Data/Hora: 28 Jun 2025

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
 Carta de um cliente ao BES - Fantástico! 
Autor Mensagem
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 18 Jan 2007
Mensagens: 1660
Localização: Lx


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Carta de um cliente ao BES - Fantástico!
.
(Esta carta foi direccionada ao banco BES, porém devido à criatividade com que foi
redigida, deveria ser direccionada a todas as instituições financeiras.)



Exmos. Senhores
Administradores do BES


Gostaria de saber se os senhores aceitariam pagar uma taxa, uma pequena taxa mensal, pela existência da padaria na esquina da v/. Rua, ou pela existência do posto de gasolina ou da farmácia ou da tabacaria, ou de qualquer outro desses serviços indispensáveis ao nosso dia-a-dia.
Funcionaria desta forma: todos os senhores e todos os usuários pagariam uma pequena taxa para a manutenção dos serviços (padaria, farmácia, mecânico, tabacaria, frutaria, etc.). Uma taxa que não garantiria nenhum direito extraordinário ao utilizador. Serviria apenas para enriquecer os proprietários sob a alegação de que serviria para manter um serviço de alta qualidade ou para amortizar investimentos. Por qualquer outro produto adquirido (um pão, um remédio, uns litro de combustível, etc.) o usuário pagaria os preços de mercado ou, dependendo do produto, até ligeiramente acima do preço de mercado.
Que tal?
Pois, ontem saí do BES com a certeza que os senhores concordariam com tais taxas. Por uma questão de equidade e honestidade. A minha certeza deriva de um raciocínio simples.
Vamos imaginar a seguinte situação: eu vou à padaria para comprar um pão. O padeiro atende-me muito gentilmente, vende o pão e cobra o serviço de embrulhar ou ensacar o pão, assim como todo e qualquer outro serviço. Além disso impõe-se taxas de. Uma 'taxa de acesso ao pão', outra 'taxa por guardar pão quente' e ainda uma 'taxa de abertura da padaria'. Tudo com muita cordialidade e muito profissionalismo, claro.
Fazendo uma comparação que talvez os padeiros não concordem, foi o que ocorreu comigo no meu Banco.
Financiei um carro, ou seja, comprei um produto do negócio bancário. Os senhores cobram-me preços de mercado, assim como o padeiro cobra-me o preço de mercado pelo pão.
Entretanto, de forma diferente do padeiro, os senhores não se satisfazem cobrando-me apenas pelo produto que adquiri.
Para ter acesso ao produto do v/. negócio, os senhores cobram-me uma 'taxa de abertura de crédito'-equivalente àquela hipotética 'taxa de acesso ao pão', que os senhores certamente achariam um absurdo e se negariam a pagar
Não satisfeitos, para ter acesso ao pão, digo, ao financiamento, fui obrigado a abrir uma conta corrente no v/. Banco. Para que isso fosse possível, os senhores cobram-me uma 'taxa de abertura de conta'.
Como só é possível fazer negócios com os senhores depois de abrir uma conta, essa 'taxa de abertura de conta' se assemelharia a uma 'taxa de abertura de padaria', pois só é possível fazer negócios com o padeiro, depois de abrir a padaria.
Antigamente os empréstimos bancários eram popularmente conhecidos como 'Papagaios'. Para gerir o 'papagaio', alguns gerentes sem escrúpulos cobravam 'por fora', o que era devido. Fiquei com a impressão que o Banco resolveu antecipar-se aos gerentes sem escrúpulos. Agora, ao contrário de 'por fora' temos muitos 'por dentro'.
Pedi um extracto da minha conta - um único extracto no mês - os senhores cobram-me uma taxa de 1 EUR. Olhando o extracto, descobri uma outra taxa de 5 EUR 'para manutenção da conta' - semelhante àquela 'taxa de existência da padaria na esquina da rua'.
A surpresa não acabou. Descobri outra taxa de 25 EUR a cada trimestre - uma taxa para manter um limite especial que não me dá nenhum direito. Se eu utilizar o limite especial vou pagar os juros mais altos do mundo. Semelhante àquela 'taxa por guardar o pão quente'.
Mas os senhores são insaciáveis.
A prestável funcionária que me atendeu, entregou-me um desdobrável onde sou informado que me cobrarão taxas por todo e qualquer movimento que eu fizer.
Cordialmente, retribuindo tanta gentileza, gostaria de alertar que os senhores se devem ter esquecido de cobrar o ar que respirei enquanto estive nas instalações de v/. Banco.
Por favor, esclareçam-me uma dúvida: até agora não sei se comprei um financiamento ou se vendi a alma?
Depois de eu pagar as taxas correspondentes talvez os senhores me respondam informando, muito cordial e profissionalmente, que um serviço bancário é muito diferente de uma padaria. Que a v/. responsabilidade é muito grande, que existem inúmeras exigências legais, que os riscos do negócio são muito elevados, etc., etc., etc. e que apesar de lamentarem muito e de nada poderem fazer, tudo o que estão a cobrar está devidamente coberto pela lei, regulamentado e autorizado pelo Banco de Portugal. Sei disso, como sei também que existem seguros e garantias legais que protegem o v/. negócio de todo e qualquer risco. Presumo que os riscos de uma padaria, que não conta com o poder de influência dos senhores, talvez sejam muito mais elevados.
Sei que são legais, mas também sei que são imorais. Por mais que estejam protegidos pelas leis, tais taxas são uma imoralidade. O cartel algum dia vai acabar e cá estaremos depois para cobrar da mesma forma.

A REVOLUÇÃO APRÓXIMA-SE!!!
[i]


=D> =D> =D> =D> =D> =D>

Cyber
yesss

_________________
"Prefiro ser aprendiz de tudo, do que mestre de pouco."
http://www.youtube.com/watch?v=2UhdFtjhsp8

02 Out 2010

 
 
Bronze

Registado: 24 Dez 2007
Mensagens: 928


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carta de um cliente ao BES - Fantástico!
"There is a time when the operation of the machine becomes so odious, makes you so sick at heart, that you can't take part; you can't even passively take part, and you've got to put your bodies upon the gears and upon the wheels, upon the levers, upon all the apparatus, and you've got to make it stop. And you've got to indicate to the people who run it, to the people who own it, that unless you're free, the machine will be prevented from working at all!"

Mario Savio
=D> =D> =D>

02 Out 2010
Prata

Registado: 15 Jun 2010
Mensagens: 1621


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carta de um cliente ao BES - Fantástico!
É por causa destas porra destas taxas todas que mudei para a CGD, não me cobram nada, quando era cliente do BPI até para fazer transferencia para contas no mesmo banco cobravam-me 1,15 euros, eu ficava doente com essas coisas.
Antes de abrirem conta pesquisem bem os bancos, senão não é só o Estado com impostos.

02 Out 2010
Bronze

Registado: 05 Mar 2009
Mensagens: 1933
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carta de um cliente ao BES - Fantástico!
Aquelas cadernetas da CGD já estão um pouco desactualizadas !

02 Out 2010
Prata

Registado: 15 Jun 2010
Mensagens: 1621


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carta de um cliente ao BES - Fantástico!
Precisamente a única coisa que não tenho da CGD. :smt005 :smt005 :smt005

02 Out 2010
Ouro

Registado: 08 Mai 2009
Mensagens: 736


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carta de um cliente ao BES - Fantástico!
O problema maior é que já não temos escolha:
agora têem uma directiva em que todos os bancos, até a CGD,
contas com pouco saldo, vai de cobrar taxas...

03 Out 2010
Aprendiz

Registado: 22 Jun 2010
Mensagens: 187


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carta de um cliente ao BES - Fantástico!
Caro confrade My Rules,

Até na CGD cobram taxas.
Infelizmente tenho conta na CGD (não por muito tempo) e houve um dia que o meu cartão Multibanco não estava a dar e desloquei me a uma agência da CGD para saber o porquê dessa situação e cobraram me 5 euros de consulta (como eles dizem).
Os Bancos é sempre a roubar!!!!

05 Out 2010
Iniciado

Registado: 05 Set 2010
Mensagens: 3


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carta de um cliente ao BES - Fantástico!
Caros Confrades,

Permitam me comentar, sendo este o meu 1º post.

Já ando aqui à algum tempo, e sem comentar nada, apenas vendo. Neste caso, que nada tem a ver com o "tema" do Forum, apraz me comentar pela simples razão de eu próprio ser Bancário e compreender o que o confrade Cyber_Test postou.

Essa pessoa, seja quem for, antes de ter o crédito, devia ter feito uma pesquisa de mercado e certamente arranjaria Instituição bancária com melhores condições que o BES. Falo por conhecimento próprio (não, não sou funcionário do BES), mas à melhor. Claro que actualmente todos os bancos cobram Comissões de Manutenção de conta (razão pela qual fechei a minha conta no BCP).

Para todos, antes de contratarem qualquer coisa num Banco, peçam as condições do produto, tudo bem explicado e não saiam sem a FIN (Ficha Informação Normalizada) desse mesmo produto, documento exigido pelo Banco de Portugal.

Se não vos derem reclamem.

Abraços
TTMaster

PS: Mais alguma dúvida bancária, avisem... :D (existem "n" reclamações cómicas, e eu conheço algumas...

05 Out 2010
Aprendiz

Registado: 22 Jun 2010
Mensagens: 187


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: Carta de um cliente ao BES - Fantástico!
O BPN não cobra essa taxa de manutenção de conta....

06 Out 2010
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: djpr00, sstrasser, tiagosousa123 e 136 visitantes


Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal