Data/Hora: 08 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
 Regresso de Portugal aos mercados financeiros 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 28 Out 2008

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Regresso de Portugal aos mercados financeiros
Portugal conseguiu ontem colocar 2,5 mil milhões de euros de dívida na linha de Obrigações do Tesouro, que vence em Outubro de 2017, pagando para isso uma taxa de 4,891% e com a procura a superar os 12 mil milhões de euros.
A secretária de Estado do Tesouro, Maria Luis Albuquerque diz que o Estado não precisava desta emissão para satisfazer necessidades de financiamento e que o resultado da operação é um sinal de que os "elevados custos e sacrifícios exigidos aos portugueses" estão a dar resultados. Segundo Maria Luís Albuquerque, o Estado não tinha necessidade de realizar esta emissão para satisfazer as necessidades de financiamento deste ano.
Aos confrades do fórum entendidos em economia e gestão gostaria que me explicassem o seguinte, então eu estou falido, endividado ou lá o que seja, mas as minhas necessidades financeiras para este ano estão asseguradas então porque é que vou emitir ou pedir mais 2,5 mil milhões de euros e pagar 4,891% de juros.
Possivelmente estou a ver mal as coisas, há por aí alguma explicação?

24 Jan 2013

Acompanhante

Registado: 15 Nov 2011
Mensagem Re: Regresso de Portugal aos mercados financeiros
Bem......

O Estado voltar aos mercados é bom sinal na medida que (conforme se verifica face á quantidade de investidores interessados em comprar a divida pública) denota que a nossa imagem lá fora está mais "bem cotada".
Ora, o facto de Portugal já não ser visto com olhos tão negros no que concerne á sua capacidade para pagar as dividas a LP, significa também que poderá ser um mercado em que valerá a pena investir (Let's hope)
Em suma, dá um sinal de credibilidade e que estamos em condições de sair do resgate internacional.

Também.... durante o periodo de emissão da divida pagaremos apenas juros, o que poderá ajudar a dar empurrão á nossa economia caso os dinheiros recebidos sejam bem empregues (e ai já tenho sérias dúvidas)..

Contudo.... mesmo que aparente ser mau (como seria no caso de um particular) de acordo com a sua analise/pergunta, é no fundo um bom sinal.
(Mas deve haver por ai que perceba mais disto que eu - sei que há zz17 ehehe - e que possa dar uma explicação um pouco melhor)

24 Jan 2013
Bronze

Registado: 16 Set 2010

Portugal nunca chegou a sair dos mercados, só tinha deixado de emitir divida a longo prazo apenas.

24 Jan 2013
Aprendiz

Registado: 28 Jun 2012
Positivos
4
Neutros
1

Caríssima Inês...gostei do "à vontade" no tema :D Fiquei - ainda mais - curioso...

Outro facto importante da emissão de ontem, é que *% foi colocada a investidores internacionais, o que é um sinal positivo para o momento que a nossa economia atravessa.

É claro que esta ida ao mercado foi uma "brincadeira". Tratou-se de uma operação sindicada, ou seja, só depois dos bancos mandatados pelo Estado darem o OK (condições de procura reunidas) é que se avançou.

Basicamente, foi um teste para ver como anda o apetite pela dívida Portuguesa!

Espero ter contribuído..

24 Jan 2013
Confrade

Registado: 12 Nov 2010
Positivos
2

Camafeu Escreveu:
Portugal nunca chegou a sair dos mercados, só tinha deixado de emitir divida a longo prazo apenas.

Oh ... Camafeu até fui levado a pensar que o confrade ia dizer que Portugal nunca deixou de sair da merdaaaaaaaa :smt022

mas também não é de admirar com políticos destes feitos nos " morangos com acúcar " acrescento eu ... [-o<

:smt023

24 Jan 2013
Iniciado

Registado: 04 Ago 2009

É só propaganda rasca desta merda de governantes,mas o que me fode mais é eles tomarem-me por parvo.

01 Fev 2013
Confrade

Registado: 18 Out 2008

Rima Escreveu:
Portugal conseguiu ontem colocar 2,5 mil milhões de euros de dívida na linha de Obrigações do Tesouro, que vence em Outubro de 2017, pagando para isso uma taxa de 4,891% e com a procura a superar os 12 mil milhões de euros.
A secretária de Estado do Tesouro, Maria Luis Albuquerque diz que o Estado não precisava desta emissão para satisfazer necessidades de financiamento e que o resultado da operação é um sinal de que os "elevados custos e sacrifícios exigidos aos portugueses" estão a dar resultados. Segundo Maria Luís Albuquerque, o Estado não tinha necessidade de realizar esta emissão para satisfazer as necessidades de financiamento deste ano.
Aos confrades do fórum entendidos em economia e gestão gostaria que me explicassem o seguinte, então eu estou falido, endividado ou lá o que seja, mas as minhas necessidades financeiras para este ano estão asseguradas então porque é que vou emitir ou pedir mais 2,5 mil milhões de euros e pagar 4,891% de juros.
Possivelmente estou a ver mal as coisas, há por aí alguma explicação?

É mesmo verdade que a economia se tornou como o futebol, em que todos são treinadores e dão os seus palpites sobre quais as tácticas a usar e qual os jogadores a substituir.
Agora todos são "economistas" e dão palpites sobre o que se deve fazer para "pôr" a economia a crescer de novo.
A realidade é que esta "ida aos mercados" foi apenas uma manobra de marketing, porque na prática temos os empréstimos da "troika" a uma taxa muito mais baixa do que esta.
Outro aspecto que ninguém na "imprensa" referiu é que é verdade que "fomos aos mercados", mas a taxa que nos emprestaram o dinheiro é muito superior ao valor a que o Estado se conseguia financiar antes da crise ter começado. Isto significa que no caso de irmos "buscar" todo o dinheiro aos mercados a este valor o défice orçamental em Portugal será mais elevado do que o previsto, porque até agora em juros estávamos a pagar muito menos.
Isto na prática quer dizer que se terá que aumentar mais os impostos.

Concluindo, na prática "os mercados" avisaram o governo, e todos nós, que temos que "apertar o cinto" ainda mais.

Claro que para os "economistas de bancada" isto foi um êxito.

13 Fev 2013
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: