Data/Hora: 09 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 388 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 26  Próximo
 E agora Passos Coelho... 
Autor Mensagem
Confrade

Registado: 18 Mar 2011
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem E agora Passos Coelho...
Antes de mais gostaria de mais uma vez congratular o Forum pelo elevado nivel demonstrado nos tópicos politicos, o que nem sempre acontece nos futebolisticos.

Agora chegou a hora do PSD/CDS e o que vamos assistir nos próximos episódios.

1ª decisão que embora irrelevante vai começar a definir comportamentos - 10 ministros como prometeu PPC ou 12 como quer o Portas.
2ª Mais de 3 ministros para o CDS vai ser um sinal de fraqueza do PPC.
3ª Catroga ou Luis Duque. Experiência e tomates (sem pentelhos) versus novas ideias e renovação ?

06 Jun 2011

Ouro

Registado: 14 Jun 2009

Mensagem Re: E agora Passos Coelho...
Esses pormenores parecem-me irrelevantes.

O que se vai tornar relevante é termos agora um governo de direita, a governar à direita, composto por partidos políticos de direita.

Em contraposição ao anterior que supostamente era um governo de esquerda, composto por um partido conotado com a esquerda mas a praticar uma política de direita.

A pressão vai estar, por isso, na esquerda que é oposição e minoritária no parlamento.

E aí é que, na minha opinião, se vai tornar interessante o duelo entre direita com maioria parlamentar e esquerda com força popular.
8)

06 Jun 2011
Bronze

Registado: 07 Out 2010

-Eu penso que não irá ser difícil formar governo, assim como estou convencido que o PSD dará ao CDS 3 ministérios e o governo terá 12/13, entre eles, para castigo de PP, será o da Agricultura e, às tantas, o da Defesa.
-Para mim, as grandes diferenças políticas entre o anterior governo e este, vai ser o alargamento aos privados de algumas - talvez muitas - áreas até agora maioritariamente controladas pelo estado, entre elas a privatização em parte da CGD, se é que o CDS não concorda, no entanto, a grande decisão vai ser do PSD.
- Nas áreas de trabalho eu penso que irá existir uma política de abertura - ontem PP falou nisso - isto é, as empresas e os trabalhadores vão fazer os seus próprios acordos, à semelhança da Auto Europa, mesmo que os acordos daí resultantes contrariem a lei laboral. Se assim for, poderemos vir assistir a uma diminuição do desemprego, porquanto, é preferível trabalhar, mesmo rodando de empresas, do que continuar no desemprego, porquanto, prevejo que PPC irá aplicar o que falou, que era quanto mais tempo no desemprego, menor seria o subsídio.
- A TSU irá baixar e o IVA de bens não essenciais irá aumentar, para colmatar essa brecha.
- Preocupa-me se PPC irá tentar implementar aquela sua proposta de criar tetos para descontos para a SS, para quem ganha mais, porquanto, isso irá arruinar a já frágil situação da Segurança Social.
- Por último, penso que nós teremos de nos adaptar às novas abordagens e começar a "dançar" em função da música que nos vão dando. Estou perfeitamente contra quaisquer convulsões sociais e espero que o PS não embarque por esse caminho, mesmo de forma camuflada, isto é, estando contra no Parlamento, e incentivando cá fora.

06 Jun 2011
Acompanhante

Registado: 18 Fev 2007
prov1 Escreveu:
Antes de mais gostaria de mais uma vez congratular o Forum pelo elevado nivel demonstrado nos tópicos politicos, o que nem sempre acontece nos futebolisticos.

Ora...nem mais :smt023

[/quote="prov1"]Agora chegou a hora do PSD/CDS e o que vamos assistir nos próximos episódios.[/quote]

Quer me parecer que não vamos ter que esperar muito :-k

06 Jun 2011
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
prov1 Escreveu:

Agora chegou a hora do PSD/CDS e o que vamos assistir nos próximos episódios.

1ª decisão que embora irrelevante vai começar a definir comportamentos - 10 ministros como prometeu PPC ou 12 como quer o Portas.
2ª Mais de 3 ministros para o CDS vai ser um sinal de fraqueza do PPC.
3ª Catroga ou Luis Duque. Experiência e tomates (sem pentelhos) versus novas ideias e renovação ?

Vai ser 12, para dar 3 ao Portas e tranquilizar o Tio Aníbal, que acha - provavelmente com razão - que dez não chega.

Luís Duque continua pelo Sporting. Acredito em Vítor Bento com aquele look de Pierluigi Collina à portuguesa.

06 Jun 2011
Bronze

Acredito mais em Vítor Bento do que no Duque, até por uma questão de prestígio. Mesmo assim, continuo a pensar que Catroga pode estar na calha, apesar de desbocado.

06 Jun 2011
Administrador

Catroga está velho e já no passado não se distinguiu por aí além. VB é mais novo e muito apreciado pelo PR.

06 Jun 2011
Diamante

Registado: 16 Nov 2006
Juro que quando vi o querido lider dizer que se ia embora, me correu uma lagrima pelo canto do olho. Quanto ao Pedrocas , o rapaz não está preparado para o que se segue...passa bem na TV, tem uma voz colocada, é voluntarista, vê-se que tem vontade de fazer bem, mas não está preparado para estar á frente de um governo, nas circunstancias que o país vive. Mas tem uma qualidade que aprecio muito... é humilde , o que ao mesmo tempo poderá ser um handicap nos tempos que se avizinham. Para mim vai ter provas de fogo muito dificeis de superar, sem as quais não vai conseguir reduzir a divida, sem aumentar ainda mais os impostos e tem a ver com a forma como vai enfrentar o MONSTRO... tenho serias duvidas que o consiga derrotar, mesmo com uma maioria, um governo e um presidente. Se conseguir avançar com as reformas necessarias no sector publico, talvez seja possivel sair da merda. Mas vai ter de mexer com o queijo daqueles que estão sentados á mesa do orçamento, muitos deles desde o seculo passado. Vai ter de mexer em interesses corporativos, que têm chantageado sistematicamente o poder politico, com os seus direitos adquiridos. Vai ter de afrontar os habituais sindicalistas de pacotilha, a soldo dos interesses do PCP e companhia. Para mim as coisas são muito claras, ou consegue reduzir de forma significativa o peso do estado na economia, ou não vai lá. Comecemos pelo basico: existem 700 ou 800.000 funcionarios publicos, ninguem sabe ao certo quantos, nem convem sabermos. Alem destes, que são poucos, a administração central tem a contrato, ou avença, mais um exercito de gente, para suprir as evidentes carencias do sector. São os chamados precarios, cujo o sonho é term o vinculo, para se poderem encostar. Não se sabe quantos, nem interessa saber. Existem cerca de 800 institutos, com respectivos quadros de pessoal , administrativos, tecnicos superiores e por aí fora. Oitocentos apenas. Temos ainda as EP´s, muitas delas com defices brutais, mas com gente que nunca mais acaba, pagos a peso de ouro http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=15675. Na administração regional é um fartar vilanagem...uma larga maioria de camaras municipais tem uma divida colossal, graças a um programa bastante eficaz de admissão de " trabalhadores " ao longo dos anos e a um outro programa, de mandar fazer rotundas. Não esquecendo esse fenomeno que são as empresas muncipais, que parecem cogumelos de gestação espontanea. E as juntas de freguesia e os governos civis e a put* que pariu isto tudo, que já lhes perdi a conta. E devem ainda me estar a escapar uma porrada deles. O MONSTRO ao contrario daquilo que nos foi vendido ao longo do consulado do querido lider, não só não diminuiu, como cresceu e por isso tenho muitas duvidas que o Pedrocas consiga mexer com ele. Vamos ver... :roll:
Uma das medidas da troika, passa precisamente pela redução significativa de câmaras municipais, mas ou agrupam tudo e enfiam para lá toda a gente ao molho a coçarem a micose, ou vão ter de despedir pessoas. Mexer no MONSTRO, não me parece que vá ser facil. Outra das medidas da troika, passa pelas privatizações... RTP's , TAP's , CGD's, EPAL´s e afins. Cheira-me que aqui vai haver festa e da grossa. Repito, tenho serias duvidas que seja possivel mexer com isto tudo, ou mesmo só com parte. Tenho um palpite que os direitos adquiridos vão vencer. Tal como têm estado a vencer na Grecia...

Do meio em que fui criado. - Antonio Aleixo

06 Jun 2011
Bronze

Registado: 20 Nov 2009

De facto, concordo com o Bruno, não tem estaleca para o que se avizinha. E mais, ainda estamos para ver o governo que ele consegue constituir. Na situação actual e sabendo todos (mas não aceitando) o que tem de ser feito, quem quererá ir para lá? é que as ordens vêem de fora OK, mas quem tem de as implementar estão cá dentro. e depois do governo, quando estiverem cá fora como é? esse é o problema.
Não gosto particularmente deste novo primeiro, no entanto, a minha palavra que se ele for capaz de tomar as atitutes NECESSARIAS me converto.

A ver vamos... eu acho que o povo ainda não percebeu que o dinheiro não cai do ceu, nem para o estado. E, também ainda não perceberam que o estado gasta grande parte do dinheiro em pessoal... mas para pagar este pessoal andam cá SÓ os restantes (não FP) masi tudo o resto.

Os regionais, esses são então um saco sem fundo e mais, fazem trapalhadas, são apanhados e o povo elege novamente o mesmo.

Enfim, a lei do desenrasca tem um factor exponencial, ou seja, o problema nunca ficando solucionado vai aumentando exponencialmente...(mas encoberto) e quando rebenta...

06 Jun 2011
Bronze

Às vezes fico a pensar o porquê de se falar tanto em humildade. Todos os humildes que eu conheço andam de rastos ou são arrastados por causa da sua humildade e, no caso vertente, espero que o PPC não seja humilde, espero que ele enfrente de caras tudo o que o BW enumerou atrás.
Recordam-se de Guterres, o homem do diálogo, virtude apregoada por todos? lixou-se.
O meu pai costumava dizer-me que esperava que continuassem a falar dele, mal ou bem, mas que falassem e nunca lhe chamassem coitadinho, porque, nesse dia, o melhor que ele poderia fazer era arrumar as botas.
Humilde? Arrogante? Dialogante? Quero que seja competente, que tenha mão no governo e que não hesite quando fôr confrontado com as próximas greves da TAP da CP dos FP.
Sabem que eu não sou exactamente um pró-PSD, mas, a verdade, é que o povo deu-lhe os votos, deu-lhe confiança quase maioritária para governar, então vamos deixar que o senhor governe o melhor que pode e sabe. Esse é o meu, nosso, papel.

06 Jun 2011
Confrade

Registado: 18 Mar 2011
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3

litlehouse Escreveu:
Acredito mais em Vítor Bento do que no Duque, até por uma questão de prestígio. Mesmo assim, continuo a pensar que Catroga pode estar na calha, apesar de desbocado.

Não acredito no Vitor Bento. Um gajo que ganha uns milhares por mês como administrador da Unibanco, continua a ser promovido no Banco de Portugal de onde saiu há muitos anos com licença sem vencimento ( para garantir mais uma reforma dourada), não vai sujeitar-se a levar na cabeça todos os dias por um ordenado de director de agencia.
Por outro lado é outro tipo Medina : tem as soluções todas escritas num livro, mas nunca conseguiria impo-las num governo.

Ps: quando escrevi Luis Duque queria dizer João Duque do ISCTE e não do Sporting.

06 Jun 2011
Administrador

Às tantas, governar até nem é assim tão difícil como isso. Tenho tido alguns contactos profissionais com quadros de um daqueles países que a malta passa a vida a admirar; não são alemães, mas andam lá relativamente perto e trabalham numa grande empresa com actividade em muitos países. O certo é que não vi um único que se distinga, daqueles que a gente diz "aqui está um fulano bom". Funcionam bem, são conscientes, são empenhados, são de confiança, mas ainda não vi aquela centelha que distingue os fulanos realmente bons dos competentes. Ao observá-los lembro-me deste livro: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Wisdom_of_Crowds.

Agora se tivermos, como temos tido, ministros que vêm directo de grupos económicos para o governo, contratos de concessão loucos (EDP, por exemplo), PPP´s que deveriam ter metido gente na cadeia e pessoas mal pagas e desprezadas, aí não vamos lá.

De qualquer forma, acho que o tuga aprendeu algo. Deu maiorias ao homem de Boliqueime, que saiu de lá de rastos, para se esconder durante os dez anos seguintes; aturou o Guterres, homem inteligente, mas que fugiu; aturou o nosso S-K, que já estava à rasca quando lhe arranjaram emprego na Europa e entusiasmou-se com o engenheiro, a quem acabou por ter que dar um valente pontapé no traseiro (e mesmo assim ele saiu feliz). O tuga é lento, mas aprendeu: agora já não se entusiasma, mas vai querer resultados.

PPC não vai ter que governar muito; convém até que governe pouco, pois há que manter as coisas simples. O tuga é que vai ter que abrir os olhos, afitar as orelhas e vai ter que fazer pela vida. Caso contrário não come.

06 Jun 2011
Diamante

Registado: 16 Nov 2006
Humildade não é fraqueza...arrogancia, é. O Pedrocas devia ter ficado mais uns tempos na incubadora, mas as forças da circunstancia, fizeram com que tivesse de se chegar á frente, antes de ter feito a recruta completa. Ver o rapaz sair hoje de manhã, com uma enorme simplicidade, do seu fabuloso apartamento, na distinta Massamá, foi um momento unico, assim como os comentarios dos vizinhos, a fina flôr dos suburbios da capital do imperio. A tarefa que ele tem pela frente é brutal. Vai ter de ir pros cornos do Touro e não está preparado para ser o forcado da cara...
Arrisco-me aqui a fazer um prognostico: não pela impreparação do PPC, mas porque vai ser preciso mexer com o MONSTRO, dou ao proximo governo, entre 12 e 18 meses. A não ser que ele faça como aqui foi sugerido, isto é, que governe pouco e mantenha as coisas simples, de forma a não levantar ondas e se as levantar que seja para aumentar impostos, de maneira a alimentar o MONSTRO. O querido lider, com uma maioria absoluta, tentou mexer no queijo dos profes e foi o que se viu... e não me fodam com a conversa que o sistema de avaliação era pessimo, porque qualquer que fosse o sistema de avaliação que tivesse quotas , era para cair.

Do meio em que fui criado. - Antonio Aleixo

06 Jun 2011
Bronze

A mim não me choca nada a simplicidade dele, pelo contrário, poderá ser que o povo lhe ache graça, afinal ele está no meio das pessoas, e o ajude a combater o "monstro" de que fala. Ele tem uma maioria, tem os olhos postos neles e reuniu as condições ideais para mexer com o sistema, estamos a falar da concretização de um sonho dos sociais democratas: um governo, uma maioria um presidente. Se perder esta oportunidade a pessoas não lhe vão perdoar.
Acho que ele tem condições para cumprir este mandato e, se conseguir passar bem a mensagem, isto é culpar o PS por aquilo que vai ter de fazer, poderá conseguir a próxima legislatura.

06 Jun 2011
Administrador

O monstro vai ser combatido; disso não tenho dúvida. Não há dinheiro e não há crédito - logo não há o que gastar. É fácil.

06 Jun 2011
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 388 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 26  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: