Re: Mundial 2014 / Portugal - Factos, Palpites e outros remates....
Bem que
safoda o PB e a sua convocatória!
É hora de "darmos as mãos" (mesmo com aqueles lampiões inchados e intratáveis...

) e puxarmos pelos "nossos" no Mundial do Brasil 2014!

A cada vez que me deparo com estes jogos "fora de portas", mais me apaixono pela Selecção (ainda assim continuo a ser mais FCP...

), bem mais do que se tivesse sempre em Portugal e visse esses jogos "em casa", (já vi jogos de Portugal na Alemanha - Mundial 2006; Polónia e Ucrânia - Euro 2012; e ontem juntei os EUA à lista, no amigável com a Rep. Irlanda...

; e já nem falo dos jogos que tenho visto via TV "estrangeira" - por ex já relatei a experiência de ter visionado o Israel 3 Portugal 3 num qq Barzito de Kuala Lumpur na Malásia (está no tópico respectivo) - e continuarei a ver (os 2 primeiros jogos da Selecção neste Mundial serão por mim acompanhados em solo austríaco...

)!
E é de facto engraçado esse facto...

o de quase que nos sentimos no mais absoluto dever de defender as nossas cores, a nossa bandeira, o nosso país

(tal como os jogadores) quando o ambiente em redor é um pouco menos...

tuga, e por vezes um pouco mais... desfavorável!
Reportando-me ao jogo de ontem, e muito rapidamente, tenho de salientar a qualidade de jogo por parte de Portugal (critique-se quando tem que se criticar, e elogie-se quando for caso disso tb...

), e o ambiente da mais absoluta festa (quer entre a falange de apoio tuga, quer entre a massa adepta da equipa da "Ilha Esmeralda", como me disse um irlandês em tempos: "Deus enganou-se em colocar a Irlanda onde a pôs... ela devia era estar bem mais a Sul na Europa junto de vocês, dos espanhóis e dos italianos..."

) no verdadeiramente extraordinário Metlife Stadium - esqueçam qq "projecto de Estádio" que já viram ou sentiram ao vivo...

este é "o Estádio" (com um custo total de aprox. 1.6 biliões de dólares...

) e de um luxo inusitado...

é verdadeiramente um Templo do Desporto (ainda em Fevereiro passado se jogou lá a "Superbowl" que os Seattle Seahawks venceram)!
O ambiente "à porta" do Estádio onde milhares de luso-descendentes e tb um bom nº de "irish-americans" faziam a "verdadeira festa", esteve ao rubro (as iguarias nacionais ali a um "oceano de distância"...

mas com o sentimento tuga totalmente impregnado

, ou era isso ou as sardinhas e o entrecosto a assar...

) e acabou por ser um dia muito especial (e para mim uma coincidência imensamente feliz...

), este em que pude acompanhar a Selecção nacional no seu último preparo antes de um Mundial ali bem no "centro do mundo", no verdadeiro coração da América, essa tão grande e influente nação (os americanos estavam petrificados com a festa verde e encarnada que por ali se fazia...

)!
Fica para mais tarde recordar (ver o H.Almeida a bisar num jogo, é outra enorme efeméride...

, quase ao nível do golo de livre a quase 40 metros num San Siro vazio à uns anos atrás na Champions...

), e agora que seja o tempo de "sermos felizes" nas terras que "o Cabral" descobriu, as terras de Vera Cruz!
See you later!
PS - Ó Vicente, dizer que Campinas (1.2 milhões de hab. na cidade e mais de 3.5 na área urbana) é do tamanho do Porto é "exagerar"...

Na verdade, aquela "cidade dormitório" da enorme São Paulo, é praticamente "o dobro" de... Lisboa...