|
Página 1 de 1
|
[ 8 mensagens ] |
|
Bailarina epiléptica paga para provocar ataque em espectácul
Autor |
Mensagem |
mcardoso
Registado: 27 Jul 2008 Mensagens: 2003
|
 Bailarina epiléptica paga para provocar ataque em espectácul
O Arts Council pagou o equivalente a €15.500 a uma bailarina epiléptica para que suspenda provisoriamente a sua medicação e sofra um ataque em cena, decisão prontamente criticada pelas organizações de apoio a pessoas com esta enfermidade.
Segundo The Times , a actuação de Rita Marcalo, que ficará 24 horas sem dormir, tem em vista estudar os "interfaces físicos entre a dança, o movimento e a epilepsia".
A decisão do Arts Council - agência de promoção das artes do Reino Unido - foi criticada pelas organizações não-governamentais dedicadas a ajudar este tipo de pacientes, que denunciam a conversão da enfermidade num monstruoso espectáculo e alertam para o perigo de suspender a medicação.
Marcalo, directora artística da companhia de dança Dissidence, com sede na cidade inglesa de Leeds, é epiléptica desde os 17 anos e pretende com a sua actuação no teatro de Bradford explorar aquilo a que chama a sua "outra identidade" como deficiente.
Serão utilizadas no espectáculo luzes estroboscópicas, programas informáticos especialmente concebidos, e a protagonista terá de jejuar e privar-se de dormir, elevará artificialmente a temperatura corporal e tomará estimulantes da actividade cerebral, nomeadamente álcool e tabaco.
Público convidado a registar o ataque com telemóvel Enquanto aguarda o ataque de epilepsia de Marcalo, o público "terá outros bailarinos com que se entreter".
Segundo o teatro, "num determinado momento, Marcalo poderá sofrer um ataque epiléptico. Quando este ocorrer, soará um alarme, as luzes aumentarão de intensidade, deixará de ouvir-se a música e uma série de câmaras gravará o ataque".
Mais ainda, o teatro desafia o público a registar o momento com o telemóvel.
O Arts Council justificou a sua decisão de pagar a Marcalo para a realização deste polémico espectáculo dizendo tratar-se de uma "artista importante cujo trabalho merece ser visto".
Para Sallie Baxendale, neuropsicóloga da Sociedade Nacional contra a Epilepsia, mesmo que as pessoas passem a partir de agora a falar mais da enfermidade, o que se vai ver é um grotesco espectáculo, a que se junta o perigo que representa para a saúde a suspensão momentânea da medicação.
"in Expresso"
|
20 Nov 2009 |
|
|
 |
gpmonger
Registado: 02 Ago 2007 Mensagens: 851
Positivos
4
Neutros
2
Negativos
1
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 Re: Bailarina epiléptica paga para provocar ataque em espectácul
So what? A tal bailarina não é maior e vacinada? Não está ciente dos riscos? Não vai ser paga pelo trabalho?
Mania de meter o bedelho na vida dos outros, e de os querer "proteger" de si próprios!
(atenção, "mania" desta imprensa sensacionalista, e de alguma almas iluminadas que têm a mania de zelar pela saúde e virtude dos outros. Não me estou a referir ao confrade mcardoso, que foi apenas quem abriu este tópico, seguramente por ter uma opinião parecida com a minha)
Abraços,
gpmonger
|
20 Nov 2009 |
|
 |
yeahyeahman
Registado: 24 Jan 2010 Mensagens: 3
- Voyeur
|
E como sabem que nao vai fingir? Alguem consegue controlar a mulher durante todo o tempo para ter a certeza que nao toma os medicamentos? Se fosse eu fingia(ela deve saber como simular um ataque se ja teve varios), recebia o guito e a fama que me ia trazer.....Granda jogada...e duvido que ela faca diferente.
|
26 Jan 2010 |
|
 |
SpongeBob
Registado: 17 Nov 2008 Mensagens: 10321
|
De qualquer forma, parece-me uma enorme loucura e algo absolutamente condenável. Penso que deveriam ser todos processados, porque há limites a respeitar. Estudar os "interfaces físicos entre a dança, o movimento e a epilepsia" é algo que nem consigo definir.
|
26 Jan 2010 |
|
 |
Envolvente
Registado: 14 Jun 2009 Mensagens: 3549
- Voyeur
|
Acho a ideia E só posso crer que tudo, mesmo tudo, faça parte da encenação. De outra forma seria atentar contra elementares princípios da dignidade humana. 
|
27 Jan 2010 |
|
 |
PekadoMortal
Registado: 30 Dez 2008 Mensagens: 988
Positivos
1
- Voyeur
|
Também acho que há limites quando se trata de saúde humana...
Se não for encenação e calhe de haver alguma tragédia... ups, já foste... temos pena... apurem-se responsabilidades.
_________________ Com a tinta que pinto a Sofia, pinto a Leonor e também pinto a Maria com tinta da mesma cor.
|
27 Jan 2010 |
|
 |
panet69
Registado: 17 Jun 2008 Mensagens: 2239
- Voyeur
|
Andy Warhol é que tinha razão.... " In the future everyone will be famous for fifteen minutes" DEPRIMENTE!!!! Ab.
_________________ A velocidade da luz é superior à do som, como tal, todas as pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos ou lermos o que escrevem.
|
27 Jan 2010 |
|
 |
O Latino
Registado: 31 Ago 2009 Mensagens: 949
Positivos
78
Neutros
18
Negativos
12
TD's nos últs 90 dias: 3
- Ajudando o Forum a Crescer
|
Quem diz agora que o ser humano não tem preço? Qualquer um vendesse por uma boa quantia
|
22 Abr 2010 |
|
 |
|
|
Página 1 de 1
|
[ 8 mensagens ] |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|