Data/Hora: 08 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Alterações ao código da estrada e novas validades das cartas de condução em 2014 
Autor Mensagem
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Alterações ao código da estrada e novas validades das cartas de condução em 2014
Alterações ao código da estrada: o que muda em 2014

http://www.razaoautomovel.com/2013/12/alteracoes-ao-codigo-da-estrada

31 Dez 2013

Administrador

Registado: 15 Nov 2006
Mensagem Re: Alterações ao código da estrada e novas validades das cartas de condução em 2014
Excelente post, da ultima vez que alterou fiquei com o prazo de renovação caducado e tive que fazer exame...

Agora convém TODOS os encartados lerem atentamente estas alterações, inclusivé as novas validades das cartas, já por isso destaquei este post do confrade Kwacha em tópico autónomo, parabéns pela postagem e chamada de atenção... =D> =D> =D>

Ps: acho completamente estapafurdio alterarem as datas de validade dos documentos oficiais que têm a validade inserida neles sem notificação individual aos detentores dos mesmos...

31 Dez 2013
Platina

Registado: 12 Jan 2007
Mensagem Re: Alterações ao código da estrada e novas validades das cartas de condução em 2014
Estas alteracoes são a prova provada que somos governados por imbecis (como se fosse necessário provar o obvio :-")

Quem tem smarts da marca da maça está literalmente "fornicado" pois os únicos mãos livres que existem tem 2 saídas de áudio :-" :-" portanto, ou isto é acto de inteligencia para cobrar 120 € a toda a gente que tem iPhone ou então as sumidades que tiveram esta brilhante ideia (provavelmente nalgum dia negro dos seus sistemas digestivos) não entendem que a existir algum acessório "made in china", este vai padecer do mal da generalidade de acessórios que aparecem dessa proveniência: passado 3 dias ja nao funcionam :smt013 :smt013 :smt013

31 Dez 2013
Prata

Registado: 18 Jan 2007

Novo Código da Estrada: Menos tolerância ao álcool e multas pesadas nas rotundas

As novas regras no Código da Estrada, que entram em vigor já a partir do dia 1, concedem mais direitos aos ciclistas, apertam os limites de consumo de álcool e regulamentam com punições pesadas a circulação nas rotundas entre outras cerca de 60 alterações

O Código da Estrada sofre novas alterações que entram em vigor já na próxima quarta-feira, dia 1 de janeiro. Das mais de 60 as alterações introduzidas, seguem-se seis das principais:

- Se a polícia mandar o parar, para que não se arrisque a uma multa, terá de apresentar não só o bilhete de identidade, a carta de condução e os papéis do seguro, como de costume, mas também, o cartão de contribuinte, caso ainda não possua Cartão do Cidadão. Caso contrário, arrisca-se a uma multa de 30 euros.

Imagem

- De todas as alterações, a de circulação nas rotundas é a que exige mais atenção. Passa, a partir de dia 1 do próximo mês, a ser punida a circulação irregular dentro das rotundas - ou seja, se circular por fora e não tiver intenções de sair na primeira ou segunda saída, sujeita-se a uma multa que varia entre os 60 e os 300 euros.

- O uso de auriculares e telemóveis, enquanto está ao volante, também vai sofrer algumas alterações. A atualização feita ao Código da Estrada determina que só podem ser utilizados "aparelhos dotados de um único auricular".

- No que respeita às taxas de alcoolemia, o Código da Estrada também foi revisto. O limite baixa agora para metade, em relação ao que está atualmente regulamentado - baixando de 0,5 g/l, para 0,2 g/l no caso de condutores profissionais ou com carta há menos de três anos. Para os restantes, mantém-se o atual limite de0,5 g/l .

- Surge um novo sinal vertical, que visa regulamentar as "zonas de coexistência" nas cidades. O objetivo é devolver as ruas aos peões nas áreas residenciais. Estas zonas serão definidas em colaboração com as autarquias e vão estar assinaladas com o novo sinal vertical.

- Com as recentes alterações, os ciclistas irão adquirir no[url][/url]vos direitos na estrada: as bicicletas passam a ser equiparadas a veículos com motor na regra da prioridade, com os mesmos direitos dos carros nas rotundas e nos cruzamentos. Também deixa de ser proibido duas bicicletas circularem ao lado uma da outra; além disso, já não serão obrigadas a encostarem-se o mais possível à direita. Ao ultrapassarem uma bicicleta, os automóveis terão de reduzir a sua velocidade e passar a 1,5 metros de distância, pelo menos.

Fonte: http://visao.sapo.pt/novo-codigo-da-estrada-menos-tolerancia-ao-alcool-e-multas-pesadas-nas-rotundas=f763259#ixzz2p9ntEhFN

01 Jan 2014
Iniciado

Registado: 16 Fev 2013
Positivos
24
Neutros
6
Negativos
23

TD's nos últs 90 dias: 2 - Podia postar mais TD's
mais direitos aos ciclistas - muitooooo bem.

já só falta os deveres - seguros, matricula, etc etc..e ficava aqui uma tarde, mas quero ver se desencanto uma gp..

bom ano, pessoal.

tópicos fundidos

01 Jan 2014
Prata

Registado: 18 Jan 2007

Aqui deixo mais detalhes sobre o assunto, o que já se fala em alguns orgaos de comunicação...

SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=*

VISÃO
http://visao.sapo.pt/novo-codigo-da-estrada-menos-tolerancia-ao-alcool-e-multas-pesadas-nas-rotundas=f763259

04 Jan 2014
Bronze

Registado: 20 Mai 2010
Positivos
8
Negativos
1

Safado Escreveu:
Estas alteracoes são a prova provada que somos governados por imbecis (como se fosse necessário provar o obvio :-")

Quem tem smarts da marca da maça está literalmente "fornicado" pois os únicos mãos livres que existem tem 2 saídas de áudio :-" :-" portanto, ou isto é acto de inteligencia para cobrar 120 € a toda a gente que tem iPhone ou então as sumidades que tiveram esta brilhante ideia (provavelmente nalgum dia negro dos seus sistemas digestivos) não entendem que a existir algum acessório "made in china", este vai padecer do mal da generalidade de acessórios que aparecem dessa proveniência: passado 3 dias ja nao funcionam :smt013 :smt013 :smt013

Corta um auricular...lol
Ou usa um Bluetooth

04 Jan 2014
Bronze

Registado: 04 Fev 2007
Positivos
12
Neutros
3
Negativos
6

Boas
A alteração mais estranha (p/mim) é o a facto dos Ciclistas puderem circular a par numa via (lê-se:"excepto em vias com reduzida visibilidade ou sempre que exista intensidade de transito"(???!!),faz-me alguma confusão andar de bicicleta a par, e em vias onde sinto veículos nas minhas costas (como m/ poucos usam espelho na bike)...duas de conversa e quando tal esta-se no chão (já me aconteceu),dai não ver nada de novo (melhoria) nesta mudança da lei...

08 Jan 2014
Platina

Corta o fio??

Imagem

Como eu dia:

Telefones: Smart :smt005

Autores da Lei: chico-smart ](*,)

PS: Tenho BT nos carros todos, e quando ando de mota tenho um Cardo Scala no capacete para poder ir a ouvir musica e atender chamadas [bigsmile]

por acaso o andar de mota levanta-me algumas questões acerca desta lei: é certo e sabido que quase toda a gente que anda de mota usa tampões nos ouvidos???

e agora quando um policia me mandar parar vai-me multar? os tampões não são auriculares de telemóvel contudo tapam o pavilhao auricular do ouvido... m*rda de lei ](*,) ](*,)

O estado concerteza deve estar interessado em me chular os 120€ da multa, nao sei é se daqui por 2 ou 3 anos vao estar interessados em me pagar tratamentos e reforma antecipada por perca de audição :-" :-"

08 Jan 2014
Ouro

Registado: 28 Out 2010
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5

Safado Escreveu:

Que o diga o Carlos Sousa com o material chinês do seu Great Wall... :mozilla_tongue:
http://www.youtube.com/watch?v=C4UcgQh1jng

10 Jan 2014
Platina

Aquilo só é um Great Wall por cima, porque por baixo a mecânica e plataforma é toda de de um BMW X3 preparado na Alemanha pela X-RAID!!! :smt045 :smt045

A unica coisa chinesa é o emblema zz17

10 Jan 2014
Ouro

Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5

Safado Escreveu:
Aquilo só é um Great Wall por cima, porque por baixo a mecânica e plataforma é toda de de um BMW X3 preparado na Alemanha pela X-RAID!!! :smt045 :smt045

A unica coisa chinesa é o emblema zz17

Dass, e eu que até ando pelo "meio" (mas não percebo nadinha de carros), não sabia nada disso (mas faz sentido)! :smt045
Mas ó Safado, vieste com isso estragar o meu apoio à tua ideia! Isso não se faz... :lol:

10 Jan 2014
Platina

pois... [bigsmile] :lol: :smt005 se eu fosse um X3 e metessem um emblema Ling-Long em cima também estoirava [bigsmile] :lol: :smt005

10 Jan 2014
Ouro

Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5

Safado Escreveu:
pois... [bigsmile] :lol: :smt005 se eu fosse um X3 e metessem um emblema Ling-Long em cima também estoirava [bigsmile] :lol: :smt005

yesss

10 Jan 2014
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

Imagem

13 Jan 2014
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: