O JJ praticamente não mudou um milimetro... continua bom no que era bom, e continua mau no que era mau.
A treinar é bom...
Ele não quer saber dos interesses e necessidades dos clubes para nada. Ele quer é títulos...
Tal como não queria saber da formação do Benfica, ou das opções do Benfica, ou das necessidades do Benfica. Exactamente o que originou divergências entre ele e o Vieira.
Ele com o plantel do Sporting sabe que tem algumas hipóteses de ganhar o campeonato... sobretudo se focar só no campeonato.
Se diversificar o seu foco por diversas competições, essas hipóteses diminuem.
Não lhe interessa o dinheiro ou outras coisas que o clube pudesse ganhar com vitórias na champions ou na euroliga. Ele sabe que dali não vai saír nenhum título para o curriculo dele. Mas se focar no campeonato, é possível que saia qualquer coisa...
A qualidade a treinar é basicamente a mesma de sempre.
Mudaram os ovos que ele tem para a omelete... e nem estou a falar tanto da qualidade. A experiência competitiva dos jogadores do Benfica neste momento ainda é maior que a dos jogadores do Sporting.
E além dos ovos também mudaram outras coisas... a cozinha, as frigideiras, os auxiliares com que trabalha também são diferentes. Nenhum desses pormenores faz grande diferença, mas todos somados já fazem alguma diferença.
Ele dificilmente conseguirá no seu 1º ano no Sporting, aquilo que alguns esperavam, isto é, que a equipa apresentasse o mesmo nível de jogo que apresentou no seu 1º ano no Benfica. E as mudanças a nível de qualidade de jogo da equipa até são mais ou menos equivalentes. Mas esse Benfica tinha Di Maria, Ramires, Aimar, Saviola, Coentrão, David Luiz, etc. Basicamente tinha alguns jogadores de qualidade superior aqueles de que agora dispõe.
Com JJ, o Sporting estará mais perto de ganhar o campeonato do que com 99% dos outros treinadores disponíveis para o Sporting.
Mas talvez mais longe de outras coisas...
