Data/Hora: 28 Nov 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 55 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4
 Whatsapp - Utilização / Fraudes / Ameaças 
Autor Mensagem
Iniciado

Registado: 23 Jul 2024
Positivos
6
Neutros
1
Negativos
2

TD's nos últs 90 dias: 2 - Podia postar mais TD's
Mensagem Whatsapp - Utilização / Fraudes / Ameaças
Ultimamente tenho visto que as telefonistas de Gps ou as próprias enviam fotos ocultadas e de uma única visualização quando perguntamos preços e moradas etc. Ainda, alguns números em vez de automaticamente lançarem a informação por defeito, enviam esse tipo de fotos. Noutros casos, apanhei uma poucas que enviam links de sites manhosos.

Leio muitas vezes nos tds ou nas réplicas dos tds "tudo certinho, chego ao local e nada". Pois... achei que devia existir este tópico.
Há potenciais esquemas, a saber:

1. typosquatting. Sites manhosos ou que parecem fidedignos, mas há "typos" (gralhas de escrita). Este é um tipo de scam URL. Basicamente, lançam-vos para um site que potencialmente tem vírus (acesso a imagens e contactos). Pode funcionar com spam noutras contas (o vosso whapp envia mensagens para os vossos contactos com o link malicioso) ou phishing (roubo de identidade ou de informção sensível - para quem não usa um tele-piutas).

2. steganography. Imagens enviadas a vocês que contêm malware. É código malicioso que, no abrir da imagem, compromete a integridade/funcionamento do vosso dispositivo (quer dizer, spyware, vírus e potencial roubo de identidade).

Há mais cibercrimes, o melhor mesmo é nunca abrir nada. Se conhecem a Gp, perguntem primeiro porque está ela a enviar coisas deste modo (uma vez que elas sabem, seguramente, que dá para salvar a imagem temporária - nudez, cara...). links são sempre suspeitos (uma pediu-me para fazer pagamentos de sinal por um site que é conhecido, mas estava "mal" escrito. Dei-lhe os parabéns e fiz denúncia do número depois de o bloquear). Imagens depende do contexto (se não a conheço, não abro, se conheço às vezes digo "muito bonito" a ver a reação).

Feliz natal.
analll

30 Mai 2025

Iniciado

Registado: 01 Fev 2022

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Whatsapp - Utilização / Fraudes / Ameaças
Boas confrades,

como creio ser comum entre muitos dos que andam nestas lides recentemente arranjei um SIM separado para GPs e ao criar segunda conta no whatsapp surgiram-me as seguintes questões.
Valerá a pena adicionar foto de perfil no whatsapp?
Creiem que se as GPs gostarem do que virem possam ser mais responsivas?
A maioria dos confrades têm foto ou deixam o default?

Cumprimentos e Boas Fodas [385-198.gif]

Pede-se que antes de abrir novos tópicos se tenha o cuidado de verificar se não existem já tópicos abertos sonbre o mesmo tema.

16 Nov 2025
Aprendiz

Registado: 24 Fev 2015
Positivos
10
Neutros
2

É uma boa qestao, eu deixo default e algumas questoes de privacidade so para contactos guardados

20 Nov 2025
Iniciado
Suppoter**

Registado: 29 Mar 2025
Positivos
8
Neutros
1
Negativos
3

TD's nos últs 90 dias: 9 - Mestre
Não dês nenhuma informação pessoal no whatsapp, seja foto, seja nome, seja localização. NUNCA !!

20 Nov 2025
Suppoter*
Suppoter*

Registado: 16 Out 2023
Positivos
7
Neutros
1

TD's nos últs 90 dias: 4 - Ajudando o Forum a Crescer
Hoje podes pedir para te tirarem uma foto com as IAs. ChatGPT nao pode fazer uma foto com a cara exata a tua portanto ai ficas sempre com uma imagem de um primo afastado. Se te parece bem mostrar uma cara ou motivar empatia, tens aqui a solução.

20 Nov 2025
Ouro

Registado: 20 Nov 2019
Positivos
74
Neutros
25
Negativos
9

Há algumas que se não tiverem foto no whatsapp não respondem (sinceramente não condeno, quando elas também não tem foto no whatsapp parece-me algo estranho). no entanto e como também não sou parvo, tenho a foto de um gajo qualquer de internet, sem mostrar o rosto, com aparentemente uma altura e fisionomia parecida a minha e tá andar de mota..

20 Nov 2025
Confrade

Registado: 20 Mai 2007
Positivos
16
Neutros
1
Negativos
4

Caros confrades,

Vou relatar uma situação estranha que me aconteceu com uma GP do classificados.net cujo anúncio já não está activo. Vou estar atento para ver se reaparece...

Pedi as condições via WhatsApp e enviou-me as condições e fotos que verifiquei serem de uma miúda americana no instantgrama. Seguidamente solicitei fotos verdadeiras, pois aquelas eram de outra pessoa.

Fui brindado com insultos e ameaças, indicando-me a minha localização e modelo do telemóvel... Como uso um teleputas sem informação pessoal, conta de email criada para o efeito e sem fotos e contactos pessoais ,e estava num local público não me incomodou...

As fotos deveriam conter algum código que enviou está informação para o número da alegada GP. Escrevi alegada porque isto parece demasiado elaborado para uma simples profissional do sexo...

Deduzo que fosse um contacto daqueles que mais cedo ou mais tarde, durante a conversa me fosse pedir dinheiro adiantado.. Os informáticos que se pronunciem mas isto não deve ser algo ao alcance de qualquer pessoa... Não recebi nenhum link, ou algo do género. Apenas fotos!!!

Assim sendo cuidado ao abrir fotos e imagens enviadas por GPs...

Pede-se que antes de abrir novos tópicos se tenha o cuidado de verificar se não existem já tópicos abertos sonbre o mesmo tema.

Hoje,
Confrade

Registado: 19 Dez 2013
Positivos
76
Neutros
6
Negativos
3

TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Essa situação que dissestes não é possível, e se algo assim acontecesse seria um grave problema de privacidade com noticias por todo lado.

A fake gp está a mentir para ver se cais na esparrela.

Hoje,
Confrade

Registado: 20 Mai 2007
Positivos
16
Neutros
1
Negativos
4

Confrade, aconteceu comigo, não foi com um amigo, ou amigo do amigo...
A informação bateu certo!
Se fosse uma informação errada e vã, não ligaria nada ao tema, mas não foi e isso é que me deixou intrigado.
Pesquisei na NET e tem que se ter nível hard de hacker ou coisa que o valha para colocar código nas fotos com estas instruções.
Sabia colocar um link que retribui informação, mas sem links é novo para mim.

Hoje,
Iniciado

Registado: 16 Mar 2010
Positivos
45
Neutros
16
Negativos
7

ungueta Escreveu:
Caros confrades,

Vou relatar uma situação estranha que me aconteceu com uma GP do classificados.net cujo anúncio já não está activo. Vou estar atento para ver se reaparece...

Pedi as condições via WhatsApp e enviou-me as condições e fotos que verifiquei serem de uma miúda americana no instantgrama. Seguidamente solicitei fotos verdadeiras, pois aquelas eram de outra pessoa.

Fui brindado com insultos e ameaças, indicando-me a minha localização e modelo do telemóvel... Como uso um teleputas sem informação pessoal, conta de email criada para o efeito e sem fotos e contactos pessoais ,e estava num local público não me incomodou...

As fotos deveriam conter algum código que enviou está informação para o número da alegada GP. Escrevi alegada porque isto parece demasiado elaborado para uma simples profissional do sexo...

Deduzo que fosse um contacto daqueles que mais cedo ou mais tarde, durante a conversa me fosse pedir dinheiro adiantado.. Os informáticos que se pronunciem mas isto não deve ser algo ao alcance de qualquer pessoa... Não recebi nenhum link, ou algo do género. Apenas fotos!!!

Assim sendo cuidado ao abrir fotos e imagens enviadas por GPs...

Não sou informático, muito pelo contrário, sou um analfabruto nessas coisas, mas verifique nas definições do whatsapp do seu teleputas: definições-privacidade-partilha de localização...possivelmente obtiveram a sua localização a partir daí. Se for isso, é só alterar os parâmetros.

Quanto ao modelo do telemóvel, julgo que essa informação em muitos modelos é mandada automaticamente...que lhes faça bom proveito... :lol:

Mas, mais uma vez, conselhos sérios para toda a canalha putanheira:

-tenham um cartão e de preferência um telelé exclusivo para isto,

-não partilhem localização nem nenhuma outra informação,

-não ponham fotos do usuário no whatsapp nem mandem fotos a ninguém, e se vos pedirem, exigirem ou insistirem, mandem uma foto do Long Dong Silver... [bigsmile]

-não liguem a ameaças anónimas, mas se a ameaça não for anónima, denunciem.

Hoje,
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 55 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: brave1975, mau492, pistol, Unkwn950620 e 72 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: