Data/Hora: 24 Out 2026
Aviso Oficial Encerramento das Atividades do GP-PT • Transição para o TDPT
Publicado pela Administração

Estimada comunidade, o Fórum GP-PT encerrou o seu ciclo de publicações. A nova casa da comunidade já se encontra em funcionamento no TDPT.

A partir deste momento, a publicação de novas mensagens e a criação de tópicos encontram-se desativadas em todas as secções normais. Todo o acervo histórico de tópicos e relatos continuará integralmente disponível para leitura e consulta até ao dia 31/outubro. A partir de 1/novembro o GP-PT será definitivamente encerrado.

Conforme comunicado previamente, a base de dados foi salvaguardada e migrada em estrita conformidade com o RGPD, mantendo o histórico de utilizadores com consentimento explícito e aplicando pseudonimização às contas que não tenham manifestado decisão prévia.

Acesso a contas e esclarecimentos:
  • Contas migradas: Podes entrar diretamente no tdpt.info com as tuas credenciais habituais ou utilizar o mecanismo de recuperação de palavra-passe.
  • Contas pseudonimizadas: Caso não tenhas dado consentimento a tempo e pretendas reassociar o teu perfil original, a recuperação da conta é possível no TDPT.
  • Abertura de tópicos de ajuda: Para quaisquer dificuldades com a tua conta, esclarecimento de dúvidas ou reporte de problemas técnicos, abre um tópico no Fórum de Suporte Pós-Encerramento (secção autorizada para publicações).

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
 Gel Vaginal 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 13 Jul 2010
Mensagens: 5065


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Gel Vaginal
Gel vaginal com retroviral reduz risco de contágio de SIDA

Um gel vaginal contendo uma pequena percentagem do antirretroviral “tenofovir” pode reduzir em 54 % o risco de contaminação com o vírus da sida entre mulheres com parceiros infectados, revela um estudo divulgado em Viena, Áustria.
O estudo, iniciado em Fevereiro de 2007 por uma equipa de investigadores sul-africanos, pretende aferir a eficácia de um gel vaginal contendo 1% de “tenofovir” enquanto método de prevenção de contágio com o VIH em mulheres com parceiros sexuais seropositivos.
A pesquisa, divulgada no congresso internacional sobre sida que decorre em Viena até sexta feira e publicada na revista Science, abrangeu 898 mulheres sul-africanas seronegativas entre os 18 e os 40 anos, tendo 445 experimentado o gel com “tenofovir” 12 horas antes da relação sexual.
Os resultados revelaram que a incidência do VIH diminuiu em 54% entre as mulheres que usaram escrupulosamente, durante um ano, o gel microbicida.
Para os autores do estudo, este gel pode ser "importante na prevenção" da infecção com o vírus da sida, especialmente entre as mulheres com parceiros sexuais que se recusam a usar preservativos ou sejam poligâmicos.
Contactada pela agência Lusa, a médica Maria José Campos sustentou que o gel microbicida pode ser um método de prevenção "eficaz", atendendo a que, pela primeira vez, foi testado com sucesso com um medicamento activo contra o VIH.
Contudo, ressalvou, terão de ser feitos mais testes para se comprovarem os resultados, antes de ser feito o pedido de comercialização.
As mulheres representam 60 % das pessoas contaminadas com o VIH em África, onde se registam 70 % dos casos de contágio contabilizados em todo o mundo.




Tópico movido. Wolfgang66681 :smt106

21 Jul 2010

 
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal