RAPAZIADA PORTISTA, hoje é dia de relembrar uma das maiores glórias do nosso clube:
a vitória na final da Champions League de 2004 (algo inédito no futebol nacional)!
Há 10 anos por esta altura, já eu estava em "solo sagrado de Gelsenkirchen" prestes a testemunhar "in loco" (juntamente a 3 colegas e amigos da Faculdade, tb eles azuis e brancos ferrenhos

) essa façanha do nosso grande Porto!
Foi de facto o pináculo da minha vida como adepto de futebol e do Futebol Clube do Porto, esse tão amado clube pelas suas gentes!

Porque não gosto mais de nada (futebolisticamente falando) do que do meu querido FCP (nem da nossa Selecção)!

Portanto ver o meu amado clube, vencer a mais importante, prestigiada e difícil competição futebolística do Mundo (e ainda para mais estando no Estádio...

) é o máximo a que eu posso aspirar nesta vida de adepto!

E já o consegui...
Talvez por isso, recordo-me de tudo desse dia.

Desde o sair bem de manhãzinha de Coimbra (onde andava a estudar) rumo à minha cidade do Porto para apanhar o "flight" para a cidade alemã que bem rápido entrou no vocabulário portista (alguns senhores de mais idade a pronunciá-la era algo cómico...

): Gelsenkirchen!

Até chegar já na madrugada do outro dia a "Pedras Rubras" e durante esse dia (cansado, sem dormir e meio - para não dizer mais...

- embriagado...

) andar pela cidade a festejar (até derreado decidir-me-nos por regressar a Coimbra no final dessa estranha 5ªF)!

Pode-se dizer que estive quase 48 horas "fora de Coimbra" sem dormir um minuto...

(não há aulas que aguentem...

)!
Lembro-me da zona portuguesa daquela urbe alemã

; do entusiasmo e expectativa de "miúdos e graúdos" à partida do Porto e à chegada a solo alemão

; do brilho nos olhos de quem sabia "a put* da equipa que tinha" (e que mais tarde outros quiseram
tentar vir manchar...

)

; do orgulho que era estar ali a representar o Porto mas tb o país

; dos bolinhos de bacalhau e cerveja tuga que foram sendo servidos pelas "strasses" de Gelsenkirchen e que nos "faziam sentir em casa"

; do Jorge e da Sónia

a transmitir a "Praça da Alegria" ali (e bem alegre estava o ambiente)

; de chegar ao Estádio (azul como a "gente" gosta...

) e descobrir o meu sítio bem ali no Topo Sul do Estádio com um "marcador de lugar" amarelo (hj está nas costas de uma cadeira de escritório minha) com uma pergunta: "Em que clube inglês jogou o internacional alemão Jurgen Klisnsmann (o "Cataklinsmann" para outro clube tuga, pois marcou-lhes 6 golo numa só eliminatória da UEFA...

)? As hipóteses eram no Arsenal ou no Tottenham Hotspur (e claro está a resposta certa, já agora, era mesmo a 2ª)

; da Arena auf Schalke praticamente pintada de azul (90% por aí...

); do 1º golo do FCP (bem ali à minha frente...

) quando "do nada" o Carlos Alberto "roda" e remata para o fundo da baliza monegasca (engraçado só agora reparo...

estou a escrever isto precisamente na terra do clube derrotado...

há cada coincidência...

); da explosão de alegria a cada golo

(em que um gajo perdia o seu lugar de vista, "arrastado" pela euforia circundante

); e do choro e abraços de alegria/incredulidade quando demos por nós (desde aqueles 2 golos de "rajada" do Deco e do Alenitchev...

) "Campeões Europeus de Futebol", uma vez mais!

! Ah e depois ainda me lembro dos muitos emigras (na Alemanha, em França, na Suiça, no Luxemburgo, etc, etc) e um bom nº deles até nem eram portistas

a celebrarem emocionados a vitória do
Gigante Azul e Branco na Champions League (apenas Real, Barça, Chelsea, Liverpool, Man United, Bayern, Dortmund, Ajax, Marselha, Inter, Milan e Juventus tb o conseguiram...)!

E que dizer dos telefonemas para Portugal...

E da viagem de regresso (que desde a chegada a um Aeroporto e saída do outro demorou praí 4 horas...

de champanhe a jorrar

- os mais velhos então estavam "passados"...

"que se foda a mulher" diziam eles, hj só chegavam a casa ao final da noite... do dia seguinte)!

E claro da romaria ao Dragão e zona circundante...
Enfim, entusiasmei-me e escrevi tudo em catadupa e sem grandes cuidados.

Mas quando penso nesse dia de 26 de Maio de 2004, o dia mais feliz da minha vida como adepto de futebol e do FCPorto (atenção não confundir com outras coisas, apenas cingo-me ao futebol

)... fico assim...

sem "travões" e com a emoção "à flor da pele"!
Uma provocazãozinha aos rivais, pois há aqueles que sabem que ganharam à mais de 5 décadas e umas fotos a preto e branco registam-no e há aqueles que nunca ganharam (aliás no formato "Champions" esta foi a única vitória portuguesa...

e o que merece de muitos... o "enxovalho" e "supostas dúvidas"...

enfim tristes que não sabem reconhecer a grandeza do feito pq não foi praticado pelo clube deles...

), e depois há aqueles que ganharam 2 "orelhudas"

(uma em cada formato da competição), viram essas finais "a cores" e alguns até ao vivo (como eu no caso da 2ª), e já nem falo dos outros 5

Troféus Internacionais que o Museu do Dragão possui - apenas Milan, Juve, Inter, Liverpool, Bayern, Ajax, Real e Barça têm mais; o Man United por ex, tem o mesmo nº - o que coloca o FC Porto no TOP10 europeu no que "a isso" concerne...
Mas "prontos" aqui fica um "videozinho a cores" para relembrar a façanha, desse dia 26 de Maio de 2004 em que nos tornámos uma vez mais...
imortais!http://www.youtube.com/watch?v=co6qk-W8aAQ
PS - O Perestrelo era de facto "muito grande"!

E isso torna ainda maior o relembrar daqueles inolvidáveis momentos!