Re: Ingleses acusam GNR de caça á multa descarada sobre turistas
As multas devem acontecer por haver alguma violação do estabelecido no código.
Logicamente que os ingleses também multam estrangeiros.
Não se pode permitir aquela sensação de que sou turista e como tal não pago multas.
Há anos tive essa sensação em Madrid.
Chegado de madrugada, entrei num hotel, reservei o quarto e perguntei onde podia estacionar o meu caro.
O recepcionista indicou-me um local bem quase à porta do hotel.
Só que não devia ter imaginado que eu me levantaria da parte da tarde...
Resumindo tinha um simpático bilhete da polícia madrilena a informar-me de que ali não era local de estacionamento e a desejar-me boa viagem.
Mas também é bem verdade que os GNR's e outros em vez de policiarem no sentido da prevenção rodoviária o fazem no sentido da repressão dos condutores.
Raramente são vistos a regular o trânsito.
Por exemplo, em vez de colocarem radares moveis e uns metros à frente estarem escondidos e mandarem parar e multar quem excedeu o limite de velocidade, talvez fosse mais útil estarem nos lugares dos radares, de forma visível e assim só pela sua presença obrigarem os condutores a reduzirem a velocidade.
O facto de o radar estar num local não impede um atropelamento ou outro acidente.
A visibilidade de um polícia/GNR pode fazer a diferença. E se o não fizer pode, e deve, o polícia/guarda intervir duramente.
Aliás esse aspecto está estudado e há mesmo países que usam manequins de polícias nas estradas que só nos apercebemos serem manequins quando estamos bem perto deles. Entretanto íamos a 200 e reduzimos para 120.