Agora que já saiu a bomba dos 400 Milhões, falta saber alguns pormenores.
O que se sabe ainda é pouco. Mas já se sabe que a 10 de Dezembro as partes irão prestar esclarecimentos adicionais em conferência.
Sabe-se que o contrato é por 3 anos, podendo chegar aos 10 anos. Nesse caso o total será de 400 Milhões, mas repartido em montantes anuais... progressivos
Isto é, por exemplo, este ano poderá ser só 35M, aumentando o valor progressivamente até que no ultimo ano o valor seja de 45 Milhões. Acredito que este intervalo seja mais apertadinho.
O que se pode tentar deduzir sem grande grau de certeza...
Bem, a NOS é um operador. Não é um canal, nem uma entidade como a Olivedesportos, que depois vende os direitos a uma canal ou vários canais.
A NOS é um operador nacional, que comprou os direitos de tranmsissão do jogos do Benfica em casa para a 1ª Liga, bem como os direitos de transmissão...
e distribuição... do Canal Benfica TV... mas para o mercado nacional...
e internacional. Mas continua a ser um operador, e não um canal.
Portanto, por um lado, parece-me que será lógico que os jogos continuarão a ser transmitidos no canal Benfica TV. Não me parece que a NOS vá criar especificamente o canal XPTO que terá como unico conteudo um jogo do Benfica de 15 em 15 dias.
Por outro lado, o Benfica vai deixar de promover de forma tão assertiva o seu canal no mercado nacional, e terá de ser a NOS a fazer isso. Pode ter vantagens, como pode ter desvantagens para o Benfica. Mas desde que o canal continue a chegar a muitos espectadores internacionais, o Benfica continua sermpre a poder realizar parcerias internacionais, que incluam sinergias com o Canal.
Porque o canal continua a ser do Benfica. E é o Benfica que provavelmente irá produzir todos os seus conteudos. E provavelmente será o Benfica que irá ficar com a publicidade do canal. Porque o canal é do Benfica, e a NOS parece que só comprou os direitos de transmissão e distribuição. A NOS terá sempre todo o interessa de vender o canal o mais possível no mercado internacional, e o Benfica poderá também beneficiar disso.
Por outro lado, parece-me que é praticamente certo que o contrato irá ser cumprido durante os 10 anos. A não ser que a NOS e o Benfica sejam muitos amiguinhos a apresentem muita boa vontade na sua relação.
Porque para o contrato ser renovado basta existir decisão nesse sentido... de qualquer uma das partes.
Ora, se a determinada altura, os valores já não parecerem muito interessantes para uma das partes... provavelmente irão parecer ainda muito interessantes para a outra. Isto é, para existir um "triste", terá de existir quase sempre um "contente". E o "contente" irá sempre ter vontade de renovar. E basta uma das partes decidir renovar, para que ele se renove. É por isso que acho que os 10 aos irão ser provavelmente cumpridos.
Logo se verá o que mais sairá dali...
Mas para já, o que parece é que a situação é muito diferente daquela que existia há 2 anos. Há 3 grandes diferenças:
A 1ª grande diferença são os valores. Há 2 anos a proposta era de 22 Milhões por ano (valor médio durante 5 anos), e agora o contrato clebrado é de 40 Milhões (valor médio durante 10 anos).
A 2ª grande diferença já foi referida no parágrado anterior... é a duração. 5 anos Vs 10 anos.
A 3ª grande diferença é o que se está a vender.
Há 2 anos o Benfica estaria a vender somente os direitos de transmissão dos jogos.
Neste momento o Benfica está vender os direitos de tranmissão dos jogos e... o canal Benfica TV.
Isto é ao mesmo tempo "bom" e "mau". Pode parecer "mau" (ou fazer parecer que afinal o acordo não é assim tão bom quanto isso) porque o Benfica está receber mais dinheiro, mas também está a vender mais coisas. Mas na realidade eu acho que acaba por ser mais "bom" que "mau", porque é do interesse do Benfica que o canal exista para se continuar a fazer a divulgação do Benfica, e que o clube controle os conteudos do canal. E como eu suponho que os jogos até continuarão a ser transmitido no canal (como já referi e expliquei anteriormente), ainda mais importante é esta vantagem.
Há 2 anos o Benfica venderia por 22M os direitos de transmissão, que iriam directamente para uma Sport TV, e nunca existiria um canal Benfica TV... dinâmico, com qualidade, com diversos conteudos, etc.
Neste momento o Benfica vende por 40M, mas existindo já um canal BTV completamente implementado, em pleno funcionamento, com tecnologia própria e muito atualizada, e com conteudos tão importantes como as ligas inglesa, francesa e italiana, e a UFC, por exemplo.
E isto poderá ser muito importante... em 2 anos o Benfica viu a proposta passar para o dobro, mas como bónus, durante esse período, ganhou... um canal.
Não um mero simples canal de clube, como o canal do Sporting, do Porto, do Barcelona ou do Chelsea... mas um canal completamentre diferente desses outros, com multiplos conteudos, e uma implementação no mercado internacional já muito interesante.
Agora resta-nos esperar mais 8 dias para saber se as coisas serão mais ou menos isto, ou não.