Data/Hora: 05 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 
 Lisboa: Morreu o “senhor do adeus” 
Autor Mensagem
Ouro

Registado: 26 Fev 2008
Positivos
21
Negativos
3

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Lisboa: Morreu o “senhor do adeus”
Imagem

O homem conhecido como o “senhor do adeus”, que acenava diariamente aos habitantes de Lisboa, morreu esta quarta-feira, aos 80 anos.

João Manuel Serra ficou conhecido dos lisboetas por ao final da tarde andar na zona do Restelo e à noite passear pelo Saldanha, locais onde se dedicava a acenar aos carros que passavam.

O que começou por ser uma excentricidade, acabou por entrar na rotina dos lisboetas e muitos já lhe acenavam e buzinavam quando por ele passavam, de carro.

Em entrevista, João Serra revelou que acenava aos carros que passavam por acreditar que assim daria um dia feliz aos outros, mas também como forma de preservar a sua sanidade mental.

O senhor do adeus era, diz quem o conheceu, um homem com «uma educação acima da média» e também um apaixonado por cinema. Todos os domingos, de há sete anos para cá, João Serra ia ao cinema com dois amigos e opinava, depois, sobre os filmes que viu na internet.

Terá sido, aliás, através do blog Senhor do Adeus, que se tornou pública a notícia da morte. O último filme que João Manuel Serra viu foi «A Rede Social», sobre o tromba*book, onde, mesmo sem saber, já tinha uma página de fãs.

Depois de falar do filme, João Serra despediu-se dos leitores de forma diferente do habitual: «Boa noite para todos e até à próxima... e ainda é cedo, mas desejo um feliz Natal a todos e estejam todos muito felizes».

Leia aqui a última crítica de João Manuel Serra.

A REDE SOCIAL
Começo por acenar para os meus simpáticos leitores, que têm lido as minhas críticas - e fico muito feliz por saber que são muitas as pessoas que me dizem que gostam de as ler. Vou falar de um filme que achei interessante porque é sobre o célebre tromba*book, que eu até há pouco não sabia que existia. E ainda por cima já existe há muitos anos.

Veio uma pessoa muito simpática no Saldanha dizer-me que eu estava no tromba*book. Eu fiquei de boca aberta. Perguntei: o que é isso? Ele respondeu que é uma coisa da internet e que houve muita gente que formou um clube de fãs meu no tromba*book. Eu fiquei admirado e satisfeito. Mas sei que qualquer pessoa pode aparecer no tromba*book - mas puseram-me lá - eu fiquei contente e fiquei com muita curiosidade para saber como é que era feito.

Achei interessante sobre esse aspecto, saber como foi construído. É um negócio do outro mundo. Esta minha ideia de não ligar à economia é muito portuguesa. Esse lado do filme não me interessou tanto, porque, tal como eu, os portugueses não são pessoas muito inclinadas para a economia e tenho pena que não haja em Portugal cabeças como as desta gente, que têm uma visão para negócios impressionante. O Bill Gates, este Mark não-sei-quê, que fazem biliões! Em Portugal, não há negociantes destes. A nossa economia está de rastos! Só oiço os ministros e os secretários de estado a dizer que é preciso exportar, mas Portugal está muito mal. Precisamos de dinheiro.

Achei o filme muito bom, interessante apesar de ser um bocado monótono nalguns aspectos. Achei bem feito e bem interpretado, e interessou-me o processo de feitura do tromba*book. É incrível como um míudo faz um negócio destes. Aconselho que venham todos ver este filme.

Boa noite para todos e até à próxima... e ainda é cedo, mas desejo um feliz Natal a todos e estejam todos muito felizes.

12 Nov 2010

Bronze

Registado: 12 Dez 2006
Positivos
4

Mensagem Re: Lisboa: Morreu o “senhor do adeus”
Olá a todos!

Já por aqui não passo aqui à algum tempo, mas continuo na mesma com o este desporto que é ir às GP's, contudo ultimamente não tenho pago as quotas, como dizia o outro é a vida...

Hoje o que me faz escrever este post foi a notícia que ouvi hoje de manhã, então o Sr. do Adeus foi embora?

Lisboa está mais solitária! O Sr do Adeus foi-se embora e agora a quem eu vou dizer adeus naquelas noites longas? Como quando fazia uma directa para estudar para os exames da faculdade, e já farto de estudar, saia de casa e ai até ao Saldanha para, somente acenar-lhe!

Ficamos todos mais tristes, porque ele foi-se embora! Se calhar já estavas farto de estar aqui! Foi dizer adeus "lá para cima" eu compreendo estás no seu direito! A noite em Lisboa está monótona e triste, este pais então... Muitos não comprendiam o seu trabalho em prol da cidade, pois não era ele só que precisava de adeus! nós também precisavamos de lhe dizer adeus! Uns, poucos, diziam que ele era maluco! Malucos eram aqueles que pensavam que ele era doido!

Até breve Sr. do Adeus! Mas faz-nos um favor, de vez em quando aparece por lá, porque nós já não temos ninguém a quem dizer adeus à noite... Lisboa está tão triste à noite e agora o que fazemos?

Um abraço e até breve!
k2[url][/url]o3

Fontes:

http://www.youtube.com/watch?v=PwQ28vw3M7s&feature=related
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1708177&seccao=Sul

k2o3

12 Nov 2010
Ouro

Registado: 17 Jun 2008

Segundo consta... essa foi uma das formas que este senhor encontrou para combater a solidão... um dos flagelos da nossa 3ª idade... INFELIZMENTE. :no: :no: :no: :no:

Paz à sua alma.

Ab.

12 Nov 2010
Iniciado

Registado: 16 Dez 2008
Positivos
5
Neutros
2

Uma simpatia de pessoa! A minha companheira conhecia-o pessoalmente, extremamente culto e com uma bondade magnifica.

Descanse em Paz.

Ab.

12 Nov 2010
Platina

Registado: 12 Jan 2007
Era frequente cruzar-me com ele no Restelo... era no minimo uma personagem excentrica, com um visual retro onde sobressaiam o casaco Camel e os oculos wayfarer dando-lhe ar de quem tinha acabado de viajar no tempo...

Curiosamente este personagem relembra-me uma outra que popula Ipanema e com que me costumo avistar diariamente na praia (nao quando estou em Lx obviamente)... que é a mulher de branco... esta não acena, apenas dança ballet na praia e ganhou este nome pois anda sempre com biquini e uma echarpe de chiffon branco.

Pena que provavelmente não se tenham conhecido pois deveriam ter bastante afinidade [bigsmile] :lol:

12 Nov 2010
Platina

Registado: 07 Jan 2008
Eu também conhecia o Senhor João. Era um Senhor (com «s» maiúsculo), espécie infelizmente em vias de extinção, neste mundo javardo. Que repouse em paz. :cry: 8)

12 Nov 2010
Prata

Registado: 08 Jul 2009

Cruzei-me poucas vezes com o senhor Adeus ... mas realmente estas pessoas marcam e fazem-nos sorrir, seria tudo tão simples se fossemos minimamente educados/civilizados. Uns chamam estas atitudes de loucura mas não era loucura apenas simpatia =D> =D> =D>

Rip :cry:

12 Nov 2010
Ouro

Registado: 23 Jul 2008

Tantas vezes passei eu pelo Saldanha só para o cumprimentar. UM GRANDE SENHOR que fica para sempre na memória dos Lisboetas.

Marco Rodrigues e Carlos do Carmo - O Homem do Saldanha

Homenagem ao "Senhor do Adeus" (João Serra) - SIC 12Nov

R.I.P. João Manuel Serra

13 Nov 2010
Iniciado

Registado: 22 Jan 2009

Também quero deixar aqui a minha homenagem a este grande Senhor,uma pessoa culta e com uma educação acima da média. Paz à sua alma.

13 Nov 2010
Bronze

Registado: 16 Set 2010

Coitado do Sr do Adeus... A noite de Lisboa não vai ser a mesma sem o Sr do Adeus.

15 Nov 2010
Ouro

Registado: 23 Jul 2008

Já tem tópico aqui :smt023

15 Nov 2010
Confrade

Registado: 21 Ago 2009

Cheguei também a vê-lo várias vezes no Restelo, normalmente ao fim do dia, quando as GP começam a chegar (ainda pensei na altura que seria alguma espécie de "sinal") *lol.
Dava algma excentricidade e exotismo ao local.
RIP

16 Nov 2010
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: