Já não é a 1ª vez que me sinto de alguma forma "perto" (física ou emocionalmente) de certas catástrofes.
Isso já me "atingiu" 3 vezes no Japão (com terramotos, tsunamis, erupções vulcânicas ou ciclones)

, de certa forma com os aviões da Malaysia Airlines vítimas de tragédias no ano passado (particularmente aquele abatido na fronteira russo-ucraniana, porque faço aquela rota algumas vezes ao ano!)
![geschockt [schock]](./images/smilies/snork_shok.gif)
, tb com o atentado no café aqui de Sidney o ano passado (porque o conheço e pq gosto bastante da cidade)

, ou com o da Maratona de Boston (pq já tive no Consulado tuga ali mesmo ao lado de onde estava a meta e onde foram accionados os explosivos)!
Mas sinto-me humano ao sentir estas coisas.
No entanto acho que nunca estive tão perto (talvez, mas não estou a relacionar

) fisicamente de uma Catástrofe Natural destas proporções.

Ventos de 320 km/h!!!

Porra. E "apenas" a 2500 km de mim

(é a mesma coisa do que estarmos em Lisboa ou no Porto, e tal Ciclone atingir Berlim, Amesterdão ou Viena)!

A apenas 2 mil da costa australiana (e da cidade de Brisbane), que é a distância entre Lisboa e Paris...
http://www.theguardian.com/world/2015/m ... ew-zealandNão são muitas as "baixas humanas" (felizmente

), até pq já se previa e falava (tb por aqui) sobre a severidade do Ciclone.

Mas o rastro de destruição (as televisões australianas não se cansam de o mostrar, nomeadamente no pequeno Arquipélago de Vanuatu - tb no Kiribati ou nas Ilhas Salomão - mas principalmente em Vanuatu) são inacreditáveis.
Ora eu gostava muito de um dia conhecer o Pacífico e algumas das suas ilhas (Tahiti, Bora Bora, Fiji ou Hawai, por ex)

, mas não assim!

E dizem-me quem conhece (aqui muitos conhecem) o quão encantador Vanuatu é (vulcões, praias e uma cultura ímpar)!
Deixo aqui por fim (não sei se em Portugal será possível

), um endereço (absolutamente credível) para quem queira ajudar.

Eu já o fiz!
https://www.care.org.au/appeals/cyclone-pam/Greets.