Octogenário já teve vinte propostas para casamento
Já tem algum tempo esta noticia, mas mesmo assim...
Um jovem, prestes a completar 88 anos, está a dar que falar, depois de ter resolvido arranjar esposa, recorrendo a anúncios nos jornais. «
Já recebi mais de 20 propostas, por carta e por telefone. E até já cá veio uma pretendente de táxi para me conhecer. É de Valpaços. Conversámos muito, mas não chegamos a acordo».
Manuel Fernandes Cerdeiral vive na pequena aldeia de Fundões, em Vila Verde, Alijó. É um dos poucos mais de 30 habitantes da localidade. As vizinhas garantem que "
é muito bem disposto e está sempre a cantar e a tocar a concertina". Com um aspecto jovial e elegante, Manuel, de olhos claros, sorri convicto "
Vou encontrar uma mulher do meu agrado. Espero que me ajude a cozinhar e a tratar da casa, mas sobretudo quero que me faça companhia. Gostava de ter alguém com quem conversar, que me aquecesse os pés e o resto, e que tivesse umas boas almofadas para eu me encostar", diz com um sorriso malandro.
Viúvo há quase seis anos, pai de três filhos e avô de sete netos, Manuel Cerdeiral não tem mãos a medir "
São muitos telefonemas, do Alentejo, do Algarve, de Lisboa, do Porto, da Batalha, de todo o lado".
Manuel confessa que já tem uma candidata preferida, mas gostava de a ver primeiro pessoalmente. "
A minha reforma é razoável e tenho um dinheirito no banco, podíamos ter uma vida boa juntos", afirma com um ar sonhador.

A entrevista:
1.
o que leva um reformado de Alijó a colocar um anúncio num jornal para arranjar esposa quando está prestes a fazer 88 anos?Enviuvei há cerca de 5 anos, depois de um casamento de 59 anos, e, além de me sentir sozinho, também tenho saudades de estar com uma mulher. E olhe que não preciso de comprimidos: é quando e onde quiser, acredite que é verdade.
2.
os seus filhos concordam com esta ideia de se casar de novo?Por acaso concordam, mas caso não concordassem não me importava, porque quem manda em mim sou eu. Sempre pensei pela minha cabeça e, apesar da idade, estou aqui para as "curvas".
3.
quantas respostas recebeu?Mais de 20 e de todo o País, do Algarve, Alentejo, muitas da área de Lisboa, Entre-os-Rios, Batalha e Peniche. Não vou falar com todas porque pedi senhoras entre os 60 e 80 anos, mas pensei melhor e resolvi não aceitar acima dos 70 anos.
4.
porquê?Ora porque já estão velhas, cheias de peles e sem aqueles peitos grandes de que eu gosto.
5.
mas a maioria que respondeu ao anúncio tem essas características?Elas dizem que sim mas eu só vendo, mas ver mesmo porque não gosto de coisas postiças.
6.
não tem receio de que quem responda ao anúncio apenas seja movida pelo dinheiro que você possua?Não. Estou atento, tenho muita coisa, casas, terrenos, vinhas e até matas. É tudo meu, mas claro que quem eu escolher vai ter uma boa vida.
7.
já conheceu alguma senhora pessoalmente?Não. Ia conhecer hoje em Alijó, mas, azar dos azares, quarta-feira fui almoçar a Vila Real e comi polvo que julgo ter-me feito mal, pois ao início da noite tive uma diarreira que me debilitou.Tive de ir para o Hospital de Vila Real, onde estive todo o dia a soro. Por isso perdi o encontro, mas vou marcar outra vez porque de todas as respostas que recebi é a única solteira. Ainda lhe perguntei pelo telefone se era "virgueira" (virgem), mas ela respondeu que o caminho já estava aberto...enfim não se pode ter tudo.
8.
está mesmo convicto de que vai arranjar uma companheira para casar?De certeza absoluta, não vou desistir enquanto não conseguir.
9.
e na sua terra não há mulheres que lhe possam interessar?Não, não. Aqui há poucas, está tudo comprometido e as viúvas são mais velhas que eu.
10.
sente-se com forças depois de ter passado um dia no hospital?Amigo, estou pronto...venham elas."