Data/Hora: 11 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 931 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59 ... 63  Próximo
 Sócrates... o último ano! 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 21 Jun 2010

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Sócrates... o último ano!
TROVA DO TEMPO QUE PASSA

Pergunto, ao tempo que passa,
se há quem governe o País!...
E o tempo mostra a desgraça,
que este Governo desdiz!...

Pergunto aos "boys" que levam
a massa nas algibeiras
e os "boys" ao roubo se entregam
- levam tudo, sem maneiras!...

Roubam sonhos, geram mágoas!...
Ai pobre do meu País!
Mergulhado em turvas águas,
seu fim está por um triz!...

Quem o pobre Povo esfola,
pede meças a quem diz
que um País, que pede esmola,
continua a ser feliz!...

Pergunto à fome, que grassa,
por quem lhe roubou o pão.
- Logo os golpes de trapaça
dá como sendo a razão!...

Vi florir grandes fortunas,
com os montantes roubados,
sem terem, como oportunas,
punições para os culpados!...
E o tempo não muda nada!
Ninguém faz nada de novo!
Vejo a pátria acabrunhada,
com a cruz, que leva o Povo!
Vejo a Pátria na voragem
dos que andam a roubar,
cobertos p'la sacanagem
dos que dizem governar!..

Vejo gente a partir,
Em busca doutras paragens,
que lhe possam garantir
a vida, com outras margens!...

Há quem te queira enganada,
ó Pátria do desalento
e fale por ti, coitada!
Entregue estás a um jumento!...

E o tempo, em derrocada,
num ruído cacofónico,
vai aumentando a parada
de delírio histriónico!...

Ninguém faz nada de novo
e o dinheiro vai fugindo!...
Nas mãos vazias do Povo,
fica a miséria florindo!...

E a noite torna-se densa,
de fantasmas e desdita!...
Peço notícias ao tempo
e ele só nos mortifica!...

Há sempre uma alcateia,
que agudiza a desgraça!
Há sempre alguém que semeia
injustiça e trapaça!...

Neste tempo de trapaça,
com personagens tão vis,
só mesmo com arruaça,
p'ra lhes partir o nariz!...

Mesmo na noite mais triste,
em tempo de podridão,
Sócrates ainda resiste,
com a lábia de aldrabão!...

Manuel Triste, em "O canto e os sarnas"

18 Mai 2011

Bronze

Registado: 05 Mar 2009
Negativos
2

Mensagem Re: Sócrates... o último ano!
O PS e o Sócrates são um caso muito estranho. E digo isto, olhando para as sondagens, que ora, colocam o PS na frente, ora em 2º lugar, taco a taco com o PSD. É que eu, pessoalmente, junto do meu grupo de conhecidos, nos quais, incluo amigos, colegas de profissão, familiares e muitos conhecidos, só conheço dois fulanos, que dizem abertamente que votam PS. E esse dois tipos, são militantes do PS e portanto, não interessa qual a eleição, ou o candidato; se há uma eleição, a cruz é para ser colocada no PS. Todas as restantes pessoas, têm um discurso anti-Sócrates. Ainda no último fim-de-semana, estive com cerca de 10/12 amigos a jantar e quando se falou em política e no Sócrates, começou tudo no mata-esfola.

É claro, eu não conheço todos os eleitores de Portugal, mas as pessoas que conheço, que são muitas, de várias idades e estratos sociais, constitutem uma amostra. E por essa amostra e analisando só essa amostra, então eu diria, que no pós 25 de Abril, nestas eleições, iria ser a maior derrota do PS. Mas não é isso que dizem as sondagens, o que significa que o PS, tem muitos votantes "envergonhados", do tipo, que não conseguem assumir publicamente que vão votar PS e provavelmente, são daqueles, que quando se começa a falar mal do Sócrates, "juntam-se à festa", mas no dias das eleições a sua "cruzinha" vai para o PS.

19 Mai 2011
Bronze

Registado: 07 Out 2010

Uma parte substancial de eleitores, quando em grupo, não assume o seu sentido de voto, juntando-se à maioria dominante na altura, até por uma questão de fugir ao "confronto de ideias", sobretudo, quando não existe militância efectiva em qualquer partido.

19 Mai 2011
Prata

Registado: 15 Jun 2010

A realidade é que votar no PS ou no PSD é a mesma coisa, se queremos mudança não podemos votar nos mesmos partidos de sempre. Desde o PS, PSD, CDS ao BE e PCP(estes dois ultimos ainda não perceberam em que seculo estamos) são todos iguais no sentido em que todos querem um trabalhinho muito bem pago, onde não façam presuntos.put* que os pariu, mais às sogras.

19 Mai 2011
Bronze

Negativos
2

Mas é comum ouvir as pessoas, dizer, que mais do que nunca, é necessário uma alternativa. E essa alternativa, é o PSD, pois é o único partido capaz (para além do PS) de vencer as eleições. À partida, será esse que os descontentes com o Sócrates irão votar, ou quanto muito, nos outros partidos com assento parlamentar. É que Portugal, tem eleitores, que no que diz respeito, a eleições, para o bem ou para o mal, são muito conservadores, ou seja, vota-se maioritáriamente nos partidos com assento parlamentar e nunca ou quase nunca há surpresas, no que diz respeito a outros partidos. A última surpresa foi o BE, em 1999, e que não foi uma completa surpresa, uma vez que o BE, surgiu de uma coligação, entre 3 partidos já existentes. Antes do BE, lembro-me do extinto PSN, que em 1991, elegeu o Manuel Sérgio como deputado.

E nisso Portugal, é completamente diferente dos restantes países, e mais uma vez digo, para o bem ou para o mal. E digo isto, porque é comum, nos outros países, aparecer um partido do nada, às vezes com ideias "estrambólicas" e ter um grande resultado. Lembro-me por exemplo do Partido Pirata na Suécia, que defende a pirataria informática, apareceu, e conseguiu logo eleger um deputado para o Parlamento Europeu. E a Suécia está muito longe de ser um país do 3º Mundo. Em Portugal, um partido género (que pelos vistos já existe), nem de perto, nem de longe, conseguiria eleger um deputado, ou ter um resultado, minimamente satisfatório.

20 Mai 2011
Prata

Registado: 15 Jun 2010

morpheus Escreveu:
Mas é comum ouvir as pessoas, dizer, que mais do que nunca, é necessário uma alternativa. E essa alternativa, é o PSD,

Mas que raio de alternativa é esta? As ideias são as mesmas, só se for por ele ser o "Africano de Massamá". :smt005

20 Mai 2011
Bronze

Negativos
2

O tipo caiu no ridiculo absoluto, ao tentar, conseguir os votos dos afro-portugueses. Qualquer dia, quando estiver junto da comunidade chinesa, vai dizer que é o candidato mais chinês de todos, uma vez que tem uma tetra-avó, que nasceu em Macau.

20 Mai 2011
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Nunca podemos acreditar naquilo que as pessoas dizem. Não quero com isto dizer que toda a gente mente, mas que há variadas razões pelas quais as pessoas, quando perguntadas, dizerem uma coisa quando vão fazer outra. Muitas pessoas têm um sentimento de classe e entendem que não lhes fica bem manifestar uma opção diferente daquela que "devem" ter; isso aplica-se a um empresário que pode votar PS mas que nunca o assumirá perante os pares ou um operário que goste da mensagem do CDS, que também nunca o dirá aos colegas. Somemos as pessoas que escondem sempre o jogo, somemos aquelas que entendem (eventualmente com razão) que podem prejudicar-se se manifestarem a sua inclinação e começamos a ter muita indeterminação.

E há outros fenómenos: tenho familiares, todos idosos, que votam há quase quarenta anos na mesma opção. Estranhamente, ou não, sempre os ouvi dizer que "é preciso mudança", "isto assim não vai lá", etc.

Há também aqueles que falam com todos. Lembro-me de uma campanha autárquica, no meu concelho, e ver uns fulanos, que por acaso votavam PS, uma noite a dizerem-me que o "PS é que é", "é ver a obra feita" e por aí adiante. No dia seguinte eu estava no café acompanhado, eles entraram e sentaram-se a uma certa distância; entrou um amigo meu, candidato do CDS e eles começaram a dizer "o CDS é a nossa esperança", "desta vez isto vai mudar finalmente". O meu amigo acabou por se sentar a tomar uma café na minha mesa, todo entusiasmado, até que eu lhe disse "vê lá se levas já o voto dos gajos, porque eles dizem a mesma coisa a todos". No fim batem nas costas de quem ganhou.

E há para terminar uma imensa maioria, silenciosa e iletrada, que tem uma mistura de senso, manha, experiência de vida, ronha, incultura, credulidade e esperteza que vota sempre completamente à toa, no PS, no PSD ou saltando entre os dois.

20 Mai 2011
Ouro

Registado: 14 Jun 2009

Talvez seja o último mês...
Veremos se mesmos esses de que o confrade anterior fala também se não fartaram de tanta enrolação.
:smt077

20 Mai 2011
Confrade

Registado: 15 Jan 2010
Positivos
8
Negativos
2

Eu por mim sou, como um saudoso falecido (Gerente de uma grande Empresa ceramica de Águeda dizia) sou sempre dos ultimos que ganham. De resto são todos iguais ....zinhos... mas ......zinhos :---) mesmo.

20 Mai 2011
Confrade

Registado: 18 Mar 2011
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3

morpheus Escreveu:
E nisso Portugal, é completamente diferente dos restantes países, e mais uma vez digo, para o bem ou para o mal.

Permita-me discordar completamente pois se conhecer um pouco os Países democráticos vai verificar que desde os USA á maioria da Europa os partidos dominantes perduram á dezenas de anos. Que me lembre na Europa só o Partido Liberal em Inglaterra cresceu signitivamente nos ultimos anos estando agora no poder. O caso da Finlandia e da Holanda onde a extrema direita subiu de repente nos ultimos anos tambem é diferente mas não sabemos se será douradouro.
Em Portugal tambem tivemos o PRD ( partido do Eanes) que cresceu muito de repente mas estourou com a mesma velocidade ao demitir o Cavaco.
Eleger alguns deputados mais ou menos foclóricos é normal em democracia e acontece menos em Portugal devido ao método de Hont.

jolinho Escreveu:
E há para terminar uma imensa maioria, silenciosa e iletrada, que tem uma mistura de senso, manha, experiência de vida, ronha, incultura, credulidade e esperteza que vota sempre completamente à toa, no PS, no PSD ou saltando entre os dois.

Embora discorde de alguns classificativos utilizados isto é um pouco como no futebol, o Benfica durante dezenas de anos ganhava tudo daí que hoje ainda tem o maior nº de adeptos.Mas o Benfica para voltar a ganhar não precisa de desaparecer e reanascer, basta que os sócios elejam uma direcção capaz. O mesmo se passa nos partidos, não é preciso desaparecer o PS e PSD, é preciso que os "sócios" escolham verdadeiros lideres e não apenas aqueles que em determinado momento lhes cheire que pode ganhar umas eleições.
Muito dificil em ambos os casos.

20 Mai 2011
Duplo Nick Desactivado

Registado: 11 Jul 2010

mensagem da Alemanha :smt003

http://www.youtube.com/watch?v=q249YeaB-rs

:smt005

20 Mai 2011
Confrade

Registado: 10 Jun 2007

Muito bom!!!
Este video, logo, após o debate, seria mais esclarecedor que o debate em si

20 Mai 2011
Confrade

Registado: 18 Mar 2011
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3

Pois, para quem percebe alemão é que já tem pouca piada. E depois das mesmas piadas com o Hitler tambem já não é original.

20 Mai 2011
Confrade

Registado: 10 Jun 2007

Não são muitos os Portugueses que falam Alemão.
Quando muito Inglês, Francês e Espanhol...
Agora que a legendagem está excelente ai isso está!!

20 Mai 2011
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 931 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59 ... 63  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: