Data/Hora: 20 Jul 2025

 
 


Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 GNR agride condutor durante operação STOP ! 
Autor Mensagem
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Mai 2007
Mensagens: 3789
Localização: Vigo
Mensagem GNR agride condutor durante operação STOP !
Desabafo de um amigo....

Inacreditável... :-"

“Felizmente ainda tenho liberdade de expressão”. Foi no fim desta minha frase que o guarda se aproximou de mim e me agrediu de forma gratuita e cobarde enquanto os restantes elementos da GNR se mantinham impávidos e serenos, e na presença de inúmeros outros condutores que se encontravam parados no local.

“Este é, provavelmente, o post mais importante que alguma vez fiz aqui no tromba*book.!

Como grande parte dos meus amigos sabe, muito por culpa da existência desta rede social, fiz anos no passado sábado. Como habitual nestas datas, juntei-me com alguns camaradas para festejar a passagem da meia-noite, passagem essa regada a conversas e maduro!

Tudo parecia correr bem quando, de forma irresponsável e inconsciente, decidi conduzir depois da ingestão de algumas bebidas alcoólicas.

Enquanto me dirigia para um espaço de diversão nocturna (Havana Club – Lixa) fui mandado parar numa Operação Stop (OS). Nesta OS encontravam-se elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Lousada e da Lixa sendo que a primeira abordagem aconteceu por elementos da GNR de Lousada. Aquando da abordagem feita pelos primeiros (abordagem feita através do Sub-Cabo Chefe Melo), e após o mesmo ter-me requerido os documentos pessoais e da viatura, este perguntou-me acerca da ingestão de bebidas alcoólicas ao que respondi prontamente de forma afirmativa.

Após realizar o teste, que determinou a existência de uma taxa de 0,94Gr/L, o Sub-Cabo Chefe Melo e o Guarda Bento (ambos do posto de Lousada) iniciaram o preenchimento do Auto sendo que, a meio, repararam que tinha desaparecido o Documento Único da viatura, documento esse que tinha sido retirado pelo Comandante Nuno Miguel Faria, comandante este do posto da GNR da Lixa.

O Guarda Bento, após reparar que o mesmo tinha desaparecido, perguntou-me se eventualmente eu teria pegado no mesmo. Expliquei de forma clara que do local onde me encontrava (cerca de 3 metros do carro e na retaguarda dos dois Guadas – Sub Cabo Chefe Melo e Guarda Bento) me seria impossível pegar no mesmo e que, naquele local, e à altura do desaparecimento, apenas se encontravam elementos da GNR. Sugeri também que os mesmo se dirigissem aos carros parados no local para verificar se eventualmente, por lapso, não teriam entregado o meu documento a outro condutor.

Também na altura, e de forma colaborante, dirigi-me até junto destes e, enquanto referia que não era uma obrigação minha fazê-lo e que o estava a fazer apenas para os ajudar, retirei tudo o que tinha colocado nos bolsos e autorizei a revista do carro (sinceramente nem sei se tinha que autorizar) que foi recusado pelos mesmos. De seguida, e após terem verificado que o documento não se encontrava em nenhum dos veículos parados, solicitei a um guarda que me acompanhasse até ao carro para que este pudesse verificar que o documento efectivamente não se encontrava lá.

Após isto, e num momento em que me encontrava a dialogar com os já referidos Guardas de Lousada tentando ajudar a solucionar o problema, o Comandante do Posto da GNR da Lixa (Nuno Miguel Faria Barbosa) dirigiu-se a mim e, sem que nada o justificasse, disse-me que eu só poderia falar quando me perguntassem alguma coisa.

A esta frase respondi dizendo que “felizmente ainda tenho liberdade de expressão”.. No fim desta minha frase o mesmo aproximou-se de mim e, sem que nada o fizesse mais uma vez prever, agrediu-me de forma gratuita e cobarde enquanto os restantes elementos da GNR se mantinham impávidos e serenos, e na presença de inúmeros outros condutores que se encontravam parados no local (entre os presentes encontrava-se o Nuno Quintas que assistiu à agressão) ..!

Enquanto fui agredido, e tentando sempre manter o controlo para não perder a razão, questionei o Comandante do “Porquê” daquelas agressões enquanto requeri aos Guardas de Lousada que se identificassem para assim puderem testemunhar a agressão que presenciaram. Os mesmos, e apesar de estarem colocados um de cada um dos meus lados, tiveram a distinta lata de dizer que não tinham visto nada (pena, eu iria jurar que tinha visto um deles a desviar o olhar aquando do festim).!

Após este momento, e como forma de impedir que eu pedisse a identificação dos condutores que estavam no local e testemunharam a agressão, colocaram-me dentro do carro e dirigiram-me para a esquadra para acabarem de me multar.! Neste momento, questionei o Sub Cabo Chefe Melo da razão para me dirigirem para a esquadra visto esse ser o procedimento apenas para aqueles que apresentam taxa crime, o que não era o meu caso.! A resposta do mesmo foi conclusiva dizendo que eu teria de questionar quem deu a ordem e que a mesma tinha partido do Comandante Nuno Miguel Faria Barbosa, ou seja, o agressor.! Referi ao mesmo que, depois do que se tinha passado no local da OS, estava aterrorizado e tinha medo de ser vítima de mais agressões dentro do posto pois alguém que me tinha agredido na praça pública não teria o mínimo problema de o fazer dentro de 4paredes (o que não se veio a verificar).

No fim de todo o processo de levantamento do Auto fui levado de volta para o local da OS. Lá, e após me passarem multa por falta de documentos (não tinha a carta comigo), informaram-me que o Documento Único do meu carro ainda não tinha aparecido. Neste momento fui aconselhado a dirigir-me ao posto da GNR da Lixa na Segunda Feira o que recusei prontamente explicando que necessitava de um documento que comprovasse que os referidos Guardas tinham perdido os meus documentos.

Disse, a título de exemplo, que se fosse mandado parar numa outra qualquer OS num outro dia qualquer e não tivesse o documento único o meu veículo poderia ficar apreendido e que eu não tinha que pagar por uma irresponsabilidade que não era minha.

Passado algum tempo, e depois de eu próprio ajudar na procura do DU dentro do carro da GNR, os Guardas de Lousada (Sub Cabo Chefe Melo e Guarda Bento) pediram-me para os acompanhar ao posto da Lixa como forma de resolver o problema. Respondi afirmativamente dizendo-lhes que o iria fazer apesar de não ser obrigação minha e que a obrigação dos mesmos era entregar-me os documentos no local da OS.

Após algum tempo de espera enquanto se reuniam Guardas de Lousada e da Lixa (no posto da Lixa), fui convidado a entrar para uma sala para resolver o problema. Nesta sala encontrava-se o Comandante (mais uma vez, e para que não esqueçam este nome – Nuno Miguel Faria Barbosa).! Neste momento os Guardas de Lousada dirigiram-se a mim dizendo que iriam abandonar o local ao que respondi dizendo que não aceitava ficar sozinho numa sala com aquele senhor por medo de represálias. Foi me dito então que ficaria um outro Guarda na mesma sala (Guarda da Lixa do qual eu não tenho identificação), situação que estupidamente aceitei de imediato.! Nesta altura, e referindo-se à situação do DU, o Comandante disse-me para passar por lá na Segunda Feira para “ver-mos” como se iria resolver a situação. Disse que o poderia fazer mas, por forma a salvaguardar-me, exigia um documento que atestasse as palavras dele, o que me foi prontamente negado. O mesmo disse que “não” iria “passar nenhum documento” ao que respondi que, pondo-se este cenário, iria dirigir-me para fora da sala por forma a chamar uma testemunha que ouvisse as palavras do mesmo.

No momento em que vou a sair entram mais cerca de 6/8 Guardas para a sala (não consigo precisar o numero mas sei que não eram nem menos de 6 nem mais de 8) dirigindo-se um a mim e referindo que caso eu saísse da sala já não voltaria a entrar. O mesmo disse-me também que naquele momento, e ao contrário do que tinha acontecido com o comandante, se ele me tocasse eu já não me levantaria.! Neste preciso momento comecei a temer pela minha integridade e fiquei extremamente nervoso, receando ser barbaramente agredido e sabendo que caso isso acontecesse não teria a quem recorrer para pedir ajuda… Respondi, e de forma notoriamente nervosa, que estava apenas a lutar pelos meus direitos. Neste preciso momento o referido Guarda encostou a cabeça dele a minha dizendo: “…daqui a pouco não vais ter queixas só do comandante, vais ter queixas de nós todos…”.! Ao me deparar com tal cenário, e estando já inquestionavelmente horrorizado, fugi literalmente de dentro do posto. Notei que existia um espaço que me daria acesso ao exterior e prontamente saí de dentro daquela sala…

Após isto dirigi-me ao posto da GNR de Lousada e pedi para falar com os Guardas que me tinham mandado parar na Lixa e a quem tinha entregue os documentos aquando da OS e contei o sucedido aos mesmos que, de forma rápida e inequívoca, se ilibaram de responsabilidades na situação passando eu a ser o único lesado por algo que não era responsabilidade minha…!

Para terminar, dizer apenas que com este post não pretendo denegrir a imagem de uma instituição pública como a Guarda Nacional Republicana, pretendo apenas contar o sucedido e que as conclusões que possam ser retiradas destes acontecimentos pertencem a cada um e não são responsabilidade minha. Felizmente, e porque a palavra de cada um vale o que vale face a palavra de um Guarda, estes acontecimentos foram presenciados por terceiros que podem atestar a veracidade de parte dos factos.”

11 Out 2012

 
 
Aprendiz

Registado: 25 Jan 2010
Mensagens: 189


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
Vi esse comentario no tromba*book ha
uns dias atras, de lamentar essas atitudes....

11 Out 2012
Confrade

Registado: 18 Mar 2011
Mensagens: 2452
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
Esta é a versão do bêbado. Não conhecemos a versão da GNR.

11 Out 2012
Iniciado

Registado: 11 Set 2012
Mensagens: 117


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
prov1 Escreveu:
Esta é a versão do bêbado. Não conhecemos a versão da GNR.


Chama-se a isto "solidariedade marginal"....francamente prov1...vamos ter calma e, para já, dar um pouco de apoio e ânimo ao confrade que foi vitima desta cena. As razões e as outras versões deixêmo-las para mais tarde.

Da minha parte um abraço Peinador :smt023

11 Out 2012
Confrade

Registado: 18 Mar 2011
Mensagens: 2452
Positivos
11
Neutros
5
Negativos
3



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
Solidariedade só tenho para com os 2 Guardas mortos em serviço por um bandido num carro roubado.
E já agora para com os emigrantes mortos em Vilamoura por um gajo a voar baixinho com um Porsche Cayenne porque coitadinho não tinha dinheiro para pagar as portagens na Via do Infante.
Bêbados e aceleras na estrada nunca hão-de merecer a minha simpatia, apesar de ás vezes andar na minha mota, que dizem passar dos 300 kms/h.

11 Out 2012
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 18 Jan 2007
Mensagens: 1660
Localização: Lx


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
Confrade prov1 completamente de acordo.....

Só que "bebâdo"...é um pouco "forte"..... zz17 zz17
Eu prefiro chama-los de alcolizados.. [bigsmile] :lol: :-k :-k
(até porque ele foi o 1º a dizer "Após realizar o teste, que determinou a existência de uma taxa de 0,94Gr/L")

_________________
"Prefiro ser aprendiz de tudo, do que mestre de pouco."
http://www.youtube.com/watch?v=2UhdFtjhsp8

11 Out 2012
Iniciado

Registado: 11 Set 2012
Mensagens: 117


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
prov1 Escreveu:
Solidariedade só tenho para com os 2 Guardas mortos em serviço por um bandido num carro roubado.
E já agora para com os emigrantes mortos em Vilamoura por um gajo a voar baixinho com um Porsche Cayenne porque coitadinho não tinha dinheiro para pagar as portagens na Via do Infante.
Bêbados e aceleras na estrada nunca hão-de merecer a minha simpatia, apesar de ás vezes andar na minha mota, que dizem passar dos 300 kms/h.


Com certeza que tambem sou solidário com esses 2 Guardas e abomino atitudes como as desse bandido que os matou conduzindo em alta velocidade um carro roubado. Quanto ao gajo do Cayenne tambem não tenho a minima contemplação e a Justiça devia ser impiedosa e eficaz para estes casos, agindo com mão muito pesada.

No caso em apreço e fazendo fé na descrição feita pelo Confrade, depreendi ter havido um excesso de zelo e algum abuso de autoridade por parte dos Agentes autuantes. Claro que não testemunhei os factos, estamos perante uma versão (vale o que vale), mas daí a apelidá-lo de bêbado vai uma certa distancia, pese embora o facto do teor de alcoolemia que apresentava na altura da Op. STOP. O participarmos num jantar de confraternização e, embora de forma inconsciente, bebermos mais uns copitos não faz de nós bêbados inveterados como se depreende da sua observação, nem tão pouco dá o direito aos Agentes Policiais de usarem o argumento da força em detrimento da força do argumento.
Penso que deve prevalecer o bom senso e a ação pedagógica mas, para tal, é preciso educação cívica de ambas as partes.

Cpts e passe bem

:smt023

11 Out 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
Ora precisamente, já tive ocasião de dizer isso a um PSP, lá por ter carro nao sou criminoso nem vou permitir que um funcionário publico fardado e armado que tem por missão proteger a populução e manter a ordem publica o faça. :-x :-x Pelo menos enquanto for cidadao de bem sem dividas ao estado :roll:


Em relação aos 2 policias, realmente tenho pena pelas famílias pois ainda era jovens que tinham a vida pela frente e é uma tragédia e o fulano que fez aquilo, apesar de não circular aos 190 que foram noticiados pois pelo que percebi o veiculo foi uma Mercedes Vito que pela minha experiência dá uns 140-150, devia ser mandado para a prisao uns bons anos :smt045


CONTUDO, está escrito no código da estrada que é proibido parar nas bermas das autoestradas, constituindo essa manobra contra ordenação MUITO GRAVE punível com coima e cassação do titulo de condução mas é algo que a policia ignora, colocando muitas vezes cidadãos em perigo ao mandá-los passar por causa de uma contra-ordenação de 100€ :roll: hummm



Em relacao as chefias da policia... medo... são piores e mais fanáticos que os homens que comandam... muitas vezes foram abandonados pela familia em instituicoes tipo colegio militar e muito pequenos foram sujeitos a tratamentos de choque dos colegas mais velhos encarregues que lhes fazer a "programacao psicologica" :shock: [schock]

Tirando isto a maioria dos policias que conheço são pessoas impecáveis, pessoas responsáveis que muitas vezes trabalham em condicoes muito adversas e sem meios nem apoios da "instituicao policia"

Mas isso, ha bom e mau em todo o lado :-"

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

11 Out 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Mai 2007
Mensagens: 3789
Localização: Vigo
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
agapito12 Escreveu:
prov1 Escreveu:
Esta é a versão do bêbado. Não conhecemos a versão da GNR.


Chama-se a isto "solidariedade marginal"....francamente prov1...vamos ter calma e, para já, dar um pouco de apoio e ânimo ao confrade que foi vitima desta cena. As razões e as outras versões deixêmo-las para mais tarde.

Da minha parte um abraço Peinador :smt023


Atenção que isto passou-se com um amigo, como referi no inicio do texto....

Apenas postei para se aperceberem confrades e isto ja anda espalhado na net, que de facto isto existe, agressões aos condutores e ABUSO DE AUTORIDADE !!!! Cada vez mais, então á noite está a acontecer muito mas ninguem fala e vocês nem imaginam a quantidade de queixas que eu vejo e passam pelos meus advogados contra a suposta autoridade.....

Apenas tinha isso a mencionar.

Abraços :smt023

11 Out 2012
Bronze
Avatar do Utilizador

Registado: 19 Ago 2008
Mensagens: 854
Localização: Estratosfera


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
Só questiono a colocação dos nomes dos GNR´s neste espaço... até prova em contrário, são inocentes e têm direito ao bom nome. Isto é condenação em praça pública, sem oportunidade de os mesmos se defenderem. E o tratamento é desigual pois não vejo o nome do "amigo" aqui escrito em parte alguma... A história podia ser contada, omitindo os nomes dos envolvidos!

_________________
Oh God, make me good, but not yet!
http://musas-lusas.blogspot.com

12 Out 2012
Prata
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Abr 2007
Mensagens: 372
Localização: Mouraria
Positivos
5
Negativos
2



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
Relativamente a este género de assuntos, tudo aquilo que tenho a dizer em jeito de conselho a esta confraria, é de que com esse tipo de gentios ( forças policiais), o melhor a fazer é mesmo evitar conversas . :|

O discurso dever-se-á resumir a sim/não Sr. agente / guarda e nada mais . :wink:

Quer acreditem ou não é a melhor forma de agir de maneira a evitar problemas de maior . :D


8) 8) 8) 8) 8) Abraços e Boas Fodas 8) 8) 8) 8) 8)

_________________
"Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado subtil de se deixar distinguir" Paul Valéry

12 Out 2012
Aprendiz

Registado: 25 Jan 2010
Mensagens: 189


TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
Mas no face estao os nomes ,tanto de uma testemunha dos factos como do lesado .

12 Out 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Mai 2007
Mensagens: 3789
Localização: Vigo
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
mitsui Escreveu:
Mas no face estao os nomes ,tanto de uma testemunha dos factos como do lesado .


Nem mais !

Não estou a ver qual é o problema de colocar aqui os nomes, este artigo saiu num jornal igualmente com os nomes e tudo, por isso não estou a expor nada que já não tenha sido exposto, no Face igualmente estão em milhares de partilhas publicas...

Abraços :smt023

12 Out 2012
Aprendiz

Registado: 16 Nov 2010
Mensagens: 440
Localização: Lisboa
Positivos
5



TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
Normalmente quando há problemas entre polícias e outras pessoas sou dos que estão do lado dos polícias. Acho que de um modo geral, na Europa Ocidental, os polícias têm imensa pachorra para aturar energúmenos e malcriados. E ainda bem que têm. Por exemplo nos EUA não têm e quando alguém é menos correcto com polícia fode-se às vezes até injustamente. Nas minhas interacções com a polícia não tenho nada a apontar, antes pelo contrário.

No entanto, apesar de ser "pró-polícia", sei que no melhor pano cai a nódoa e por vezes há comportamentos intoleráveis de arrogância e prepotência que envergonham a instituição e devem ser denunciados.

O relato do amigo do Peinador parece-me apresentado de forma razoável e credível nunca caindo na demagogia barata nem no ataque indiscriminado à instituição.

12 Out 2012
Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jan 2007
Mensagens: 6105
Mensagem Re: GNR agride condutor durante operação STOP !
testarossa Escreveu:
Por exemplo nos EUA não têm e quando alguém é menos correcto com polícia fode-se às vezes até injustamente.



É a chamada "taser enforcement" [bigsmile] :lol: :smt005

_________________
If it flies, floats, or fucks... rent it!

12 Out 2012
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: eros1999, Hugo82 e 50 visitantes


Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para:  

 
 

Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por phpBB Portugal