Tony Areias Escreveu:
CarlaFelicio Escreveu:
Não acho piada adormecer pra descansar e acordar mais cansada do que estava por ter pesadelos...
True Story!
As vezes um gajo acorda pior que estragado simplesmente porque não dormiu em condições.
Isso já se resolve com mais facilidade hoje em dia.
Não conheço muito bem os pormenores técnicos, mas nós temos diversas fases do sono, ao longo da noite. Fases do sono mais leve e fases do sono mais profundo.
O melhor é tentar acordar quando se está numa das fases mais leves.
Isto é, por exemplo, em vez de acordar às 7:30 porque foi a essa hora que colocámos o despertador, talvez fosse melhor acordar às 7:11 quando o sono estava numa fase mais leve, após a qual se começou novamente a entrar numa fase mais profunda. Apesar de se dormir menos uns minutos, o resultado será melhor. Para isso há por aí umas geringonças que ajudam a atingir este objectivo.
Obviamente que estou a simplificar demasiado... alimentação, exercício, álcool, tabaco... é preciso ter em atenção multiplos factores que influenciam a qualidade do nosso sono.
E depois há as coisas que se usam para reparar os erros, ou melhorar a "performance" do sono.
Há quem use melatonina, por exemplo. Eu tomo o meu suplemento de magnésio à noite, em vez de tomar de manhã. Já nem me lembro bem porquê, mas há muitos anos li que ajudava a dormir melhor ou algo do género.
Há quem use uma app que se chama f.lux ou uns "óculos laranja" à noite quando estão no computador, porque aquela radiação não ajuda a adormecer e a dormir bem.
Há quem use umas "lâmpadas" que tentam imitar a luz solar para ajudar a despertar durante o dia, e não só. Uma amiga minha tem uma cena dessas e diz maravilhas. Mas custou uns 100 ou 200 euros.
Há gadgets que permitem analisar as diversas fases do sono, que depois se ligam ao computador ou ao smartphone onde se pode ver os gráficos, e obter sugestões consoante os resultados. Vários dos "fitness trackers", que hoje em dia estão cada vez mais a entrar na moda, até já têm algumas dessas funções mais simples.
A meditação acho que ajuda muito, só não sei porquê. Pelo menos, eu noto bem a diferença. E não estou a falar de meditação tipo monge budista, mas sim de 7 a 15 minutos por dia.
Hoje em dia há montes de soluções, e não estou a falar de soporíferos.
Até os pesadelos se resolvem. Aliás, anda também na moda as tentativas de exponenciar o lucid dreaming e tretas do género. O pessoal diz que acorda cheio de ideias maravilhosas porque sonharam com elas, e lembram-se de forma clara e vívida.
Eu durmo que nem uma pedra, entre 4 a 6 horas por dia, e acordo quase sempre fresquinho. Mas eu tenho um conjunto de pequenas coisas que faço que permitem isso. Hoje em dia a algumas dessas coisas chamam-lhes "bio-hacks".
Agora até anda tudo a beber café Bullletproof com óleo MCT e manteiga Bio só porque apareceu na Oprah. Eu continuo a preferir a minha bica, mas esse tipo de treta já era falada em certos sítios há uns anos valentes. Só ainda não tinha aparecido um guru do marketing a inventar as micotoxins ou lá o raio que aquilo é...
Mas são discussões para outros fóruns!
Mas sempre ficam na mesma umas dicas sobre o tipo de coisas que se pode pesquisar, para depois decidir o que melhor lhe convém.