Quanto à atual situação do Benfica, e comparando com a atual situação dos mais directos adversários... não estou assim tão preocupado como alguns parecem estar.
O relativo sucesso do Benfica dos ultimos anos, e sobretudo a qualidade exibicional que tem evidenciado nos ultimos anos, julgo que se deve tanto à qualidade do treinador como à qualidade de alguns jogadores. Talvez até mais devido à qualidade do treinador.
Ora, o treinador mantém-se. E julgo que isso, por si só, garante pelo menos um patamar de qualidade relativamente "jeitoso".
Quanto aos jogadores, parece-me que até existem bastantes soluções, e onde até é capaz de ser dificil eleger claramente um 11 titular. Talvez por isso, um plantel mais fácil de gerir, onde não devem existir muitos jogadores com a mania que são a estrela e que têm obrigatoriamente de jogar todos os jogos.
Há 2 jogadores que me provocam curiosidade, principalmente ver até que ponto eles conseguem evoluir tacticamente com o Jesus.... são eles o Talisca e o Bébé.
O jogador que muito prometeu nesta pré-época foi o João Teixeira... a ver ser será só uma promessa ou se será uma certeza.
As 3 grandes dúvidas de quem muitos ainda esperam, e que ainda não se percebe o que poderão dar até agora, julgo que são o Cancelo, o Bernardo Silva e o Victor Andrade.
Quanto às saídas, sem dúvida que saiu bastante qualidade, e julgo que a falta de Rodrigo, Markovic e Garay será sentida. Espero que isso aconteça só no início, e que com o passar do tempo sejam encontradas no seio do plantel soluções à altura.
Quanto a Enzo e Gaitan, julgo que seria importante eles não saírem para a qualidade individual dos jogadores não diminuir demasiado. Mas se isso acontecer, resta a certeza relativamenmte tranquilizadora que o Jesus alguma solução irá encontrar, quer entrem reforços quer não.
O Sporting, por seu lado, mudou de treinador. É provável que até tenha neste momento um treinador relativamente melhor.
Ao mesmo tempo reforçou-se, sem perder nenhum jogador importante, até agora.
O treinador tem feito mudanças gradualmente, e sobretudo tem corrigido o que a equipa fazia pior. Portanto, para já não há uma mudança drástica, o que me parece inteligente.
Portanto, parece que a equipa tem de estar naturalmente mais forte.
No entanto, dos reforços quantos irão ser claramente titulares? E desses, quantos são claramente melhor que os jogadores que eles vão remeter ao banco?
Isto é, julgo que os reforços do Sporting vêm sobretudo reforçar a quantidade de soluções que a equipa tem no banco, o que por si só já é muito importante. Mas talvez não seja o suficiente para fazer a equipa aumentar exponencialmente de qualidade.
O jogador que me provoca maior curiosidade é o Ryan Gauld, que muitos dizem que é um pequeno génio. Espera-se assim que seja o tipo de jogador que empolga, e que pode acrescentar realmente muita qualidade à equipa.
O jogador, que espero que este treinador aproveite melhor que o anterior, é o André Martins.
E o jogador que espero que não desiluda pelo que "prometeu" a época passada é o Mané.
O Porto, por seu lado, mudou de treinador, e parece que se reforçou com muita qualidade individual.
No entanto, este ponto positivo pode ser também uma fraqueza, sobretudo no início de época... a quantidade enorme de mudanças pode demorar a produzir efeitos.
Um treinador que não está habituado a treinar uma equipa no seu dia-a-dia, e que terá de se habituar a uma nova realidade, por muita qualidade que tenha.
O mesmo poderá acontecer com os jogadores... um novo campeonato, um novo país, novos companheiros com quem têm de se entrosarem.
O jogador, dos que entraram, que à partida deve ser a maior certeza é capaz de ser o Tello.
O jogador que me provoca maior curiosdidade é o Oliver Torres. Tudo o que escrevi sobre o Gauld aplica-se a este jogador, que parece ser outro pequeno génio.
O jogador, que muito prometeu o ano passado e que espero ver explodir, é o Quintero.
Quanto aos restantes jogadores, parece que qualidade individual não irá faltar. Em todos os sectores. E neste caso, a qualidade parece que aumentou não só no banco como nos prováveis titulares.
A ver se esse enorme aumento de qualidade individual se reflecte num enorme aumento de qualidade colectiva.
Que a bola comece a rolar a sério, para se poder tirar ilações... porque até agora ainda está tudo muito no campo das hipóteses.