| Autor |
Mensagem |
|
mr horny
Registado: 04 Nov 2009 Mensagens: 169
Positivos
9
Neutros
1
Negativos
1
TD's nos últs 90 dias: 0
- Voyeur
|
 O Reduto da Águia
Isso verifica-se facilmente. Basta fazer um pouco de pesquisa histórica e verificar quem foram os dirigentes que passaram pelos clubes e também pelos governos dessa época.
Cumprimentos
|
| 14 Fev 2014 |
|
|
 |
|
Plutão
Registado: 06 Nov 2008 Mensagens: 1920 Localização: Nos confins do sistema solar...
Positivos
13
Negativos
1
- Voyeur
|
 Re: O Reduto da Águia
Matic Escreveu: realmente no tempo do Eusébio, em que a selecção era toda do Benfica,
Aconselho-te a consultar os jornais da época e ver as imagens do Mundial de 66. A defesa era quase toda do Sporting e o guarda-redes era do Belenenses.
_________________ Love will tear us apart, again...
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
Matic
Registado: 15 Mai 2013 Mensagens: 11741 Localização: À procura delas
|
E o massagista era do Salgueiros, o roupeiro da Académica e o motorista do vitória.  estamos a falar de pormenores. Nunca é a selecção toda, mas naquele caso era a base da selecção (assim como o Porto em 2004, mas no caso do Benfica ainda mais evidente). Para o essencial aquilo que digo é um facto, ou seja, o Benfica tinha uma equipa muito acima de todas as outras e era campeão por isso mesmo. Não me sinto ofendido por dizerem clube do regime, considero apenas provocação e desresponsabilização de quem naquele tempo não conseguiu melhor. Provarem isso é que era bonito Clube do povo, não clube do regime.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
Dragon
Registado: 11 Nov 2012 Mensagens: 19042 Localização: Estados Unidos do Porto
|
Oh Matic essa de clube do povo tem alguma piada. Neste pobre País todos os clubes são do povo pois é o povo a sua base de apoio e sustentação. É apelidado de clube do regime porque, devido aos seus feitos além fronteiras, ao próprio regime interessava-lhe que houvesse uma ligação estreita até pela campanha contra Portugal que se sentia por causa da guerra colonial.
Tem aqui apenas 3 excertos:
«A partir dos anos 60, o Benfica aparece como grande figura da união nacional, alimentando um sentimento patriótico com a conquista das Taças dos Campeões Europeus em 1960/61 e 1961/62.»
in Record, 25-04-2013
Em 1964, quando a “Pantera Negra” já era uma estrela futebolística, conhecido em toda a Europa, a Juventus fez-lhe um tentador convite, oferecendo-lhe 25 mil contos. Quase na mesma altura, o Real Madrid, por influência de Di Stefano (seu ídolo da juventude), fez uma oferta igual. Eusébio, que tinha apenas 22 anos, ficou eufórico ante a perspectiva de se transferir para Turim ou Madrid, mas “Salazar mandou-me chamar e disse-me que eu não podia sair do País, porque era património do Estado! Fui prejudicado nesse momento. Hoje teria uma grande fortuna”.
"Eusébio, o Pantera Negra, que apelidava Salazar de "padrinho", foi impedido pelo próprio Salazar de sair do Benfica para ir jogar para Itália, enquanto que Mário Coluna, numa entrevista à RTP, confessou ao jornalista Carlos Daniel que de facto o Benfica era o clube do Regime".
_________________ "Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
Dragon
|
Marc Escreveu: Há uma pquena diferença entre nós.
É que eu tenho consciência que o futebol português, incluindo o meu clube, é um mundo de corrupção e desonestidade. Já tu, que és adepto do clube que beneficiou dessa desonestidade durante mais tempo, achas que só os outros é que "roubam". Uma pequena achega! " O que é certo é que durante a era do Regime do Estado Novo, toda a gente sabia que o Benfica era o apelidado "clube do regime", e sem dúvida alguma que nos seus anos dourados de conquistas e vitórias, tiveram sempre a mãozinha Estatal a amparar-lhes as vitórias. Após o 25 de Abril, o Benfica foi perdendo força, as suas vitórias foram sendo cada vez mais escassas e distanciadas, o clube começou a cair a pique, até aos dias de hoje, onde tem ganho uma média de 2 campeonatos por década, nos últimos 20 anos, tendo passado por uma situação de quase bancarrota na década de 90, que só não veio a acontecer devido a um perdão estatal (mais uma vez, o Estado...) das astronómicas dívidas que tinha."
_________________ "Os amigos são sempre gratos...uns quando chegam, outros quando vão embora"
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
alucard
Registado: 01 Mai 2009 Mensagens: 29668 Localização: Sempre na Linha
Positivos
16
Neutros
1
Negativos
6
- Voyeur
|
Um dos atributos dos regimes fascistas é a propaganda, e é nesta perspetiva que o Benfica e o Eusébio se apresentavam como uma imagem do regime (VENCEDORES). Não queiram atirar areia para os olhos nem jogar com as palavras. O Benfica numa década teve 5 finais europeias na Taça dos Campeões Europeus, a saber; ganharam as duas primeiras, frente a FC Barcelona (3-2 em Berna, em 1960/61) e Real Madrid (5-2 em Amesterdão, em 61/62).Após os triunfos frente aos dois grandes de Espanha, o Benfica caiu consecutivamente face a AC Milan (1-2, em 62/63), Inter de Milan (0-1, em 64/65) e Manchester United (1-4, após prolongamento, em 67/68). Foi o Salazar ou o regime do Estado Novo que levou o Benfica a estes patamares? Claro, que não foi a qualidade inegável dos seus jogadores, equipa técnica e estrutura dirigente.
_________________ Multa me docuit usus, magister optimus
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
Matic
|
Diz-se que o Benfica é o clube do povo, tal como se diz que o Benfica é o clube do regime. O que eu acho é que não faz muito sentido estas 2 em conjunto.
O Alucard falou bem. O regime é que usava o Benfica para propaganda.
_________________ Definição de BOP = Baba Ovo de put*, ou seja, um Babão Escravo de GPs.
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
rodado
Registado: 17 Jan 2008 Mensagens: 6402
|
Os regimes com ditaduras aproveitam-se e usam o melhor que os seus países têm, isto atrvés de vários métodos, uns mais evidentes ou mais obscuros, nesse sentido o Benfica foi utilizado, como foi, por exemplo a Amália, outro fenómeno além fronteiras...
Eram utilizados como "bandeiras" do regime...
Agora isso não quer dizer que se simpatize mais por um ou por outro, aqui trata-se de conveniências e para esse prepósito só interessavam os "melhores"...
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
Plutão
Registado: 06 Nov 2008 Mensagens: 1920 Localização: Nos confins do sistema solar...
Positivos
13
Negativos
1
- Voyeur
|
Matic Escreveu: E o massagista era do Salgueiros, o roupeiro da Académica e o motorista do vitória.  estamos a falar de pormenores. Não Matic, o massagista também era do Sporting, o roupeiro era do extinto Ala-Arriba e o motorista era do também já extinto Viação de Sernache do Bonjardim. Não são pormenores, são "pormaiores", e tu é que disseste que a selecção nacional era toda do Benfica...
_________________ Love will tear us apart, again...
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
gup
Registado: 13 Fev 2009 Mensagens: 6686
Positivos
7
- Voyeur
|
Mas só os Benfica marcaram golos! ![hehehe [bigsmile]](./images/smilies/snork_lach.gif)
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
Matic
|
Parece-me que se percebeu o que eu quis dizer:
O Benfica venceu todos aqueles títulos durante o antigo regime, não por favorecíamentos do mesmo ou arbitragens ou outras coisas marginais. Ganhou porque era o melhor, tinha melhores jogadores (bastava ver a selecção nacional portuguesa num período em que os jogadores dos clubes eram quase todos nacionais). O regime usou as vitórias do Benfica a seu favor, não foi o Benfica que usou o regime para as vencer.
Tudo o resto são fait divers.
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
ManSpider
Registado: 12 Nov 2010 Mensagens: 1200
Positivos
2
- Voyeur
|
Dragon Escreveu: Marc Escreveu: Há uma pquena diferença entre nós.
É que eu tenho consciência que o futebol português, incluindo o meu clube, é um mundo de corrupção e desonestidade. Já tu, que és adepto do clube que beneficiou dessa desonestidade durante mais tempo, achas que só os outros é que "roubam". Uma pequena achega! " O que é certo é que durante a era do Regime do Estado Novo, toda a gente sabia que o Benfica era o apelidado "clube do regime", e sem dúvida alguma que nos seus anos dourados de conquistas e vitórias, tiveram sempre a mãozinha Estatal a amparar-lhes as vitórias. Após o 25 de Abril, o Benfica foi perdendo força, as suas vitórias foram sendo cada vez mais escassas e distanciadas, o clube começou a cair a pique, até aos dias de hoje, onde tem ganho uma média de 2 campeonatos por década, nos últimos 20 anos, tendo passado por uma situação de quase bancarrota na década de 90, que só não veio a acontecer devido a um perdão estatal (mais uma vez, o Estado...) das astronómicas dívidas que tinha."
Dragon de quando em vez o seu amor clubístico faz-lhe enviesar a razão e esta achega é bem prova disso ... Não será que foi precisamente ao contrário do que diz, o regime vigente é que precisava da " mãozinha " do Benfica para não morrer só ... E então os troféus internacionais do seu clube no regime democrático também se podem por em causa, porque cá dentro uma grande parte deles foram como toda a gente sabe ... tal como o Benfica não foi à bancarrota pelo perdão estatal como diz , então diga lá à malta porque é que o Porto também não desceu de divisão já em pleno regime livre ora ... ora para usar uma sua expressão 
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
Dragon
|
alucard Escreveu: Um dos atributos dos regimes fascistas é a propaganda, e é nesta perspetiva que o Benfica e o Eusébio se apresentavam como uma imagem do regime (VENCEDORES). Não queiram atirar areia para os olhos nem jogar com as palavras. O Benfica numa década teve 5 finais europeias na Taça dos Campeões Europeus, a saber; ganharam as duas primeiras, frente a FC Barcelona (3-2 em Berna, em 1960/61) e Real Madrid (5-2 em Amesterdão, em 61/62).Após os triunfos frente aos dois grandes de Espanha, o Benfica caiu consecutivamente face a AC Milan (1-2, em 62/63), Inter de Milan (0-1, em 64/65) e Manchester United (1-4, após prolongamento, em 67/68). Foi o Salazar ou o regime do Estado Novo que levou o Benfica a estes patamares? Claro, que não foi a qualidade inegável dos seus jogadores, equipa técnica e estrutura dirigente. Alucard ainda bem que vejo alguma lucidez na apreciação que faz relativamente à qualidade inegável dos seus jogadores, equipa tecnica e estrutura dirigente que levaram o Benfica a esses patamares. Sem dúvida que é verdade! Agora gostava de ver a mesma lucidez na apreciação das grandes conquistas conseguidas pelo FCPorto - 2 Ligas dos Campeões, 2 Taças Intercontinentais, 1 supertação Europeia e 2 Taças Uefa e outras várias finais - 1984 Taça das Taças (Juventus); 2003 Supertaça Europei (ACMilan); 2004 Supertaça Europeia (Valencia);2010 Supertaça Europeia (Barcelona). É que andam por aí algumas mentes bem informadas (distorcidas direi eu) que não valorizam este palmarés, antes o associam a actividades duvidosas.
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
Dragon
|
Parte da resposta a este post está no meu anterior e devo dizer-lhe que esta minha achega vem inserta no jornal Record da altura e não é, portanto, da minha autoria. Quanto a serem o clube do regime - veja as próprias declarações do Eusébio e do capitão Mário Coluna - isso não restarão dúvidas e até aceito que o regime se tenha 'valido' das vitórias benfiquistas para mostrar um certo ar 'vencedor'. Agora não queira duvidar que o SLB se aproveitou da situação quanto pôde, quer a nível federativo com o Dr. João Rodrigues a chefiar a FPF como se de uma coutada se tratasse, quer a liderar reuniões com o Dr. Pinto de Sousa para tratar de assuntos relativos às arbitragens, enquanto a influencia perdurou.
Quanto aos troféus internacionais do meu clube foram conseguidos da mesma forma como o foram os do Benfica - tinha melhores jogadores, melhor equipa tecnica e melhor equipa dirigente - apesar de alguns benfiquistas terem outra apreciação.
O FCPorto não desceu de divisão porque a Justiça assim o entendeu, goste-se ou não das deliberações que foram tomadas.
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
Matic
|
Quem não concorda com a opinião do Dragon tem a mente distorcida. Vocês passam vida a dizer que o Benfica é o clube do regime (aceito que o Benfica foi usado pelo regime), mas quando alguém diz que o Porto é o clube da fruta (como sabe não costumo usar esta expressão) ficam todos chateados e ofendidos. Isto sim é distorcido.
|
| 15 Fev 2014 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|