INDEPENDÊNCIA DA MADEIRA?
Autor |
Mensagem |
litlehouse
Registado: 07 Out 2010 Mensagens: 3347 Localização: Algures por aí...
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 INDEPENDÊNCIA DA MADEIRA?
Ao longo dos anos sempre se falou da independência da Madeira, quer porque Alberto João, de vez enquanto, joga com isso, quer porque o movimento independentista às vezes volta a trazer ao de cima esta questão. Desta vez aproveitaram um livro do Álvaro, actual Ministro da Economia, que em 2008 ou 2009 escreveu um livro em que considerava que a Madeira tinha condições para ser independente. Gostava de saber as vossas opiniões sobre este assunto, apenas vos pedia contensão em relação a AJJ, até porque, quer gostemos da sua abordagem ou não, foi ele o homem que fez com que a Madeira seja hoje a segunda região com maior poder de compra.
PS: Não vi nenhum tópico por aqui a este respeito e, penso, não será um tema tabu.
Notícia Público: http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/min ... te_1501309
|
06 Jul 2011 |
|
|
 |
prov1
Registado: 18 Mar 2011 Mensagens: 2452
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3
- Voyeur
|
 Re: INDEPENDÊNCIA DA MADEIRA?
Utilizando os saudosos slogans do MRPP
Independência imediata para as colónias ( Madeira e adjacentes)
O que se passou na Madeira nestes anos todos foi uma grande roubalheira dos impostos pagos por todos.
|
06 Jul 2011 |
|
 |
Roswell
Registado: 12 Abr 2011 Mensagens: 40466
- Voyeur
|
Ao longo dos anos têm havido diversas sondagens que indicam o carácter minoritário do separatismo madeirense. Eis alguns exemplos:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... 715&page=0
http://ultraperiferias.blogspot.com/200 ... agens.html
Não me causa surpresa tal facto, atendendo à natureza claramente instrumental do discurso separatista, que visa essencialmente "chantagear" Lisboa, "sacando" mais recursos financeiros e, consequentemente reforçar a hegemonia do PSD regional.
Por outro lado, no quadro da União Europeia, em que os estados-nação já não têm as mesmas prerrogativas, em consequência da dinâmica federalista, a questão da emancipação de grupos nacionais minoritários perde muita da sua pertinência.
No plano identitário, o prof. Eduardo Franco (académico madeirense), no seu notável artigo "NACIONALIDADE E REGIONALIDADE: PROCESSOS DE MITIFICAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO IDENTITÁRIA (O caso da nacionalidade portuguesa e da regionalidade na Madeira)" considera ser "a cultura insular madeirense uma cultura de regionalidade ou de nacionalidade imperfeita, participando, a sua mitologia da mitologia quadridimensional da cultura nacional portuguesa" (pág. 10). Ou seja, a consciência colectiva madeirense tem especificidades, mas está integrada na identidade cultural portuguesa.
http://www.clepul3machinamundi.org/wp-c ... Franco.pdf
|
06 Jul 2011 |
|
 |
cobain86
Registado: 31 Dez 2009 Mensagens: 2623
- Voyeur
|
Não têm condições!... mas se eles quizerem, boa sorte!!
|
07 Jul 2011 |
|
 |
Tinoni
Registado: 08 Out 2010 Mensagens: 11067
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
TD's nos últs 90 dias: 5
- Ajudando o Forum a Crescer
|
Eu trocava já a Madeira por Cabo Verde. E quer-me parecer que um referendozinho em CV não iria dar nega... 
|
07 Jul 2011 |
|
 |
Envolvente
Registado: 14 Jun 2009 Mensagens: 3549
- Voyeur
|
litlehouse Escreveu: ..., quer gostemos da sua abordagem ou não, foi ele o homem que fez com que a Madeira seja hoje a segunda região com maior poder de compra... Isso é uma opinião e nunca poderá ser aceite como uma das tais verdades absolutas como parece que o confrade nos quer vender. Porque quer queiramos quer não  existem outros indicadores. E a existência deles não é uma opinião mas sim uma constatação. Poder de compra? De quem?  P.S. - Contribuiria com 5.000 euros para a independência da região da Madeira, desde que se comprometessem a não conspurcar Porto Santo. E, assim, seria um acrescento ao meu contributo para a redução da despesa do Estado Português, diminuindo o peso do MONSTRO. 
|
07 Jul 2011 |
|
 |
cobain86
Registado: 31 Dez 2009 Mensagens: 2623
- Voyeur
|
Tinoni Escreveu: Eu trocava já a Madeira por Cabo Verde. E quer-me parecer que um referendozinho em CV não iria dar nega...  Cabo verde Caboverdianas 
|
07 Jul 2011 |
|
 |
MEK108
Registado: 14 Abr 2010 Mensagens: 55
- Voyeur
|
Na minha opinião , como o Continente não tem lucro nenhum com a Madeira só prejuizo mas valia ver como se safavam , eles tem muito turismo , muitas vacas , muitas bananas , só assim via-se se o Sr. AJJ tem capacidades de gerir o seu povo com o dinheiro do PIB das Ilhas.. Cumprimentos pessoal...
|
07 Jul 2011 |
|
 |
MEK108
Registado: 14 Abr 2010 Mensagens: 55
- Voyeur
|
cobain86 Escreveu: Tinoni Escreveu: Eu trocava já a Madeira por Cabo Verde. E quer-me parecer que um referendozinho em CV não iria dar nega...  Cabo verde Caboverdianas  X2 Isso sim é que era bom...
|
07 Jul 2011 |
|
 |
Ginkgo2
Registado: 21 Jun 2010 Mensagens: 106
- Voyeur
|
Infelizmente para Portugal e felizmente para a Madeira (por pertencer a Portugal) as coisas vão continuar assim. A dita questão da independência é uma falsa questão, porque existem tantos défices que não haveria nenum organismo estrangeiro a financiar a ilha. Mas porque não vender a ilha aos alemães com a obrigatoriedade de resolver todos os problemas financeiros actuais e futuros de Portugal?
|
07 Jul 2011 |
|
 |
litlehouse
- Voyeur
|
Na verdade a minha primeira fonte estava menos correcta, de outra forma, referia-se à aproximação a Lisboa e não ao real em termos comparativos. A Madeira está em 4º Lugar com valores semelhantes ao Porto e longe de Lisboa e do Algarve. O Algarve é, sempre foi, uma área difícil de avaliar, porquanto, o número oficial de residentes representa 2/3 dos que efectivamente lá residem. Esta é a imagem mais actual que encontrei:  A região que registou um valor mais elevado do Factor de Dinamismo Relativo foi o Algarve onde este indicador quase que triplicou o desvio-padrão da sua distribuição, atingindo um score de 2,*. Para além do Algarve, somente a Região Autónoma da Madeira verifica um registo positivo, cifrado em 0,72. As restantes regiões registam valores do IpC abaixo da média do país, salientando-se o facto da Região Autónoma da Madeira ultrapassar a Região Centro, em termos de poder de compra per capita. * O Indicador per Capita (IpC) do poder de compra é um número índice com o valor 100 na média do país, que compara o poder de compra manifestado quotidianamente, em termos per capita, nos diferentes concelhos e regiões, com esse valor de referência nacional. A César o que é de César. Corrigido: A Alberto João o que é de Alberto João. Ah ah ah!
Editado pela última vez por litlehouse em 07 Jul 2011.
|
07 Jul 2011 |
|
 |
Tinoni
Registado: 08 Out 2010 Mensagens: 11067
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7
TD's nos últs 90 dias: 5
- Ajudando o Forum a Crescer
|
litlehouse Escreveu: A César o que é de César. Esse é o dos Açores. 
|
07 Jul 2011 |
|
 |
Envolvente
Registado: 14 Jun 2009 Mensagens: 3549
- Voyeur
|
litlehouse Escreveu: ... O Algarve é, sempre foi, uma área difícil de avaliar, porquanto, o número oficial de residentes representa 2/3 dos que efectivamente lá residem... Ah ah ah!  E na Madeira como é? E o que tem a ver a média nacional de poder de compra dos nacionais com a média regional de regiões turísticas. Já agora o que produz a Madeira de forma a ser minimamente sustentável? Quais as receitas da região? O que o Alberto tem sido sempre nem quero comentar... Basta dar uma volta pela ilha, sobretudo a menos dada a hoteis, para verificar a pobreza existente por aqueles lados. 
|
07 Jul 2011 |
|
 |
litlehouse
- Voyeur
|
É verdade, eu conheço bem e sei que as periferias da ilha são muito pobres, se é que hoje estão francamente melhor do que estavam há 10 anos.
A Madeira tem um turismo muito interessante e, sobretudo, regular, isto é, durante todo o ano, tem alguns produtos regionais importantes para a economia da Madeira. Tem as offshores que poderiam estar mais desenvolvidas e poderiam ser uma fonte importante. É provável que se perdesse alguma qualidade de vida, ou não, numa primeira fase, mas depois iria estabilizar.
Em qualquer dos casos, Álvaro Santos Pereira escreveu e eu concordo: “Afinal, se Malta, Chipre, e até Timor-Leste conseguem ser independentes, porque é que os madeirenses não poderão sonhar com uma autonomia total de Portugal?”, interroga Álvaro Santos Pereira.
|
07 Jul 2011 |
|
 |
mr horny
Registado: 04 Nov 2009 Mensagens: 169
Positivos
9
Neutros
1
Negativos
1
- Voyeur
|
É para já!
A Madeira só dá prejuizo a Portugal. O Alberto João Jardim é a última pessoa a querer a independência. Sabe-lhe bem o dinheiro que recebe e que é pago por nós. O discurso de independência é só para enganar os madeirenses!
Gostava de ver como se safava a Madeira independente!!
|
07 Jul 2011 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|