Data/Hora: 21 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 516 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28 ... 35  Próximo
 Prenderam o Sócrates 
Autor Mensagem
Ouro

Registado: 26 Jul 2010
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Prenderam o Sócrates
rodado Escreveu:
O caro Pedro gostou, tal como eu, dos primórdios do Sócrates...

Por acaso gostei porque afrontou muitos interesses instalados, mas também tinha maioria absoluta ao contrário do segundo governo que foi minoritário e sem condições para fazer passar as leis no parlamento. A somar a isso já havia muito desgaste com os escândalos do Freeport e Universidade Independente...

Tinoni Escreveu:
pedro onze Escreveu:
- a primeira medida do primeiro governo do Sócrates foi com o lobby das farmácias, a liberalização das para-farmácias e a guerra dos preços dos medicamentos. Quem não se lembra...

Boa medida.

- a avaliação dos professores. Ainda lembro-me do sindicalista Mário Nogueira (do PCP), e as baboseiras que ele dizia na TV

Uma anedota. Nenhuma avaliação a sério. Apenas complicativa.

- o controle das horas-extras e dos horários dos médicos que não tinham hora de entrada e saída nos hospitais e não queriam ser controlados

Pouco ou nada alterou.

- a prescrição dos medicamentos pelo princípio activo e não pela marca para potenciar a venda dos genéricos e reduzir as despesas do Ministério da Saúde (isto envolveu médicos e farmacêuticos).

A grande fraude dos genéricos ineficazes (porque não respeitam a percentagem mínima do princípio activo) ainda um dia destes irá dar que falar.

Bem, pelo menos tentou-se mudar alguma coisa. A verdade é que pior não ficou.

24 Fev 2015

Ouro

Registado: 08 Out 2010
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7

TD's nos últs 90 dias: 3 - Ajudando o Forum a Crescer
Mensagem Re: Prenderam o Sócrates
pedro onze Escreveu:
A verdade é que pior não ficou.

Quando isso se torna uma avaliação positiva, o futuro só pode ser negro.

E ficou pior, ficou. Viu-se alguns anos depois. Foi exactamente por aperceber-se disso que o primeiro ministro das finanças, Campos e Cunha se foi embora meses depois da tomada de posse.

24 Fev 2015
Ouro

Registado: 26 Jul 2010
Positivos
44
Neutros
7
Negativos
2

Depois do Supremo Tribunal de Justiça ter recusado o pedido de habeas corpus interposto pela defesa do Sócrates e ter confirmado que há indícios muito fortes de corrupção, fica claro que o Sócrates irá passar muitos anos na prisão.
Posto isto levantam-se duas dúvidas na minha cabeça:

1) O BPN causou maiores prejuízos ao Estado (mais de 7 mil milhões de euros, bem maior que os 23 milhões do Sócrates) e o Oliveira e Costa continua em casa, assim como o Dias Loureiro que construiu um resort em Cabo-Verde e resolveu ir viver nesse país. Isto para não falar do ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro que escreve livros e dá conferências e do Ricardo Salgado que pagou uma caução de 3 milhões e também continua em casa. Gostava de saber o que é que o Ministério Público e os juízes de instrução do caso Marquês pensam sobre os casos BPN, BPP e BES e se pensam fazer alguma coisa ou vão deixar o parlamento a fazer aquelas figuras tristes com os inquéritos parlamentares que não dão em nada...

2) A confirmarem-se os crimes de corrupção que envolvem o Grupo Lena na construção das autoestradas levanta-se a questão se foi tudo feito pelo Sócrates e pelo amigo Carlos Santos Silva que era Administrador dessa empresa. Mas então foram só dois gajos que conseguiram engendrar e fazer tudo sozinhos? Que eu saiba um concurso público para a construção de uma autoestrada envolve os Ministérios das Obras Públicas, do Ambiente e Ordenamento do Território, das Finanças, etc. Envolve ainda algumas entidades como Instituto de Estradas de Portugal(antiga JAE). Antes da adjudicação há uma série de aspectos técnicos que têm que ser avaliados e aprovados por engenheiros e economistas. Há um caderno de encargos que tem que ser respondido e normalmente há uma short-list antes da escolha do vencedor. Tudo isto foi feito pelo Sócrates e o amigo sem o envolvimento de mais ninguém :?: Estamos a falar de investimentos superiores a duzentos milhões de euros e de processos que envolvem dezenas ou centenas de pessoas. Como é que é possível haver apenas dois responsáveis :?: Se forem identificadas mais pessoas o PS poderá ficar afastado do poder durante muitos anos...

Podemos estar perante um caso que vai levar muitos anos a julgar e podem ainda vir a ser revelados nomes de pessoas aparentemente "honestas". Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...

Espero sinceramente que o juíz Carlos Alexandre seja bem sucedido desta vez porque nos outros casos mediáticos que tratou, gerou-se muito ruído e os resultados foram muito magrinhos. Por exemplo no caso "Remédio Santo", o das farmácias, poucas pessoas foram condenadas. Na altura falava-se de milhões e a montanha pariu um rato. Para lobbies poderosíssimos como das farmácias e dos médicos devia haver mais gente na cadeia.

19 Mar 2015
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
Estes casos de corrupção não podem envolver demasiadas pessoas. Claro que tem que haver mais envolvidos ou, no mínimo, pessoas que pactuaram ou que se aperceberam de tudo. Contrata-se alguém para avaliar propostas e diz-és-lhe que se tem interesse na adjudicação a A. A partir daqui o relatório aponta nessa direção; se isso não acontecesse, o consultor nunca mais seria chamado.

Estas práticas são as mais correntes. Veja-se o que é feito nos concursos para admissão de pessoas, em que o júri já sabe antecipadamente par quem é.

Os casos mais mediáticos causam sempre este ruído, mas todos os dias fazemos coisas semelhantes, só que noutra escala. É o meu caso, quando vou ao mecânico e não quero fatura.

19 Mar 2015
Platina

Registado: 10 Jun 2007
pedro onze Escreveu:

2) A confirmarem-se os crimes de corrupção que envolvem o Grupo Lena na construção das autoestradas levanta-se a questão se foi tudo feito pelo Sócrates e pelo amigo Carlos Santos Silva que era Administrador dessa empresa. Mas então foram só dois gajos que conseguiram engendrar e fazer tudo sozinhos? Que eu saiba um concurso público para a construção de uma autoestrada envolve os Ministérios das Obras Públicas, do Ambiente e Ordenamento do Território, das Finanças, etc. Envolve ainda algumas entidades como Instituto de Estradas de Portugal(antiga JAE). Antes da adjudicação há uma série de aspectos técnicos que têm que ser avaliados e aprovados por engenheiros e economistas. Há um caderno de encargos que tem que ser respondido e normalmente há uma short-list antes da escolha do vencedor. Tudo isto foi feito pelo Sócrates e o amigo sem o envolvimento de mais ninguém :?: Estamos a falar de investimentos superiores a duzentos milhões de euros e de processos que envolvem dezenas ou centenas de pessoas. Como é que é possível haver apenas dois responsáveis :?: Se forem identificadas mais pessoas o PS poderá ficar afastado do poder durante muitos anos...

Podemos estar perante um caso que vai levar muitos anos a julgar e podem ainda vir a ser revelados nomes de pessoas aparentemente "honestas". Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...

A mim dá-me a impressão que a romaria de "quadros", "senadores" e "barões" do PS a Évora, aquando da prisão do Sócrates não terá sido só por solidariedade...
Aliás, a malta foi lá e nunca mais lá voltou...

19 Mar 2015
Diamante

Registado: 11 Mai 2008

Isto é comovente. :smt022

19 Mar 2015
Platina

Registado: 12 Jan 2007
Giro, giro mas mesmo giro... é aqueles lunáticos que vão fazer vigílias à porta da cadeia de Évora, cantarem o "grandola, vila morena" :smt005 :smt005 :smt005

O Zeca Afonso até deve ter dado 2 voltas... :-" :-"

19 Mar 2015
Platina

Registado: 17 Jan 2008
A pressão que está a ser feita sobre os juízes é vergonhosa...

Nunca vi uma coisa assim, são pedidos sucessivos de habeas corpus, de indivíduos diversos, querendo fazer crer que existe no pais uma generalizada indignação pela sua prisão...

Ora isto não devia ser possível num verdadeiro estado de direito, por isso compreendo a decisão de não o libertarem esta "fera"...

19 Mar 2015
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Marsapio Escreveu:

Isto é comovente. :smt022

Isto mais parece aqueles canticos dominicais na Igreja...
Parece que ele ainda vai virar santo depois de tudo, quase que apostava que daqui a uns anos canonizam o rapazinho pela sua santidade...

É pah, não se entente. Eu não sou nem a favor nem contra a prisão, não tenho provas nem as vi, mas quem o mandou prender deve ter, e se há motivos para o lá ter, só temos de respeitar a justiça. Aliás, tantos outros casos bem podiam ter sido resolvidos com mais justiça. Se vão andar aos encontrões a justiça, depois não se admirem que quando precisarem dela ela não funcione. Já temos bem do que nos queixar sobre o nosso sistema de justiça. Portanto quando ele resolve funcionar, o que raio anda o zé povinho a reclamar?

Se fosse o caso do desgraçado do professor que tentou levar de graça 3 ou 4 coisas comestiveis de um supermercado para dar aos filhos, esse o povinho ia lá manda-lo trabalhar, e chamar-lhe nomes, quando o desgraçado o que mais queria era ter trabalho e comida na mesa, agora neste caso é o que se vê... Enfim... :no: :no: :no:

19 Mar 2015
Ouro

Registado: 08 Out 2010
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7

TD's nos últs 90 dias: 3 - Ajudando o Forum a Crescer
CarlaFelicio Escreveu:
Isto mais parece aqueles canticos dominicais na Igreja... Parece que ele ainda vai virar santo depois de tudo, quase que apostava que daqui a uns anos canonizam o rapazinho pela sua santidade...

Veio-me uma lagrimita aos olhos... :lol: Vê-se que há ali muito amor, muita devoção... e quem inspira tanto amor e devoção poderá não ser santo mas só pode ser muito, muito bonzinho. Está a sofrer imenso, anda cheio de pulgas http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/deta ... rates.html , e agora que já não tem aquele amigão fixolas que lhe dava tudo - lá está, só um homem assim tão bom tem amigos desses - não sei o que será dele. Só espero que não volte à política porque, para suplício, já basta.

Amen. [-o<

19 Mar 2015
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Sinceramente eu acho é que até as pulgas foram para lá pra fazer da sua justiça. Ele lá terá feito alguma coisa a comunidade das pulgas que elas agora querem fazer a vingancinha. [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

Coitado do homem... ele também fez coisas boas na vida, mas eu tenho pena dele por uma razão, é que foi parar a prisa sózinho... é injusto.

19 Mar 2015
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

druon Escreveu:
pedro onze Escreveu:
... Mas então foram só dois gajos que conseguiram engendrar e fazer tudo sozinhos? ... Como é que é possível haver apenas dois responsáveis :?:
Podemos estar perante um caso que vai levar muitos anos a julgar e podem ainda vir a ser revelados nomes de pessoas aparentemente "honestas".

A mim dá-me a impressão que a romaria de "quadros", "senadores" e "barões" do PS a Évora, aquando da prisão do Sócrates não terá sido só por solidariedade...
Aliás, a malta foi lá e nunca mais lá voltou...

pelo pouco que conheço da sua personalidade e da sua forma de agir pessoal enquanto líder do Governo e do PS

penso que o corruptor é ele mesmo, engendrou tudo sozinho, e terá tido a colaboração só de amigos pessoais, nunca ficaria em dívida para ninguém dentro do partido ou do governo, aliás ele sempre construiu as relações pessoais e partidárias ao contrário (como qualquer líder forte)

sobre os concursos públicos é relativamente simples ultrapassar esta questão, bastava ele ter dado instruções a um assessor para falar com o Secretário de Estado, indicando algumas regras técnicas do concurso publico de forma a facilitar o caminho para um determinado vencedor

vamos ver ...

23 Mar 2015
Bronze

Registado: 19 Ago 2008

doutor69 Escreveu:
À semelhança do Podemos em Espanha, sugiro que a regeneração da classe política em Portugal nasça de um movimento criado a partir deste fórum: o FODEMOS! :lol: :lol:

E sugiro a Teresa Rodríguez para liderar: uikabom

Imagem

23 Mar 2015
Diamante

Registado: 11 Mai 2008
Não é por nada, mas acho que temos matéria prima em Portugal para tratar do assunto:

Imagem

23 Mar 2015
Moderador

Registado: 16 Fev 2012
Bom gosto grande Marsapio, é claramente a melhor espécime desta triste classe política que temos. E até nem parece ser completamente burra.

23 Mar 2015
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 516 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28 ... 35  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: