Reformas na educação pública
Autor |
Mensagem |
RUC
Registado: 27 Jan 2007 Mensagens: 1094
|
 Reformas na educação pública
foulaam Escreveu: White Knight Escreveu: A geração que está entrar no mercado, não está preparada para o desafio global, e a que se encontra em formação, duvido que vá a tempo de corrigir a trajectória Não é de certeza com as terríveis asneiras da Milu que vai haver correcção. 
Tema bem actual.
Pois eu considero que a maioria das reformas da Milu vão no bom sentido. Mas com um pequeno probleminha... a senhora é muito pouco inteligente, para não dizer outra coisa (e quem a apoia também).
Ora enunciando:
Aulas de substituição - porque raio é que pelo facto de um professor faltar os alunos deverão não ter aula? em qualquer sistema de ensino (ou em qualquer empresa de prestação de serviços) é absurdo que pela falta de um profissional o serviço não seja realizado. Podem argumentar que o ensino é um sector especial. É, mas isso não é motivo para que na falta de alguém, outros não o possam substituir. não é a mesma coisa? Não não é, mas cria uma pressão entre os professores para que a balda de alguns não seja mais tolerada pela maioria. E se metem os putos a jogar sudoku, tenho pena, mas ainda assim é preferivel que dizer " o stor faltou, vão dar uma volta e até já".
Segmentação da carreira - Até agora, um professor "progredia" com base nos anos de serviço. A carreira, basicamente, evoluía de mal pago e com excesso de trabalho, para bem pago com 12 horas de trabalho semanal. Uma coisa linda, e incentivadora! É verdade que muitos professores assumiam outros cargos e funções, mas outros não. O resultado? todos ganham o mesmo, quem passa o dia na escola e quem lá vai 2 horas.
A introdução de uma nova categoria na carreira apenas vem responsabilizar quem está disposto a assumir responsabilidades. Querem ser promovidos e ganhar mais? então passam a assumir cargos de responsabilidade nas escolas, que até agora tinham a distinta lata de atirar para cima dos putos que começavam a dar aulas (tem toda a lógica miúdos de 22 anos iniciarem a carreira como directores de turma...).
Direcção das escolas - Até agora a direcção é eleita pelos professores (directa e indirectamente), com poderes essencialmente administrativos. Ninguém pode ser responsabilizado pelos resultados da escola, nem ninguém se responsabiliza. A contratação de directores com novos poderes (e responsabilidades) poderá finalmente por termo à auto-gestão em vive a maioria dos estabelecimentos de ensino públicos, em que ninguém é responsável ou responsabilizado por nada do que aconteça.
Avaliação de desempenho - Toda a gente é a favor de ser avaliado, mas não consigo entender que a antiguidade seja critério para o que quer que seja! Não conheço todos os parâmetros de avaliação, e acredito que alguns serão absurdos (não fossem concebidos na 5 de Outubro...), mas é um caminho necessário e imprescindível em qualquer sitio em que trabalhem pessoas. Porque uns são melhores que outros, e sem um sistema de avaliação, não existe meritocracia.
Dito isto, a amiga Milu cometeu o erro sistemático deste governo. Fazer reformas, alterando as relações de poder existentes, implica mobilizar quem é afectado pelas reformas. Criar um sistema de meritocracia só terá sucesso se as pessoas a quem ele se dirige entenderem que assim serão desafiadas a fazer mais e melhor, e que serão recompensadas por isso.
Começar a tarefa humilhando e insultando aqueles de quem depende o seu sucesso da mudança é muito estúpido e revelador do carácter dos nossos actuais governantes.
|
03 Mar 2008 |
|
|
 |
BabyBlue
Registado: 12 Dez 2007 Mensagens: 386 Localização: Lisboa
|
 Re: Reformas na educação pública
Eu que queria ser professora já desisti. Não tenho estômago para isso tudo 
|
03 Mar 2008 |
|
 |
rodado
Registado: 17 Jan 2008 Mensagens: 6402
|
Pois é o ensino vai mesmo pelas ruas da amargura... Quem se lixa sao sempre os mesmos-os alunos,que já nem as basicas ferramentas lhes ensinam,com o beneplácito de todos os governos,que com tanta reforma,asfixiaram um ensino escorreito... Agora,e só porque é preciso por as contas em ordem,se tomam algumas medidas,como a escandalosa e cilindrica progressao de todos os professores ao topo da carreira,que a prazo iria colocar o ministério numa situacao de verdadeira ruptura... Por acaso sabem que este desgracado pais,per capita,é um dos que,na uniao europeia,mais gasta na educacao... com os resultados que se conhecem... Sabem tambem que é na educacao que proliferam mais sindicatos,cerca de 20 e muitos... com o inevitável destacamento de professores,e sabem quanto isso custa ao erário publico... E para quando um sistema de ensino aonde a exigencia e o rigor cientifico sejam critérios básicos... A educacao já foi a grande paixao de alguem de triste memória,mas que a essa personagem nada deve e infelismente tem sido sempre assim com todos que por lá passam... 
|
04 Mar 2008 |
|
 |
White Knight
Registado: 14 Jun 2007 Mensagens: 1402
|
100% de acordo com o RUC.
Mas gostava de deixar uma visão macro da coisa, é que não se fala muito dos objectivos...
E os objectivos são os miúdos, dar uma boa educação aos miúdos. Isso mede-se ?
Parece que sim:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/educ ... 073753.stm
(viram que os putos de HK são os melhores na matemática ?? e que dos 5 primeiros, 3 são asiáticos ?)
Para ver os tristes resultados nacionais, tem que se ir aqui:
http://www.pisa.oecd.org/pages/0,2987,e ... _1,00.html
Os resultados nacionais são particularmente graves se tivermos em linha de conta o que investimos na educação, bem como pelo facto de termos uma pirâmide de idades invertida, com um rácio professores/alunos crescente e nem mesmo assim...
E já agora, se os objectivos são os miúdos, quem são os clientes ? OS PAIS, QUE COM OS SEUS IMPOSTOS PAGAM O ENSINO...
Ninguém se lembra deles, isto parece uma guerra ministra-professores...
Quem faz barulho são os prestadores dos serviço
Não há paciência...
Desculpem o desabafo, e que fique claro: ser professor é para mim das profissões mais nobres, mas ...
|
04 Mar 2008 |
|
 |
Anúbis
Registado: 19 Abr 2007 Mensagens: 178 Localização: South Side
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
Eu sou professor, não concordo com as aulas de substituição nos termos em que são efectuadas, o que acontece agora é que qualquer prof por exemplo de português pode subsituir um colega de educação fisica ou matemática, isto é trabalho não qualificado, porque raio é que um prof que não precebe nada do conteudo pedagógico de matemática irá agora dar uma aula dessas? isto só serve para mandar areia para os olhos dos encarregados de educação em geral e dos contribuintes em particular.
Avaliação concordo.
Direcção das escolas tb concordo eu agora estou prestes a ser presidente de um conselho executivo no entanto não me sinto preparado para tal tenho formação em educação não percebo nada de gestão de pessoal e economia e finanças, (só vou pq não á mais ninguem). por isso sou a favor de um director de escola com formação em gestão.
|
06 Mar 2008 |
|
 |
Trancelord
Registado: 09 Mar 2007 Mensagens: 137
- Voyeur
|
Subscrevo todas as palavras do confrade Ruc.
Já agora podíamos propôr uma comissão para avaliar o desempenho das Gps, naturalmente que as avaliações não seriam remuneradas. Desculpem lá meninas mas não pode ser só facturar.
Propunha tamém que um dos avaliadores fosse eu, que como Fernando Pessoa não percebo nada de finanças, mas de mulheres ainda se faz uma perninha.
Abraço
Trancelord 
|
06 Mar 2008 |
|
 |
RUC
|
Anúbis Escreveu: Eu sou professor, não concordo com as aulas de substituição nos termos em que são efectuadas, o que acontece agora é que qualquer prof por exemplo de português pode substituir um colega de educação física ou matemática, isto é trabalho não qualificado, porque raio é que um prof que não percebe nada do conteúdo pedagógico de matemática irá agora dar uma aula dessas? isto só serve para mandar areia para os olhos dos encarregados de educação em geral e dos contribuintes em particular. Nos termos em que são efectuados... mas pelo que sei, isso está a mudar... os professores que possam faltar foram pressionados a deixar "conteúdos pedagógicos" (cada vez que me falam de pedagogia tenho vontade de sacar da arma... se a tivesse...) para os seus alunos. Ou seja, com este sistema, rapidamente, os professores passaram a deixar preparadas as tais "aulas de substituição". Como o WK já referiu, em termos macro, quem ganha são os alunos (ou o seu conhecimento, porque os ingratos naturalmente rabujam)  . Anúbis Escreveu: Avaliação concordo. Direcção das escolas tb concordo eu agora estou prestes a ser presidente de um conselho executivo no entanto não me sinto preparado para tal tenho formação em educação não percebo nada de gestão de pessoal e economia e finanças, (só vou pq não á mais ninguem). por isso sou a favor de um director de escola com formação em gestão.
Grande Anúbis:
1º - Nunca ninguém está preparado para dirigir seres humanos, por mais que o digam...
2º -Não existe formação nessa área. Ou melhor, existe, mas seria melhor que não existisse, dada a merda que é.
3º - Para dirigires uma escola necessitas de depender do que até agora foi o teu abono de vida: bom senso, bons conhecimentos técnico, e capacidade de relacionamento interpessoal. Todos os gestores de empresas começaram assim. Os tipos formados em gestão são, essencialmente, gajos que sabem pouca coisa sobre muitos assuntos. E isso é exactamente o curriculum que ninguém aceita. Vai em frente, acredita em ti. E, principalmente, tenta ser justo. Se o fores, tu, os teus colegas, a tua escola e os teus alunos terão sucesso seguramente.
4º -Sobre economia e finanças podes pedir ajuda a mim ou ao WK (por MP claro  ), sobre gestão de pessoas... (vá lá! cheguem-se à frente!)
|
08 Mar 2008 |
|
 |
White Knight
Registado: 14 Jun 2007 Mensagens: 1402
|
BabyBlue Escreveu: Eu que queria ser professora já desisti. Não tenho estômago para isso tudo 
Esta frase define o que somos como povo, qual o futuro que nos espera...
Nem é preciso dizer mais nada...
É que dá trabalho, chatices e tal e coisa...
Não há ai um subsidiozito ??
(BB, peguei na tua frase, não sei se era no sentido em que a entendi... mas é ilustrativa do panorama, nada pessoal.)
|
08 Mar 2008 |
|
 |
foulaam
Registado: 28 Nov 2006 Mensagens: 1959
|
RUC Escreveu: os professores que possam faltar foram pressionados a deixar "conteúdos pedagógicos" (cada vez que me falam de pedagogia tenho vontade de sacar da arma... se a tivesse...) para os seus alunos. Ou seja, com este sistema, rapidamente, os professores passaram a deixar preparadas as tais "aulas de substituição".
Eu também...
O "deixar preparadas as aulas de substituição" é que é a bela da anedota... porque se falta o prof de Matemática mas só há prof de Ed. Física para o substituir lá se vai o "conteúdo pedagógico" pelo cano abaixo...  E como a regra é que só por acaso coincidem professor e disciplina em falta, tens pessoal de Português a dar Físico-Químicas, de Inglês a dar Música e por aí fora. Basicamente, o único objectivo é que os putos não fiquem pelo pátio a fazer merda durante os furos...  podem fazê-la dentro da sala!...
Nos "países a sério" onde isso funciona (mas é preciso $$$$, claro) cada escola tem em permanência uma bolsa de professores de substituição (e só de substituição!) das várias matérias: se falta Matemática, avança um dos de Matemática e o mesmo para as restantes.
Mas claro, se não há dinheiro, não há palhaços.  Atamanca-se à velha moda portuguesa curta. 
|
08 Mar 2008 |
|
 |
metses
Registado: 15 Mar 2007 Mensagens: 395
- Voyeur
|
Vale a pena meditar no valor que os nossos professores levam para casa quando são reformados.
Se é verdade que tem um inicio de carreira complicado, com as colocações, também é verdade que após estarem efectivos, forma geral, é um fartar vilanagem. Baixas, atestados, 3 meses de férias, horarios reduzidos, etc.
Aproveitam-se poucos, quando se deviam aproveitar muitos.
Sou a favor da avaliação, talvez não nestes moldes, mas sem dúvida que tem que ser avaliados!
_________________ Enquanto houver língua e dedo...
|
08 Mar 2008 |
|
 |
RUC
|
metses Escreveu: Vale a pena meditar no valor que os nossos professores levam para casa quando são reformados. Se é verdade que tem um inicio de carreira complicado, com as colocações, também é verdade que após estarem efectivos, forma geral, é um fartar vilanagem. Baixas, atestados, 3 meses de férias, horarios reduzidos, etc. Aproveitam-se poucos, quando se deviam aproveitar muitos. Sou a favor da avaliação, talvez não nestes moldes, mas sem dúvida que tem que ser avaliados!
Comentário possivelmente certeiro, mas com o tempo verbal errado.
Depois das reformas da Milu (as que já estão implementadas, não as que estão a iniciar) tudo a que te referes está no passado. As reformas que "levavam" para casa, a baixas que "conseguíam" sacar, os três meses de férias que "tinham" (mas estes 3 meses há mais de 10 anos que não têm), os horários reduzidos que "tinham".
É natural o número de professores que se manifestou ontem. Em 3 anos, tudo aquilo que tornava a carreira docente atraente desapareceu, e como contrapartida receberam insultos, humilhações e agressões.
É indiferente saber de que lado está a razão. Se eu fosse professor, também lá estaria ontem.
|
10 Mar 2008 |
|
 |
foulaam
Registado: 28 Nov 2006 Mensagens: 1959
|
RUC Escreveu: Em 3 anos, tudo aquilo que tornava a carreira docente atraente desapareceu, e como contrapartida receberam insultos, humilhações e agressões.
Por outras palavras: hoje só pensará em ser professor quem não tiver outro lugar onde cair morto. Consequência: a educação e - por extensão - o país estão fodidos e bem fodidos por muitos anos.
|
10 Mar 2008 |
|
 |
Bruno Wanderley
Registado: 16 Nov 2006 Mensagens: 2048 Localização: Backdoor
|
Subscrevo : http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=312955
|
10 Mar 2008 |
|
 |
Bruno Wanderley
Registado: 16 Nov 2006 Mensagens: 2048 Localização: Backdoor
|
E assino por baixo : http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=312697
|
10 Mar 2008 |
|
 |
Piotr
Registado: 07 Dez 2006 Mensagens: 2906
|
Bruno Wanderley Escreveu: Subscrevo : http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=312955 Bruno Wanderley Escreveu: E assino por baixo : http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=312697
Direi mesmo mais
Assino por baixo e subscrevo 
_________________ So many girls, so little time...
|
10 Mar 2008 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|