdade em Coimbra. Fui professor do ensino público durante alguns (longos) anos. As minhas filhas porém frequentam escolas públicas. Não por os professores lá serem melhores (muitas vezes até são os mesmos, em regime de acumulação), apenas porque aí os alunos estão menos expostos à estupidez que graça no Ministério da Educação.
Por também eu não ter nada a ganhar (ou perder) com este assunto dou assim por terminadas as minhas intervenções neste tópico. Não me vou alongar mais, porque este não é o espaço adequado para aprofundar estas questões tanto quanto elas merecem ser aprofundadas. Para além disso começa a desagradar-me o tom de algumas intervenções. Que continue a intervir quem souber resolver os problemas da educação.
Uma nota final: Começo a desconfiar seriamente que o confrade White Knight seja Miguel Sousa Tavares, o próprio!
|
03 Out 2008 |
|
 |
White Knight
|
mr.torpedo Escreveu: É que ao contrário de uns e outros, lá por ser utente dos serviços de saúde ou da justiça por exemplo, não tenho a arrogância de imputar o mau estado de ambos os sistemas aos nobres médicos ou juízes. Pois eu tenho. Não só, mas também ! Até porque normalmente os governantes são ex-funcionários públicos das áreas respectivas, e que curiosamente passam depois a "administradores de empresas" posteriormente. Deve ser do traquejo e dos bons resultados! Não me digas que te passou ao lado E nobres porquê, se os serviços que prestam são altamente deficitários ? mr.torpedo Escreveu: Muito mais difícil é reconhecer que este modelo de ensino não serve, quiçá que o nosso modelo de sociedade está esgotado. Está reconhecido. O modelo de sociedade europeu (de uma forma global), está caduco... Já tinha escrito isso pelo menos 5 vezes... É como o Foulaam com a moral judaico-cristã. Here we go again !! mr.torpedo Escreveu: Os sindicatos dos professores apenas se representam a si próprios. Não é essa a imagem que passa, e as benesses que conseguem, aquilo que negoceiam com a tutela... nenhum professor recusa... tudo se cala e aproveita ! Será que fazem o dirty job ? mr.torpedo Escreveu: As minhas filhas porém frequentam escolas públicas. Não por os professores lá serem melhores (muitas vezes até são os mesmos, em regime de acumulação), apenas porque aí os alunos estão menos expostos à estupidez que graça no Ministério da Educação. Suponho que querias dizer privadas... Já agora, então se os professores trabalham tanto no público, como é que arranjam tempo para dar aulas no privado E de certa forma dás-me razão... o estado, e os professores em Portugal sem gestão externa e iniciativa privada dificilmente proporcionarão um ensino de qualidade... Daí que as tuas filhas... eu sei: não queres furos, grafitis nas paredes, etc e tal... Enfim não queres que o "ensino" te deseduque as filhas. Ai estou contigo... Ahhh.já agora: porque será que existem escolas públicas excelentes nos rankings? em que professores, pais e alunos se sentem bem ? E porque será que esses professores não são reconhecidos e ganham exactamente o mesmo que os incompetentes ? mr.torpedo Escreveu: Uma nota final: Começo a desconfiar seriamente que o confrade White Knight seja Miguel Sousa Tavares, o próprio! Olha que não... aquele último livro... 700 páginas para contar a história de dois irmãos, em que um troca a cigana pela mulata e o outro aproveita a deixa.... Foda-se 700 páginas !!!  Não faz o meu género. Contudo até acho piada à personagem, com algumas diferenças de opinião... Eu não fumo, não do mesmo clube... Sou mais novo, e mais bem parecido 
|
04 Out 2008 |
|
 |
ggato
Registado: 22 Mai 2008 Mensagens: 1711 Localização: Grande lisboa
Neutros
2
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
Caros confrades...Levem a coisa pelo lado positivo.... Ouve uma modernização tecnologica no nosso pais...E sendo assim vai haver mais confrades a navegarem no nosso forum e aumentar generosamente a nossa comunidade...O pior é que a maioria deles ainda não tem 18 anos!!!!ão E já agora, o magalhaes não vai ter acesso á internet ou vai???? 
|
04 Out 2008 |
|
 |
foulaam
|
Tentando sintetizar: - uma grande percentagem dos profs é muito fraca, muito cientificamente impreparada, ignorante e incompetente nas suas diversas áreas; - uma grande percentagem dos profs levou na cabeça durante o período de formação com todo o lixo venenoso das "pedagogias" e das "ciências da educação" (e com muito pouco de conhecimento de Matemática, Português, Ciências, etc... pouco mais sabem do que o que ensinam (?) e isso é um desastre) que nos últimos 20/30 anos deram cabo da educação em quase todo o mundo; - tudo isto foi concebido, planeado, lançado, estimulado e aplicado pelos sucessivos Ministros/as da Educação e sua corte de "pedagogos"; - no actual Ministério nada mudou: depois do arremedo da "avaliação" que, evidentemente, só viria avaliar o belo trabalho de que eles (ministério) foram lançando as sementes durante todo este tempo, já vieram "explicar" que os primeiros resultados "demonstram" que apenas existe uma residual minoria de avaliações "insuficientes". Pudera! Quem avalia foi quem criou o estado de coisas actual e se - como deveria com uma avaliação a sério - o resultado fosse diferente o que estaria a ser avaliado era a colheita da "sementeira"! - a fonte de recrutamento de profs para o público e o privado é exactamente a mesma; logo, as coisas podem, organizacionalmente, melhorar um bocadinho no privado (quando melhoram) mas a matéria prima é igual. Em poucas palavras: o futuro é negro! 
|
04 Out 2008 |
|
 |
Torpedo
|
Afinal sempre tenho que voltar a postar neste tópico. Para confirmar a correcção do WK: White Knight Escreveu: mr.torpedo Escreveu: As minhas filhas porém frequentam escolas públicas. Não por os professores lá serem melhores (muitas vezes até são os mesmos, em regime de acumulação), apenas porque aí os alunos estão menos expostos à estupidez que graça no Ministério da Educação. Suponho que querias dizer privadas... Com tanta conversa à volta do público enganei-me. Sim, as minhas filhas frequentam ensino privado. Mas repito, não é por causa da qualidade dos professores, até porque a maioria dos profs que se encontram no ensino privado só lá estão porque não conseguiram (ainda) entrar para a carreira no ensino público. Não digo que se aplique a todos, mas a maioria sim. Perguntem aos profs dos vossos filhos. Já que estou com a mão na massa aproveito para recuperar uma deixa do WK que me esqueci de mencionar: diz o confrade que o ensino deve estar centrado nos alunos (que são os clientes dos serviços prestados pelos professores). Estamos todos de acordo! Deixo aqui então o seguinte apelo: Caracterizem os alunos que actualmente frequentam o ensino público (3º ciclo e secundário). Como é que são os seus comportamentos (na sala de aula e fora desta e até fora da escola)? Que motivação têm? Quais os seus interesses? Que disciplina e educação? etc. etc. E já agora quem é responsável pelos seus comportamentos: - os professores? - os auxiliares de acção educativa? - o ministério da educação? - o Sócrates? - os pais? (não acredito que alguém os queira responsabilizar, coitados!) - ou talvez … o próprio Miguel Sousa Tavares? ps. fico aliviado por saber que o WK não é o MST (e ainda por cima no confronto directo ganha aos pontos: 4-0! que até foi o mesmo resultado do clube do MST esta semana. MST e FCP: derrota em toda a linha. Parabéns WK!)
|
05 Out 2008 |
|
 |
foulaam
|
mr.torpedo Escreveu: diz o confrade que o ensino deve estar centrado nos alunos (que são os clientes dos serviços prestados pelos professores). Estamos todos de acordo! Não estamos, não. Não sei se foi isso que o WK disse mas digo eu: ensino centrado no conhecimento! A treta do "ensino centrado nos alunos" (entre várias outras tretas das "ciências" da educação) e relativismos afins é que conduziu em linha recta ao desastre actual.
|
05 Out 2008 |
|
 |
White Knight
|
mr.torpedo Escreveu: Deixo aqui então o seguinte apelo: Caracterizem os alunos que actualmente frequentam o ensino público (3º ciclo e secundário). Como é que são os seus comportamentos (na sala de aula e fora desta e até fora da escola)? Que motivação têm? Quais os seus interesses? Que disciplina e educação? etc. etc. E já agora quem é responsável pelos seus comportamentos: - os professores? - os auxiliares de acção educativa? - o ministério da educação? - o Sócrates? - os pais? (não acredito que alguém os queira responsabilizar, coitados!) - ou talvez … o próprio Miguel Sousa Tavares?
São uns bandalhos, em grande percentagem ! Um misto de gunas terroristas e inconsequentes, metidos a pseudo-meninos bem via morangos com açúcar, fruto da educação desleixada, sem rigor nem disciplina que tiveram ! Mas nota que não são só os pais que educam, a tv, os colegas, as notícias, as facilidades dos colegas... e os professores... Enfim, como o diz o foulaam o futuro é negro. Eu digo que as próximas 2 gerações estão queimadas... Estás a ver como te enganas ?? Aqui está alguém que responsabiliza os Pais em primeira instância no que diz respeito à educação dos filhos (não confundir com ensino). Na minha perspectiva, os meninos não tratavam os professores por stôr (gosto mais do sr. professor), não chegavam atrasados, se faltassem os pais tinham que explicar mt bem o porquê (em Inglaterra pagam multas), só se sentavam depois do professor, e todas essas coisas que às fazem parecer que nasci no século XIX. Foi assim que fui educado, e a coisa aparentemente não correu muito mal  . Os meus vão pelo mesmo caminho. Mas sabes, há cada vez mais Pais a pedirem este tipo de rigor... É mais fácil implementar este modelo hoje que há 10 anos... PS. Foulaam, eu disse centrado nos alunos, porque - na minha maneira de ver as coisas - isso implica o conhecimento... Caso contrários andamos a brincar, mas eu percebo o que quiseste dizer...
|
05 Out 2008 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|